apci-psicanalise-blog
apci-psicanalise-blog
APCI
13 posts
Associação Psicanálise Científica Internacional
Don't wanna be here? Send us removal request.
apci-psicanalise-blog · 6 years ago
Text
O que a Psicanálise Científica, entendi sobre hipnose?
Por Derick William
Postado em 23 de novembro de 2019, às 15:04
Atualizado em 23 de junho de 2023, às 07:45
Eu poderia dizer que existe um acordo de cavalheiros, um respeito vindo de nós psicanalistas, aos profissionais da hipnose, mas existe uma resalva aos psicanalistas que aderem essa abordagem da mente humana, porque simplesmente demostra o quão péssima, foi a formação desse analista.
Repetindo, respeitamos os hipnologos, mas os psicanalistas que usam essa técnica, desprezamos seu conhecimento, pois feri a essência da psicanálise, e isso demonstra despreparo técnico-teórico desse analista.
Eu poderia até configurar aqui a frase de Jung: "aprenda todas as técnicas". De fato, para a Psicanálise aprender a técnica da hipnose é até interessante, mas só serveria para demonstrar o que não é psicanálise, para poder entender os posicionamentos de Freud.
Segundo (LIMA, 2016), Freud usou pela primeira vez oficialmente, o termo transferência, em 1885 enquanto relatava alguns procedimentos médicos em seu consultório.
Ainda nessa linha de raciocínio, segundo (ROUDINESCO, 1998), a "Transferência" é uma das técnicas que fazem parte da priori da Psicanálise.
Roudinesco explica, minuciosamente o que é a palavra "transferência" em seu dicionário. Tendo em vista que a hipnose, foi substituída pela cartase, e a abreação.
Por conta disso, é possível dizer que a hipnose não fez parte da Psicanálise, e o que aconteceu, foram experiências empíricas, na tentativa de desenvolver uma técnica padronizada nos atendimentos Analiticos, um pouco antes de 1889 com a técnica da hipnose, na qual Freud percebeu que não era necessário a utilização da hipnose, contudo, diante da clareza da incompatibilidade da técnica Freud à bandonou;
Momento esse que também, é exposto nas fontes, (PORTAL E, 2018); e na (SUPER INTERESSANTE, 2018), que geralmente são fontes utilizadas por "analistas mal informados" e "formados", para que os mesmos, possam justificar a ausência de sentido na utilização dessa técnica; essas fontes destacam a seguinte afirmação sobre Freud e a Psicanálise: "Freud arriscava usar a técnica da hipnose em seu consultório."
Detalhe esse que reforço novamente, Freud experimentou empiricamente a técnica da hipnose no começa da estruturação dos protocolos de atendimento em Psicanálise, durante menos de 4 anos ele percebeu que a técnica era incompatível com a Teoria, mas ao observar os resultados de sua análise empírica, Freud, obteve a resposta que deu início a uma técnica exclusiva chamada "associação livre".
Esclareço então, que a hipnose só foi usada por Freud entre 1885-1889, sendo abandona, por ferir a posição de sujeito filosófico que a Psicanálise, ensina e busca durante suas sessões. Que é um sujeito responsável por tudo.
Na qual Lacan, sempre dizia, que por causa de nossa posição como sujeitos, somos responsáveis; ou seja, até o inconsciente somos nós, e é tudo nossa responsabilidade, todas as ações derivadas do determinismo psíquico são de nossa responsabilidade.
Finalizando o pensamento, poderíamos dizer que hipnose no ensino da Psicanálise, só pode ser usada como parâmetro de não utilização, ou seja, ela seria algo no qual o Psicanalista, aprenderia, a como não se comportar.
Destacando que na Psicanálise existem protocolos de atendimento, que chamamos de à "Profilaxia Analítica", que deixam claro aos aspirantes, professores e profissionais, que não devem haver desvios éticos no contexto dos protocolos, pois esses desvios, causam adoecimento do analista, e desserviço para a população assistida com a técnica analítica.
Então entende-se que todo psicanálista quando alcança um grau de maturidade e entendimento das técnicas da psicanálise, se abstém da hipnose pois compreende que ela, serve como uma mascará aos sintoma, prejudicando a pesquisa e investigação do analista, sintomas esses na qual o psicalista precisa investigar, e se existe uma máscara que impede o sintoma ser revelado, então o Psicanálista está perdendo seu precioso tempo nas investigações.
-----------------------
• Referências Bibliográficas
* LIMA, Michael Henrique de Souza. Transferência e resistência em uma psicoterapia psicanalítica interrompida. Aletheia v.49, n.2, p.38-46, jul./dez. 2016
* ROUDINESCO, E. & Plon, M. (1998). Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. Santos, M. A. (1994). A transferência na clínica psicanalítica: A abordagem Freudiana. Temas em Psicologia, 2 (2), 13-27
* Portal E. A evolução da técnica de Freud - uso da hipnose. 2018
* Super Interessante, A hipnose contra a histeria. 24 abr 2018
1 note · View note
apci-psicanalise-blog · 6 years ago
Text
Tumblr media
Ao refutar as colocações sobre a não regulamentação da psicanálise no post anterior, nós usamos o sistema de hipóteses de Paul Graham.
A psicanálise científica procura argumetar com fontes científicas, e o rigor científico, para que não haja prejuízo, nem ruído nos diálogos propostos.
Por isso abaixo iremos apresentar o sistema de hipóteses para argumentação científica.
A hipótese de Paul Graham
Segundo Graham, 2008 , para aprender a discordar, devemos entender que existem certos níveis mais proveitosos e outros níveis onde esse diálogo pode levar ao insulto e às queixas.
Portanto, para ser eficaz e discutir com elegância, devemos permanecer nessa cúpula, nessa excelência argumentativa que podemos aprender ao longo do tempo. Esta seria a hierarquia da discordância:
Como vemos neste gráfico, as áreas em que devemos nos concentrar para sermos eficientes no tratamento das divergências são as 4 primeiras. A partir da quinta, a discussão termina em ataques, críticas e ofensas.
Portanto, seria ideal que, em cada uma das nossas conversas, quando discordássemos dos nossos interlocutores, agíssemos dessa forma:
Utilize argumentos construtivos e úteis sobre o ponto central onde surge a divergência.Faça com que a outra pessoa entenda com argumentos e razões contrastadas por que ele não está certo ou por que o que ele defende não nos parece válido. Você precisa saber contra-argumentar com agilidade e solvência.Faça a outra pessoa entender que o que ela pensa ou defende não possui evidências concretas e confiáveis ​​(muito útil quando, por exemplo, alguém nos diz “porque isso é verdade ou porque todos acreditam que é assim”).
Para concluir, falta apenas um detalhe: todos nós sabemos que aprender a discordar nem sempre é fácil. Muitas vezes levamos essa questão para o terreno emocional e perdemos o controle. É preciso compreender que a discordância não é uma ofensa, e que na realidade, é uma ótima oportunidade para fechar acordos, aprender com os outros e alcançar grandes conquistas.
-------
Referência:
GRAHAM, Paul, 2008, Como discordar, disponível em < http://www.paulgraham.com/disagree.html > acessado em 16 de Novembro de 2019
2 notes · View notes
apci-psicanalise-blog · 6 years ago
Text
RESPOSTA DA PSICANÁLISE CIENTÍFICA / REGULAMENTAÇÃO DA PSICANÁLISE.
Tumblr media
Primeiro leia, vai ser chato! mas nossas respostas baseiam-se nas afirmações abaixo.
👇Abaixo tem um texto retirado de uma das mais conceituadas associações psicanalíticas brasileiras.
Antes de começar a ler o texto abaixo lembre-se que em nenhum momento foi citado no texto, uma citação de Freud. E que no texto também afirmasse o interesse de outras profissões que usam a psicanálise, então entende-se como conflito de interesses, mas não vamos contaminar sua leituta, então boa leitura: 📖
=====TEXTO ORIGINAL=============
SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA PSICANÁLISE – pela preservação da psicanálise baseada na ética e na rigorosa formação de seus profissionais
1¶ A psicanálise persiste há mais de um século graças a princípios e métodos rigorosos e a um corpo teórico e técnico que tem a proposta de Sigmund Freud como fundamento. Uma regulamentação da psicanálise externa a seu campo geraria um funcionamento contraditório ao surgimento ou formação de um analista.
2¶ A "Nós" também é membro fundadora do Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas, que hoje congrega 17 entidades a compartilhar dos pressupostos básicos enunciados por Sigmund Freud sobre as necessidades para a formação e o exercício da Psicanálise.
3¶ "Nós", fundada em 1967 com a denominação de "Nós", congrega 18 Sociedades e Grupos Psicanalíticos em 10 estados e no Distrito Federal, somando cerca de 2.200 membros das Sociedades e dos Institutos de Psicanálise. Surgiu com a finalidade de estimular o desenvolvimento da Psicanálise no Brasil, de acordo com as normas idealizadas por Sigmund Freud e padronizadas pela Associação Psicanalítica Internacional (IPA), da qual todos os psicanalistas de nossas federadas são membros associados, bem como fizeram sua formação seguindo as regras estabelecidas por ela há mais de 100 anos. A IPA possui cerca de 12 mil membros e está presente nos cinco continentes, em mais 70 instituições distribuídas em dezenas de países.
4¶ A "Nós" tem como objetivos proporcionar o intercâmbio e a união entre as Entidades Federadas, promovendo, patrocinando e/ou estimulando atividades científicas e didáticas que favoreçam a comunidade e a relação entre os psicanalistas brasileiros, e estimular a difusão do pensamento psicanalítico.
5¶ Nossos psicanalistas em sua imensa maioria são médicos ou psicólogos. Mas também temos membros com outras formações de origem. Eles estão amplamente inseridos na vida acadêmica, com vasta produção científica, nas estruturas de atenção à saúde e atividades junto à comunidade e à vida cultural do país. Participam em eventos científicos nacionais e internacionais, bem como na publicação de trabalhos científicos. Cabe salientar que a própria "Nós", pioneira que está entre as mais antigas do país na área, assim como a quase totalidade de suas federadas também possui suas publicações. São revistas reconhecidas por indexadores nacionais e internacionais. Destaque-se ainda a publicação da "Nós" que está indexada ao Medline.
6¶ Desde a criação da Psicanálise, a formação de psicanalistas baseia-se em três atividades complementares e indissociáveis: a análise pessoal conduzida por colega comprovadamente experiente e competente, o analista didata; o estudo da teoria durante quatro anos de seminários e grupos de estudos, num total aproximado de 960 horas, e a prática clínica supervisionada, durante 200 a 300 horas, em média. Esse tripé oferece àquele que a busca uma formação baseada em experiência vivida. Nos institutos de formação, ele(a) entra em contato com outros analistas que já passaram ou estão passando pelo processo, desenvolve sua análise pessoal, participa de seminários teóricos e clínicos e tem seu trabalho supervisionado, apresentando trabalhos com temas em Psicanálise que mostrem sua prática clínica, para então receber o título de psicanalista.
7¶ A formação de cada psicanalista é um processo permanente e singular, que sempre se amplia no diálogo com os textos clássicos e os atuais, produzidos por colegas, e na experiência pessoal vivenciada com seus analisandos. Um psicanalista não orienta, não aconselha, não diz o que é melhor ou pior para a vida de ninguém. Nem se arroga ao direito de saber o que deva ou não ser feito pelos seus pacientes. Para tanto é fundamental que o psicanalista possa diferenciar o que é seu do que é do outro, ou seja, que não confunda os sofrimentos e alegrias de seus pacientes com os seus próprios sentimentos e pensamentos.
8¶ Para isso é essencial que o analista se submeta – ele próprio – a uma psicanálise com um analista mais experiente que lhe permita alcançar o melhor autoconhecimento possível. Este trabalho, conhecido como análise didática ou análise de formação, pode transcorrer por mais de oito anos, com frequência de três a quatro sessões por semana e não raro, anos depois de terminar esse processo, muitos analistas retornam ao divã para uma reanálise. Especialmente este ponto, fundamental para a formação do analista, entende-se impossível de ser regulamentado. Uma tentativa de fazê-lo acarretaria uma desfiguração da própria essência do processo analítico.
9¶ Enfatizamos este ponto – a análise pessoal – como o mais importante elemento do chamado tripé da formação. Algo que impossibilita definições e regulamentações sobre este processo. 
10¶ Psicanálise não é uma prática de convencimento. Sendo um ofício – e não uma profissão – a Psicanálise não se ajusta aos modelos de profissionalização que recebem algum tipo de certificação ou diploma, expedidos por instituições de ensino ou órgãos reguladores públicos.
11¶ Enfim, o surgimento de um psicanalista depende, essencialmente, de sua análise pessoal conduzida nos moldes acima descritos. A Psicanálise não é regulamentada como profissão no Brasil e não o foi até agora porque os parlamentares brasileiros, desde as primeiras tentativas na década de 1970, reconheceram a complexidade do campo psicanalítico e resistiram a qualquer decisão que pudesse desfigurar, e mesmo banalizar, um ofício que lida tão intimamente com o sentir, o pensar e o agir humanos. Os psicanalistas não reclamam nenhuma regulamentação do Estado. A Psicanálise persiste há mais de um século graças a princípios e métodos rigorosos e a um corpo teórico e técnico que tem a proposta de Sigmund Freud como fundamento. Uma regulamentação da Psicanálise externa a seu campo geraria um funcionamento contraditório ao surgimento ou formação de um analista. Dificultaria a operação em vez de melhorar suas condições.
12¶ Reconhecemos a dificuldade de enquadrar um processo eminentemente particular, independente e individual como o é a psicanálise num projeto regulatório, coletivo e abrangente, como os propostos de tempos em tempos. 
13¶ Hoje mesmo tramitam no Senado Federal dois Projetos de Lei que pretendem a “regulamentação” do ofício da psicanálise, que podem levar a um quadro sério de manipulação e persuasão dirigidas não para o atendimento à saúde mental do brasileiro, mas a interesses não republicanos.
14¶ São eles: o PLS 174/2017, que regulamenta o exercício da profissão de terapeuta naturista e, inexplicavelmente, inclui o psicanalista nesta classificação. O projeto está na Comissão de Assuntos Sociais e o relator é o senador Irajá (PSD-TO), que apresenta voto pela rejeição da proposta. E o PLS 101/2018, que regulamenta a profissão de psicanalista. Também se encontra na Comissão de Assuntos Sociais, com relatório apresentado pelo senador Jayme Campos (DEM-MT). Ambos os projetos são de autoria do senador Telmário Mota (PTB-RR).
15¶ No presente momento, a "Nós", alinhada ao Movimento Articulação, tem a posição de que seja retirada do texto do PLS nº 174 a Psicanálise em todas as suas modalidades, e de que o PLS nº 101 seja rejeitado pela Comissão de Assuntos Sociais.                          
16¶ A "Nós" se coloca à disposição para o debate desta importante questão e conta com o apoio dos senhores senadores na luta pela preservação de uma psicanálise baseada na ética e na rigorosa formação de seus profissionais.
Brasília, 06 de novembro de 2019.
========TEXTO ORIGINAL ==========
_________________________________________
========REFUTAÇÃO==============
2 notes · View notes
apci-psicanalise-blog · 6 years ago
Text
Tumblr media
Parabéns Manaus por seus 350 anos, tão jovem, e ao mesmo tempo tão indigente. A capital da psicanálise moderna.
---------
#freud #psicanalisecientifica #freud #psicanalista #psicanálise #lacan #psicanalise #jung #analise #manaus #manaus350
2 notes · View notes
apci-psicanalise-blog · 6 years ago
Text
"Se quiser viver, precisará lutar e sacrificar sua nostalgia do passado, para assim atingir a altura que lhe é própria. E quando atingir a altura do meio-dia, terá de sacrificar também o amor por sua própria altura, pois não lhe é dado parar.
Também o Sol sacrifica sua maior força para prosseguir em frente, rumo aos frutos do outono, que são sementes de renascimento."
Carl Gustav Jung
2 notes · View notes
apci-psicanalise-blog · 6 years ago
Text
Tumblr media
Como sinal de gratidão por sua participação, você recebe no mesmo dia o Certificado de Participação do Evento com carga horária referente a 10hrs.
Aproveite e inscreva-se agora!
https://lnkd.in/dWUaxqp
#freud #psicanalista #psicanálise #psi #psica #psicanalise #analise #sabbathmental #saudemental
0 notes
apci-psicanalise-blog · 6 years ago
Text
Tumblr media
Sabina Nikolayevna Spielrein
Nasceu em Rostov, Russia, no dia  7 de novembro de 1885
Mãe: 
Eva (Khave) Lublinskaya
Pai: 
Nikolai (Naftul) Spielrein
Cônjuge:
Pavel Nahumovich Sheftel
Alma mater
Universidade de Zurique, Suíça
Campo de Estudo(s):
Psicanálise
Psicoterapia
Sua morte ocorreu no dia 12 de agosto de 1942 (aos 56 anos) em Zmievskaya Balka, Rostov do Don, sendo baleada por tropas nazistas.
foi uma das primeiras mulheres psicanalistas do mundo. 
Russa, de uma família de mercadores judeus, Casou-se com, um médico russo de ascendência judia.
Os dois tiveram duas filhas:
Renata (1912) e Ewa (1924). Ambas morreram junto a sua mãe em 1942.
seu marido foi morto no Grande Terror (política repressiva orquestrada por Josef Stalin), em 1936.
Entre 1904 e 1905, Spielrein esteve internada no hospital Burghölzli em Zurique como paciente diagnosticada com histeria.
Carl Gustav Jung foi seu médico e entre 1904 e 1911 tornou-se sua amante.
Com o tratamento iniciado com método de Freud passou a ajudante de Jung depois de mostrar sinais de progresso. Após Spielrein sair do hospital e começar a estudar medicina, teve Jung como seu mentor de dissertação. Até mesmo o próprio trabalho de Jung adquiriu certa influência de Spielrein.
Graduou-se em 1911, defendendo uma dissertação sobre um caso de esquizofrenia. No mesmo ano, foi aceita como membro da Sociedade de Psicanálise de Viena.
Em 1923, Spielrein retornou para a União Soviética e, junto com Vera Schmidt, criou um jardim de infância em Moscou, sendo todas as paredes e as mobílias de cor branca, o que deu o apelido ao lugar de Berçário Branco. A instituição tinha como principal finalidade o rápido amadurecimento crítico e analítico das crianças. O Berçário Branco foi fechado três anos depois por autoridades soviéticas sob a justificativa de que o local provia práticas de perversões sexuais para as crianças. Um fato interessante foi que o próprio Stalin matriculou seu filho Vassili neste lugar, mas com um nome falso.
Filmes e documentários sobre:
§ Meu nome era Sabina Spielrein. por Elisabeth Marton, 2005;
§ Jornada da alma. por Roberto Faenza, 2011;
§ Um Método Perigoso, por David Cronenberg, 2012.
1 note · View note
apci-psicanalise-blog · 6 years ago
Text
Tumblr media
Segundo Sabina Spielrein, existe uma ligação psicanalítica entre os seios femininos, e a letra "M".
Revive-se, o prazer inicial da fase oral na primeira infância!
Há uma ligação simbólica de prazer entre o som da letra "M" e o gesto oral de "MaMar", que está ligado a origem de outras palavras como "MaMãe", "aMor".
A carga simbólica de prazer é muito intensa nessas palavras, e por coincidência, ou não, o som vocálico "Ma" é entoado ritualisticamente por algumas crenças esotéricas modernas, que buscam alcançar a calma profunda, e ou paz interior.
Eles fazem isso, sem saber é claro! que na realidade estão desencadeado uma série de conteúdos da primeira infância.
Que nos fazem repetir, e vivenciar como numa cartase consciente, as sensações de pazer produzidas, na primeira infância, na fase oral, decorrentes das primeiras experiências de sucção, e os signos ligados a maternidade, e a simbiose entre o bebê e a mãe.
-------
Pintura:
bañista en claros. óleo sobre tela, Ramón Gutiérrez, 1966
#m #ma #mama #autoexame #cancerdemama #mamilo #mamar #mae #zonaerogena #jung #lacan #psicanalista #sabinaspielrein #psi #psica #psicanalise
0 notes
apci-psicanalise-blog · 6 years ago
Text
youtube
0 notes
apci-psicanalise-blog · 6 years ago
Text
Klein
Tumblr media
0 notes
apci-psicanalise-blog · 6 years ago
Text
SEMINÁRIO SABBATH MENTAL
Tumblr media
PREPARE-SE PARA O MOVIMENTO CIENTÍFICO QUE MUDA A CADA EDIÇÃO A PERSPECTIVA INTERNACIONAL SOBRE SAÚDE MENTAL.
Tumblr media
O “Seminário de Psicanálise Científica SABBATH MENTAL da APCI: Associação Psicanálise Científica Internacional.”
Acontecerá em Manaus - AM, nos dias 09 e 10 de Outubro de 2020. Estão convidados a participar deste evento não só os associados, mas professores, graduandos, instituição, como também o público externo, em especial aqueles que se dedicam à pesquisa ou se interessam pela Psicanálise.
O evento objetiva propagar ideias e questionamentos nas mais diversas áreas do conhecimento através da Psicanálise Aplicada em diversas áreas científicas, divulgar e ampliar pesquisas institucionais, promover o intercâmbio entre instituições de ensino com o foco na Psicanálise, demonstrar a utilidade da pesquisa para o desenvolvimento da ciência Psicanalítica e da tecnologia em geral aplicada a Psicanálise, integrar-se à sociedade no contexto de proporcionar a relevância dos trabalhos psicanalíticos.
Durante o “Seminário de Psicanálise Científica SABBATH MENTAL da APCI: Associação Psicanálise Científica Internacional”, haverá palestra inicial, apresentação cultural, comunicações orais e apresentações de banners. Será um espaço em que associados, professores, pesquisadores, alunos, coordenadores de curso, diretores, mantenedores, psicanalistas, e sociedade terão a oportunidade de debater democraticamente, trocar experiências e discutir sobre a produção do conhecimento científico aplicado a psicanálise.
O evento prestigiará as seguintes áreas:
Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; entre outras nas quais exista possibilidade de correspondências com a psicanálise aplicada.
Os interessados poderão submeter seus trabalhos até o dia 01 de Agosto de 2020.
As propostas enviadas serão avaliadas pelo Comitê Científico do Seminário. Todos os artigos aceitos serão publicados nos Anais do “Seminário de Psicanálise Científica SABBATH MENTAL da APCI: Associação Psicanálise Científica Internacional”, desde que cumpram com as exigências e normas estipuladas no template do evento.
“Seminário de Psicanálise Científica SABBATH MENTAL da APCI: Associação Psicanálise Científica Internacional.”
Mais informações:
Período: 09 e 10 de Outubro de 2020
Local: Manaus-Am
ou pelo e-mail:
Siga-nos nas Redes Sociais
Tumblr media
A ESCOLA DE PSICANÁLISE BRASILEIRA MUDANDO PERSPETIVAS DO CENÁRIO DA SAÚDE MENTAL E PSICANÁLISE.
APROVEITE PARA CONHECER E SE ENCANTAR COM A PSICANÁLISE.
Tumblr media
0 notes
apci-psicanalise-blog · 6 years ago
Text
Tumblr media
O “Seminário de Psicanálise Científica SABBATH MENTAL da APCI: Associação Psicanálise Científica Internacional.”
Acontecerá em Manaus - AM, nos dias 09 e 10 de Outubro de 2020. Estão convidados a participar deste evento não só os associados, mas professores, graduandos, instituição, como também o público externo, em especial aqueles que se dedicam à pesquisa ou se interessam pela Psicanálise.
O evento objetiva propagar ideias e questionamentos nas mais diversas áreas do conhecimento através da Psicanálise Aplicada em diversas ��reas científicas, divulgar e ampliar pesquisas institucionais, promover o intercâmbio entre instituições de ensino com o foco na Psicanálise, demonstrar a utilidade da pesquisa para o desenvolvimento da ciência Psicanalítica e da tecnologia em geral aplicada a Psicanálise, integrar-se à sociedade no contexto de proporcionar a relevância dos trabalhos psicanalíticos.
Durante o “Seminário de Psicanálise Científica SABBATH MENTAL da APCI: Associação Psicanálise Científica Internacional”, haverá palestra inicial, apresentação cultural, comunicações orais e apresentações de banners. Será um espaço em que associados, professores, pesquisadores, alunos, coordenadores de curso, diretores, mantenedores, psicanalistas, e sociedade terão a oportunidade de debater democraticamente, trocar experiências e discutir sobre a produção do conhecimento científico aplicado a psicanálise.
O evento prestigiará as seguintes áreas:
Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; entre outras nas quais exista possibilidade de correspondências com a psicanálise aplicada.
Os interessados poderão submeter seus trabalhos até o dia 01 de Agosto de 2020.
As propostas enviadas serão avaliadas pelo Comitê Científico do Seminário. Todos os artigos aceitos serão publicados nos Anais do “Seminário de Psicanálise Científica SABBATH MENTAL da APCI: Associação Psicanálise Científica Internacional”, desde que cumpram com as exigências e normas estipuladas no template do evento.
“Seminário de Psicanálise Científica SABBATH MENTAL da APCI: Associação Psicanálise Científica Internacional.”
Período: 09 e 10 de Outubro de 2020
Local: Manaus-Am
Mais informações pelo telefone (92) 9 9113-8060
ou pelo e-mail [email protected]
0 notes
apci-psicanalise-blog · 6 years ago
Text
Tumblr media
"O inconsciente é um fato, na medida em que se sustenta no próprio discurso que o estabelece."
- Jacques Lacan
1 note · View note