Tumgik
acriancaeamidia · 1 year
Text
Turma: A Criança e a Mídia.
Tumblr media
Este blog tem o intuito de ser uma biblioteca digital de textos estudados e alguns trabalhos realizados na disciplina "A criança e a mídia", oferecida pelo curso de Pedagogia da UERJ, no primeiro semestre de 2023.
A disciplina procurou estabelecer um diálogo entre autores que abordam a temática para pensar de que forma a criança - que vive a cibercultura - se relaciona com as telas e as diversas mídias. questionando como brincam, aprendem, constroem conhecimento e se relacionam com o outro, no contexto sociotécnico de seu tempo. Buscou ainda refletir sobre a mediação cultural, entendendo que a cultura tem papel mediador nas construções de sentidos. Assim, cada criança tem seu modo de pensar e agir, a partir de suas subjetividades, individuais e coletivas, que são construídas a partir de sua cultura.
Imagem criada através de coautoria com a IA Bing.
2 notes · View notes
acriancaeamidia · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
PRODUÇÃO CULTURAL INFANTIL DIANTE DA TELA: DA TV À INTERNET1 - Gilka Girardello.
Este trabalho discute alguns aspectos da relação das crianças pequenas com a Internet, principalmente a partir da produção narrativa oral freqüentemente realizada por elas enquanto exploram sites infantis de entretenimento. Ver as crianças fantasiando em voz alta enquanto brincam na frente do computador – a brincadeira narrativa, atividade aqui entendida como produção cultural relativamente autônoma e autoral das crianças – nos leva a retomar um conceito fundamental para pensarmos as práticas culturais da infância: a imaginação. A fim de melhor compreender o processo, buscamos referências provenientes das pesquisas sobre a relação entre crianças e televisão, campo teórico já bem mais estabelecido, investigando sua aplicabilidade ao novo contexto. Recorremos também a pesquisas empíricas que temos realizado em diferentes contextos sociais de nossa região. Sugerimos que o papel da mediação adulta e o da riqueza simbólica do entorno cultural geral, fundamentais na recepção infantil de televisão, sejam igualmente determinantes da qualidade das experiências infantis com a Internet, e inseparáveis de qualquer consideração crítica que se possa fazer sobre elas.
Texto disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23980
Imagem criada em coautoria com IA Bing.
2 notes · View notes
acriancaeamidia · 1 year
Text
Tumblr media
A Infância e o Brincar na Cultura Digital - Edvaldo Souza Couto.
A partir de estudos que discutem a cibercultura, a infância e o brincar na cultura digital o artigo reflete sobre a cultura lúdica infantil na era das conexões. O caminho percorrido foi buscar pistas das características mais marcantes da cibercultura para em seguida observá-las na cultura lúdica infantil. O argumento principal é o de que as crianças que fazem parte da chamada Geração Net, que nasceram inserida no contexto das tecnologias de informação e comunicação, participam ativamente do mundo digital, vivem, sobretudo por meio das tecnologias móveis, a conectividade. Nesse contexto, tocar em telas e brincar são modos especiais de construir subjetividades e existências, de viver e produzir a cultura infantil. O artigo conclui que o toque nas mais diversas telas, muitas delas na palma da mão, traduzem muito do que é brincar e do lúdico na atualidade. Tocar em telas digitais é o mais expressivo modo lúdico que as crianças encontram para elaborar a vida por meio de alegrias e prazeres privados e coletivos nos domínios da rede.
Texto disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/2175-795X.2013v31n3p897/27731/117062
Imagem criada em coautoria com o IA Bing.
2 notes · View notes
acriancaeamidia · 1 year
Text
Tumblr media
Polegarzinha - Michel Serres
O mundo mudou tanto que os jovens precisam reinventar a roda.
Ao contrário do que pode parecer, o título da obra de Michel Serres, Polegarzinha, não se remete ao famoso conto de Andersen, mas ao jovem de hoje em dia que não se desliga do mundo virtual e tem como maior companheiro o celular. Originalmente um discurso na Academia Francesa, o autor afirma: começa uma nova era que assistirá à vitória da multidão anônima sobre as elites. Segundo Serres, as sociedades ocidentais sofreram duas revoluções: a da transição do oral para o escrito, e, em seguida, do escrito para o impresso. Como as anteriores, a terceira, sob o império das novas tecnologias, é acompanhada por mudanças políticas, sociais e cognitivas. Tempos de crise. O livro apresenta um paralelo entre o surgimento da impressão e o das mídias atuais. Na época da criação da primeira, Martin Luther King disse que cada homem seria o Papa com uma bíblia na mão. Agora o autor afirma: “todo homem é um político com um laptop na mão. Graças à internet, há um espaço que já não é determinado pela distância, mas pelas proximidades”. Um retrato do mundo tal como ele é hoje, em que prova que as tecnologias atuais criaram um novo humano e que esse pequeno polegar teve, por sua vez, muitas coisas a inventar para esse novo mundo em que ele nasceu. Polegarzinha mostra também que os professores terão que se adaptar à nova realidade. Os alunos não se adaptam mais ao tradicional método de ensino e preferem aprender por meio da internet. Muitas vezes, eles já chegam em sala de aula conhecendo o assunto, situação inimaginável há décadas.
Imagem feita em coautoria com o IA Bing.
2 notes · View notes
acriancaeamidia · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
Comunicação e mediações culturais - Jesus Martín Barbero e Claúdia Barcellos
Nesta entrevista, o professor Jesús Martín-Barbero discorre sobre pontos centrais de seus pensamentos, teorias e projetos: a passagem dos meios às mediações, o papel da rede de comunicação cotidiana, a identidade cultural latino-americana e as mutações da cultura contemporânea. Aborda o papel do Estado nas políticas culturais, a integração comunicacional e cultural da América Latina e conta partes de seu percurso intelectual, explicando as atuais pesquisas e ações nas quais está envolvido.
Texto disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/download/2010/1788
Imagens criadas em coautoria com IA Bing.
2 notes · View notes
acriancaeamidia · 1 year
Text
Tumblr media
Cultura Visual e Infância
"Cultura Visual e Infância" é um texto escrito por Susana Rangel, que aborda a relação entre a cultura visual e a infância. No texto, a autora explora como a cultura visual, que se refere à forma como as imagens são produzidas, consumidas e interpretadas na sociedade contemporânea, influenciando a experiência das crianças.
A autora discute como as crianças estão imersas em um ambiente saturado de imagens, desde a publicidade até os meios de comunicação, como a televisão e a internet. Ela argumenta que essas imagens moldam a forma como as crianças percebem o mundo e constroem seu conhecimento.
Destaca a importância de se entender a cultura visual na infância, considerando os pontos positivos e negativos. Ela ressalta que as imagens podem ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento da criatividade, imaginação e expressão artística das crianças. No entanto, também alerta para os efeitos negativos da exposição excessiva a imagens idealizadas e estereotipadas, que podem influenciar a autoimagem e a identidade das crianças.
Susana enfatiza a necessidade de uma abordagem crítica em relação à cultura visual na infância. Ela destaca a importância dos adultos, como pais e educadores, em ajudar as crianças a interpretar e questionar as imagens que encontram, promovendo uma visão mais reflexiva e consciente da cultura visual.
Em suma, o texto aborda a influência da cultura visual na infância e a importância de uma abordagem crítica em relação às imagens que as crianças são expostas. Ele se destaca tanto como possibilidades positivas quanto os desafios que surgem nessa era visualmente satisfatória, buscando promover uma compreensão mais consciente e reflexiva das imagens na vida das crianças.
Texto disponível em: https://www.ufrgs.br/gein/wpcontent/uploads/2016/10/Cultura-visual-e-infancia.pdf
Imagem feita em coautoria com IA Bing.
3 notes · View notes