figurinodecinema-blog
figurinodecinema-blog
figurino de cinema
2 posts
um blog pra quem ama cinema e moda. curiosidades e análises sobre figurinos. // acompanhe mais no IG @figurinodecinema
Don't wanna be here? Send us removal request.
figurinodecinema-blog · 6 years ago
Text
O figurino de Rocketman (2019)
Tumblr media
Estreia: 30/05/2019
Diretor: Dexter Fletcherhn
Figurinista: Julian Day
Ator principal: Taron Egerton (Elton John)
Ator Coadjuvante: Jamie Bell (Bernie Taupin)
Tumblr media Tumblr media
A biografia denominada como uma “fantasia musical épica” já tem sua data de estreia marcada para 30 de maio de 2019. 
O filme contará a história da carreira de um dos maiores ícones do rock e pop, abordando toda a jornada de transformação do menino prodígio tímido, Reginald Dwight, até virar o superstar internacional, Elton John. (foto abaixo)
Tumblr media
Elton John começou a fazer sucesso em meados dos anos  60 e firmou sua carreira internacional após o show “Dodger Stadium”, em 1975; misturou como ninguém o rock com o pop, tornando-se uma das maiores lendas da música e referência fashion.
Tumblr media
O ator Taron Egerton (foto acima), irá interpretar Elton e é ele quem canta as próprias músicas no filme. 
Tumblr media
O figurinista responsável por transformar o ator numa grande estrela é o Julian Day (foto acima), ele também foi responsável por criar os figurinos de “Bohemian Rhapsody”, filme que conta a história do Queen e levou Rami Malek a ganhar Oscar de “melhor ator” no  ano passado. 
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Julian Day conta que usou a essência do estilo de Elton John para criar o próprio figurino, criando e recriando em cima de peças emblemáticas, como os sapatos e óculos, dois acessórios e características marcantes do artista.
Foram criados mais de 50 pares de sapatos, confira alguns: 
Tumblr media
O sapato vermelho teve como referência os famosos sapatos brilhosos de Judy Garland em “O Mágico de Ozz” e foi criado com cristais Swarosvski.
Tumblr media
Os óculos que também são considerados uma grande marca do ícone britânico, não foram deixados para lá, Julian criou mais de 50 versões para o filme. Confira algumas: 
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
A Paramount lançou um vídeo onde o figurinista comenta alguns detalhes sobre o processo de criação:
Tumblr media
 "Eu amei o figurino de "Yellow Brick Road". Obviamente me inspirei em "O Mágico de OZ", por isso, o terno azul com sapatos de pedras vermelhas feitos com cristais Swarovski. A camisa é feita de tecido prateado, assim como o Homem de Lata. E tem um chapéu de palha assim como o Espantalho. O casaco de pele representa o Leão."
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Os personagens de “O Mágico de Oz” que deram vida e inspiração para um look criado por Julian Day. 
Tumblr media
O figurinista teve a grande responsabilidade de recriar alguns figurinos emblemáticos e marcantes da carreira do ícone britânico, Elton John, confira alguns: 
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
"O processo de me tornar o Elton John e desenvolver seu estilo foi libertador. Julian Day é o figurinista mais brilhante com quem já trabalhei. Além de um grande colaborador, ele entende a relação entre o figurino e os artistas" disse Taron Egerton, no vídeo divulgado pela Paramount. 
Tumblr media
"Até hoje, quando eu faço um show, 20 minutos antes de subir no palco, eu escolho a minha roupa. Até esse momento, eu não sou o Elton. E quando eu coloco a minha roupa, eu entro no papel.” - disse Elton John, no vídeo divulgado pela Paramount. 
Você pode conferir o vídeo legendado aqui:
 https://www.youtube.com/watch?v=juplL0r2MJI&feature=youtu.be 
E agora vamos aguardar bastante ansiosxs para a estreia dessa biografia icônica e muito fashionista! #TemQVer
Tumblr media
4 notes · View notes
figurinodecinema-blog · 6 years ago
Text
La La Land - Cantando estações (2017)
Tumblr media
La La Land (2017)
Direção: Damien Chazelle
Figurino: Mary Zophres
Fotografia:  Linus Sandgren
Atores principais: Emma Stone & Ryan Gosling
Tumblr media
La La Land foi um dos filmes mais hypados em 2017. 
Há quem o chame de obra prima, e claro, existem aqueles que dizem que é um filme superestimado, o fato é que achando bom ou ruim, o filme deu o que falar e atualmente  é o musical queridinho de Hollywood. 
Teve várias indicações em diversos festivais de cinema, vale ressaltar o Oscar, com 14 indicações – melhor figurino também, mas não ganhou! – e levou 6 estatuetas para casa em outras categorias, como: Melhor diretor, melhor atriz, fotografia, trilha sonora, música original e design de produção.
Na San Diego Film Critics Socity (2016), Mary Zophres foi indicada e ganhou o Melhor Figurino.
Tumblr media
Tirando a parte técnica e falando de emoção, o filme é lindo... realmente é uma obra prima! É mágico e cheio de referências da antiga Hollywood, a fotografia é vibrante, traz toda aquela tendência Technicolor que marcou as décadas de 30-50 com uma bela saturação e delicadeza. E não é à toa que foi de lá que saíram as inspirações para figurino e fotografia, né?!
"Nós queríamos que o filme tivesse um pezinho no contemporâneo, e o outro nos clássicos da antiga Hollywood." 
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
As principais fontes de referência foram os musicais do diretor francês Jacques Demy: "Os Guarda-Chuvas do Amor" (The Umbrellas of Cherbourg, 1957); “Duas Garotas Românticas” (The Young Girls of Rochefort, 1967) e “Lola, a Flor Proibida” (Lola, 1961); “Cantando na Chuva” (Singin' in the Rain, 1952); “Romeu e Julieta” (1996) e “Prenda-me se for Capaz” (Catch Me If You Can, 2002) - onde Mary também foi a figurinista. 
Atrizes (divas!) e atores da antiga Hollywood também inspiraram o estilo de Mia e Sebastian, tais como: Grace Kelly, Katharine Hepburn, Ingrid Bergman (a parede do quarto de Mia é pintada com o rosto dela, veja na imagem abaixo!), Bill Evans, Hoagy Carmichael e James Dean.
Tumblr media
A figurinista conta em uma entrevista à “Grazia Daily” que se reuniu com o Damien (diretor) para ler página por página e decidir quais cores seriam usadas em cada cena, eles decidiram que o primeiro vestido que Mia (Emma Stone) usaria seria azul royal, a festa repleta de cores vibrantes foi inspirada em “A grande beleza” (The Great Beauty, 2014) do Paolo Sorrentino e por uma sequência de dança em “Charity, meu amor” (Sweet Charity, 1969).
Tumblr media Tumblr media
(desenho da figurinista Mary Zophres para o primeiro modelo de vestido de dança usado por Emma Stone, azul royal foi a cor escolhida)
Todos os vestidos das cenas de dança foram feitos especialmente para o filme e eles possuíam roupa de baixo combinando, um detalhe quase imperceptível, mas que prova o cuidado que a figurinista tem com o projeto.
Tumblr media
Os looks casuais de Mia foram comprados em lojas de departamento e brechós para serem mais reais e compatíveis com o orçamento de uma garçonete que sonha em ser atriz. A figurinista conta que comprou várias peças numa loja vintage chamada Playclothes, fica em Burbank e é sua favorita, e também comprou um top na H&M por $5.
Mia usou na maior parte do filme saias + blusas ou vestidos. O visual da personagem é clássico e romântico. A figurinista comenta em uma entrevista que gostaria que os homens se sentissem encantados por Emma e as mulheres se sentissem cortejadas pelo Ryan. (e conseguiu, não é mesmo? é praticamente impossível não se apaixonar por esses dois também!) 
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Mary já havia trabalhado com Emma e Ryan em 2013, no filme "Caça aos Gângsteres" (Gangster Squad), o que torna uma vantagem por já saber qual tipo de modelagem e cores funciona melhor com eles. 
Numa das pesquisas, a figurinista encontrou (e se apaixonou) um vestido Versace amarelo canário usado por Emma em 2014 num red carpet, logo criou a sua própria versão para usar no filme, optou por um decote quadrado para valorizar o colo e incluiu flores como uma pintura de Matisse. 
Tumblr media
O charme da cena aparece quando Mia tira da bolsa um sapato igual ao de Sebastian e eles dançam lindamente nessa locação incrível. 
Tumblr media Tumblr media
"O único momento que teve uma cor especificada no roteiro foi na cena do Planetário, onde dizia que ela estaria usando um vestido verde"
Tumblr media
Sendo assim, este look foi inspirado no vestido verde jade que Judy Garland usou na sua versão de "Nasce Uma Estrela" (A Star is Born, 1954). Ela não se inspirou exatamente no modelo de vestido, mas sim na cor. 
Tumblr media Tumblr media
5 anos depois: o retorno maduro e monocromático de Mia
Tumblr media
Após 5 anos, Mia aparece num vestido preto e branco de renda, o que prova que as coisas estão mais monocromáticas agora.
 "Há uma maturidade lá: queríamos que o seu último aspecto parecesse um pouco mais sério e adulto, mas ainda assim sem perder a essência da personagem. Mia começa com muita cor e esse pico no planetário; quando ela e Sebastian não se vêem e a luz sai do relacionamento deles, o filme fica mais monocromático"
Tumblr media
Para o look final, a figurinista se inspirou em uma foto de Catherine Deneuve em um vestido escuro com uma alça cruzada na parte de trás, e ela está olhando por cima do ombro. 
Mia já esta numa fase mais madura, realizada profissionalmente e com uma vida estável, então é escolhido um vestido de  grife para transmitir esta mudança ao longo dos anos.
Tumblr media
O vestido é assinado pelo estilista Jason Wu, todas as outras peças foram construídas do zero ou compradas em lojas de departamento e brechós. 
O vestido de “E se a gente tivesse ficado juntos?”
A última parte do filme entra no lúdico pensamento de “E SE?” e a gente entra numa viagem do que poderia ter sido a vida dos dois juntos, é uma cena muito delicada e com referência de um clássico musical. O vestido escolhido demonstra delicadeza, romantismo e fluidez de um sonho lindo. 
Tumblr media Tumblr media
A valsa é uma referência muito óbvia a Ginger Rogers e Fred Astaire que tiveram uma ótima parceria. O vestido branco também faz referência ao que Ginger usou em Swing Time (1936), um branco super fluido e elegante.
Tumblr media Tumblr media
“Todos os vestidos que Mia usa foram projetados com a dança em mente, à medida que avançamos progressivamente no filme, o volume nas saias fica cada vez maior: a saia do vestido branco não era apenas um círculo inteiro, era um círculo e meio.”
Esse é o vestido preferido da figurinista - e o meu também - essa cena é incrivelmente linda e a gente sempre torce para que o casal principal fique juntos, né? Mas no final eles se olham, sorriem e sinto que é um sinal de que está tudo bem, ambos estão felizes por conquistar seus sonhos.
Estilo do Sebastian - interpretado por Ryan Gosling
Tumblr media
Sebastian é apaixonado por jazz e possui um visual super clássico, de essência vintage. 
Mary criou apenas 3 camisas, 2 calças e 3 blazers que são usados intercaladamente durante o longa. O charme fica nas gravatas que não são nem finas, nem largas - típicas do começo dos anos 50 -
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
E aí, qual é  seu figurino favorito?
Tumblr media
6 notes · View notes