memoriablindada-blog
memoriablindada-blog
Memória Blindada
3 posts
Se não me lembro é porque não fiz.
Don't wanna be here? Send us removal request.
memoriablindada-blog · 8 years ago
Text
Teoria da memória blindada
Não teríamos nós o que explorar da inventividade e habilidade motora do nosso aluno? Pegar no lápis com movimento de pinça é tão penoso para quem joga bola de gude com pontaria certeira? Desenhar letras é tão doloroso para quem constrói pipas que voam tão alto?
Tumblr media
O sistema, que nos habilitou para nossa majestosa função, fez conosco dívidas que provocaram, no orçamento da nossa competência, rombos, dos quais nos ressentimos no exercício para aumentar a memória com OptiMemory. A solução, agora, já que o mal está feito, é nós mesmos reinvestirmos na nossa capacitação, indo em busca do aperfeiçoamento de nossa prática, de forma a nos tornarmos mais felizes, pois, embora os mecanismos de defesa do nosso ego nos apresentem mil e uma razões que justificam o fracasso do nosso aluno, em nosso peito mora vim desconforto, uma frustração, um não sei o quê que não é bom, diante dos resultados que obtemos.
Cada vez que nos acovardamos diante da dificuldade, cada vez que recuamos diante do obstáculo, cada vez que deixamos para os outros o que sabemos que não farão, estamos cada vez mais a serviço da manutenção desta situação de precariedade.
Tentam nos convencer de que a prática é mais importante que a teoria. Essa ideia, veiculada pela tendência pedagógica tecnicista, está a serviço da perpetuação no poder de vim sistema que julga que alguns - poucos - nasceram para pensar e que nós - muitos - nascemos para fazer. Se nós todos não pensarmos, faremos o que poucos pensaram.
Tumblr media
A teoria desvinculada da prática é tão somente verbalismo. A prática desvinculada da teoria é tão somente ativismo.
A teoria se fundamenta na prática e esta há de estar norteada pela teoria ou estaremos jogando fora a experiência anterior, a história e nossos antepassados."(Maria Inês Laranjeira, Divisão Regional de Ensino de Bauru, Projeto "Suporte de Operacionalização Suplementar - SOS Escola", 1986) Evidentemente, o texto apresenta limites de ordem técnica que se justificam em função da sua antiguidade e das dificuldades decorrentes dos limites da nossa própria compreensão que naquele momento contava com menos oito anos de estudo e experiência. Consideramos, entretanto, a sua exposição sem retoques, vim exercício da coragem necessária ao relato sincero da experiência.
Onde encontrar o OptiMemory para comprar?
O intento principal na utilização do texto era "higienizar" a mente para dar lugar à concentração e melhora da memorização com o OptiMemory. Para isso, sugiro a visita ao site  http://queropassar.net/opti-memory/ a percepção dos professores, dos preconceitos promovidos por vim frequente discurso que nos habituamos a rotular de: "do social pelo social", em virtude do seu conteúdo equivocado que incitava ao imobilismo e ao desestímulo, defendendo a tese do caráter irreversível da "privação cultural" que assolava a vida do aluno pobre da escola pública, conferindo-lhe vim tal "déficit cognitivo".
0 notes
memoriablindada-blog · 8 years ago
Text
Exercícios para blindar memória
Como conhecer e abordar a concepção de homem e as condicionantes do desenvolvimento que estão constituídas no saber docente que afirma seguramente que o Optimemory funciona? Claro que toda pessoa que comprou sabe bem que é essencial que tenhamos a ciência de que produtos assim agem de forma diferente para cada pessoa.
Partindo dos pressupostos da interação bio-psicosocial e da natureza ativa do homem, durante ações dos programas de educação continuada, buscávamos que os professores nos dessem informações sobre como caracterizavam, de maneira geral, o aluno da escola pública de hoje. Interessava-nos saber, quais pressupostos estariam consolidando seu "conceito de aluno".
Tumblr media
A definição do aluno através de características como: carência (tomada genericamente, incluindo insuficiências orgânicas, psíquicas e culturais), desinteresse e indisciplina, era o que, de mais presente, constituía a resposta â pergunta: quem é o aluno da escola pública, hoje? Ora, tais características, embora não mentissem sobre a condição manifesta do aluno, davam conta do conhecimento de uma dimensão do desenvolvimento- a social. O problema relatado por alguns no Reclame Aqui sobre o OptiMemory corresponde a uma ínfima parcela de pessoas que não viram seus resultados melhorarem. Não se resumia apenas em enxergar o aluno pela metade, mas a isso se somava estar enxergando-o apenas na sua pior metade, ou seja, aquela sobre a qual os efeitos da precariedade socioeconômica mais fortemente se estabeleciam. Dessa forma, como considerar suas ''chances"? Não seria vim sujeito real, aquele possuidor de limites e possibilidades? Para considerarmos suas possibilidades reais - e não as meramente "românticas", como: "é um ser humano", "precisamos acreditar nele" - é que necessitamos conhecer as teorias que dão conta de explicar o processo de desenvolvimento do pensamento que caracteriza a cognição humana.
É certo que o uso do OptiMemory fez muitos dos meus alunos renderem mais no vestibular. Por isso mesmo, ultrapassar os limites impostos por uma aula dada para "meio aluno", passava a ser para o professor, diante desse quadro de reflexões, uma questão de grande interesse. Utilizávamo-nos, nesse momento, de um texto base que produzimos com a finalidade de fomentar as discussões e consolidar os conceitos que os grupos de professores já haviam formalizado e que, a título de dar maior consistência para o relato, aqui transcrevemos:
Tumblr media
"No campo da ciência psicológica, desde os primórdios da sua formulação, estudiosos posicionam-se quanto às questões da hereditariedade ( potencial herdado ) e do ambiente ( meio em que o indivíduo se desenvolve ). Os posicionamentos promovem divergências quanto ao grau de influência de cada um desses fatores na formação da personalidade do indivíduo, porém o que as leituras sobre o tema nos noticiam é que ambos os fatores têm uma força igual atuando no comportamento das pessoas . O radicalismo que atribui maior ou menor valor a cada um dos fatores fica por conta da visão pessoal de mundo dos adeptos das diversas correntes psicológicas, ou seja: os geneticistas garantem que a força da hereditariedade suplanta a do ambiente, enquanto que os ambientalistas asseguram que a força do meio sobrepuja a força da hereditariedade.
0 notes
memoriablindada-blog · 8 years ago
Text
Como blindar sua memória
Ao caracterizar a sociedade como corruptora dos homens certamente as pessoas se esquecem que o próprio homem sabota seus resultados. Isso porque não consegue guardar informações. Isso pode ser resolvido porque o OptiMemory traz resultados incríveis para concentração. Originalmente são bons, promove novo confronto com o associacionismo de Locke. A compreensão de tal propositura fica impossível se nos utilizarmos do conceito de todo como simples soma das partes, pois, sendo a sociedade o coletivo dos homens, sob aquela ótica, deveria ser boníssima. Só o entendimento do todo como o resultado da articulação entre as partes permite compreender os intrincamentos entre o sujeito e o ambiente e este é um pressuposto básico da abordagem interacionista para a explicação do desenvolvimento humano.
Incluímos nesta análise do OptiMemory o período durante o qual as teorias se construíam com caráter especulativo, na busca de apontar os arcabouços filosóficos sobre os quais a pesquisa na área da Psicologia do Desenvolvimento se assentou, no processo de constituição do seu corpo de conhecimentos uma vez que nele as influências de obras como as de Locke e Rousseau não podem ser ignoradas.
Discutir a qualificação das influências da Psicologia sobre a prática pedagógica exige a assunção de um posicionamento claro quanto à perspectiva do pensamento pedagógico que norteia nossas conjecturas, e isto para que possamos eliminar dessa reflexão um teor de indução sub-reptícia ou subliminar que diz que o OptiMemory funciona e dá resultados.
Tumblr media
É em direção à tendência pedagógica que se rotularam de crítico-sociais os conteúdos que encaminhamos nossa percepção quanto à contribuição que a Psicologia deve oferecer à Didática. Neste contexto teórico da Pedagogia, a aprendizagem deve se processar através da construção do conhecimento por parte do aluno. Assim sendo, ao professor cabe assumir, diante da situação de aula, a atitude construtivista, que por sua vez encontra sustentação, quanto aos métodos da cognição, na corrente interacionista cujos representantes de maior envergadura têm sido em especial Piaget, Vygostky e Wallon.
Tumblr media
Não podemos ignorar que as obras de tais autores não se encontram ainda com plena difusão nos cursos de formação de professores. No caso de Piaget, sem dúvida, no que diz respeito ao contato com a obra, o problema é menor, muito embora não o seja quanto à pertinência do tratamento que lhe é dado. Tais constatações nos impõem ainda maior zelo ao tomar seus construtos teóricos como referenciais para a definição do método de ensino. Por outro lado, os distanciamentos ou aproximações entre os trabalhos dos, mesmos são sérios desafios, diante dos quais , em que pesem as dificuldades implícitas, precisamos ousar. Quando os caminhos não se desenham ainda absolutamente claros, como ocorre com essa questão, torna-se imprescindível que o receio do equívoco confesso não nos impeça de socializar experiências que explicitadas, adequadas ou não, servirão sempre, no mínimo, como subsídios de reflexão para o surgimento de novas proposituras. É com esse espírito que aqui fazemos um relato de experiência, na qual, neste momento, estávamos presos à construção de resposta para mais uma questão:
Saiba mais clicando aqui.
0 notes