Photo

Contos originais???
Em uma dessas minhas andanças virtuais assisti a um vídeo no qual uma pessoa que pratica o homeschooling indicava livros. Anotei todas as indicações, claro! Mas uma me intrigou. Um livro com os contos ORIGINAIS de Grimm? Estranhei. Mas ele ainda completava a indicação dizendo que era importante que fossem os originais e não a versão light que estamos acostumados.
Originais? Como assim?
Eu sempre me senti uma ótima mãe todas as vezes que escolhia a dedo as historinhas mais fofas...
Não sosseguei e pesquisei.
Para minha surpresa encontrei várias referências encorajando a leitura dos contos originais. A maior delas até o momento é o livro A psicanálise dos Contos de Fadas de Bruno Bettelheim.
Estou lendo.
Logo escrevo sobre ele para vocês.
Beijo,
Petit Pois
0 notes
Video
youtube
O primeiro.
Espero que as minhas crianças gostem da novidade.
Um beijo,
0 notes
Text
A Princesa e a Ervilha
Era uma vez um príncipe que sonhava viver um grande amor. Queria conhecer uma princesa, mas não qualquer uma, tinha de ser uma princesa de verdade. Procurou nos reinos vizinhos e como não a encontrou resolveu arrumar as malas e seguir pelo mundo. Conheceu muitos lugares, muitas culturas e, claro, muitas princesas. Mas, apesar de lindas, nenhuma delas fez seu coração vibrar. Sempre havia nelas alguma coisa que não estava como deveria ser.
Cansado e desanimado voltou para casa, sozinho. Para se alegrar começou a trabalhar muito em seu reino. Sempre ajudava a todos que conseguia. Isso aliviava um pouco a solidão que sentia.
Numa noite houve uma terrível tempestade; os trovões ressoavam, os raios iluminavam o céu e a chuva caía em torrentes — era assustador! Em meio a isso tudo, alguém bateu à porta e o velho rei ordenou que a abrissem.
Era uma jovem que implorava por abrigo. Afirmava com uma firmeza doce que era uma princesa. Mas, meu Deus, em que estado ela estava. A água escorria pelos seus cabelos, pela roupa e descia até os sapatos. O bondoso rei ordenou que arrumassem um dos quartos de hospedes para que ela pudesse passar a noite.
— Bem, eu sei exatamente como vou descobrir se essa moça é uma princesa — pensou a velha rainha. Ordenou a um serviçal que colocasse embaixo do colchão um pequeno grão de ervilha e depois empilhasse dele em cima outros vinte colchões. A cama ficou tão alta que a princesa precisou até do auxilio de uma escada para que pudesse se deitar.
De manhã, quando saiu do quarto perguntaram a ela se tinha dormido bem.
— Oh, fiquei muito feliz que tenham me acolhido em meio à tamanha tempestade, mas confesso que não preguei os olhos a noite toda! Não queria ser indelicada, mas só Deus sabe o que havia naquela cama. Foi horrível!
Ela tinha sentido o pequeno grão de ervilha através de vinte cobertores. Ora, só uma princesa de verdade poderia ser tão sensível assim. Naquele momento tiveram a certeza de que ela era uma princesa de verdade! E o príncipe esperançoso a pediu em casamento.
E o pequeno grão de ervilha? Bem, o pequeno grão de ervilha continua com o sonho de despertar princesas e príncipes verdadeiros que com sua sensibilidade transformarão o mundo.
Baseado no conto “A Princesa e a Ervilha” de Hans Christian Andersen.
0 notes
Text
Mãe Perfeita & Mãe Real
Sempre que posso conto histórias para meus filhos antes deles dormirem. Confesso que esses momentos não são tão frequentes como eu gostaria, infelizmente.
Percebi que na esperança de ser a mãe que eu gostaria (neste caso contar histórias todas as noites) eu estava sendo pior do que eu podia, pois muitas noites eu deixava meus filhos sem conto algum.
Já ouviu a expressão “o ótimo é inimigo do bom”? Pois é, repito para mim mesmo essa “sabedoria popular” em muitas situações, geralmente é a melhor saída para mim que não consigo ser perfeita.
Procurei na internet alguém que contasse histórias. Colocaria para os meninos naqueles dias que eu não consigo ler. Encontrei muitas coisas, mas nada do jeitinho que eu queria... contos com significados profundos, uma leitura serena e anônima e, principalmente, sem animações ou desenhos.
Por isso resolvi, mesmo sem ser uma contadora de histórias “de verdade”, gravar alguns contos nos meus tempos livres, para que todas as noites, meus pequenos possam ouvir, repetir e sonhar até que peguem no sono.
Aqui estão as minhas pesquisas, minhas escolhas, meu timbre, meu diário, meu amor...
Um beijo,
Uma mãe real
#historinha#contosdefadas#irmãosgrimm#contosoriginais#historiaparadormir#historias#aprincesaeaervilha#petitpois
0 notes