faculdadedemae
faculdadedemae
Faculdade de Mãe
2 posts
Se tudo na vida precisamos aprender, porque a maternidade deve ser intuitiva? Eu decidi estudar sobre essa nova fase da vida que estou entrando e criei esse blog para organizar meus conhecimentos e talvez até compartilha-los com quem aparecer por aqui (:
Don't wanna be here? Send us removal request.
faculdadedemae · 4 years ago
Text
Como descobri minha gravidez?
Ser mãe sempre foi meu sonho, mas não esperava que se tornaria realidade por agora. 😱
Nunca fui a favor de interferências hormonais no meu corpo, acho bastante invasivo e prejudicial. Tentei a colocação do DIU de cobre 3 vezes e infelizmente nenhuma deu certo por conta do formato do meu útero. Já tinha agendado uma quarta tentativa para o dia 17 de maio de 2021 com uma técnica diferente.
Como já estava casada 💍 não queria viver na neurose de achar que estava grávida a qualquer mínimo atraso menstrual, então parei com minha anotações.
O que fez com que eu desconfiasse foi o sono exagerado, liguei na farmácia e pedi dois testes, mas não levei aquilo tão a sério. Como não estava marcando as datas não tinha certeza do atraso, então resolvi esperar a primeira urina do dia seguinte.
Tumblr media
A Dra. Fernanda, minha ginecologista, foi uma querida comigo! Me orientou e passou dois exames de sangue, quantitativo e qualitativo. O resultado do primeiro saiu às 14h30 e deu POSITIVO e o segundo ficou pronto na manhã seguinte: 5 semanas.
4 notes · View notes
faculdadedemae · 4 years ago
Text
O que está acontecendo com o meu corpo?
1ª semana
Você está menstruando. Isso mesmo! Segundo a contagem gestacional feita pelos obstetras tudo começa no primeiro dia da última menstruação. Durante essa semana a mulher ainda não está de fato grávida, já que o novo óvulo ainda não foi liberado e, dessa forma, ainda não pode ter sido fecundado pelo espermatozoide, para gerar uma gravidez.
2ª semana
Seu período menstrual terminou e os ovários estão trabalhando a todo vapor. Daqui a uma semana, eles vão liberar um óvulo maduro, que aguardará, na trompa, a chegada do espermatozoide para ser fertilizado. 
3ª semana
O óvulo, já fecundado, viaja até o útero. Ainda é cedo para você perceber que está grávida. É comum neste período a mulher começar a sentir mais inchada, emotiva e com alguns enjoos que acontecem devido às alterações hormonais também acontecer um pequeno sangramento, consequência da nidação, quando o blastocisto penetra na mucosa uterina, iniciando o seu desenvolvimento.
4ª semana
Você esperava a chegada da menstruação para esta semana? Se ela atrasou, esse é o primeiro sinal de que você está grávida. Mas pode ser que você ainda continue esperando por ela pois os primeiros sintomas são muito semelhantes aos que você costuma sentir no pré-menstrual: cansaço, sensibilidade mamária e alterações de humor.
5ª semana
O níveis de hCG estão mais altos e emoções estarão à flor da pele nessa fase!  As dores na parte inferior das costas e as cólicas semelhantes às menstruais são bem comuns, assim como o cansaço constante. A vontade de urinar aumenta, já que o útero começa a crescer e pressionar a bexiga. As unhas podem ficar mais resistentes, as mamas se tornam mais doloridas e inchadas à medida que as glândulas de leite vão se multiplicando
6ª semana
É possível notar mudanças externas e também internas na vagina, como a textura, cor, aspecto e muitas outras características em comparação ao período anterior à gravidez. Você também pode notar que a cintura aumentou um pouco e o sono pode descrever a gestante! Enjoos ainda são frequentes, azias e prisão de ventre podem aparecer como desejos por alguns alimentos e repulsas por outros.
7ª semana
O útero começa a ficar mais inclinado para frente e já se pode notar a barriga crescendo. O colo do útero é agora selado por um tampão de muco que vai ficar ali até o parto ou até quando o colo do útero começa a dilatar-se. O volume de sangue do seu organismo já aumentou. Com mais sangue circulando, os rins trabalham dobrado e a bexiga logo fica cheia. 
17 notes · View notes