Text
A 13-year-old eagle huntress in Mongolia
Rodrigo Mesquita's insight:
em homenagem à incrível beleza
0 notes
Text
Se perder na rede é a saída para os jornais

Juan, Você teve acesso a este material? Un estudio apunta las causas por las que la prensa escrita se extinguirá. Nicholas Negroponte: Los periódicos ya no existen… para mí (ríe). En poco tiempo, p…
Rodrigo Mesquita's insight:
A ironia disso tudo é a miopia das empresas de informação tradicionais. A Web é a nova plataforma de articulação da sociedade e as empresas jornalísticas detêm know how para construir caminhos neste novo ecossistema global em formação. Tanto do ponto de vista editorial quanto comercial.
0 notes
Text
jornalismo: 10 anos depois, a mesma visão e a mesma certeza

Artigo publicado na edição deste mês na Revista de Jornalismo da ESPM, Edição Brasileira da Columbia Journalism Review dois tempos de entendimento da rede O ano era 94, o país o México, governado p…
Rodrigo Mesquita's insight:
O processo de formação da opinião pública daqui para frente será cada vez mais fragmentado e autônomo, assim como a própria sociedade. A revolução tecnológica que estamos vivendo é muito mais profunda do que a do século 15, quando a reinvenção da prensa pelo mundo ocidental e outras inovações abriram o caminho para o processo que levou à revolução industrial. As tradicionais empresas jornalísticas, apesar de todos os problemas que enfrentam, continuam tendo todas as condições objetivas para gerarem novos caminhos e negócios. Falta conhecimento, visão e coragem.
0 notes
Text
Jornalismo? Não. O compromisso do Facebook é com a balbúrdia.

O publisher mais poderoso do mundo, dono de um dos impérios do século 21, é um craque do entretenimento e uma farsa em todos os outros sentidos. Seu projeto de jornalismo é uma demonstração cabal …
Rodrigo Mesquita's insight:
Zuckerberg entende de códigos e acertou na mosca nos seus primeiros passos. Um fenômeno de momentos de ruptura tecnológica, com seus impactos na economia, na política e nos processos sociais. Mas não tem noção do que seja cultura e muito menos processos culturais. É irresponsável neste sentido e vai dar ainda uma enorme contribuição para a aumentar a complexidade da crise que estamos atravessando, que tem na mudança da lógica do sistema de comunicação da sociedade um dos seus principais eixos.
0 notes
Text
AE, urgente: a mídia somos nós

O Estado de S. Paulo, 23/02/05 O primeiro site de informação jornalística no Brasil – o da Agência Estado – começou a nascer em 1988. A visão de que o desenvolvimento das tecnologias de informação …
Rodrigo Mesquita's insight:
O objetivo primordial da mídia talvez seja o seu mais tradicional e valoroso, que vem a ser a defesa da civilização, da democracia e da ética, mas agora na velocidade deste novo tempo. Por isso é primordial que se busque estabilizar este grande e impulsivo criar de comunidades por meio de uma plataforma de valores humanos geradora de confiança entre as pessoas.
0 notes
Text
FB, twitter, google+, instagram, tumblr, youtube, nem o diabo são donos da minha rede social.

Rede social é processo, não as ferramentas que são usadas na estruturação dos processos digitais de conversação e compartilhamento de informação. Verdadeira ou falsa. Os fluxos de informação das redes sociais que participo em função da base das minhas amizades, dos meus interesses, dos meus sonhos, eticamente sustentados.
Rodrigo Mesquita's insight:
Rede social é processo, não as ferramentas que são usadas na estruturação dos processos digitais de conversação e compartilhamento de informação. Verdadeira ou falsa. Os fluxos de informação das redes sociais que participo em função da base das minhas amizades, dos meus interesses, dos meus sonhos, eticamente sustentados.
0 notes
Text
O Papel do Jornal

Não procuro dirigir nem criar a opinião pública no meu Estado. Ao contrário, procuro apenas sondar com cautela as opiniões em que o Estado se divide e deixo-me ir, confiado e tranquilo, na corrent…
Rodrigo Mesquita's insight:
Rede social sempre existiu, o desafio é trabalhá-la também no mundo digital e, consequentemente, na nova infraestrutura da economia. É este o caminho para as velhas redações continuarem desempenhando seu papel no ecossistema da informação, comunicação e articulação da sociedade. Se dominam (como deveriam) o ferramental da internet, suas mídias e ferramentas, cabe a elas construir, manter e contribuir para a articulação de redes de interesse e segmentos da sociedade, que é o papel histórico dos jornais.
0 notes
Text
How social media took us from Tahrir Square to Donald Trump

To understand how digital technologies went from instruments for spreading democracy to weapons for attacking it, you have to look beyond the technologies themselves.
Rodrigo Mesquita's insight:
Da época da colaboração e articulação à do controle e dominação, uma breve história da internet.
Reflexões sobre os fluxos digitais de informação, as ferramentas sociais e os processos de polarização da sociedade em todo o mundo, a propósito das #eleições e do processo de transtorno de informação contemporâneo (e também um mea culpa por ter embarcado nesta viagem - o blá, bla, blá gerador de clicks - invés de continuar na minha balada de procurar entender).
0 notes
Text
"O papel do jornal sempre será o de articulador da sociedade", diz Rodrigo Mesquita

Jornalista da família Mesquita fala sobre a função histórica dos jornais impressos, inclusive o do O Estado de S. Paulo,
Rodrigo Mesquita's insight:
entrevista para a página 22 da GV
0 notes
Photo

Com todo o respeito pelo @meirelles, é sério, competente, mas tá delirando que com esta cara, esta voz e este discurso tem alguma chance de sair do chão. #RodaViva
0 notes
Photo

Confins, A Boca do Sertão Rodrigo Mesquita, jornaldosconfins.com.br
Diante do sertão, como diante do mar, é o mesmo assombro, é a mesma impressão de infinito e de eternidade. by Rodrigo Mesquita
0 notes
Photo

New York Times Names A.G. Sulzberger, 37, Its Next Publisher Laurel Wamsley, npr.org
The New York Times announced today that come January, it will have a new publisher. But the name at the top of the masthead won't be changing much.
The person who will replace Arthur Ochs Sulzberger, Jr. in helming the Gray Lady? His…
Arthur Gregg Sulzberger, o novo publisher do NYT>
0 notes
Photo
The leaked New York Times innovation report is one of the key documents of this media age Joshua Benton, niemanlab.org
It’s an astonishing look inside the cultural change still needed in the shift to digital — even in one of the world’s greatest newsrooms. Read it.
The value of the homepage is decreasing. “Only a third of our readers ever visit it. And those who…
Arthur Gregg Sulzberger, o novo publisher do NYT, liderou o grupo que construiu o reporte de inovação do jirnal.
0 notes