the-juna-things
the-juna-things
Juna Things
4 posts
Meu mundinho 🌎🧳Aqui vou publicar resenhas de livros que estou lendo e talvez alguns textos autorais. Sinta-se muito bem-vindo :D
Don't wanna be here? Send us removal request.
the-juna-things · 7 months ago
Text
Tumblr media
45K notes · View notes
the-juna-things · 7 months ago
Text
”i love your vibes” thanks it’s the holy spirit :)
722 notes · View notes
the-juna-things · 7 months ago
Text
Resenha 001: Bem-vindos à livraria Hyunam-Dong
Resenha 001 – 16/01/2025
Livro: Bem-vindos à livraria Hyunam-Dong
Autora: Hwang Bo-Reum
Tradução: Jae Hyung Woo
Publicação: 10/08/2023
Páginas: 271
Nota: 5/5
Tumblr media
“Bem-vindos à livraria Hyunam-Dong” retrata o cotidiano da livraria que dá nome ao livro. Yeongju, a protagonista da obra, é uma jovem adulta que busca consolo e conforto e, com base em sua paixão por livros, decide que buscará isso abrindo uma livraria. Na medida que passa o tempo, percebe que apenas amar ler não a torna uma boa administradora para o seu novo negócio, pelo contrário, se fechar em si mesma tem afastado a clientela, o que é péssimo para um estabelecimento que precisa se manter funcionando. Á partir daí decide tornar a livraria um refúgio não apenas para si mesma, mas para todas as almas que precisam de consolo e afago, ou simplesmente um momento de lazer e boa conversa. Essa trajetória a leva ao conhecimento e aceitação de si mesma, algo que aparentemente a livraria também teve o poder de fazer com os que a encontravam.
 O texto de escrita leve está repleto de ensinamentos que vão além de uma boa história, mas fala diretamente com o leitor. É um livro que transita entre as diversas crises que a meia-idade pode trazer, mostrando que todos temos nossas fraquezas e maneiras de lidar com elas, mas reforça a importância da comunidade para superarmos o que nos prende e distancia da felicidade. Hwang Bo-Reum pôde abordar temas muito profundos de maneira tranquila e às vezes melancólica, que me trouxeram boas reflexões. Cada personagem que passa pela Hyunam-Dong é um pouco explorado em suas questões, nos mostrando desde um jovem frustrado por não conseguir se inserir nas expectativas que seus pais criaram sobre ele, até uma mãe perdida em sua própria identidade.
Nos sentimos, de fato, bem-vindos na livraria, como uma mosquinha intrusa que com o tempo é acolhida. Não sei dizer a razão, mas de forma impressionante, mesmo com narração em terceira pessoa, em todo momento tive a sensação de estar sendo parte de cada cena. Não li muitos livros na minha vida, confesso, mas este em específico foi como um abraço, me senti invadida pela vontade de lê-lo novamente o mais rápido que puder.
Ao mesmo tempo que cria esse ambiente caloroso, a obra faz críticas muito interessantes à respeito do sistema capitalista e de suas consequências na mentalidade de uma sociedade que anseia por ser aceita neste sistema, que privilegia poucos. A necessidade de sucesso profissional que se mistura com os desejos pessoais, as pessoas se perdem e não sabem mais identificar o que realmente querem e o que “devem” querer segundo as tradições. Vemos neste livro a mais pura realidade. Ao mesmo tempo que é bom buscar os nossos verdadeiros sonhos, nem todos têm acesso à tal cenário, o fazendo utópico para alguns.
A autora nos apresenta Yeongju, que tem sua reserva financeira (conquistada por meio de um burnout) e consegue tomar a decisão de ir atrás de seu sonho e abrir uma livraria em um bairro pacato. Mas também nos mostra um pai que gostaria de passar mais tempo com os filhos, mas precisa dedicar suas horas ao trabalho para sustentá-los. Bom, o resumo da ópera é: este é um livro que te faz parar e pensar, ele não te apressa com fatos atropelados, mas passa devagarinho. É para você apreciar, refletir. Existem muitos detalhes que me apaixonei nesse livro e gostaria de contar (e lembrar) cada um deles, mas tem sentimentos que só podemos ter experimentando. Sou grata por ter sido bem-vinda na livraria Hyunam-Dong, espero que mais pessoas se sintam assim.
6 notes · View notes
the-juna-things · 7 years ago
Photo
Tumblr media
                                                EVERYTHING
Tudo. Você já olhou cada detalhe do seu rosto e viu como tudo é perfeito? Ou de uma paisagem, seja urbana ou rural. Tudo e cada detalhe faz com que sejamos totalmente únicos. Cada palavra escrita seja através de um teclado ou com um lápis e uma folha. De caderno, em branco, pontilhada, quadriculada, rasgada ou inteira. Temos diversas opções de tudo. Gosto muito de pegar uma câmera muito boa e tirar fotos de tudo, principalmente plantas! É tudo tão único. Deus é realmente criativo, para fazer tantas coisa e tudo tão perfeito.
Mas, será que estamos aproveitando tudo isso? Será que não estamos naquela mais terrível palavra que é a pressa? Será que, todos os dias, nos esquecemos de olhar, diretamente, para os perfeitos olhos das pessoas que convivemos e não enxergamos o que ela quer nos dizer apenas com o olhar? A criação de Deus não é imperfeita, nossas ações que são imperfeitas! Muitas vezes pensamos: “Como sou feio!” e não reparamos que essa é uma das maiores ofensas para o nosso Pai celestial. O nosso interior que é feio, até que conheçamos a Deus. Ele transforma nosso interior para que fiquemos lindos por dentro como por fora!
Todos nós precisamos de ao menos um dia para nos esquecer da pressa e descansarmos no Senhor! Ao menos um dia para olharmos para nossos amigos e familiares e perceber detalhes que nunca havíamos olhado antes! Um dia para olharmos cada detalhe da criação, pois é nela que encontramos a Deus! Não há nada melhor do que a satisfação de sentir que está aproveitando cada segundo que Ele nos dá. Com isso podemos estar em comunhão com Deus e o amando quando amamos sua criação que está todos os dias na nossa frente e não percebemos!
1 note · View note