Olá. Bem vindo! O blog Sake com Pinhão foi criado no intuito de apresentar a questão da imigração japonesa no Paraná. “酒は本心を表す” – 谚 / ことわざ “Sake wa honshin wo arawasu. ” – Kotowaza “O saque revela sentimentos verdadeiros. ” – Provérbio japonês
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Você sabia? (4) — Fatos rápidos sobre a Imigração Japonesa no Brasil
Nikkei (日系 ) é um termo na língua japonesa que serve para denominar os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior.
Em novembro de 1895 foi assinado em Paris o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, onde foi o início das relações diplomáticas entre Brasil e Japão.
Entretanto, somente 13 anos mais tarde os primeiros imigrantes japoneses viriam a desembarcar em solo brasileiro.
#nikkei#japan#japão#nipon#terra#sol#nascente#sol nascente#curiosity#curiosidade#fatos#você sabia?#conhecimento#descendentes#japoneses#asian#asia#asiatico#日系#intercambio#brasil#brazil#brazilian#banzai
1 note
·
View note
Text
A imigração japonesa no Brasil: um apanhado geral (parte 1)
Com a abolição da escravatura, em 1888, os senhores dos cafezais tiveram que buscar soluções para a falta de mão-de-obra em suas fazendas. Uma das maneiras foi buscar na imigração a solução para esse empecilho.
Anos antes da abolição dos escravos vir a acontecer, o governo brasileiro já tentara suprir a falta de trabalhadores com imigrantes europeus, todavia as condições de trabalho oferecida pelos fazendeiros eram precárias devido ao costume destes de tratarem de forma subumana sua mão de obra. Por consequência disso, a vinda de imigrantes europeus foi desmotivada fazendo, assim, o governo considerar a possibilidade de trazer imigrantes da Ásia.
As transformações que o mundo passava no fim do séc. XIX contribuíram para que a relação entre o Brasil e o Japão se estabelecesse de fato. De um lado o Japão que, após 200 anos de isolamento, abria suas portas para o comercio exterior e por outro lado o Brasil cujo tinha abolido recentemente a escravidão e proclamado a República e buscava mão de obra para trabalhar na agricultura. Para atender à necessidade, foi assinado em Paris, em novembro de 1895, o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, onde foi o início das relações diplomáticas entre Brasil e Japão.
Entretanto, somente 13 anos mais tarde, no ano de 1908, especificadamente no dia 18 de junho, que os primeiros imigrantes japoneses, trazidos pelo navio Kasato Maru, desembarcaram em solo brasileiro no porto de Santos após uma viagem de 52 dias tendo percorrido aproximadamente 19300 km.

Imagem: Imigrantes japoneses desembarcando no porto de Santos (SP)
A princípio, as famílias que aqui chegaram foram alocadas em fazendas de café em São Paulo. Contudo, as condições lastimáveis em que viviam – tendo como moradia as antigas senzalas, sendo obrigados a comprarem seus mantimentos no armazém da fazenda (o que era limitado a arroz de sequeiro, feijão, milho, carne ou bacalhau seco, itens que os japoneses não gostavam e mal sabiam preparar) fora a exploração do trabalho – forçaram os imigrantes fugirem das fazendas e procurarem outras profissões.

Imagem: Imigrantes japoneses trabalhando nas lavouras de café.
#cultura#culture#multiethnic#history#historia#japão#japan#japones#japonesa#imigração#imigrante#café#agricultura#plantação#lavoura#foto#imagem#diversidade#nipon#nikkei#asiatico#asia#trabalho#navio#kasatomaru#fune#sakecompinhao#sake#porto#santos
0 notes
Text
Você sabia? (3) — Fatos rápidos sobre a Imigração Japonesa no Brasil
A primeira escola japonesa urbana foi a Escola Primária Taisho, fundada em 1915 em São Paulo.
Em 1918 as irmãs Teruko e Akiko Kumabe tornaram-se as primeiras japonesas a obter diplomas de professoras primárias no Brasil depois de se graduaram em magistério no Rio de Janeiro.
No ano seguinte, em 1919, as irmãs Kumabe também se tornaram as primeiras imigrantes japonesas naturalizadas brasileiras.
Fonte: http://www.imigracaojaponesa.com.br/?page_id=68
#japão#japan#brazil#brasil#culture#cultura#nipon#escola#historia#history#pioneiro#irmãs#sister#Kumabe#Taisho#naturalização#imigrantes#imigraçao#magistério#são paulo#riodejaneiro#curiosidades#fatos#você sabia?
0 notes
Text
Você sabia? (2) - Fatos rápidos sobre a Imigração Japonesa no Brasil
O Brasil é o país que detém a maior comunidade japonesa no mundo fora do Japão.
A maior colônia fica em São Paulo e em seguida está o Paraná onde estes se instalaram principalmente nas regiões Norte, Noroeste e em Curitiba.
Cada geração de imigrantes recebe uma nomenclatura, sendo:
Issei = japonês imigrante
Nissei = 2ª geração, filhos de japoneses
Sansei = 3ª geração, netos de japoneses
Yonsei = 4ª geração, bisnetos de japoneses
Gossei = 5ª geração, trinetos de japoneses

Imagem: http://www.imigracaojaponesa.com.br/?page_id=24
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1344753
#cultura#japão#japan#brasil#brazil#culture#imigração#nipon#paraná#são paulo#norte#noroeste#curitiba#sul#estado#estate#fatos#você sabia?#nikkei#issei#nissei#sansei#yonsei#gossei#foto
0 notes
Text
Kasato Maru

O navio que trouxe os primeiros imigrantes nipônicos para terras brasileiras.
Imagem: http://www.imigracaojaponesa.com.br/?page_id=66
#japan#japão#imigração#brasil#brazil#história#navio#nau#embarcação#history#niponic#nipon#cultura#japonesa#imagem#image
0 notes
Text
Você sabia? — Fatos rápidos sobre a Imigração Japonesa no Brasil
Kasato Maru é o nome do navio que trouxe o primeiro contingente de imigrantes japoneses.
A nau chegou em solo brasileiro dia 18 de junho de 1908, portanto nesta data é comemorado o Dia da Imigração Japonesa no Brasil.
O navio trouxe consigo 781 imigrantes.
A duração da viagem foi de 52 dias.
A distância percorrida foi de 12 mil milhas (um pouco mais de 19300 km).
Shuhei Uetsuka é conhecido como o Pai da Imigração Japonesa no Brasil.
#curiosidades#japão#brasil#japan#nipon#niponic#niponico#brazil#historia#history#otaku#kasato#maru#imigração#viagem#turismo#junho#comemoração#imigrante#nau#fatos
0 notes