eminem-aulario-blog
eminem-aulario-blog
Aulário: Eminem
8 posts
Aulário da disciplina Cenas Midiáticas | Professor João Matta | Pedro Cristofoleti PP2D
Don't wanna be here? Send us removal request.
eminem-aulario-blog · 7 years ago
Photo
Tumblr media
 Aulário 6: Cultura da Mídia - Semiótica da Cultura
O que é cultura? Diversas explicações, uma delas é: um sistema vivo que sobrevive do trânsito do fluxo de sentido. Sua unidade mínima é o signo.
Na cultura é formada por códigos, um sistema de regras e vinculações entre signos:
Primários: regulam toda informação presente no organismo (código genético). As atividades têm código primário (percepção, emoção, vontade). Transmitem informações e não produzem signos;
Secundários: códigos de linguagem/ composição de textos. Assim como os primários, ainda não são cultura;
Terciários: a partir daqui surgem os textos da cultura. Nessa etapa que os textos são inseridos na cultura como sistema vivo e dinâmico
Na aula abordamos também Sociedade do Espetáculo. Para Guy Dèbord, apresenta-se como algo grandioso, positivo, indiscutível e inacessível. Sua única mensagem é ‘O que aparece é BOM, o que é bom APARECE’.
O momento do espetáculo, que é baseado no choque (espantar o espectador), perde seu diferencial pois se torna algo normal, usual. Vira algo da ordem do produto.
Quando o espetáculo deixa de ser extraordinário ele vira algo corriqueiro, do dia a dia.
No geral, a Sociedade do Espetáculo trata-se do enfoque, da valorização do sucesso (ou o que é considerado sucesso) e deixando de lado as falhas e os ossos do ofício. Cria-se a sensação de que é possível viver sem dor e sem sofrimento.
Aplicação:
O universo do hip-hop tem como principal virtude a aceitação de si próprio e sua origem. Como consequência, o rap surgiu e se reafirmou em comunidades mais pobres e com público de grande maioria negra. A comunidade negra então acolheu o hip-hop como parte de sua identidade.
Por se tratar de um movimento para pessoas mais pobres e negras, o hip-hop e as batalhas de improviso eram um meio de provar que as pessoas eram felizes com o que elas tinham, era uma forma de criticar o governo e provar que você realmente honra a periferia e sua origem. 
Eminem, no inicio de sua carreira, sofreu muito nesse meio por ser um rapper branco. No filme 8 Mile, o artista retrata um pouco sobre esse momento de sua vida.
Tumblr media
Na batalha final do filme, Eminem desbanca Papa Doc, personagem que era conhecido em Detroit por ser o melhor rapper nas batalhas de improviso. 
Eminem primeiro coloca sua cara a tapa, mostra tudo que há de errado na vida dele e mostra como ele é parte do movimento do hip-hop assim como todos que estão ali, mesmo não sendo negro.
Tumblr media
Depois, prova que Papa Doc não é da periferia, que tem uma vida perfeita, família e casa perfeitas e que ele não podia honrar o movimento, apesar de ter talento para rimar.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Dessa forma, Eminem acaba com o espetáculo criado por Papa Doc.
1 note · View note
eminem-aulario-blog · 7 years ago
Photo
Tumblr media
Aulário 5: Contrato de Comunicação
Charaudeau: dizia que para haver um contrato de comunicação deve haver um recíproco conhecimento entre leitor e veículo em relação à linguagem e à situação em questão.
Ambos devem ser parceiros na troca de informações, na linguística e devem estar ligados por um tipo de acordo prévio modulado por dados internos e externos
Internos: dizem respeitos às restrições do discurso no ato de comunicação. Estão mais ligados às maneiras de falar e aos papéis de cada ator na prática do discurso;
Externos: dizem respeitos às suas restrições materiais, por exemplo, o formato, tecnologia e modelos de diagramação (revistas). Em sites temos bancos de dados, algorítimos e a linguagem de comunicação utilizada; 
Todo discurso depende muito do meio em que é veiculado e das situações específicas da situação de troca na qual ela surge.
Um acordo traz expectativas de ambas as partes.
Quebrar o contrato pode significar a traição um público mas também a atração de um novo.
Aplicação:
Eminem e seus fãs têm um contrato bem claro e que nunca foi quebrado por parte do artista, por isso seu público é bem fiel aos seus álbuns e músicas. Desde o início de sua carreira, Eminem incorpora três “personalidades” diferentes para escrever suas músicas e em seus shows sempre fica claro qual das personalidades se manisfestará para entretê-los:
Eminem: essa personalidade é a que leva o nome mais conhecido do artista e é conhecida por fazer o rap pelo rap, valorizando a batida hip-hop, críticas ao sistema e os famosos speed flows (momento em que o rapper canta em alta velocidade);
Tumblr media
Slim Shady: essa personalidade foi muito famosa no inicio de sua carreira. É caracterizada pela ironia e satirização. O próprio artista chama esse de seu lado negro e encapetado;
Tumblr media Tumblr media
Marshall Mathers: essa personalidade é mais melancólica e geralmente trata nas músicas momentos difíceis de sua vida, problemas familiares e de carreira.
Tumblr media
Geralmente, as músicas mais tocadas e pedidas pelos fãs em shows são as que levam a personalidade de Eminem e Slim Shady na lírica pois são mais agitadas e engraçadas. Em compensação, as músicas que as rádios mais tocam são as do Eminem e Marshall Mathers pois elas escondem o lado encapetado do artista.
Tumblr media
1 note · View note
eminem-aulario-blog · 7 years ago
Photo
Aulário 4: Fluidez Afetiva
Na aula 9, foi abordado o tema “Amor Líquido”, do autor Zygunt Bauman. Ele explica como na Modernidade amar, casar com alguém e viver com alguém até o final de suas vidas era normal e acabava criando segurança para os dois. 
Porém na Modernidade líquida as relações se tornam líquidas, efêmeras, o “ficar” com alguém significa ter o prazer instantâneo. Ou seja, há um desprendimento.
A obsolescência programada de objetos também é observada nas relações. O amor se assemelha à mercadoria, tudo tem data de validade e as pessoas buscam mais coisas momentâneas. Surgem os poliamores, relações de bolso.
O AMOR X IMPULSO X DESEJO
No final das contas, o amor líquido é o consumo fluido de nós mesmos e dos outros
Aplicação:
Eminem, assim como muitos artistas dos anos 2000′s para frente, viveu vários amores, alguns com famosas, e todos efêmeros. Ainda, dedicou uma música à mais problemática das mulheres que ele já namorou: Mariah Carey.
Tumblr media
Na música Superman, há um refrão que responde música Obsessed, de Mariah, em que ela diz que o rapper é obcecado por ela já que desde o término da relação ele não parava de criticá-la.
Além de Mariah, Eminem também namorou: 
Britney Spears
Tumblr media
Skylar Grey
Tumblr media
Gyna Lynn
Tumblr media
E ja foi casado com Kim Basinger, mãe de suas três filhas:
Tumblr media Tumblr media
638 notes · View notes
eminem-aulario-blog · 7 years ago
Photo
Aulário 3: Sociedade de Consumo
Economia: visão positivista;
Produção: totalmente padronizada, e em série. O consumo é dado como um ato secundário ligado à funcionalidade;
Consumo: foco no modo como o sujeito contemporâneo constrói o mundo à sua volta. Surgem os caçadores de tendências e pesquisas de mercado para otimizar a produção;
Necessidade - Freud
Quando se trata de objetos reais, é ligada às pulsões de outo conservação. Possuem fonte e objetivos fixos // Produzem satisfação: “Estou satisfeito”
Já os objetos irreais são ligados às pulsões sexuais, trazem prazer, são simbólicos e é possível de sublimação:
   -Ponto extremo de frustração: quando há substituição do fracasso por consumo ou até mesmo matança (destruição daquilo que não pode ter)
--------------------------------------------------------------------
Producer + Consumer = PROSUMER
O novo consumidor: quando o consumidor também é produtor midiático e participa significativamente no processo de criação de um produto;
A opinião do consumidor é tão importante que ele acaba modelando os novos produtos. (os influenciadores)
Aplicação:
Eminem adquiriu popularidade em 1999. Até os anos de 2010, o artista era muito ativo e influente no mundo da música. Isso até o lançamento do álbum Revival, em 2017. O álbum é considerado por muitos um dos menos populares do artista. Coincidentemente, nessa época explodia o estilo musical chamado Trap, sendo uma variação do Rap com foco nas batidas.
O álbum do Eminem tinha ainda a essência do hip-hop, totalmente diferente do Trap, que era a moda entre os jovens. Entre 2017 e 2018, milhares de artista surgiram do nada e ganharam popularidade instantânea simplesmente por fazer músicas com batidas forte e lírica que apelavam ao uso de drogas e ostentação. Uma clara característica da sociedade de consumo: produção padronizada e focada no modo como o sujeito enxerga o mundo, no caso, os jovens que veem o mundo como prazeres rápidos e matadores vindos das drogas e o mundo das aparências (roupas de grife)
Eminem, em 2018, ao lançar seu novo álbum Kamikaze, deixa explicito na música Lucky You, que ele repudia esse novo estilo de Rap, que simplesmente se aproveita do comportamento dos prosumers. Ele ironiza também as músicas Trap e como elas todas tem a mesma batida e mesmo som:
“Hatata batata, por que não fazemos um monte de Músicas de merda sobre nada e misturamos ela? Essa merda virou um circo, seus palhaços que chegaram agora Não estão nem ai Para os que estavam aqui antes de vocês fazerem rap...”
“Porque metade desses rappers tem doença metal Todos os que usam LEAN, tatuados na cara, xaropados como uma árvore com sua seiva Eu não odeio TRAP, e eu não quero parecer bravo...”
Tumblr media Tumblr media
27 notes · View notes
eminem-aulario-blog · 7 years ago
Photo
Tumblr media
Aulário 2: Sociedade de Controle
O tempo é contínuo - as atividades nunca acabam pois há o mundo virtual (tecnologia mobile).
Crescimento das redes sociais: meio de rastrear comportamento dos indivíduos. A todo momento, toda interação com a rede, é rastreado e registrado para o uso das empresas (rastreio de comportamento de consumo e desejo).
A vigilância é continua: redes sociais monitoram nosso comportamento, câmeras em todos dispositivos móveis, celulares deixam de ser acessórios e viram parte de nós, e-commerce; tudo que fazemos é observado, registrado, analisado e usado pelas grandes corporações.
O controle é de quem rastreia e de quem tem dinheiro para comprar esses dados.
Medo da exclusão social supera o medo de estar fora da lei.
Aplicação:
Nos últimos meses, antes mesmo do lançamento do novo álbum Kamikaze, Eminem chamou atenção após atacar o presidente Donald Trump com um vídeo de improviso de rima. Claro que o clima nas redes sociais ficou quente pois elas viraram o palco das discussões.
Meses depois, Eminem lança seu novo álbum e novamente ataca o presidente. Nas música The Ringer, o rapper demonstra o poder da sociedade de controle e como a vigilância é muito presente. Nos trechos finais ele afirma que o presidente mandou agentes na casa dele e investigadores para descobrir se ele é ligado ao terrorismo:
’’Esses versos estão deixando-o um pouco nervoso
E ele está muito nervoso de me ver responder com palavras
Porque ele sabe que ele vai ser assassinado liricamente
Mas eu sei que pelo menos ele ouviu
Porque o agente laranja acabou de enviar o serviço secreto
Pessoalmente para ver se eu realmente penso em machucá-lo
Ou perguntar se estou ligado a terroristas’’
2 notes · View notes
eminem-aulario-blog · 7 years ago
Text
Aulário 1: Modernidade e Pós-Modernidade
Modernidade: Seriam os anos 70-90s. Caracteriza-se neste tempo maior segurança e menos liberdade, a industria cultural e a Cultura de Massa, identidades fixas.
Pós-modernidade: tempos de menor seguran��a e mais liberdade, sociedade do consumo, mídia e dos aparelhos mobile. Agora as celebridades são mais próximas e influenciadoras. Cultura Midiática.
-Modernidade Líquida: relações líquidas; ter acima do ser; prazeres rápidos (deve-se viver o momento); rápido apego e desapego.
Aplicação:
O rapper Eminem é conhecido como um dos maiores da história do hip-hop. O artista fez muito sucesso desde o lançamento do The Slim Shady LP, em 1999 até os anos 2013-2014.
Depois de um tempo longe dos trending topics, Eminem lançou em 31 de agosto de 2018 o álbum Kamikaze. Nele, o rapper critica diretamente vários artistas de trap music (estilo musical derivado do rap com ênfase nas batidas das músicas) e retorna aos holofotes novamente de maneira polêmica.
Para ele, trap é um insulto ao hip-hop pois a lírica é completamente vazia, e as vezes ofensiva. Ainda, os fãs seriam produtos da cultura midiática que deixaram de escutar músicas com mensagem, posicionamentos e críticas na lirica (como o hip-hop dos anos 2000) para copiar a vida de seus novos ídolos trappers que incentivam o uso de drogas, sexo abusivo e um estilo de vida de ostentação (prazeres imediatos).
Tumblr media Tumblr media
176 notes · View notes
eminem-aulario-blog · 7 years ago
Text
520 notes · View notes
eminem-aulario-blog · 7 years ago
Text
Aulário da disciplina Cenas Midiáticas | Professor João Matta Pedro Cristofoleti PP2D
1 note · View note