bibliotecadasolar
bibliotecadasolar
Biblioteca da Solar
3 posts
Resenhas literárias de uma ex-leitora assídua de infanto-juvenis, que agora, já maior de idade e quase tendo abandonado o hábito, quer voltar a ler.
Don't wanna be here? Send us removal request.
bibliotecadasolar · 5 years ago
Text
A Casa do Poeta Trágico - Carlos Heitor Cony (resenha)
A Casa do Poeta Trágico é um livro escrito por Carlos Heitor Cony em 1997 e ganhador do Prêmio Jabuti. 
Em uma viagem de cruzeiro pelo Mediterrâneo, o publicitário Augusto, amargurado com a vida e desprezando todos aqueles ao seu redor, encontra uma jovem calada e solitária, 30 anos mais jovens, e inicia uma perseguição que mudaria a vida de ambos. Não, não é terror. Quer dizer... para mim, foi um pouco. É um romance trágico. A jovem pede a Augusto que a conte a história do mundo e os dois vivem uma história propriamente deles, a qual nós lemos em primeira mão por um narrador onisciente, com reviravoltas, certas cenas de gosto duvidoso e dois personagens extremamente complexos. 
É um livro relativamente pequeno, com possível leitura em uma tarde. Contém cenas de conteúdo adulto e eu recomendaria uma maior maturidade para ler a história dos dois sem romantizar a solitude de estar perdida na vida. Vale a pena ler!
Links de compra
Estante Virtual: https://www.estantevirtual.com.br/livros/carlos-heitor-cony/a-casa-do-poeta-tragico/2200234034
Amazon: encurtador.com.br/kruyC 
               encurtador.com.br/bTVX2
Saraiva: https://www.saraiva.com.br/a-casa-do-poeta-tragico-col-classicos-para-todos-9535407/p
Se quiser continuar e ler minha resenha com spoilers e pontos mais específicos, fique à vontade!
☆☆☆/5
Demorei 11 dias para terminar de ler o livro, mais pelo fato de que estou desacostumada com o hábito de ler romances que pelo livro ser muito cansativo. A primeira parte é muito bem escrita, acredito que deixe claro a obsessão de Augusto que ele mesmo considerava patética, como se ele estivesse desesperado por algo que mudasse sua vida. E de fato, mudou. 
Não consegui romantizar o casal porque achei a diferença de idade e de realidade discrepante, até o próprio eu lírico fala sobre “seu corpo de adolescente” ou “menina mulher”, e ainda acho Augusto um homem extremamente problemático, mas isso é justamente um dos pontos principais do livro.
São dois personagens com problemas que encontraram um no outro um escape e podem até ter aprendido a se amar, mas esgotaram as razões para continuar juntos.
O livro também tem muito erotismo, o que, sinceramente, me pareceu algumas das vezes desnecessário, mas compunha as personagens no sentido de que sua relação era uma posse, concretizada nas vezes que ficavam juntos sexualmente.
Por mais que não seja um livro que te prenda automaticamente (ou, pelo menos, não me prendeu tanto), chegando para a terceira parte do livro, engatei num ritmo de leitura confortável. Uma das coisas que mais me marcaram foi a história de Otávio... dava pra fazer um livro inteiro só disso, até mais interessante que Mona e Augusto.
1 note · View note
bibliotecadasolar · 5 years ago
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Em nosso primeiro post, minhas leituras em andamento! No momento, estou lendo 3 livros: Cidadania no Brasil, O Príncipe e Sociedade da Transparência. Os dois primeiros são para fins estritamente acadêmicos mas o terceiro foi uma tentativa autônoma de me encontrar na filosofia... Vamos ver como funciona... Assim que for acabando, atualizo vocês das resenhas completas e também estou pensando em adicionar resenhas de livros antigos!
0 notes
bibliotecadasolar · 5 years ago
Text
Bem-vindos à Biblioteca da Solar!
Tumblr media
Bem-vindos à Biblioteca da Solar, um espacinho para compartilhar resenhas literárias, recomendações e opiniões sobre assuntos diversos. Como bem diz a descrição, ela que que vos fala era uma leitora assídua que, com o passar do tempo, foi ficando mais enferrujada... Hoje em dia, leio quase que diariamente textos para a faculdade mas sinto uma falta gigantesca de devorar um livro por puro prazer. Aqui é um espaço livre, sem julgamento! Espero que vocês também participem e falem suas opiniões.
0 notes