Text
Orgulho de ser NEGRO vs “orgulho” de ser branco.
Vamos esclarecer algumas coisas: para com essa merda de “por que eu não posso ter orgulho de ser branco?”
Vamos começar voltando aos tempos maravilhosos da escravidão no Brasil. Na época, os escravos, geralmente, vinham de países do continente africano, muitas vezes vendidos por países que tinham colônias lá, ou até mesmo caçados por portugueses em meio às suas regiões nativas. Porém, esses meus antepassados não eram letrados em idiomas como francês, português, inglês, espanhol, ou algum outro, por isso, muito da história dos escravos foi perdida, com exceção de alguns.
O orgulho negro, da cor, vem desse tempo, vem de que a nossa história não possui uma memória longa, datada de fatos, de ancestrais imigrantes que sabiam e podiam registrar seu passado e passar isso adiante, aos seus filhos aos seus netos. Meus antepassados só passavam suas histórias em seu próprio idioma.
Se a sua história não possui uma longa memória, seus netos não vão saber de onde você veio, muito menos seus bisnetos, e, com isso, a história dos descendentes de escravos se perdeu.
Como estavam todos no mesmo barco, as diferentes tribos de escravos sofriam da mesma maneira, dos mesmos maus tratos, das mesmas tristezas e aflições. Escravo era escravo, essa era a única certeza.
O tempo foi passando, e sem história, restava aos meus ancestrais compartilhar o sofrimento com quem sofria junto, sabendo ou não da origem, ainda que não falassem a mesma língua, e isso se estendeu até o período da lei áurea, onde todos finalmente se libertaram, mas, infelizmente, não é aí que se encerra o sofrimento.
Após serem libertos, o preconceito perdurou, afinal, não é do dia para a noite que um branco, que até uns dias atrás tinha um negro como escravo, vai reconhecer esse mesmo escravo como seu semelhante e igual em direitos, isso levou tempo para acontecer, e até hoje mostra reflexos.
Marginalizados, os pretos livres criaram suas residências literalmente às margens da sociedade, lugares que os brancos não queriam mais ou não tinham como ocupar, seja por falta de posses financeiras ou por alguma proibição real. Assim nasceram as favelas, ocupadas por negros livres, que não tinham condições de ocupar lugares no centro, que não eram vistos como iguais por pessoas que tinham apenas uma cor de pele diferente e eram, em qualquer outro aspecto, iguais de todas as formas.
Desde então as favelas foram tidas SEMPRE como um lugar ruim, um lugar para aqueles que são considerados menores, perante a sociedade, um lugar para onde iam os excluídos, de qualquer tipo!
O orgulho de ser negro vem de todo esse conjunto de fatores, pois hoje vivemos o reflexo de nossos antepassados. O orgulho de ser negro representa tudo o que é nossa memória, todo o nosso sofrimento, toda a nossa alegria das conquistas dos nossos antepassados, pois se no passado nascesse negro, era um lutador desde seu berço, para ter qualquer direito, teria que antes lutar contra todas as marés possíveis e imagináveis, matar um leão por dia.
O orgulho da cor vem da falta de herança, não de bens físicos, mas de memórias, pois tudo nos foi tirado, tudo nos era proibido. Fomos separados dos nossos semelhantes, agrupados como animais de serviço, não importando a origem, e sem origem, nos restou olhar para o que nos fazia iguais perante à sociedade: a cor.
Mas e o orgulho de ser branco? Faz sentido ter orgulho de ser branco? E perceba, digo ser branco apenas pela cor.
Não faz sentido ter orgulho de ser branco pois é muito fácil traçar a origem de sua família, se ela não tiver membros negros, seja italiano, inglês, alemão, espanhol, umas perguntas à alguns parentes e pronto, tem toda a árvore genealógica, diferente dos negros.
Não faz sentido ter orgulho de ser branco pois ser branco não lhe gera nenhum prejuízo na nossa sociedade, você não perde nada por ser branco, afinal, nunca teve que lutar para ter um direito que era garantido a um negro.
Não faz sentido ter orgulho de ser branco pois não tem mérito nenhum em ser branco, você não sofre consequências apenas por ter nascido desta cor.
Você DEVE ter orgulho de suas origens, assim como os negros, mas você, branco, tem a vantagem de saber qual é ela (a origem)! Então tenha sim orgulho de ser “branco”, tenha orgulho de ser alemão, espanhol, inglês, português, russo, americano, italiano, tenha orgulho das suas raízes sim, mas respeite meu povo, ao qual foi privado de saber sua origem, nos respeite, os descendentes da cor.




#black people#respeita a cor#negros#machado de assis#martin luther king jr#malcolm X#orgulho de ser negro
3 notes
·
View notes
Text
SOBRE A VIDA!
Oi, desculpa a demora, juro que não morri...
Hoje eu vim falar sobre a vida, não aquele clichezão que todo mundo fala, tipo “viaje mais”, “viva mais”, “saia mais”, “você ta vivendo ou sobrevivendo? ”. MINHA GENTE, EU SÓ TO TOMANDO NO C$!
A vida não é isso, sair, beber, curtir; não, nada disso. Esse tipo de coisa, esses momentos, são somente aqueles 5 ou 6 minutos numa noite onde você realmente se diverte, porque no resto, você só fala sobre coisas aleatórias, cotidianas ou conta pela milésima vez aquela história sobre como você é fod$.
Para mim, a vida é a rotina, acordar, tomar 500 ml de café, ouvir músicas e lamentar o início do dia, o resto nem importa, é sempre estudo, trabalho ou serviço doméstico, então é tudo igual sempre. Mas aí chega o final de semana né? “Uhul, sexta-feiraaaaaa, dia de malde” né? Não...
Chega o final de semana, se você é como aqueles 60% do Instagram que usa #sextou ou #partiuBaladinha, você vai, provavelmente, ficar em casa até as 10h da noite, vai sair, pegar uma fila, ouvir música alta demais (onde quer que seja), comer e/ou beber mal, e depois, adivinha? Tudo de novo.
A vida real é feita de chatices, momentos de tédio e solidão, os momentos felizes só são memoráveis porque são tão destoantes da realidade que se fixam a mente e isso nos cria um laço com aquele momento, aquela lembrança, até que novamente voltemos ao estado normal.
Olha, não me julgue, eu não sou o melhor referencial de ser humano, nem amigos eu tenho! Bom, talvez eu tenha algo que VOCÊ identifique como amizade, alguém com quem conversar, falar sobre tudo, sobre nada, mas essas pessoas não me fazem ter uma conexão profunda, uma dependência.
As nossas vidas, infelizmente, são pautadas de acordo com as nossas rotinas. Estamos cada vez mais vivendo (como disse Cauê moura em um vídeo) pelo fim de semana, ao ponto de aceitarmos todo o tédio e repetição nas nossas vidas, com a esperança de que “esse fim de semana vai ser do car4lh%”.
Você, pessoa com capacidade de leitura, aceite que sua vida é um tédio, tudo nela é uma repetição infinita de fatores, se você se contentar com isso, vai ser só mais uma pessoa comum, e se não, vai ser só mais uma daquelas que buscam infinitamente uma vida melhor, mas isso é como o pote no fim do arco-íris: não existe! Vai tudo ser sempre um tédio!
0 notes
Text
A famigerada BAD !
Acho que o maior problema de ser o “psicólogo da turma”, é que você ajuda todo mundo a lidar com seus devidos problemas (essa é a parte do psicólogo) e no final, eles simplesmente saem felizes e vão viver suas vidas, mas você não está num escritório com ar-condicionado e ganha 3000 reais por mês.
Acho que um dos meus maiores prazeres é ajudar as pessoas, de verdade, mas isso tem me cansado, porque no final, ninguém se importa, ninguém, nem mesmo aqueles que você confia com o fundo da sua alma. Desculpe o drama, foi um dia difícil.
Não ter ninguém em quem se pode confiar pode ser perigoso, eu sei como é isso, e vai por mim, não é legal. Acho que nessa parte Harry Potter acertou sabe? Realmente tem magia nas coisas que são ditas em voz alta, é uma sensação apaziguadora e faz você entender seus próprios sentimentos.
Sabe aquelas coisas pelas quais você sabe que não vale a pena pagar mas paga mesmo assim? Pois é, minha vida é cheia de pessoas assim, mas só hoje eu entendi o problema, eu. Sim, eu, sou egoísta demais pra deixar essas pessoas sem ajuda, pois ajudando, eu me sinto melhor que elas, por ser bom.
Não se sinta sozinho, por favor, de verdade, você tem tantas pessoas que gostam de você, você só não nota quais são, eu te entendo, mas eu também sei que não vale a pena (0 no enem, repetição de expressões). Nos poucos momentos que me diverti de verdade, eu soube qual era a sensação. é mágica!
A mensagem de hoje é: Não se deixe abater, sério, por favor, se não por você, faça por mim tá? “Os inteligentes aprendem com os próprios erros, os sábios aprendem com os erros dos outros”, li numa camisa de formatura, carregue isso como um mantra na sua vida e você evitará um mar de problemas!
1 note
·
View note
Text
FIRST !!!
Well, vamos lá. Nesse primeiro post, eu gostaria de deixar claro que não tenho QUASE nenhuma intenção com esse blog, o único motivo para eu ter criado é... na verdade eu não sei, pretendo descobrir um dia, e se alguém estiver lendo isso, obrigado pela sua atenção!
2 notes
·
View notes