100redeponto
100redeponto
100redeponto
324 posts
🌩
Don't wanna be here? Send us removal request.
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
10ABR2021
COR LITÚRGICA: BRANCO
Oitava da Páscoa | Sábado
Evangelho (Mc 16,9-15)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando.11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. 12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
13 notes · View notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
10ABR2021
COR LITÚRGICA: BRANCO
Oitava da Páscoa | Sábado
Salmo Responsorial (Sl 117,1-21)
— Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.
— Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” O Senhor é minha força e o meu canto, e tornou-se para mim o Salvador. “Clamores de alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos fiéis.
— A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas! O Senhor severamente me provou, mas não me abandonou às mãos da morte.
— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça: quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
10ABR2021
COR LITÚRGICA: BRANCO
Oitava da Páscoa | Sábado
Primeira Leitura (At 4,13-21)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas 13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário.  15Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16“Que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus”. 18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19Pedro e João responderam: “Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! 20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”.
21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
10ABR2021
“Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado” (Marcos 16,14).
Jesus apareceu muitas vezes, durante esses quarenta dias entre a Sua Ressurreição e volta para o Pai. Mas não foi o suficiente porque quando o coração se fecha, não se dilacera e não se abre, a incredulidade vence as nossas experiências de fé.
É isso que estava acontecendo com os Seus discípulos, alguns deixaram-se ser iluminados, convencidos pela luz da vida, pela presença do Ressuscitado.
Deus é misericordioso, bondoso e conhece as nossas fragilidades e temeridades, Ele conhece quão dura é a nossa cabeça, quão fechado, muitas vezes, se encontra o nosso coração, tão preso pela materialidade porque não é capaz de romper com as expectativas humanas para penetrar nos mistérios profundos da nossa fé.
Sem fé ninguém mergulha nos mistérios de Deus, sem fé não encontramos com a luz de Deus, sem fé não encontramos com o Ressuscitado. Viveremos de angústias, inquietações, preocupações, perturbações, viveremos dos medos e até medo de sair de Deus, mesmo não tendo certeza ou convicção onde Ele está.
Permitamos que o Cristo Ressuscitado, vivo no meio de nós, possa repreender toda e qualquer incredulidade
É preciso mais do que nunca deixar que Deus vença a dureza do nosso coração, e assim como Jesus repreendeu os Seus discípulos por causa da incredulidade e dureza do nosso coração, permita que seja também repreendido todos os temores, medos e, sobretudo, incredulidades da nossa alma.
Repreender significa tratar com dureza mesmo; precisamos dar uma “sacudida” no coração, aquela sacudida da fé, para não caminharmos somente naquela visão atônita porque não acordamos. O Senhor está no meio de nós e Ele já nos deu tantas provas do Seu amor que, se não nos levantamos, é porque o coração está fechado e tomado pela incredulidade.
Permitamos que o Cristo Ressuscitado, vivo no meio de nós, possa repreender toda e qualquer incredulidade, toda e qualquer falta de fé, mas, sobretudo, possa repreender as durezas do nosso coração, para que se abra para contemplar a Sua presença viva no meio de nós.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
10ABR
Santa Madalena de Canossa
A santa de hoje é fundadora das 'Filhas da Caridade', congregação que iniciou em Veneza, Itália. Nasceu em Verona, no ano de 1774, e faleceu com 61 anos. Mas viveu o céu já aqui, na Terra, acolhendo a salvação e sendo canal dela para muitos. Perdeu seus pais muito cedo.
Teve seu chamado à vocação religiosa, numa consagração total, mas não foi aceita na primeira tentativa, porém, não parou no primeiro obstáculo. Uma mulher mística. Pela sua vida de oração e seu amor a Jesus Crucificado, galgou degraus para uma mística profunda, sendo muito sensível à dor dos irmãos.
Viveu num tempo difícil, de guerras, precisando refugiar-se em Veneza. Ali, ela discerniu o carisma como fundadora; e, na prática, por causa dos órfãos, enfermos e vítimas da guerra - sua caridade era ardente e reconhecida por muitos. Napoleão Bonaparte conhecia seu testemunho e a chamava de 'anjo da caridade'. Entrou na glória de Deus porque deixou a glória de Deus a transformar aqui.
Santa Madalena de Canossa, rogai por nós!
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏Sexta-feira da oitava da Páscoa
Hoje é dia nove de abril, sexta-feira da oitava da Páscoa.
Sexta-feira da Oitava da Páscoa: o grande dia pascal vai chegando ao fim. Deixa ressoar no teu interior, ainda com mais intensidade, o Aleluia pascal, o grito alegre da ressurreição.
O amor de Deus Pai protege-te. O Senhor Jesus ressuscitado é o teu companheiro no caminho. O Espírito Santo abençoa-te com os seus dons. 
Toma consciência desta presença da Trindade Santa na tua vida... E começa assim a tua oração.
Escuta esta passagem do Evangelho segundo São João.
Ev Jo 21, 1-14
Jesus manifestou-se novamente aos discípulos junto ao Mar de Tiberíades.
Manifestou-se deste modo:
Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, e Natanael (...). 
Também estavam presentes os filhos de Zebedeu 
e mais dois discípulos de Jesus.
Disse-lhes Simão Pedro: «Vou pescar».
Eles responderam-lhe: «Nós vamos contigo».
Saíram de casa e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. 
Ao romper da manhã, Jesus apresentou-Se na margem,
mas os discípulos não sabiam que era Ele.
Disse-lhes então Jesus: «Rapazes, tendes alguma coisa para comer?»
Eles responderam: «Não».
Disse-lhes Jesus: «Lançai a rede para a direita do barco e encontrareis».
Eles lançaram a rede e já mal a podiam arrastar 
por causa da abundância de peixes.
Então o discípulo predileto de Jesus disse a Pedro: «É o Senhor».
Simão Pedro, quando ouviu dizer que era o Senhor,
vestiu a túnica que tinha tirado e lançou-se ao mar.
Os outros discípulos,
que estavam distantes apenas uns duzentos côvados da margem
vieram no barco, puxando a rede com os peixes.
Logo que saltaram em terra, viram brasas acesas com peixe em cima, e pão.
Disse-lhes Jesus: «Trazei alguns dos peixes que apanhastes agora».
Simão Pedro subiu ao barco e puxou a rede para terra,
cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes.
E, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede.
Disse-lhes Jesus: «Vinde comer».
Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar: «Quem és Tu?»:
bem sabiam que era o Senhor.
Então Jesus aproximou-se, tomou o pão e deu-lho, 
fazendo o mesmo com o peixe.
Foi esta a terceira vez que Jesus se manifestou aos discípulos,
depois de ter ressuscitado dos mortos.
Após a ressurreição, os apóstolos continuam dedicados à sua profissão de pescadores. A vida da grande maioria dos cristãos, e talvez a tua, é a história de um trabalho persistente e duro, onde o Senhor aparece, por vezes sem o reconhecermos. Não acredites, por isso, se te disserem que uma vida com Deus é só para alguns.
Os apóstolos dominavam a arte da pesca e tinham o Senhor do seu lado. No entanto, fracassaram: o trabalho nada rendeu. 
Olha para esta cena e conclui: os teus fracassos fazem parte da construção do mundo e da tua história com o Senhor.
Por vezes, o Senhor, quando entende conveniente, intervém e faz maravilhas no nosso trabalho. Porém, nunca olhes para Deus pensando que tem o dever de te ajudar: Ele não é como o “génio da lâmpada de Aladino”. Conforma-te com a vida simples, não exijas milagres nem graças extraordinárias. Deixa isso à vontade de Deus e ao seu amor por ti.
Foi o discípulo predileto o primeiro a perceber que era Jesus: João, o apóstolo jovem. Mais que a juventude, foi o coração sensível que detetou o Senhor. 
Pede ao Senhor que hoje te refresque o coração e o torne sensível para Deus e para os outros.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
PASSO A REZAR · 9 abril 2021 - Sexta-feira da oitava da Páscoa - Jo 21, 1-14
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
09ABR2021
“‘Vinde comer’. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor” (João 21,12).
Até os discípulos chegarem à conclusão de que era Jesus quem estava no meio deles, o Senhor precisou trabalhar aqueles corações. O coração daqueles discípulos ainda estava movido pela incredulidade, pela ignorância de não conhecer as Escrituras e a verdade de Deus.
Jesus, o Ressuscitado, já havia se manifestado a eles, mas eles ainda não tinham sido libertos totalmente do medo, dos temores, dos receios, das dúvidas e das inquietações. Os discípulos de outrora somos nós os discípulos de hoje, que seguimos Jesus, que cremos n’Ele, mas ainda estamos cheios de medos, de dúvidas, de inquietações e incertezas.
Caminhamos tanto ainda no meio da penumbra da vida, cremos que Ele é a luz, mas, muitas vezes, o nosso coração volta-se mais para as trevas, para os medos, para as inquietações, para as perturbações que batem a nossa porta. Não sabemos lidar com as perdas nem com as frustrações.
Permitamos que a luz do Cristo Ressuscitado traga luz e paz para as inquietações do nosso coração
O Ressuscitado aparece à beira do mar de Tiberíades, no meio de uma grande frustração que os discípulos estão vivendo. Eles são pescadores, mas a pesca não está dando nada; jogam a rede para o lado e para o outro, mas nada dos peixes virem, por isso o coração está no desalento, está frustrado. Um coração desalentado, frustrado e desanimado não consegue enxergar o Ressuscitado.
O coração que está no desalento não fica atento à presença de Deus que está no meio de nós. Não se iluda, Deus não está conosco só na abundância, Ele está conosco também na carência, na frustração, está conosco na vitória e também na derrota; está conosco no êxito e, sobretudo, quando não temos êxitos naquilo que realizamos. Mas Ele traz a luz, a direção, e por isso manda lançar as redes para o outro lado. Escute o Ressuscitado! Nós, muitas vezes, estamos insistindo em caminhar em outra direção.
Deixemos que a luz de Cristo nos mostre a direção na qual devemos encaminhar a nossa vida. Não é porque sempre caminhamos por aqui que temos que ficar aqui; os peixes vão para outros lados, e Deus sabe qual é a direção para a qual a nossa vida deve caminhar.
Permitamos que a luz do Cristo Ressuscitado traga luz e paz para as inquietações da alma e do coração.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
09ABR
São Leopoldo Mandic
O santo de hoje foi um herói dos confessionários. Nasceu na Dalmácia (ex-Iugoslávia), no ano de 1866, dentro de uma família croata que o formou bem para a vida com Deus e para o amor aos irmãos.
Foi discernindo sua vocação. E, aos 16 anos, tomou uma decisão: queria servir a Deus promovendo a reconciliação, a reunificação dos cristãos ortodoxos na Igreja Católica. Então, o Espírito Santo o encaminhou para entrar na vida franciscana.
Leopoldo tinha a saúde muito fragilizada e, ao mesmo tempo, aquele desejo de ir para o Oriente e promover a comunhão dos cristãos.
Ingressou na Ordem Franciscana, em 1884; em 1890, já era sacerdote. Seu pedido aos seus superiores era insistente, pedia que o enviasse para a missão de unificação. Porém, dentro do discernimento e de sua debilidade física, ele tinha de obedecer e ir de convento em convento, até que, em 1909, chegou em Pádua, na Itália, no Convento de Santa Cruz.
Esse frade descobriu em cada alma o seu 'Oriente'. E, por obediência e amor, atendia nos confessionários por horas, sempre em espírito de oração e de abertura aos carismas do Espírito Santo.
Com 76 anos partiu para o Céu. Hoje, intercede por nós.
São Leopoldo Mandic, rogai por nós!
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
09ABR2021
COR LITÚRGICA: BRANCO
Oitava da Páscoa | Sexta-feira
Evangelho (Jo 21,1-14)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
09ABR2021
COR LITÚRGICA: BRANCO
Oitava da Páscoa | Sexta-feira
Salmo Responsorial (Sl 117,1-27a)
— A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.
— A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” Os que temem o Senhor agora o digam: “Eterna é a sua misericórdia!”
— “A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravilhas ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!
— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
09ABR2021
COR LITÚRGICA: BRANCO
Oitava da Páscoa | Sexta-feira
Primeira Leitura (At 4,1-12)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, depois que o paralítico fora curado, 1Pedro e João ainda estavam falando ao povo, quando chegaram os sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e os saduceus. 2Estavam irritados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam a ressurreição dos mortos na pessoa de Jesus. 3Eles prenderam Pedro e João e os colocaram na prisão até o dia seguinte, porque já estava anoitecendo. 4Todavia, muitos daqueles que tinham ouvido a pregação acreditaram. E o número dos homens chegou a uns cinco mil.
5No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém os chefes, os anciãos e os mestres da Lei. 6Estavam presentes o Sumo Sacerdote Anás, e também Caifás, João, Alexandre, e todos os que pertenciam às famílias dos sumos sacerdotes. 7Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogavam: “Com que poder ou em nome de quem vós fizestes isso?”
8Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, — aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós. 11Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular.
12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
Tumblr media
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
Quinta-feira da oitava da Páscoa
Hoje é dia oito de abril, quinta-feira da oitava da Páscoa.
O desejo de uma vida longa e feliz habita qualquer coração humano. Mas é um desejo frustrado pelo sofrimento e pela morte. Só a ressurreição de Jesus permite olhar para lá desta realidade e vislumbrar o horizonte de felicidade que é a tua vocação mais profunda.
Hoje, faz da contemplação deste horizonte a luz que dá sentido aos teus dias... E começa assim a tua oração.
Escuta esta passagem do Salmo oito.
Sl 8, 4-9
Senhor, nosso Deus,
como é admirável o vosso nome em toda a terra!
Que é o homem para que Vos lembreis dele,
o filho do homem para dele Vos ocupardes?
Fizestes dele quase um ser divino,
de honra e glória o coroastes;
destes-lhe poder sobre a obra das vossas mãos,
tudo submetestes a seus pés:
Ovelhas e bois, todos os rebanhos,
e até os animais selvagens,
as aves do céu e os peixes do mar,
tudo o que se move nos oceanos. 
Deus fez de ti quase um ser divino, de honra e glória te coroou. Sim, o salmista está a falar de ti. Essas sombras e erros da tua vida, talvez grandes, são inegáveis. Mas mais forte do que isso é que Deus te adotou como filho predileto.
Não te esqueças de reconhecer o Senhor como Deus admirável. Ele ama-te com um amor superior ao maior amor que alguém na terra possa ter por outra pessoa. Por isso, vive na alegria a tua vida quotidiana, mas não te deixes aprisionar por ilusões de felicidade que nada trazem de bom à tua vida.
Quando deixas que Deus seja grande, tudo ocupa o seu lugar. Também a natureza, e “ovelhas e bois, todos os rebanhos, e até os animais selvagens, as aves do céu e os peixes do mar, tudo o que se move nos oceanos.”
Deus submete todas as coisas a teus pés, mas as coisas são todas plenamente d'Ele e são todas para todos os homens. És apenas um administrador de bens alheios e um cuidador da casa comum. Vive responsavelmente desprendido das coisas, mesmo que tenhas muitas à tua disposição.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
PASSO A REZAR · 8 abril 2021 - Quinta-feira da oitava da Páscoa - Sl 8, 4-9
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
08ABR2021
COR LITÚRGICA: BRANCO
Oitava da Páscoa | Quinta-feira
Evangelho (Lc 24,35-48)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
08ABR2021
COR LITÚRGICA: BRANCO
Oitava da Páscoa | Quinta-feira
Salmo Responsorial (Sl 8)
— Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!
— Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!
— Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Perguntamos: “Senhor, que é o homem para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”
— Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes.
— As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas.
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
08ABR2021
COR LITÚRGICA: BRANCO
Oitava da Páscoa | Quinta-feira
Primeira Leitura (At 3,11-26)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 11como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado “Pórtico de Salomão”.
12Ao ver isso, Pedro dirigiu-se ao povo: “Israelitas, por que vos espantais com o que aconteceu? Por que ficais olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar com nosso próprio poder ou piedade? 13O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo.
14Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. 16Graças à fé no nome de Jesus, este Nome acaba de fortalecer este homem que vedes e reconheceis. A fé que vem por meio de Jesus lhe deu perfeita saúde na presença de todos vós.
17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados. 20Assim podereis alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará Jesus, o Cristo, que vos foi destinado.
21No entanto, é necessário que o céu o receba, até que se cumpra o tempo da restauração de todas as coisas, conforme disse Deus, nos tempos passados, pela boca de seus santos profetas. 22Com efeito, Moisés afirmou: ‘O Senhor Deus fará surgir, entre vossos irmãos, um profeta como eu. Escutai tudo o que ele vos disser. 23Quem não der ouvidos a esse profeta, será eliminado do meio do povo’.
24E todos os profetas que falaram, desde Samuel e seus sucessores, também eles anunciaram estes dias. 25Vós sois filhos dos profetas e da aliança, que Deus fez com vossos pais, quando disse a Abraão: ‘Através da tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra’. 26Após ter ressuscitado o seu servo, Deus o enviou em primeiro lugar a vós, para vos abençoar, na medida em que cada um se converta de suas maldades”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
0 notes
100redeponto · 4 years ago
Text
🙏
08ABR2021
“Então, Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras” (Lucas 24,45).
Os discípulos ainda estavam atônitos, sobretudo, os discípulos de Emaús, que reconheceram Jesus ao longo do caminho quando se manifestou a eles. Mas todos eles estavam reunidos quando o próprio Jesus se manifestou trazendo a paz ao coração deles. Porque a grande dádiva da Ressurreição é nos trazer a paz que vence os medos, as inquietações, as tensões, a paz que nós tanto precisamos.
Jesus mesmo perguntou: “Por que estais preocupados e por que tendes dúvidas no coração?”. A primeira coisa, quando deixamos a luz de Deus entrar em nós, ela acalma as nossas preocupações. Vivemos muito envoltos em nossas preocupações da vida. As preocupações geram verdadeiras tensões emocionais, vivemos inquietos, perturbados e as tensões vão nos aprisionando, nos mantendo cativos cada vez mais a elas e as nossas emoções se tornam cada vez mais fragilizadas.
Não tenho dúvidas nenhuma de que a paz do Ressuscitado cura os nossos medos, as nossas tensões e preocupações. Quando nos deixamos iluminar pela luz do Cristo, colocamos n’Ele o que nos preocupa, depositamos n’Ele aquilo que nos causa desconfiança e dúvidas no nosso coração. Não temos respostas para tudo, mas temos o tudo que ilumina as inquietações da nossa alma. O tudo da nossa vida é Jesus vivo e ressuscitado, Ele se põe ao nosso lado e caminha conosco.
Depositamos em Cristo aquilo que nos causa desconfiança e dúvidas no nosso coração
Assim como caminhou com os discípulos de Emaús, assim como se manifesta aos Seus discípulos, Ele também caminha conosco: “Eis que estou convosco” é palavra d’Ele para nós. É dessa verdade que precisamos viver, porque, infelizmente, muitas vezes, vivemos como se Deus estivesse longe e distante.
As pessoas me perguntam: “Onde está Deus?”. Ele está aqui, Ele está no meio de nós. Todas as vezes que nos voltamos para a Sua Palavra, a Palavra que vem d’Ele ilumina as trevas da nossa mente.
Como abriu a mente dos discípulos, Ele também abre a nossa inteligência, agora precisamos deixar que Ele faça. Primeiro, precisamos crer não só que Deus existe, não só que Jesus ressuscitou, mas que Ele está no meio de nós. Quando creio me entrego para aquilo que creio e deixo que a minha fé me ilumine e me coloque de pé, deixo que Cristo conduza a minha vida, inclusive, a minha inteligência, a minha razão e o meu coração que nem sempre caminham de acordo com a fé.
Para pararmos de tropeçar nas estradas da vida, permitamos que a nossa fé seja o farol a iluminar toda a nossa existência. Cristo está vivo e Ele está no meio de nós!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
0 notes