temastransversais-blog
temastransversais-blog
Diário de Ações de Cidadania Coorporativa
9 posts
Blog destinado a exibição e debate sobre ações de cidadania realizadas no meio empresarial. Equipe Editora: Adson Silva, Caio Silva, Emerson Gomes, Isis Amália, Kaio Pinheiro, Luana Belmino e Skharletwely Hewhame.
Don't wanna be here? Send us removal request.
temastransversais-blog · 6 years ago
Video
youtube
    Globalização e inclusão social
A Samsung Brasil vem realizando uma série de projetos sociais que têm a tecnologia como fio condutor. O “Teatro para Todos os Ouvidos”, por exemplo, gera a inclusão de surdos ou pessoas com deficiência auditiva no teatro a partir do uso de Gear VR com legendas em tempo real, enquanto o “Alfabetização Cidadã” é desenvolvido para alfabetizar adultos entre 18 e 83 anos em cooperativas de reciclagem com o apoio de smartphones, televisores e notebooks Samsung. No esporte, há capacitações diversas nos institutos parceiros da Samsung, como treinamento para atletas falarem em público que são realizados no Instituto Gabriel Medina e Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima com auxílio de realidade virtual no Gear VR e Samsung.
A #Samsung quer abrir as portas do mundo digital para todos e usa sua tecnologia para incentivar as pessoas a ultrapassarem barreiras e superarem desafios. Queremos empoderar as pessoas e ser o gatilho para que elas transformem suas e a sociedade. Desenvolver programas que incentivam a inclusão é algo fundamental dentro do nosso objetivo”, destaca Andréa Mello, Diretora de Marketing Corporativo e de Consumer Electronics da Samsung Brasil.
Fontes:
1- https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/2018/06/25/samsung-promove-inclusao-atraves-da-tecnologia.html
0 notes
temastransversais-blog · 6 years ago
Link
                 Uso de drogas no ambiente corporativo
Estatísticas da Organização Mundial do Trabalho (OIT) apontam o Brasil entre os cinco primeiros do mundo em número de acidentes no trabalho. São em média 500 mil por ano e quatro mil deles resultam em morte. Os setores mais afetados são: construção civil, indústrias metal-mecânica, eletro-eletrônica, moveleiras e madeireiras. Segundo cálculos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), o Brasil perde por ano US$ 19 bilhões por absenteísmo, acidentes e enfermidades causadas pelo uso do álcool e outras drogas. Dados levantados pela OIT indicam que de 20% a 25% dos acidentes de trabalho no mundo envolvem pessoas intoxicadas que se machucam a si mesmas e a outros.
    Na #Avon, o gerente de produção Nilson Wendland atua como um dos agentes modificadores. Passou por um treinamento para identificar precocemente casos de dependência química. Assim, ele observa, entre outros fatores, o rendimento dos funcionários, o índice de faltas, seu comportamento e suas reações emocionais, por exemplo. "Se notamos algum problema, perguntamos, de forma sutil, como está o dia-a-dia dele no trabalho, se há algo que possamos fazer", diz Woferecido Isso reflete uma mudança significativa de abordagem. Há dez anos, o assistencialismo e o tom acusatório imperavam. Hoje, falar de drogas em empresas é mais fácil, no caso das que incluem o assunto nos seus programas de qualidade de vida, explica o psiquiatra João Carlos Dias, coordenador do Departamento de Dependência Química da Associação Brasileira de Psiquiatria.
"Dentro desse conceito moderno, o funcionário assume a responsabilidade sobre si. E os temas álcool, tabaco e drogas ilícitas entram no rol dos problemas de saúde, dividindo espaço com programas de combate ao estresse e de prevenção ao câncer de mama, por exemplo", diz o médico. Para Arthur Guerra, é evidente o progresso das empresas. "Não podemos negar que há a dificuldade em aceitar o problema. Mas hoje temos exemplos que provam que a interferência da empresa é indispensável; e não se trata de benemerência, mas de pensar na relação custo-benefício: sai mais barato orientar e tratar o funcionário do que demiti-lo."
Fontes:
1- http://www.sesipr.org.br/cuide-se-mais/alcool-e-outras-drogas/dados-sobre-o-uso-de-alcool-e-outras-drogas-no-trabalho-1-23999-216358.shtml
2- https://www.catho.com.br/cursos/index.php?p=artigo&id_artigo=827&id_area=14&acao=exibir
0 notes
temastransversais-blog · 6 years ago
Video
youtube
                 Acessibilidade no âmbito organizacional
A alguns anos, antes do estabelecimento da Lei 8213/91de 24/07/1991, conhecida como Lei de Cotas para empresas o profissional com deficiência conseguia ingressar no mercado de trabalho através de ações governamentais ou eram terceirizados por Associações ou ONGs e atuavam em órgãos do governo Estadual e federal.
  Diversas organizações já oferecem serviços de adequação do ambiente de trabalho às PCDs. Essa atitude, inclusive, deve ser tratada como um investimento, uma vez que a produtividade do funcionário só poderá ser garantida se ele tiver as condições necessárias para desenvolver as suas funções com autonomia.
  O #MagazineLuiza trabalha a acessibilidade da porta para dentro, com os seus funcionários. A inclusão está no DNA da empresa, que tem uma cultura interna super aberta à diversidade. Desde 2013, o seu Programa de Inclusão Social oferece treinamentos e realiza sensibilizações com os colaboradores dos escritórios e das lojas, trazendo o assunto para o dia a dia e tirando dúvidas comuns. as a empresa também se preocupa com a acessibilidade para os clientes, com iniciativas da porta para a fora.  
  O site do ML, por exemplo, está acessível na Língua Brasileira de Sinais, permitindo que seus clientes surdos naveguem à vontade e comprem sem dificuldade. Em uma realidade em que 80% dos surdos de todo o mundo são analfabetos nas línguas orais e dependem das línguas de sinais para se comunicarem, a iniciativa tem um grande valor.
Fontes: 
1- https://economia.estadao.com.br/blogs/ecoando/cotas-ajudam-mas-falta-inclusao-o-que-pessoas-com-deficiencia-enfrentam-no-mercado-de-trabalho/
2- http://blog.handtalk.me/grandes-empresas-acessiveis/
3- http://www.deficienteonline.com.br/inclusao-de-deficientes-deficientes-no-mercado-de-trabalho___76.html
0 notes
temastransversais-blog · 6 years ago
Video
youtube
                       Ética  no ambiente organizacional
 A ética é um conjunto de princípios e valores que têm por objetivo guiar e orientar as relações humanas. Entende-se, pois, que a ética está intimamente comprometida com alguns valores, tais como respeito, confiabilidade e segurança, fatores estes que constroem ou destroem a imagem das organizações.  
  O Ethisphere Institute elencou quais são as empresas mais éticas do mundo e existe uma brasileira entre esse ranking, a #Natura que tem como valor ético a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, participativa e democrática, que valoriza características como honestidade, integridade e transparência em todas as suas atividades e negócios, incluindo as relações com o governo.
  Para garantir que essa conduta se cumpra sem exceção em toda a cadeia, e que esses comportamentos estejam assimilados e realizados por todos os colaboradores ou aqueles que representam a empresa, a Natura tem processos robustos de compliance que acompanham o cumprimento do Código de Conduta e da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013). Compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra.
Fontes:
1- https://www.natura.com.br/etica-compliance
2- https://administradores.com.br/artigos/etica-nas-organizacoes
0 notes
temastransversais-blog · 6 years ago
Link
Sustentabilidade Ambiental 
         Trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades.
        Não há como falar sobre sustentabilidade sem citar a norma ISO 14001 que é uma ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio. A ISO 14001 exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.  
            Visando esses pontos, quero citar a #Ambev que tem compromisso assumido publicamente com a sustentabilidade por meio das metas que são traçadas e divulgamos periodicamente. E, sempre que a meta for atingida ou superada, é estipulada outra ainda mais desafiadora. A redução do impacto das embalagens no meio ambiente está entre as principais ações de preservação ambiental no caminho por um mundo melhor. Reciclar, reutilizar e reaproveitar são as palavras de ordem da Ambev quando desenvolvem as latinhas e garrafas.
Fontes:
1- http://www.lrqa.com.br/Certificacao/ISO-14001-meio-ambiente/
2- https://www.ambev.com.br/sustentabilidade/residuo-zero-e-clima/
0 notes
temastransversais-blog · 6 years ago
Link
Inclusão da mulher no mercado de trabalho e o preconceito
     A mulher mesmo no século em que estamos vivenciando ainda sofre por alguns preconceitos e abusos trabalhistas, às vezes, pelo simples fato de ser mulher.
  Algum tempo atrás, o homem era quem comandava o lar, as mulheres só existiam apenas para criar seus filhos e cuidar das tarefas domésticas. O universo feminino começara a ganhar espaço no mercado de trabalho a partir da década de 70, porém, até os dias atuais apesar de ser maioria em vários lugares do Brasil, ainda existem diferenças salariais mesmo ocupando cargos semelhantes à dos homens.
 A The #Coca-Cola Company tem um Comitê Internacional de Mulheres, com braços em diversos países. No Brasil, foi criado em 2012, ano em que a empresa assinou o Pacto pelo Empoderamento Feminino da Organização das Nações Unidas (ONU). “Depois, criamos uma nova versão, chamada Liderança para o Futuro, com subgrupos pelos qual fala sobre questões de gênero, de preconceito racial, de orientação sexual ou contra pessoas com deficiência”, enumera.  
Fontes:
1-  https://administradores.com.br/artigos/inclusao-da-mulher-no-mercado-de-trabalho-e-seus-preconceitos 
2- http://movimentomulher360.com.br/praticas/coca-cola-brasil-comite-liderancas-para-o-futuro-incentiva-politicas-de-diversidade/
0 notes
temastransversais-blog · 6 years ago
Link
                            Diversidade e Inclusão
Em 24 de setembro de 2018 a #Accenture foi eleita a empresa mais diversa e inclusa do mundo pelo Thomson Reuters ESG (Environmental, Social and Governance) Index. Este índice, criado em 2016, é uma das métricas globais mais completas relativa às práticas de diversidade e inclusão laboral.
  Accenture credita que a diversidade é fonte da inovação, criatividade e vantagem competitiva, criando um ambiente de trabalho onde todos se sentem bem e com um verdadeiro sentimento de pertença, tem um compromisso sólido e inabalável com todos os colaboradores, que não só definem a política de inclusão, como marcam a agenda de diversidade através das ações diárias. Esta colaboração entre as pessoas, clientes e comunidades, continua a acelerar o progresso e a fomentar uma cultura de igualdade onde todos podem crescer e prosperar.
  Sabemos que a importância da diversidade e inclusão nas empresas não deve ficar atrelada apenas à legislação a ser cumprida em relação aos profissionais com deficiência. Hoje, quando falamos em ter diferentes perfis de funcionários, queremos dizer que é necessário que o time da empresa tenha representatividade compatível com a diversidade da população e da força de trabalho.  Ter colaboradores com diferentes pensamentos, culturas, etnias, opiniões e deficiências permite que a empresa se torne mais plural e democrática. O resultado dessa mistura traz benefícios para a organização e trabalhadores.  
Fontes:
1 - https://www.accenture.com/pt-pt/company-news-release-accenture-most-diverse-inclusive-company
2 - http://talentoincluir.com.br/emprego/a-importancia-da-diversidade-e-inclusao-nas-empresas/
0 notes
temastransversais-blog · 6 years ago
Video
youtube
A importância da sustentabilidade social
  Sabemos que a Sustentabilidade Social se refere a um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população. Estas ações devem diminuir as desigualdades sociais, ampliar os direitos e garantir acesso aos serviços como educação e saúde principalmente, que visam possibilitar as pessoas acesso pleno à cidadania.
  As ações sustentáveis socialmente não são importantes apenas para as pessoas menos favorecidas. Quando colocadas efetivamente em prática, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população, um exemplo prático é a diminuição da violência proporcionalmente à ampliação do sistema público educacional de qualidade. Vale lembrar que uma população com bom nível cultural e educacional respeita mais o meio ambiente, colaborando desta forma para o desenvolvimento sustentável do planeta.
  Com isso, achamos a empresa #Natura que busca o fortalecimento de pessoas e organizações que fazem parte da área educacional: professores, em especial os educadores alfabetizadores, comunidade, gestores públicos e Consultoras de Beleza Natura. Todos em prol de uma educação de qualidade. A iniciativa apoia redes municipais e estaduais no desenvolvimento e na implementação de escolas em tempo integral.
Fontes:
1 - http://www.institutonatura.org.br/iniciativa/
2 - https://www.suapesquisa.com/religiaosociais/sustentabilidade_social.htm
1 note · View note
temastransversais-blog · 6 years ago
Video
youtube
Diminuição da taxa de mortalidade infantil e hábitos básicos de higiene
     A empresa #UNILEVER é uma empresa multinacional, que realiza diversas ações sociais no Brasil e no mundo. Uma delas, é realizada através de uma das marcas de seus produtos chamada #Lifebuoy, que desenvolve ações constantes em parceria com a Pastoral da Criança (organização que atua nas comunidades em todo o Brasil),  realizadas através de ações em educação, saúde e higiene.        O vídeo acima exposto, foi lançado no início da campanha em 2013 da #Lifebuoy, onde a empresa levou ensinamentos a um vilarejo na Índia chamado Thesgora, que na época possuía uns do maiores índices de diarreia em crianças. O vídeo procura sensibilizar e conscientizar as pessoas, em geral, os pais das crianças, sobre a importância de como hábitos simples de higiene, como lavar as mãos, podem salvar vidas, pois de acordo com pesquisas, cerca de 2 milhões de crianças morrem antes de completar 5 anos de idade todo ano, devido a doenças como diarreia e pneumonia.     Segundo a empresa, a campanha da Lifebuoy já aplicou ensinamentos de hábitos da higienização das mãos saudavelmente para 130 milhões de pessoas ao redor do mundo.        Diante disto, podemos considerar esta campanha da Unilever como um excelente exemplo de responsabilidade social, onde além de abranger o âmbito empresarial interno, também contempla todo o âmbito externo.        Além disso, a empresa consegue elevar o seu nível de confiabilidade no mercado e das demais organizações que atuam em conjunto, pois ações como essas, geram impactos positivos e de alta significância na vida de seus consumidores e para a saúde da sociedade como um todo, tendo a capacidade de alterar o cenário local (como melhoria na taxa de natalidade) ou até mesmo regional. 
Fontes: 
1 - https://www.lifebuoy.com.br/saude-e-higiene/infeccoes-prevencao/noticias-sobre-saude/lifebuoy-ajuda-mais-criancas-atingirem-seu-quinto-aniversario.html 
2 - https://www.unilever.com.br/about/investimento-social/
4 notes · View notes