Este blog foi criado por alunas do 3º ano do Ensino Médio para ajudar os vestibulandos a revisar matérias de Química e exercitá-las também! Esperamos que gostem! :)
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Notícia: Pesquisas analisam a influência do gás poluente nas grandes cidades e na química dos oceanos.
Os óxidos de nitrogênio são um dos gases mais nocivos à saúde humana e ao ambiente, causando de irritação nos olhos à destruição da camada de ozônio, passando pela chuva ácida. Emitidos, por exemplo, por motores de automóveis, a presença desses óxidos em megacidades alcançou níveis preocupantes mas os inventários delas ainda são imprecisos.
Um estudo publicado nesta quinta-feira (22) na revista Science desenvolveu um método para capturar ao mesmo tempo a concentração e o tempo de vida dos óxidos de nitrogênio com base em dados de satélite e padrões dos ventos em megacidades como Madri, Los Angeles, Tóquio, Moscou, Riad e Cingapura.
“Um inventário preciso dessas emissões é pré-requisito para a modelagem e entendimento da química da atmosfera. Os inventários feitos de baixo para cima [não por satélites] são baseados em estatísticas nacionais. Ou seja: é difícil conseguir uma consistência global com eles e as incertezas ainda são altas”, afirmou ao iG Steffen Beirle, do Instituto Max Planck, na Alemanha. E completou: “Vamos debater nossas descobertas com aqueles que fazem os inventários de emissões globais e ver como nossos resultados podem ser usados para atualizá-los”.
O trabalho foi feito em locais que estão razoavelmente isolados de complexos industriais e de outras cidades, uma forma de simplificar a análise das emissões. Atualmente os pesquisadores estão trabalhando na modificação da metodologia para que ela possa ser aplicada a todo tipo de cidade. Outro estudo publicado na mesma edição da Science descobriu que as emissões de nitrogênio estão mudando a química do Oceano Pacífico. O pesquisador Tae-Wook Kim, da Universidade de Ciência e Tecnologia da Coréia, e colegas analisaram duas bases de dados com concentrações de nitrato e fosfato nos mares ao redor da Coréia e do Japão nos últimos 30 anos. O grupo constatou que a quantidade de nitrato aumentou muito em relação ao fósforo, fruto da deposição dos óxidos de nitrogênio, no leste da China e na Coréia do Sul.
A descoberta confirma suspeitas que vem sendo levantadas há quase 30 anos de que a deposição de nitrogênio no mar modifica a química dos oceanos. Segundo os cientistas caso este padrão de aumento do nitrato continue, a vida marinha da região pode ser afetada pela falta de fosfato.
0 notes
Quote
12 dicas de como estudar química
01 – Procure não estudar vários assuntos de uma só vez: isso é extremamente prejudicial, atuando negativamente na sua linha de raciocínio.
02 – Escolha um local adequado para seus estudos. Quer em casa ou no seu ambiente preferido, esse local deve ser bem iluminado e isento de ruídos que possam atrapalhar a sua aprendizagem.
03 – Não estude por horas a fio. Procure reservar três a quatro horas diárias (média recomendada) às suas atividades estudantis.
04 – Faça com que seus estudos tornem-se um hábito e uma obrigação diária. Não deixe que nada interfira nesse hábito salutar e necessário a você que almeja concluir seus estudos com brilhantismo.
05 – Não seja apressado nos estudos. Cada assunto não deve ser apenas lido. Ele precisa ser entendido e assimilado. Assim, cada assunto apresentado deve ser primeiramente lido na sua íntegra. Após isso, releia-o enfocando os pontos principais; destaque-os fazendo anotações numa folha em separado. Essa tese de estudo é recomendável, pois fará com que você memorize e aprenda com mais facilidade. Lembre: Aula dada aula estudada!
06 – Mantenha seus materiais de estudo (apostilas, anotações, resumos, livros, etc) bem ordenados, de forma que qualquer consulta possa ser feita com rapidez.
07 – Nunca estude naqueles momentos em que suas condições orgânicas forem desfavoráveis. Sono e cansaço, por exemplo, são fatores que contribuem para que o rendimento escolar seja negativo. Opte pelos períodos em que você, organicamente esteja idealmente predisposto aos estudos.
08 – Ao estudar química não desanime e estude com muita dedicação. Lembre-se que sua aprendizagem depende única e exclusivamente de você de sua boa vontade e perseverança.
09 – Não guarde dúvidas. Sempre há alguém a consultar.
10 – Não falte as aulas por qualquer motivo. Tudo atrasa com uma falta, principalmente seu rendimento.
11 – Caso tenha muitas dificuldades para resolver novos exercícios de química, refaça os exercícios feitos pelo professor, quantas vezes achar necessário.
12 – Não perca o olhar de criança que existe em você. Questione o mundo que o cerca. Faça perguntas infantis, tais como: Por que o céu é azul, por que o mar é salgado, por que o navio não enferruja, e claro, pesquise a resposta.
0 notes
Video
youtube
Como fazer uma chuva ácida em casa!
O que acontece:
Ao prender um botão de rosa dentro do pote de vidro e queimar o enxofre, ocorre uma reação química que muda o índice de pH e deixa o ambiente ácido.
Ao queimar, o enxofre reage com o gás oxigênio do ar e forma um gás chamado dióxido de enxofre (SO2). Esse gás reage com a água e o oxigênio do ar e pode formar ácido sulfuroso (H2SO3) e ácido sulfúrico (H2SO4). É por isso que a rosa perde a cor e o papel indicador mostrou que o ambiente estava ácido. O experimento serve como uma pequena demonstração caseira do que acontece na vida real.
O que chamamos de chuva ácida é a chuva que tem excesso de ácido. Isso acontece quando existe muito gás carbônico na chuva ou outros gases poluentes como o dióxido de enxofre. São gases que surgem quando a gente queima derivados de petróleo, como o óleo diesel. E é por isso que há mais chuva ácida onde existe muito carro ou muita indústria – geralmente, nas grandes cidades.
0 notes
Video
youtube
Chuva Ácida. Um tema que sempre está presente nos vestibulares e no ENEM.
0 notes
Text
[NOTICIA] Corpo de estudante francesa foi encontrado se decompondo em ácido

O corpo da estudante Eva Bourseau, de 23 anos, foi encontrado se decompondo em ácido em um apartamento na França. Segundo os promotores responsáveis pelo caso, o procedimento faz parte de um plano de assassinato inspirado na série de TV “Breaking Bad”.
De acordo com relatórios do Telegraph, três estudantes franceses foram acusados pelo assassinato, que foi motivado por uma dívida de £ 4.250, cerca de R$ 16.300, com drogas.
Um dos acusados admitiu ao Ministério Público que tentaram replicar uma cena da série, na qual um professor de química entra para o mundo do tráfico de drogas e utilizada ácido para decompor o corpo de um concorrente de drogas assassinato. Compraram um “tronco de plástico” para colocar o corpo e cobri-lo em ácido.
O corpo foi encontrado em um apartamento em Toulouse, no qual teria sido palco para a morte quando os três alunos foram até à casa de Eva para cobrar o dinheiro que ela lhes devia e assim que viram que a estudante não tinha como pagar, eles a mataram com golpes no crânio.
Logo após o crime os acusados planejaram dissolver o corpo em ácido e ao longo dos dias seguintes iam até o local inspecionar o cadáver. Purificadores de ar eram usados para mascarar o cheiro.
Créditos Diário da manhã
0 notes
Video
youtube
Resumo para o ENEM: Funções Inorgânicas
0 notes
Video
youtube
Aula de introdução e classificação de Sais
0 notes
Text
EXERCÍCIOS SOBRE BASES
1) Faça a associação correta entre as bases dadas na primeira coluna e os usos e ocorrências de cada uma que aparecem na segunda coluna:
I. NaOH a) Antiácido estomacal
II. Mg(OH)2 b) Ajax, Fúria etc.;
III. Ca(OH)2 c) Fabricação de sabão
IV. NH4OH d) Utilização pelos pedreiros
Resposta Questão 1 I c II a III d IV b
2) As bases são substâncias que, em solução aquosa, sofrem dissociação iônica, liberando como único ânion o OH-. Equacione as dissociações, em água, das seguintes bases:
a) Hidróxido de sódio
b) Hidróxido de alumínio
c) Hidróxido de lítio
d) Hidróxido de estrôncio
e) Hidróxido de ferro II
f) Hidróxido de ferro III
Resposta Questão 2

3) (UEPI) O sangue do diabo é um líquido vermelho que logo se descora ao ser aspergido sobre um tecido branco. Para prepará-lo, adiciona-se NH4OH em água, contendo algumas gotas de fenolftaleína. A cor desaparece porque:
a) O tecido branco reage com a solução formando ácido amoníaco.
b) A fenolftaleína evapora.
c) A fenolftaleína reage rapidamente com o NH4OH.
d) O NH3 logo evapora.
e) A solução é assim denominada devida à sua alta viscosidade.
Resposta Questão 3
Alternativa “d”. A fenolftaleína apresenta cor vermelha em meio básico, por isso que quando é jogado num tecido branco, ele fica vermelho. Porém, o hidróxido de amônio é um composto instável que se decompõe rapidamente em amônia e água, a amônia por sua vez se evapora muito rapidamente. Sendo assim, mesmo que a solução tenha manchado todo o tecido, passados alguns instantes, o líquido fica incolor e a roupa volta ao estado normal sem deixar nenhum vestígio.
4) (UEPG-PR) Com relação às propriedades das bases de Arrhenius, é incorreto afirmar:
a) O hidróxido de amônio é uma base não metálica, bastante solúvel em água.
b) Os metais alcalinos formam monobases com alto grau de dissociação.
c) As bases formadas pelos metais alcalinos terrosos são fracas, visto que são moleculares por natureza.
d) Os hidróxidos dos metais alcalinos terrosos são pouco solúveis em água.
e) Uma base é tanto mais forte quanto maior for o seu grau de ionização.
Resposta Questão 4
Alternativa ‘c’. As bases formadas pelos metais alcalinoterrosos são consideradas, em geral, fortes, porque seu grau de dissociação α costuma ser maior que 50%, podendo chegar (conforme a temperatura e a diluição) a aproximadamente 100%. Algumas bases de metais alcalinoterrosos que são consideradas fortes são: hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), hidróxido de estrôncio (Sr(OH)2) e hidróxido de bário (Ba(OH)2).
5) Assinale a alternativa que enuncia as nomenclaturas corretas das seguintes bases, respectivamente: NaOH, Mg(OH)2, Ca(OH)2 e Al(OH)3:
a) Mono-hidróxido de sódio, Di-hidróxido de magnésio, Di-hidróxido de cálcio, Tri-hidróxido de alumínio.
b) Hidróxido de sódio, hidróxido de magnésio, hidróxido de cálcio, hidróxido de alumínio.
c) Hidróxido de sódio, hidróxido de magnésio II, hidróxido de cálcio II, hidróxido de alumínio III.
d) Hidróxido sódico, hidróxido magnésico, hidróxido cálcico, hidróxido alumínico.
Resposta Questão 5
a) Errada. Na nomenclatura oficial não é necessário usar os prefixos “di” e “tri”, pois só há uma possibilidade de formação dessas bases. O prefixo “mono” é opcional.
b) Correta. A regra para a nomenclatura das bases é: hidróxido + de + nome do cátion.
c) Errada. O acréscimo do número em algarismos romanos só é necessário em bases que possuem mais de uma valência, o que não é o caso de nenhuma das citadas na questão.
d) Errada. O sufixo “ico” só é adicionado em bases com o cátion de maior valência, mas essas bases só possuem cátions com uma única valência.
0 notes
Video
youtube
Aula sobre nomenclatura de Bases
Tabela das nomenclaturas:

0 notes
Text
Bases
Definição de Bases:
Base é toda substância que em água produz o ânion OH- (hidroxila). Quando uma base entra em contato com água, ela se dissocia e libera o ânion OH-.
Características de Bases:
- sabor adstringente, que diminui a salivação - conduzem eletricidade em solução aquosa (em água); - mudam a cor de certas substâncias, os chamados indicadores ácido-base; -reagem com ácidos formando sal e água. -tornam vermelha a fenolftaleína incolor, e tornam azul tornassol vermelho.
Nomeclatura:
O nome das bases é formado pela palavra hidróxido seguida da preposição de e do nome do cátion: hidróxido de sódio (NaOH), hidróxido de potássio (KOH), hidróxido de alúminio [A1(OH)3] etc.

Propriedades funcionais das bases:
Alguns metais podem apresentar mais de uma valência e, assim, formar mais de uma base. Nesses casos, basta acrescentar, em algarismo romano, a valência do metal. Pode-se também indicar a valência maior pela terminação ico e a menor pela terminação oso. Exemplo:
Fe (OH)3 – hidróxido de ferro (III), ou hidróxido férrico;
Fe (OH)2 – hidróxido de ferro (II), ou hidróxido ferroso.

Classificação das bases:
De acordo com o número de hidroxilas existentes nas bases (hidroxilas ionizáveis), podemos classificá-las do seguinte modo:

Principais Bases:
Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2): Está presente na solução que é comercializada com o nome de “leite de magnésia”, produto utilizado como laxante e antiácido estomacal.

Hidróxido de Cálcio (Ca (OH)2): Conhecida como cal hidratada ou cal extinta, essa substância é usada na construção civil: na preparação de argamassa (areia + cal) e na caiação (pintura a cal); as indústrias açucareiras utilizavam o hidróxido de cálcio na purificação do açúcar comum.

Hidróxido de Amônio (NH4OH): Essa substância é obtida em solução aquosa do gás de amônia e comercializada como amoníaco. É usado na fabricação de produtos de limpeza doméstica, na revelação de filmes fotográficos, em detergentes, na indústria têxtil, etc.

Hidróxido de Potássio (KOH): Conhecida como potassa cáustica, é usada para alvejamento, na fabricação de sabões moles e no processamento de certos alimentos.

Bibliografia:
Líria Alves e Coladaweb
0 notes
Text
Exercícios sobre Ácidos
1) Dê nome aos ácidos:
1. HF
2. HCl
3. HBr
4. HI
5. HClO
6. HClO2
7. HClO3
8. HClO4
9. HBrO
10. HBrO3
11. HIO
12. HIO3
3. HIO4
14. HNO2
15. HNO3
16. H2S
17. H2SO3
18. H2SO4
19. HCN
Respostas:
1. Ácido fluorídrico / 2. Ácido clorídrico / 3. Ácido bromídrico / 4. Ácido iodídrico 5. Ácido hipocloroso / 6. Ácido cloroso / 7. Ácido clórico / 8. Ácido perclórico 9. Ácido hipobromoso / 10. Ácido brômico / 11. Ácido hipoiodoso / 12. Ácido iódico 13. Ácido periódico / 14. Ácido nitroso / 15. Ácido nítrico / 16. Ácido sulfídrico 17. Ácido sulforoso / 18. Ácido sulfúrico / 19. Ácido cianídrico
2) O ácido H2SO3 é categorizado como:
a) Monoácido, oxiácido e forte.
b) Monoácido, hidrácido e fraco.
c) Diácido, oxiácido e moderado.
d) Diácido, hidrácido e fraco.
e) Monoácido, hidrácido e moderado.
Resposta: d)
3) (UFSC) Considerando-se, exclusivamente, a diferença entre o número de oxigênios e o número de hidrogênios ionizáveis, em cada ácido, indique o(s) par(es) a seguir em que o ácido à esquerda é mais forte que o ácido à direita, em seguida determine o nome de cada um.
a) H3BO3 e HNO3.
b) HClO4 e H2SO4.
c) HClO4 e HClO.
d) H3PO4 e HNO3.
e) H3PO2 e HBrO4. f) H2SO4 e HClO.
Resposta:
a) X1= 3 – 3 = 0 FRACO / X2= 3 – 1 = 2 FORTE b) X1= 4 – 1 = 3 MUITO FORTE / X2= 4 – 2 = 2 FORTE c) X1= 4 – 1 = 3 MUITO FORTE / X2= 1 – 1 = 0 FRACO d) X1= 4 – 3 = 1 MODERADO / X2= 3 – 1 = 2 FORTE e) X1= 2 – 1 = 1 MODERADO / X2= 4 – 1 = 3 MUITO FORTE f) X1= 4 – 2 = 2 FORTE / X2= 1 – 1 = 0 FRACO
4) (ENEM) Numa rodovia pavimentada, ocorreu o tombamento de um caminhão que transportava ácido sulfúrico concentrado. Parte da sua carga fluiu para um curso d’água não poluído que deve ter sofrido, como conseqüência: I — mortalidade de peixes acima da normal no local do derrame de ácido e em suas proximidades; II — variação do pH em função da distância e da direção da corrente de água; III — danos permanentes na qualidade de suas águas; IV — aumento momentâneo da temperatura da água no local do derrame. É correto afirmar que, dessas conseqüências, apenas podem ocorrer: a) I e II. b) II e III. c) II e IV. d) I, II e IV. e) II, III e IV.
Resposta: d)
5) HNO2 (aq), HClO3 (aq), H2SO3 (aq), H3PO4 (aq) são denominados, respectivamente:
a) nitroso, clórico, sulfuroso, fosfórico.
b) nítrico, clorídrico, sulfúrico, fosfórico.
c) nítrico, hipocloroso, sulfuroso, fosforoso.
d) nitroso, perclórico, sulfúrico, fosfórico.
e) nítrico, cloroso, sulfídrico, hipofosforoso.
Resposta: a)
https://sites.google.com/site/inorganicaacidosebases/exercicios-comentados
0 notes
Text
Sais
Antes de qualquer coisa é bom relembrar que o Sal é toda substância que em água produz um cátion diferente do H+ e ânion diferente de OH-. Os sais são formados a partir da reação de um ácido com uma base (Reação de Neutralização), que também formará água.
Exemplos:
HCl + NaOH à NaCl + H2O
As principais características são:
Quando estão na fase líquida (fundidos), ou em solução aquosa, conduzem eletricidade. Isto porque há elétrons livres;
Geralmente são sólidos à temperatura e pressão ambiente.
Alguns exemplos:
Cloreto de sódio (NaCl) – é obtido da água do mar e utilizado na alimentação como sal de cozinha e na conservação de carnes;
Carbonato de sódio (Na2CO3) – usado na fabricação de vidro, sabão, corantes e no tratamento de água de piscina;
Carbonato de cálcio (CaCO3) – na natureza é encontrado na forma de mármore, calcário e calcita. Usado na produção de cimento e de cal virgem;
Hipoclorito de sódio (NaOCl) – usando como antisséptico e alvejante.
Nomenclatura
O nome do sal é formado a partir do nome do ácido que o originou:
Assim:
ÁCIDO SAL
ÍDRICO ETO
ICO ATO
OSO ITO
Indicadores Ácido-Base e pH
Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é ácido ou base, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química. São exemplos de indicadores ácido-base: fenolftaleína, alaranjado de metila, papel tornassol, azul de bromotimol.
Alguns indicadores ácido-base são tão eficientes que indicam até mesmo o grau de acidez ou alcalinidade (basicidade) das substâncias. Este grau é chamado do pH (produto hidrogeniônico) que mede a quantidade do cátion H+ das soluções. Existe uma escala de acidez e alcalinidade que vai de zero a quatorze. O maior número indica solução básica (alcalina) e o menor número indica uma solução ácida. Se o valor de pH for sete, ou seja, a metade, então a solução não é nem ácida e nem básica, ela é neutra. Quanto mais a solução se aproxima de zero, mais ácida ela é. Quanto mais a solução se aproxima do quatorze, mais básica ela é.
Escala de pH
|_______________|_______________| 0 7 14 ácido neutro base

Na prática, o pH pode ser medido com indicadores ácido-base e também através de aparelhos que medem a condutividade elétrica das soluções. Os indicadores mudam de cor em diferentes valores de pH. Para essa mudança de cor damos o nome deviragem e para o valor do pH damos o nome de ponto de viragem.
0 notes
Text
Exercícios sobre Sais
Questão 1:
(UFPA) Entre os nutrientes inorgânicos indispensáveis aos vegetais, estão o Nitrogênio (para o crescimento das folhas), o Fósforo (para o desenvolvimento das raízes) e o Potássio (para a floração). Por isso, na fabricação de fertilizantes para o solo, são empregados, entre outros, os compostos KNO3, Ca3(PO4)2, e NH4Cl que são, respectivamente, denominados de:
a) nitrito de potássio, fosfito de cálcio e clorato de amônio.
b) nitrato de potássio, fosfito de cálcio e cloreto de amônio.
c) nitrito de potássio, fosfato de cálcio e cloreto de amônio.
d) nitrato de potássio, fosfito de cálcio e clorato de amônio.
e) nitrato de potássio, fosfato de cálcio e cloreto de amônio .
Resposta: E
Questão 2:
(MACK-SP) Os nomes corretos das substâncias de fórmulas NaHCO3 e NH4NO3 são, respectivamente:
a) carbonato de sódio e nitrato de amônio.
b) bicarbonato de sódio e nitrato de amônio.
c) carbonato ácido de sódio e nitrito de amônio.
d) carbeto de sódio e nitrito de amônio.
e) bicarbonato de sódio e nitreto de amônio.
Resposta: B
0 notes