Text
Semana 4: Recuperando o Senso de Integridade
21 A 28 DE AGOSTO DE 2023
Tchekhov aconselhava: “Se você quiser trabalhar na sua arte, trabalhe na sua vida.” É outra maneira de dizer que, para se chegar à autoexpressão, precisamos de um eu para se expressar.
Essa semana traz o polêmico exercício de privação de leitura. O objetivo foi catapultar-me para a introspecção produtiva & integração de uma nova autoconsciência. Agora que passou, posso afirmar que levar a vida mais afastada, ter espaço para me entender sem a influência dos outros & tempo para focar numa coisa por vez é muito bom!
A privação de leitura nos lança em nosso silêncio interior. Conversas longas, cheias de fofoca, horas assistindo à televisão, o rádio sempre ligado como um companheiro tagarela. Raramentos conseguimos ouvir a voz interior, a voz da inspiração de nosso artista, no meio de tanto barulho. Ao praticar a privação de leitura, precisamos ficar de olho nesses outros itens poluidores. Eles envenenam o poço.
O conceito de leitura, do que precisamos nos privar, é meio vago no livro & confesso que foi difícil me manter na linha durante toda a semana porque acabei expandindo demais o conceito… Me privei de joguinhos de celular (que estavam consumindo MUITO do meu tempo livre), redes sociais num geral, grupos de Telegram (onde meus amigos se concentram, mas ainda falei no privado), WEBTOON, Pluto TV & YouTube (que é meu vício de mais longa data). Ao fim da quinta-feira, eu já estava me permitindo assistir 1 ou 2 episódios de 6teen & algumas pesquisas breves no Wikipedia.
Na raiz da recuperação criativa bem-sucedida encontra-se o compromisso de romper a nossa negação, parar de dizer “Está tudo bem” quando de fato não é assim que nos sentimos.
Comecei a notar as diferenças entre meus verdadeiros sentimentos & meus sentimentos oficiais, que estão à vista do público. Percebi o quanto me disponho emocionalmente pros outros & acabo não me dispondo para mim mesma. Percebi o quanto me sinto ansiosa quando constantemente vejo a vida dos outros através das lentes editadas das redes sociais. Bate o infame Fear Of Missing Out ao ver tudo o que ta acontecendo por aí mundo afora, uma vontade imensa de fazer de tudo - & mesmo sabendo ser humanamente impossível fazer tudo, escolher também não é fácil.
Para a maioria dos criativos bloqueados, a leitura é um vício. Devoramos as palavras de outros em vez de digerir nossos pensamentos & sensações ou de criar algo nosso.
Meus dias costumavam ser cheios de distrações que só me impediam de dar a devida atenção a meus verdadeiros sentimentos & me dedicar a meus projetos pessoais. Escapismos que adotei por ser mais fácil fugir da minha realidade & me afogar na dos outros que sentar comigo mesma para entender o que está me incomodando & o que posso fazer sobre a situação.
Sem nos distrair, somos jogados de volta ao mundo das sensações.
Tenho dado mais atenção aos sentimentos que sinto em vez de descartá-los imediatamente ou tentar resolvê-los como se fossem um problema, estou reaprendendo a ficar bem apenas sentindo os sentimentos.
Mais cedo ou mais tarde, se não estiver lendo, você vai terminar todo tipo de tarefa pendente & será obrigado a se divertir.
Recebi amigas & preparei pães de mandioquinha deliciosos para elas; voltei a ouvir música com frequência (algo que nem notei que já não fazia diariamente há tempos); tive a primeira aula de dança focada em hiphop, com meu querido amigo & (futuro) professor Sérgio Neves; fiz faxina & tive auxílio de uma profissional pela primeira vez aqui no apartamento; me desfiz de algumas peças de roupa que representam a eu com baixa autoestima.
Ao jogar fora o que é velho & não funciona mais, abrimos caminho para o novo, o que nos serve bem.
Descrevi meu ambiente ideal como: aconchegante, fresco & claro, com sons de pássaros & natureza, tranquilo, seguro de se caminhar por aí a pé ou de bike. Não no centro da cidade, mas relativamente próximo de tudo importante.
A sincronicidade da vez foi ter me dado conta de um cantinho na varanda que eu poderia me apossar & no dia seguinte, ao terminar a leitura da Semana 4, descobrir que um dos exercícios era transformar algum cômodo (ou parte de um cômodo) num “espaço secreto, privativo, só seu”.
Essa é a área dos seus sonhos. Deveria ser decorada para sua diversão, & não como um escritório. Isso é para ajudá-la a centrar-se no fato de que a criatividade é espiritual, & não uma questão do ego.
A banqueta giratória com regulagem de altura, uma manta de microfibra, o caderno das páginas livres, meu cinzeiro de caveira, incensos & velas aromáticas. Enchi a parede à minha frente com as afirmações criativas em post-its individuais, fechei as cortinas de voal & voilà: meu cantinho ganhou forma! Tem sido ótimo escrever minhas páginas livres lá! Fiz as páginas em 5 dos 8 dias.
O que você está fazendo é limpar o espelho. A cada dia, as páginas matinais passam o pano para remover a visão embaçada que você mantinha entre o seu consciente & o seu verdadeiro eu.
Redesenhei a torta da vida numa folha avulsa & a colei em meu sketchbook. Adaptei a torta & criei minha própria versão, dividida em: saúde & fitness, trabalho, família, amigos, romance, diversão, aventura, aprendizado, finanças, & espiritualidade. Adiei até o último momento, mas finalmente medi meu grau de satisfação em cada área da vida!
O crescimento precisa de tempo para se solidificar em saúde. A cada dia que passa, você está construindo os hábitos de um artista saudável. Devagar se vai longe.
Listei alguns brinquedos que poderia comprar para a minha artista nesse momento: um cavalete & alguns pincéis, talvez uma tela. Agora que tenho meu espacinho, gostaria de praticar pintura pra valer! Também comprei 8 novos marcadores Tombow Dual Brush Pen, que estava de olho há anos!
Quando perdemos o olhar vago sobre nós mesmos, nossos valores, nossa situação de vida, nós nos tornamos disponíveis para o momento.
Com a privação, tive mais tempo para mim mesma & finalmente me movi para alterar uma situação que eu vinha negligenciando: a falta de rotina. Criei pequenas rotinas diárias & montei um cronograma semanal for the first time in forever para conseguir me planejar melhor, dar conta das diversas áreas da vida sem sacrificar nenhuma delas.
Tinha planos de sair de casa, passear & fazer arte ao ar livre, mas não rolou. Fiquei frustrada de não conseguir seguir com o planejado, não queria fazer algo em casa de novo… Mas era isso ou não ter o encontro com a artista, então pesquisei ideias de encontro em casa & decidi ter um spa day. Máscara de argila verde, manicure, esfoliação facial & corporal, com direito a vela, incenso & “videocast” do Dr. Tom LaHue ao fundo.
O exercício sonhos enterrados nos convida a escavar nosso passado para resgatar os cacos de sonhos & prazeres que havíamos enterrado. Listei 5 hobbies que podem ser divertidos (dançar hiphop, pintar aquarela, fazer cerâmica, crochetar, pintar livros de colorir), 5 cursos que podem ser divertidos (pole dance, improvisação, teatro, tecido acrobático, LIBRAS), 5 coisas que eu pessoalmente nunca faria, mas parecem ser divertidas (alpinismo, stand-up, estátua viva, animação de festa, pintura corporal), 5 habilidades que parecem ser legais de se ter (parkour, contorcionismo, lock picking, truques de mágica, tocar bateria), 5 coisas que gostava de fazer antigamente (cosplay, origami, escrever poemas, maquiagem artística, correr/caminhada) & 5 coisas bobas ou engraçadas que gostaria de tentar fazer pelo menos uma vez (andar de monociclo, malabarismo, imitações, sapateado, torção de balões). Esse foi difícil, tive que pesquisar os conceitos de hobby & habilidade pra conseguir engatar, mas foi bem legal desenterrar algumas lembranças.
Overall, it was a pretty nice week! To curtindo essa sensação de saber que estou naquele ‘estágio de transição' & estar bem com isso. Estou empolgada pelo que está por vir, mas eu não preciso preencher cada momento com algo empolgante, sabe? É algo novo pra mim, essa segurança.
& que venha a Semana 5!
#desafio criativo#creative challenge#reading journal#diário de leitura#the artist’s way#o caminho do artista#ideal environment#ambiente ideal#life pie#torta da vida#reading deprivation#media deprivation#privação de leitura#sonhos enterrados#buried dreams
3 notes
·
View notes
Text
Semana 3: Recuperando o Senso de Poder
17 A 30 DE JULHO DE 2023
Você está descobrindo seu poder, ao mesmo tempo que as amarras ilusórias do que antes considerava seus limites vão se desprendendo.
Raiva & vergonha são sentimentos que eu não exponho muito, não costumo nem desabafar com amigos sobre, mas sinto constantemente. Sei que não ter nenhum sentimento negativo é irreal, mas ao longo da vida fui me moldando a só mostrar aos outros o que sinto quando é algo positivo. Essa(s) (duas) semana(s) nos convida a não fugir de nenhum sentimento, escutá-los & nos transformarmos através deles.
Tive muito interesse nas atividades propostas, mas acabei socializando bastante & me sentindo exausta demais… Parei pra ouvir o que estava sentindo & percebi que estava com raiva por não conseguir ter tempo pra mim. A raiva nos diz quando nossos limites foram ultrapassados & eu sou muito boa em ignorar meus limites pelos outros. Há uns dois anos, tento me lembrar que se eu não me priorizar & cuidar de mim mesma primeiro, não serei capaz de ajudar aos outros como gostaria.
Mesmo que eu queira sair & explorar lugares como museus, há tanto acontecendo em minha vida atualmente que precisa de atenção - & que sinto que não dou conta - que “passear fora de casa” parece uma distração… Mas sei que preciso fazer isso!
Descrevi meu Quarto de Infância, mas acabei perdendo o foco… Qual era minha coisa favorita ali? & qual a minha coisa favorita em meu quarto atual? Isso é especialmente importante por eu ter me mudado recentemente - do apartamento em que meus pais moram, onde vivi por mais de 20 anos, para meu primeiro apartamento, meu cantinho com meu namorado. Não tenho nada favorito em meu quarto atual, mudarei isso em breve!
Listei 5 características de que gostava em mim mesma quando criança: questionadora, desinibida, criativa, aventureira & romântica.
Não consegui pensar em 5 realizações de minha infância, me veio apenas uma em mente… Mas listei as 5 comidas favoritas de minha infância & comprei 1 delas!
Uma atividade muito importante que acabei não fazendo é sobre hábitos, examinar meus costumes: Muitos deles podem interferir em sua capacidade de cuidar bem de si mesma & causar vergonha. O que eu ganho ao mantè-los? Qual a utilidade dessas formas de sabotagem?
Reservei uma hora para seguir minha bússola interna, fazendo uma atividade do cérebro artista & escutando as boas ideias que foram surgindo.
Não listei 5 pessoas que admiro (características a cultivar mais em mim mesma) nem 5 pessoas que gostaria de ter conhecido & que já morreram (características a procurar em meus amigos), mas pretendo. A ideia é perceber as coisas que eu realmente admiro & gosto - & as coisas que eu acho que deveria admirar & gostar.
Ainda não estou onde quero estar mas sei que esses sentimentos & insights são o início do meu processo de desbloqueio: um processo de me entender melhor, me permitir mais & me tornar a versão mais autêntica de mim mesma.
CHECAGEM SEMANAL
Quantas vezes fiz minhas páginas livres esta semana? Como foi a experiência? Como me senti? Se deixei de escrever um dia, porque fiz isso?
Escrevi em 12 dos 14 dias! Não escrevi na quinta por ter virado a noite em claro & dedicado o dia inteiro a meal prep. Rolou um rolê espontâneo na sexta à noite que me destruiu, eu basicamente nem existi no sábado então não rolou escrever… Mas consegui em todos os outros dias, me sinto vitoriosa!
Tive meu encontro com a artista esta semana? O que fiz? Como me senti?
Não rolou na primeira semana… Na segunda semana, marquei em minha agenda (com hora & tudo) um momento para aquarela, encaixado antes de outro compromisso fora de casa. Não defini previamente o que faria, só decidi que mexeria com aquarela. Quando chegou a hora do encontro, eu não me pressionei a fazer nada. Comecei fazendo swatches de cada uma das cores que tenho, depois brinquei um pouco com a tinta no mesmo papel, só. Foi bom relembrar a sensação de pintar & me deu um gostinho de quero mais por ter sido apenas 1 hora!
Vivenciei alguma forma de sincronicidade essa semana? O que foi?
Acho que a coisa mais parecida com sincronicidade que vivenciei foi ter me interessado em pintar biscoitos de madeira num dia & no dia seguinte, uma amiga enviou um reels que mostrava uma linda série de pinturas de fantasminhas, feitas em biscoitos de madeira. Isso certamente me deu um gás pra bolar um projeto pessoal de pinturinhas!
#desafio criativo#creative challenge#diário de leitura#o caminho do artista#reading journal#the artist's way#bússola interior#childhood bedroom#quarto de infância#inner compass
0 notes
Text
Semana 2: Recuperando o Senso de Identidade
3 A 10 DE JULHO DE 2023
Esta semana abordou autodefinição como um componente importante da recuperação criativa. O objetivo foi me aproximar de minha identidade pessoal, uma versão de meu eu definida por mim mesma. Overall, acho que foi uma boa semana!
Li os Princípios Básicos (& minhas afirmações criativas, ambos colados em minha parede) ao me levantar em 6 dias & ao me deitar em 4 noites.
Acabei de listar 1) cinco principais atividades dessa semana, 2) tópicos que preciso proteger & pessoas que me apoiam, & 3) pessoas em torno das quais devo me proteger no momento (durante as tais 12 semanas do programa original). Voilà! Um mapa que usarei para reforçar minha autonomia.
Listei vinte coisas que gosto de fazer & respectivas datas (aproximadas) da última vez que as fiz. Felizmente não faz muito tempo para 8 das 20! Usarei essa lista como recurso para os encontros com a artista daqui pra frente.
Escrevi três afirmações da Semana 1 cinco vezes por dia em minhas páginas livres. Confesso que esse exercício reduziu o temor de começar a escrever a cada dia, já que parte das 3 páginas seria tomada por repetições… Aí vim escrever a checagem semanal & percebi que o exercício era escrever após minhas páginas, não em minhas páginas (clown face cause i’m a joke)
Adicionei mais 5 vidas imaginárias à minha lista anterior, mas não parei pra refletir se seria possível viver pequenas partes dessas vidas nesta atual.
Até desenhei a torta da vida em meu sketchbook, mas toda vez que pensava em medir meu grau de satisfação em cada área da vida me sentia despreparada pra avaliar isso… O objetivo é perceber as áreas pras quais não dedico quase nenhum tempo & depois usar pequenos intervalos de tempo livre para mudar isso.
CHECAGEM SEMANAL
Quantas vezes fiz minhas páginas livres esta semana? Como foi a experiência? Como me senti? Sobre o que fiquei surpresa ao me ver escrevendo? Esta será uma autoanálise semanal de meus sentimentos, não de meu progresso.
Segunda, quarta, quinta, sexta & domingo, totalizando 5 vezes. Fui um pouco melhor! Tentarei escrevê-las mais próximas ao início de meu dia, elas ajudam muito a clarear minha mente & posso aproveitar a clareza pro dia fluir melhor.
Tive meu encontro com a artista esta semana? Lembrete: os encontros com o artista são uma frivolidade necessária!
Não rolou decidir o que faria nem quando encaixaria o encontro numa semana mais agitada da vida… Priorizar isso from now on.
Houve mais algum acontecimento significativo para minha recuperação? Descreva-os.
Relembrei minha frase escolhida como tema de 2023: We cannot become what we want by remaining what we are;
Joguei Monster Prom 3: Monster Roadtrip com minha linda namorada & conseguimos o MAGIC ending;
Dia 04/07 rolou mini celebração de namoro & fui coberta por palavras de afirmação que eu nem sabia precisar… Me senti inspiradora & especial & amada! Sou grata por amar & ser amada por alguém tão atenciosa;
Finalmente comecei a ler Beastars AAAAAAAA!!
#creative challenge#desafio criativo#diário de leitura#o caminho do artista#reading journal#the artist's way#vidas imaginárias#imaginary lives#torta da vida#life pie#level 10 life#monster roadtrip#monster prom#beastars
1 note
·
View note
Text
Semana 1: Recuperando o Senso de Segurança
22 A 30 DE JUNHO DE 2023
Foi uma semana estranha… Começando novas rotinas, pegando mais tarefas domésticas, lidando com minha filhota doentinha + nova rotina de alimentação e medicamentos dela (everything’s okay, she’s fine now), além de ser fim de mês.
Foi difícil conseguir focar em mim, em realizar o que propus a mim mesma e que não prejudicaria ninguém além de mim, por isso também acabei estendendo a semana até domingo para me permitir descansar entre tudo que tava rolando.
Chamei as minhas páginas matinais de páginas livres, acho que nem fiz nenhuma delas pela manhã, mas entendo como escrever logo ao iniciar o dia pode amplificar seus benefícios.
No exercício Vidas Imaginárias, escolhi ser atriz essa semana. Não tive como planejar nada fora de casa, então optei por gravar um monólogo de algum filme que eu curtisse. Mal sabia eu que monólogos eram tão difíceis… Gravei algumas vezes, nenhuma ficou perfeita, mas a última tomada foi satisfatória.
Transformei minhas objeções maldosas em afirmações criativas & hoje as colei em minha parede.
Não fiz nenhuma das Viagens no Tempo, difícil lembrar de coisas & tava me sentindo empacada de tanto tentar...
CHECAGEM SEMANAL
Quantas vezes você fez suas páginas livres esta semana?
Quinta, segunda, terça & quarta, totalizando 4 vezes. I’ll call it a win!
Teve seu encontro com a artista esta semana? O que fizeram? Como você se sentiu?
Tive sim! Assistimos ao belíssimo filme “Loving Vincent”, o primeiro longa-metragem totalmente pintado. Rolou aqui em casa mesmo. Dei uns tragos num beck, pedi duas horas ininterruptas com a sala toda para mim, me acomodei e afundei na história visualmente deslumbrante. “Cada um dos 65.000 quadros do filme é uma pintura a óleo sobre tela, usando a mesma técnica de Van Gogh, tudo feito por uma equipe de 115 pintores.” Foi como assistir a uma exposição de museu com transições de cena lindíssimas, uma experiência incrível! Queria assistir a esse filme desde seu lançamento, mas sabia que queria realmente apreciá-lo e nunca me dava esse tempo, fiquei muito feliz de começar essa jornada com esse encontro tão esperado comigo mesma.
Houve outros acontecimentos e descobertas nesta semana que você considera significativos para a sua recuperação? Descreva-os.
Antes mesmo de retomar o programa, minha prima me contatou oferecendo um job de design (minha formação), que me gerou um debate interno sobre precisar de renda vs. largar design de vez & focar em arte. Sinto que tenho de me mover para mudar o foco de minha carreira & deixar as pessoas saberem, para que quando as oportunidades surgirem, elas possam vir até mim;
Viciei em Campfire Cat Cafe, um jogo de celular fofíssimo com vários personagens desenháveis;
Comecei a ler Lore Olympus Volume 2;
Maratonei a segunda temporada de Clone High (2023);
Decidi desenhar por 15 minutos antes de dormir, me distraí & passou quase uma hora inteira! Desenhei cabecinhas antropomorfizadas baseadas numa ilustra antiguíssima da imzeferino, apreciei o processo & fiquei extremamente feliz com o resultado;
Chegaram marcadores PenTouch prata & dourado;
Montei uma coleção para checklist & registro de projetos de vídeo, inspirada na JashiiCorrin;
Assisti à linha do tempo completa de BoJack (Horseman, é claro), coberta por Johnny2Cellos.
#o caminho do artista#the artist's way#creative challenge#desafio criativo#diário de leitura#reading journal#imaginary lives
4 notes
·
View notes
Text
O Caminho do Artista: Uma Jornada de 12 Semanas
Algumas semanas atrás, dei início a essa jornada que prometia despertar o meu potencial criativo e romper meus bloqueios. A leitura me atiçou uma esperança que não imaginava sentir, estava empolgada pra caralho. Mas sinto que mergulhei de cabeça sem entender a magnitude do meu caos diário naquele momento… E sem uma rotina pré-existente como pilar, eu estava fadada a falhar antes mesmo de começar.
Com o que aprendi no curto tempo em que tentei seguir o programa do livro, recomeçarei minha própria jornada, separando tempo para realizar as atividades propostas e ter o encontro com a artista semanalmente. Talvez me permitindo mais tempo entre as “semanas” para que eu possa aproveitar tudo em meu ritmo, no processo de me habituar ao fluxo das tarefas vs. vida.
Hoje finalmente peguei meu sketchbook, montei o Contrato e o assinei.
Cronograma
Às quintas-feiras, listarei as atividades da semana vigente no meu sketchbook e o deixarei aberto em minha mesa no escritório.
O preparo intencional de facilitadores é a chave para o sucesso dessa jornada, por isso na própria quinta-feira agendarei as tarefas ao longo da semana ao invés de esperar o místico “momento certo” para executar cada uma.
Progresso, não perfeição: Farei um esforço para escrever as páginas matinais por 30 minutos assim que acordar, todos os dias. Mas caso não consiga, páginas vespertinas ou noturnais são bem-vindas. O importante é despejar tudo da mente para o papel livremente uma vez ao dia e para que isso seja possível em minha vida é necessário haver flexibilidade, so be it.
Às quartas-feiras, compartilharei aqui as minhas checagens semanais, com algumas observações de como está sendo essa jornada e como venho me sentindo.
Que haja disciplina e determinação!
#o caminho do artista#the artist’s way#creative challenge#desafio criativo#diário de leitura#reading journal
1 note
·
View note
Text
faz mais de dois anos que eu tenho um canal no youtube
eu pretendia e pretendia e nunca rolou de gravar nada nem compartilhar nada lá...
e recentemente (Jan 27) eu ACHEI MEUS VÍDEOS DE QUANDO EU ERA YOUTUBER, AOS 15 ANOS!!
oh boy i was cringe as fuck (メ﹏メ)
at least now i can rest assured that anything i put out there right now WILL be better (aka less embarrassing) than these & I had A BLAST at the time I was doing them so I might as well have fun now
foi muito bom achar meus vídeos de 13 anos atrás, quando eu criei um canal no YouTube pela primeira vez e me joguei num projeto pessoal por diversão. Mesmo sendo constrangedor assisti-los hoje em dia, com certeza me motivou a reencontrar minha espontaneidade quanto a projetos criativos... fazer na doida como eu estiver a fim, como eu fazia antes de saber que tinha "um jeito certo" de fazer as coisas.
a formação em design e inserção no mercado de trabalho me tornou mais apta porém muito mais crítica, e isso me ancora as vezes...
preciso lembrar que tudo isso, TUDO MESMO, começou porque era o que eu amava fazer PARA ME DIVERTIR! Eu queria fazer, então fazia. E é isso que preciso agora: fazer o que eu quero, seguir a dopamina, e se achar potencial naquilo não me travar com planejamento e pesquisa infinitos ou chatices de monetização e carreira. Apenas me divertir e seguir meu ritmo. Não preciso ter um plano pronto do início ao fim antes de começar algo, basta começar!
6 notes
·
View notes
Text
vika eating cookies.
a little self-portrait from July 2020, back when i started practicing portraits during the pandemic.
my favorite type of cookies is definitely the classic vanilla with chocolate chips! do you have a favorite?
4 notes
·
View notes