Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
O que estava ocorrendo na Grécia Clássica?
Durante a Grécia clássica o tópico que mais marcou foi a Guerra Médica, que era um confronto entre cidades-estados gregas e o Império Persa. Durante essas guerras Grécia continuou ganhando, fazendo com que Atenas se tornasse mais importante, assim ela liderou a Liga de Delos, que foi uma aliança militar que foi feita para a defesa contra ameaças persas. Porém Atenas em um de seus duelos acabou enfraquecendo ela mesma e outras cidades-estados, isso ocorreu depois de Atenas gerar tensão com outras pólis, principalmente com Esparta, que gerou a Guerra Peloponeso. Como consequência ocorreu a ascensão da Macedônia sob Filipe II, e após ele seu filho Alexandre, o Grande.
0 notes
Text
Região da Grécia
Ela se desenvolveu no sul da Europa, mais precisamente na península Balcânica, se estendeu para a península de Peloponeso e por diversos locais ao longo da costa do Mar Mediterrâneo. Atenas era a principal cidade-estado, centro comercial e cultural da Grécia
0 notes
Text
Mitologia Grega
A origem da palavra mitologia vem de mito, o mito é reconhecido como a explicação de algo que aconteceu através de atos de entes sobrenaturais. Eles são relatos de histórias sobre o princípio que com a interferência de entes sobrenaturais, algo passou a existir, podendo ser total, como o universo, ou apenas um fragmento como uma planta, um animal, um território, uma pedra.
A mitologia grega era uma junção de divindades de outros lugares, e era baseada em seus deuses, heróis e semis-deuses, que eram cultuados e consultados por todos, era através dos deuses que determinados fenômenos e atos eram definidos
Entretanto, a mitologia grega possuía uma grande diversidade em relação a origem de certas coisas, pois, o império grego era um junção de várias Cidades-Estados que foram originadas de diferentes civilizações antigas, portanto, cada povo tinha sua própria interpretação sobre determinado fenômeno, muitos se relacionavam, porém existiam alguns detalhes que os diferenciavam. Essas civilizações que deram origem ao império grego eram de povos Indo-Europeus, e dentre essas civilizações podemos citar duas das principais: a minoica (ou cretenses) e a micênica (ou aqueus).
Pouco se conhece sobre o Panteão dos cretenses, mas algo que é certo, é que a religião estava centrada no feminino, representado pela Grande Mãe, não se sabe ao certo qual deusa seria especificamente essa divindade, mas é definitivamente algo acima e além de tudo: mãe dos deuses, mãe dos homens e de tudo que existe na terra.
Sobre os aqueus, possuíam uma religião essencialmente celeste e com predomínio masculino, que irá se encontrar com divindades com feição tipicamente feminina. Assim, tendo um Penteão masculino e um onde as deusas superam de longe os deuses e, em que uma divindade matronal, a Terra Mãe, ocupa o primeiro posto.
Sobre a mitologia grega você já pensou que personagem da mitologia grega você seria? No site abaixo contém um quizz, o qual verá quem você seria de um dos deuses gregos.

0 notes
Text
Sociedade
A Grécia Antiga era organizada em cidades-estados independentes, denominadas pólis. Essas cidades possuíam autonomia política, econômica, administrativa e jurídica, ou seja, possuíam seu próprio governo, leis e costumes. Alguns exemplos de cidades-estados da civilizacao grega são: Atenas, Tebas, Troia e Esparta.
A sociedade Grega era constituida pelos bem nascidos, denominados Eupátridas, grandes proprietários de terras e escravos.
Os Gerogóis que eram os camponeses, pequenos proprietários de terra e em alguns casos, por conta de dívidas, levou-os à escravidão.
Os Tetas que correspondiam aos pobres sem terra, sujeitos a uma péssima condição de vida.
Os Metecos que eram os estrangeiros, muitas vezes se dedicavam ao comércio e residiam na cidade de Atenas, além dos impostos, eles pagavam taxas para permanecerem na cidade e terem o direito de exercer suas atividades.
Os Escravos, eram uma grande parte de Atenas e constituíam a principal força produtiva.
Os Esparciatas, tinham como objetivo servir ao Estado e eram filhos de pais e mãe espartanos .
Os Periecos, eram livres, mas não possuíam direitos políticos, Poderiam possuir terras e eram habitantes da periferia de Esparta.
Por fim, os Hilotas, grupo pertencente ao Estado espartano e foram sujeitos à servidão intercomunitária.
Política e Economia
A política da Grécia Antiga consistia na democracia exercida pelo povo. Em Atenas, por exemplo, o homem poderia debater questões políticas em praça pública.
Já a economia era baseada na agricultura, em produtos artesanais e no comércio. Eram produzidos itens com materiais como metal, couro e tecido.
Estrutura Hierarquia
Na civilizacao grega o poder era exercido de diversas formas, tais como na:
• Monarquia: No início da história grega, a maioria das polis eram governadas por Reis. A monarquia consiste em um governo no qual o poder é concentrado nas mãos de apenas um governante, geralmente um rei. O rei exercia funções políticas e religiosas e era considerado o representante dos deuses na Terra. Ele era o responsável por tomar decisões sobre as guerras, justiça e organização social.
• Oligarquia: Muitas polis passaram a ser governadas por uma oligarquia após a diminuição da monarquia. A oligarquia é uma forma de governo onde o poder é controlado por um pequeno grupo de pessoas, geralmente ricos e poderosos, como grandes proprietários de terra, comerciantes ou militares.
• Democracia: Uma das formas mais conhecidas na Grécia, na qual era o povo que governava. Em Atenas, significava que os cidadãos livres (homens atenienses adultos com direitos políticos) participavam diretamente nas decisões políticas da cidade.
. Referências:
História – As principais formas de governo na Grécia Antiga. Disponível em: <https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/historia-as-principais-formas-de-governo-na-grecia-antiga/>. Acesso em: 12 abr. 2025.
SILVA, D. N. Esparta. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/grega/esparta.htm>. Acesso em: 12 abr. 2025.
SOUSA, R. G. Sociedade Grega - História da Sociedade Grega. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/grega/sociedade-grega.htm>. Acesso em: 12 abr. 2025.
Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=fz9IEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=info:rIBEnD3SRwQJ:scholar.google.com/&ots=6h4VOwLF2d&sig=ZoX8ktBYEBGqk5htTih2_cRhVSQ#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 12 abr. 2025.
Disponível em: <https://www.cchla.ufpb.br/laborhis/wp-content/uploads/2018/08/Trabalho-Sociedade-em-Atenas-e-em-Esparta.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2025a.
MARSHALL, F. Memória, dicção e escrita grega no Império Romano. In: BARACAT JR., J.
C., and SILVA, M. A. O., eds. A Escrita grega no Império Romano: recepção e transmissão
[online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2020, pp. 7-20. ISBN: 978-65-5725-027-3.
https://doi.org/10.7476/9786557251218.0001.
0 notes