Tumgik
Tumblr media Tumblr media
Em outubro durante o Doclisboa recebemos a linda notícia de que o projeto Paisagens - Permanente Transformação ganhou o apoio do BIPZIP (DMHDL |DDL | DAIL) na candidatura Boas Práticas 2023. O projeto foi concebido junto com os parceiros da associação Musgo Azul e Os Filhos de Lumière associação cultural e contamos com parceria da Freguesia de Santa Clara, a propor 4 atividades nos territórios 20 - Sete Céus, 21 - Galinheiras - a) Ameixoeira b) Charneca, 66 - Charneca do Lumiar, 67 - Alta de Lisboa Centro.
Nós, no ano letivo 22/23 estivemos na EB 2.3 Pintor Almada Negreiro e em conjunto com a Quinta Alegre e a Fundação Cidade de Lisboa desenvolvemos um projeto de continuidade, uma oficina de cinema com os alunos do 7º B, onde se criaram algumas relações com o território. O que nos fez pensar na importância de continuar a propor outros projetos de continuidade.
Nasce assim, em conjunto com outros parceiros o projeto PAISAGENS - PERMANENTE TRANSFORMAÇÃO, que decorre entre Out/23 e Out/24 - com atividades entre Out/23 e Jul/24.
O projeto tem como objetivo reforçar dinâmicas comunitárias participativas e de auto-organização, na criação e apropriação de espaços comunitários coletivos, visando a transformação/ocupação da paisagem/território. Num segundo plano, pretende contribuir para o enriquecimento dos currículos formativos e para o aumento de competências dos destinatários, fortalecendo a sua motivação e capacidade de resposta aos desafios escolares e profissionais, tendo em vista a redução de desigualdades, em particular no acesso à cultura e à educação não formal.
Quem somos: APORDOC - Coordenadora do projeto, é uma associação cultural sem fins lucrativos que pretende apoiar, promover e estimular o interesse pelo cinema documental. Organiza também o Doclisboa - Festival Internacional de Cinema, o Docskindom - Seminário Internacional de Cinema Documental e outras atividades paralelas. ASSOCIAÇÃO MUSGO AZUL - Focada em promover contextos e espaços de pensamento e de prática, de investigação, de experimentação e de aprendizagem, nas áreas da educação, regeneração ecológica e criação artística, seguindo uma abordagem de cruzamento disciplinar. JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA CLARA – que nasce da união de 2 freguesias, Charneca e Ameixoeira, com 3.36km2 e 22.480 habitantes. Associa-se a este projeto pelo interesse em intervir nos espaços verdes deste território, numa zona que foi profundamente rural, mas onde hoje encontramos grandes aglomerados urbanos, densamente povoados. A Junta de Freguesia de Santa Clara cedeu o terreno localizado no Bairro dos Sete Céus, para a implementação de uma das atividades deste projeto (criação do Micro-Bosque). OS FILHOS DE LUMIÈRE - ASSOCIAÇÃO CULTURAL - Sensibilização ao cinema enquanto forma de expressão artística. Orienta atividades que visam levar crianças, adolescentes, e também adultos, a compreender e a criticar as obras que resultam da prática da arte cinematográfica. Formação e educação do olhar.
Além dos importantes parceiros informais de apoio não-financeiro: Quinta Alegre (CML), JF de Santa Clara, Instituto de Apoio à Criança, Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar , Escola EB1 da Alta de Lisboa do Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros, PER 11, Associação de Moradores das Calvanas e Instituto de Emprego e Formação Profissional. Este projeto conta ainda com a participação de habitantes deste território.
As atividades:
LABORATÓRIO MICROBOSQUE A decorrer desde outubro e coordenada pela Associação Musgo Azul, esta atividade consiste na criação de um espaço agroflorestal sustentável que conjuga princípios de uma floresta mediterrânica (espécies fundamentalmente autóctones - ecossistemas mais adaptáveis ao contexto climático atual) com técnicas de agricultura regenerativa (horta/pomar/jardim compostos por uma grande diversidade de espécies alimentares, condimentares e medicinais). DESENHO- Planeamento do Micro-bosque (definição da estrutura e localização dos vários elementos - árvores, charca, trilhos, estruturas de apoio, etc). IMPLEMENTAÇÃO- Melhoramento e cobertura do solo. Plantação de árvores, arbustos, aromáticas/condimentares, hortícolas e flores em consociação. Sementeiras com recurso a diferentes técnicas. Construção de dois ecossistemas específicos (charca e plantas de zona húmida). Implementação de sistema de rega. SOLIDIFICAÇÃO- Ações de manutenção e reforço das plantações. ESTRUTURAS DE APOIO- Viveiro agroflorestal (suporte à reprodução de plantas para solidificação). Hotel de voadores (estrutura de abrigo e de atração a polinizadores/auxiliares). Construção de trilhos e zonas de estar. São vários os destinatários diretos deste projeto: alunos da turma da Escola Segunda Oportunidade do AE Alto de Lumiar e da Escola Básica da Alta de Lisboa (AE Pintor Almada Negreiros), formandos do IEFP/JF Santa Clara, grupos provenientes de associações que atuam neste território, habitantes ligados à Associação de Moradores das Calvanas, entre muitos outros.
OFICINAS DE BIODIVERSIDADE Atividade desenvolvida para complementar as ações no Micro-Bosque, a associação Musgo Azul propõe mais esta atividade: Espaço de Atelier dinâmico, continuado, com princípios metodológicos de PROJETO (exercício/desafio, processo, resultado), que busca contribuir para o aprofundar da criatividade dos jovens destinatários e para a sensibilização e consciencialização da importância da preservação de sistemas ecológicos saudáveis, além de propor uma relação crítica sobre o território e a paisagem. Assente numa prática de cruzamento disciplinar nas áreas do som, escultura, arquitetura, desenho e modelação, compreende as seguintes ações: HERBÁRIO - construção de um herbário com espécies do lugar, coleção de plantas secas (recolha, identificação organização e classificação). CIANOTIPIA - composição plástica seguindo o método de cópia fotográfica de plantas em papel/tecido, que sob o efeito da luz se transformam em azul. SEMENTECA - criação de uma biblioteca de sementes, prática relacionada com a recolha, conservação, armazenamento e catalogação. GAMBOZINOS - elaboração de objetos escultóricos (tridimensional e sonora) que convoca o imaginário para a criação de seres fantásticos, recurso a materiais recolhidos no território. BOMBAS DE SEMENTES - modelação de pequenas bolas compostas por sementes, argila e substrato. Exploração de musicalidades através da sonorização de sementes. HORIZONTE - criação de peças sonoras convocando memórias e símbolos coletivos (intergeracionais) da paisagem passada, presente e futura, utopia de lugar comum. Os destinatários são os mesmos da atividade 2.
PROGRAMAÇÃO COMUNITÁRIA Esta atividade, desenvolvida entre a associação Musgo Azul e a Apordoc, é uma linha de programação para espaços públicos, a ser desenhada, implementada e avaliada com os jovens destinatários do projeto, parceiros do projeto e estruturas locais, e procura reforçar a interação entre diferentes grupos da comunidade e organizações locais. Propõe a realização de ações públicas associadas ao Micro-bosque, promovendo um sentido de apropriação a este lugar, como espaço público de vivência e de partilha comunitária, contribuindo para a sua própria sustentabilidade. As propostas são:
Ciclo de cinema - Uma sessão por mês, durante três meses com programação temática (território, paisagem, transformação), programada por Miguel Ribeiro - programador do festival de cinema Doclisboa, com espaço de conversa informal depois de cada sessão. Oficina de Câmara Escura - oficina plástica e cheia de sentidos, convida os participantes a produzir uma câmara escura (base da fotografia). Realização de 2 oficinas em períodos diferentes, para grupos escolares e /ou participantes autónomos. Paisagem sonora - oficina destinada a jovens, propõe a captação de sons ambientes para serem depois montados junto com o excerto de um filme inicialmente sem som. Será realizada uma oficina durante a execução do projeto. Mostra final - evento que junta destinatários diretos, comunidade, parceiros e outros públicos de fora do território. Exposição visual e sonora que irá relacionar o Micro Bosque com outros lugares comunitários, agregando os vários objetos desenvolvidos nas diferentes atividades.
OFICINAS DE CINEMA Dentro da metodologia “O Primeiro Olhar”, da associação Os Filhos de Lumière, vão-se desenvolver dois momentos de oficinas intensivas de iniciação ao cinema, orientados por uma realizadora e profissionais de cinema na área da imagem, do som, da produção e da montagem, dirigida a crianças e adolescentes, no sentido de lhes dar a descobrir a linguagem do cinema e o sabor da criação cinematográfica. Assente na prática, envolve a assimilação de conhecimentos básicos e o contacto com todo o equipamento técnico de imagem, de som e de montagem. Têm como objetivo maior levar as crianças a observar, olhar à volta, a ouvir, imaginar, sentir, criar através do cinema uma relação com o mundo com os outros e consigo próprios. Estando dentro do projeto, existe a intenção que estas oficinas se cruzem com as experiências da implementação do Microbosque. Todos os filmes que resultarem destas oficinas irão ser apresentados pela primeira vez numa sala de cinema e posteriormente noutros lugares, que podem ser espaços não convencionais frequentados por estas crianças e jovens e onde possam poderão frequentar, mostrar e partilhar os seus filmes com outros destinatários, mas também para descobrir o cinema, outros universos, e criar os seus imaginários. Este projeto é desenvolvido desde 2001 em parceria com instituições e autarquias de todo o país, tem recebido o apoio do ICA – Programa VER e tem levado centenas de crianças a descobrir o cinema e o mundo, e a olhar de uma nova perspetiva para a sua cidade, para o seu bairro e para si próprios. Por aqui, vamos partilhar um pouco da execução do projeto e divulgar atividades abertas ao público! Esperamos que gostem e nos acompanhem por aqui ;)
0 notes
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
E viva, mais um Doclisboa!
Viemos tarde, mas viemos para falar-vos do encerramento do Doclisboa '23 e do decorrer desta aventura de 12 dias. Oficinas D4K escolares e para famílias com os temas: O Outro e O Trabalho, deram pano para manga .) - com apoio da INATEL e da OSHA tivemos lindos momentos com os miúdos dos 6 aos 15 anos.
Sempre acompanhados pela Rádio Zig Zag e Bazar do Vídeo - que além de serem parceiros media e de materiais - nos trouxeram mais oficinas para lá de especiais.
As Sessões DocEscolas passaram por diferentes temáticas, uma viagem até aos povos originários do ártico e da América do Sul que nos permite falar da sua história, actualidade, resistência e desafios. Debruçamo-nos também sobre assuntos como a música, o trabalho, a infância, e temas fundamentais como migrações, política, educação, cultura... 
Além disso uma formação de professores em parceria com Os Filhos de Lumière e com a plataforma CinEd fizeram tudo ainda mais interessante, fortalecendo nosso propósito em contribuir para a literância fílmica de professores e alunos.
Viemos agradecer à todos que participaram e à todos os parceiros!
No Doclisboa, até para o ano, no mais seguimos por aqui!
0 notes
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Hoje tivermos uma sessão especial do filme "When I Grow Up" - Olivier Jobard, Claire Billet, uma parceria Doclisboa com a DG Echo (European Civil Protection and Humanitarian Aid Operations) no âmbito da campanha Education, No Matter What, que visa aumentar a compreensão das questões humanitárias entre o público europeu e a sensibilização e o empenho da UE nas áreas de operações humanitárias afectadas por crises e catástrofes naturais, tendo em conta que em todo o mundo este tipo de ameaças levam à interrupção da educação das crianças e dos jovens.
A sessão de antevisão do filme aconteceu na Escola Artística António Arroio com duas turmas de finalistas de cinema e multimédia e teve a mediação da Fausta Pereira, project menager da National Geographic em educação desenvolvimento internacional e responsabilidade social corporativa. Como exploradora da National Geographic, ela viajou para a Grécia para ensinar crianças refugiadas a documentar as suas histórias através do cinema de animação. Um desses curtas de animação, “Wings of Hope”, ficou em primeiro lugar em sua categoria no WAWA Film Festival, no Chile, e foi com este filme que abrimos a sessão para que a Fausta pudesse falar da sua experiência nesse contexto.
Foi uma sessão calorosa de muita troca, participação e inquietações para pensar um mundo onde a educação seja indispensável e os sonhos das crianças e jovens possam continuar a existir mesmo dentro dos cenários de maior vulnerabilidade.
A sessão vai se repetir no âmbito do DocEscolas, durante o Doclisboa (19 a 29 de Outubro) - dia 24/10 às 14h na sala 2 do Cinema São Jorge junto com mais um filme que fomenta a discussão "Waking Up In Silence" - Mila Zhluktenko, Daniel Asadi Faezi.
Não percam a chance, esperamo-vos lá ;)
E SIM, O DOCLISBOA ESTÁ A CHEGAR E AMANHÃ VIREMOS FALAR SOBRE ISTO!
0 notes
Tumblr media
Mais um ano em parceria com a CineMar – Mostra de Cinema Português de Relação com o Mar – Filmes, Conversas e Oficinas - que atravessa o Oceano Atlântico e vai até aos Estados Unidos! Dando continuidade ao projeto das anteriores edições, terá lugar entre os dias 25 e 30 de setembro, mas esta 3a Edição traz novidades! Os filmes, tendo como referente o mar, abordam fundamentalmente os temas do trabalho e do papel das mulheres nas atividades ligadas ao mar, mas levantam também várias questões ambientais e outras em que o mar/ a água é um lugar de inspiração, imaginação, questionamento, modos de perceção e formas possíveis de ação, proporcionando-se desta forma um espaço de reflexão sobre a nossa relação com o mar e sensibilizando para a urgência da mudança. Na programação deste ano, além do cinema documental e de ficção, estão incluídas várias sessões de cinema de animação, omeadamente de curtas-metragens realizadas por alunos do Ensino Básico e Secundário e conversas com os vários artistas. Com o objetivo de relacionar o cinema com outras artes, mantem-se a rubrica Ler para Ver, com a apresentação de obras literárias acerca do mar e conversas com os autores e ilustradores, mas acrescenta-se nesta edição a introdução de outros debates e atividades nas duas novas rubricas: as Conversas de Mar e a Música, Cinema, Ação! As oficinas, dirigidas às diversas faixas etárias (podendo ser adaptadas a outras idades) são orientadas pelas equipas do Serviço Educativo da Cooperativa Break The Anchor e do abcDoc - Projeto Educativo do Doclisboa. O evento é organizado pelo Serviço Educativo da Cooperativa Break The Anchor, entidade sem fins lucrativos (Portugal/EUA), em articulação com o PNC – Plano Nacional de Cinema, conta com outras colaborações. É uma iniciativa apoiada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros – Comunidades Portuguesas e é completamente gratuita.
Ao mar? :))
Para mais informações e inscrições: www.breaktheanchor.com
0 notes
Tumblr media
Este ano, o Doclisboa faz sua 21ª edição,  de 19 a 29 de Outubro, voltamos às actividades do Projecto Educativo no âmbito do Festival, durante toda a semana com foco no público escolar e aos fins-de-semana para crianças e famílias!
Para conhecer a programação completa, conversar com formadores e programadores sobre a mesma, poderão participar na Antevisão, no dia 28 de Setembro, às 19h, via Zoom. Um encontro pensado especialmente para docentes, com inscrições abertas aqui.
Para alunos do pré-escolar ao 2º ciclo, as oficinas Docs 4 Kids tem como objetivo promover o encontro do cinema documental, entre crianças e jovens, a partir de curtas metragens ou excertos de filmes ligados às temáticas, exercícios audiovisuais ou plásticos ou uma combinação de ambos seguindo de discussão e partilha dos assuntos nos filmes. Nesta edição, as temáticas a trabalhar são: Cultura/Tradição/ o Outro e o Trabalho.
Contando com a presença da formadora Nathalie Mansoux, Rádio ZigZag e Bazar do Vídeo nas oficinas.
Nos 21 anos do Doclisboa continuamos a apostar na força do documentário como ferramenta pedagógica e o ponto de partida para uma conexão com outros mundos, a acreditar que este contacto facilita o desejo e construção de novas relações/aproximações com outras culturas. Nas sessões DocEscolas, apresentamos 12 sessões para grupos escolares a partir do 2º ciclo, no Cinema São Jorge e na Culturgest.
As sessões seguem-se de debates com os programadores do festival e, sempre que possível, com os/as realizadores/as.
O público sénior também terá seu espaço na Sessão Sénior, uma sessão que existe para construir um espaço que olha e responde aos interesses da comunidade sénior. Partindo também do visionamento de filmes e com a participação de profissionais do cinema, abre-se o debate sobre os temas suscitados, formatos, decisões e outras questões e aspectos cinematográficos.
Regressamos mais um ano com as Formações de Professores em parceria com Os Filhos de Lumière, que teve a sua primeira edição no 20º Doclisboa. 
Na Formação de Professores, os agentes educativos são convidados a intervir e promove uma troca de experiências sobre o que é e como se pode desenvolver a literacia fílmica.
A metodologia conta com a plataforma CinEd (European Cinema Education for Youth) e com os filmes DocEscolas - sessões para escolas do Doclisboa.
A seguir a Conferência de Imprensa do Doclisboa, poderão aceder ao Programa completo do Festival, assim como o Dossier Pedagógico do Projecto Educativo do Doclisboa que terá novidades no que consta a sua identidade!
Para mais informações:
+351 910 951 160
+351 213 470 816
Até lá!
1 note · View note
Desde Novembro de 2022 estamos a realizar o PROJECTO EM CONTINUIDADE “A PERMANENTE TRANSFORMAÇÃO - DO GUIÃO À SALA DE CINEMA” !
Tumblr media
A formação de públicos é um dos objectivos do Projecto Educativo Apordoc, através do investimento na relação entre a comunidade escolar e o cinema. Os filmes, os debates e as oficinas procuram complementar e diversificar os conteúdos programáticos das disciplinas, contribuindo assim para promover o conhecimento curricular e extracurricular, o repertório cultural e científico, bem como a sensibilidade e o interesse pelo cinema documental. 
É neste sentido que se desenvolveu este trabalho ainda a decorrer na Freguesia de Santa Clara, em particular, na Escola Básica 2/3 Pintor Almada Negreiros. Durante um ano lectivo e repartido em 3 momentos, trabalha-se com uma turma de 7º ano culminando na produção de 4 curtas metragens que terão exibições em Lisboa e no Doclisboa.
Esta iniciativa é apoiada pela Fundação Cidade de Lisboa, EPAD, Fundação Aga Khan, Quinta Alegre - Lugar de Cultura e EB 2/3 Pintor Almada Negreiros.Participam deste projecto 18 alunos e os encontros contam sempre com uma pessoa de cada uma das instituições envolvidas.
Iremos divulgar as datas e horários das exibições, fiquem atentes! ***
0 notes
Doclisboa '22 chegou ao fim!
É com alegria que terminamos mais um Doclisboa, que foi recheado de actividades do Projecto Educativo. Em parceria com o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, que nos recebeu mais um ano no âmbito das actividades Docs 4 Kids e ainda com o apoio da Biblioteca do Palácio das Galveias, terminamos mais este ano acreditando na força do espaço criado para aproximação das crianças com o Cinema Documental, além de tocar em temas importantes para se pensar a nossa relação com o mundo que nos rodeia. As sessões DocEscolas aconteceram como previsto entre o Cinema São Jorge e a Culturgest e contou com a participação de 1416 alunos e professores de diversas escolas nos 11 dias de Festival.
Além disso tivemos uma sessão Sénior este ano com curtas-metragens da Retrospectiva A Questão Colonial que contou com a presença da realizadora e formadora Nathalie Mansoux para uma conversa depois dos filmes!
E por último, mas não menos importante, tivemos uma formação de professores e agentes educativos junto com Os Filhos de Lumière, nas quais foram integradas sessões DocEscolas, contando que o cinema possa gerar ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares. A formação está a decorreu em 5 encontros entre sessões da plataforma CinEd e sessões de balanço, além do trabalho autónomo onde foram incluídas as sessões do festival.
Agradecemos à todos que participaram de alguma forma do festival e fica o convite para estarmos juntos no ano que vem :)
Tumblr media
0 notes
Tumblr media
Viva! Com muito entusiasmo vimos anunciar o começo do 20º DOCLISBOA! (programação completa no link!)
Nós, do Projecto Educativo trabalhamos sempre com alegria para contribuir promovendo a sensibilização para a literacia cinematográfica e uma cidadania mais crítica, informada, aberta e respeitadora da diferença a partir da experiência colectiva do Cinema! De 06 a 16 de Outubro temos actividades todos os dias :) Através do  DocEscolas garantimos aos participantes uma experiência colectiva do Documentário na Sala de Cinema. Preço: 1€ por participante professores e acompanhantes não pagam. Formulário para Inscrições: https://forms.gle/9EDtpijpoBZLZcb66
E com as Oficinas Docs 4 Kids abre-se espaço para inventar e criar. Partindo de curtas e longas-metragens, as actividades desenrolam-se pela partilha de experiências e ideias que o cinema nos traz. Nesta edição, a questão colonial, o trabalho e a crise climática estarão no centro das oficinas Docs 4 Kids. As oficinas são durante a semana destinada a Grupos Escolares e nos fim-de-semanas de inscrições livres.
Preço: Escolares - 1€ por participante, professores e acompanhantes não pagam Fim de semana: 4,5€ por participante e acompanhantes não pagam
Docs 4 Kids Escolares: https://forms.gle/Rq2hpB29yK6ttP3U8
Docs 4 Kids Fim-de-Semana: https://forms.gle/aP6xUpcdisesJsLv8
E este ano temos também a especial Sessão Sénior: A partir do visionamento de várias curtas metragens portuguesas e francesas que tratam da questão colonial, vamos reflectir sobre a representação das ex-colónias destes países nos filmes mostrados.
Preço: 1€ por participante Inscrições: https://forms.gle/8kQxQ1VV6BWttpQ58
Qualquer questão podem sempre nos contactar através do email: [email protected]
Bem vindes!! ✨🎥🎬
0 notes
Tumblr media
Como de costume, fazemos no Doclisboa uma festa de antecipação para a divulgação da programação do festival e para abrirmos e entrarmos com animação nesses 11 dias de muitos filmes e actividades! Este ano ainda mais especial na 20ª edição do Doclisboa, acontece no dia 01/10 no Jardim Botto Machado (Feira da Ladra) com actividades do Projecto Educativo para os miúdos durante a manhã:
11h às 14h, DJ Rádio ZigZag
11h às 12h30, Incubadora do Brincar, pelo Brincapé A Incubadora de Brincar é um tempo e espaço para as crianças brincarem livremente com materiais soltos como caixas de cartão, pneus, cordas, por sua própria motivação e, iniciativa, sem objectivos educativos impostos e sem terem que corresponder às expectativas dos adultos.
E teremos um Insuflável para brincar e pular!
Venham todos, vamos festejar os 20 anos do Doclisboa!
0 notes
Tumblr media
É com alegria que divulgamos esta parceria entre o Projecto Educativo e a Mostra de CineMar - Mostra de Cinema Português com o Mar, agora na sua 2ª Edição.
Teremos duas actividades online e convidamos todos a se inscreverem! 25/09 . 16:30 Portugal Online • Oficina de Cinema – Criaturas Imaginárias no Fundo do Mar. 4 / 8 anos - Nathalie Mansoux
Que seres vivos viverão no fundo do mar em 2040? Quais serão as suas características? Vamos imaginar que seres vivos (plantas e animais) viverão no fundo do mar em 2040, desenhá-los, dar-lhes um nome imaginário, filmá-los e descrever as suas características científico-imaginárias, em voz off, com a ajuda dos adultos. 28/09 . 19:00 - Portugal Online • Oficina de Cinema – Fiz Um Vídeo a Bordo. 14 / 18 anos - Filipe Carvalho "Os passageiros do navio desfrutam da viagem e aproximam-se da janela para apreciar a paisagem. Fazendo uso das câmaras da vídeo chamada, vamos criar um filme de grupo em directo, discutindo o processo de fazer cinema com o recurso mais importante: a imaginação."
Programa da Mostra CineMar
Ficha de Inscrição Oficinas
1 note · View note
Oficinas Docs4Kids na Feira da Luz'22
No fim-de-semana de 3 e 4 de Setembro, o formador Ian Capillé levou as oficinas Docs4Kids até à Feira da Luz, em colaboração com a Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo.
Tumblr media
3 de Setembro (dom)
- 19h00 às 21h00: Oficina Docs 4 Kids pais e filhos (6 aos 9 anos, pais e filhos) 
Construir uma câmara escura
Uma caixa de sapatos, uma lente de lupa e cartolina preta. Consegues adivinhar o que vamos construir?
Tumblr media
4 de Setembro (dom)
- 17h00 às 19h00: Oficina Docs 4 Kids (9 aos 13 anos)
Oficina de cianotipia
Descobre o que podes fazer com flores sobre folhas de papel cianótipo. E sem usar uma câmara!
0 notes
Oficina de Realização
Está quase a chegar a Oficina de Realização na Cinemateca Júnior.
25 a 29 de julho das 14h00 às 17h00 (oficina esgotada)
Contamos com o apoio técnico do Bazar do Vídeo!
Tumblr media
Ao longo de cinco tardes, vamos mergulhar no documentário de autor. A partir do visionamento de vários filmes e excertos, atravessando a história do cinema documental, vamos escrever um argumento coletivo de curta-metragem que iremos filmar no Jardim Botânico de Lisboa e partilhar numa sessão pública no último dia da oficina. Além da realização de um filme e da introdução técnico-prática ao material audiovisual - câmara, tripé, microfone, gravador de som e perche - esta oficina pretende lançar conversas em torno das intenções dos autores e dos temas abordados, realçando a matéria cinematográfica - os planos, o som, as imagens, a luz, o tempo, a montagem, etc. Com estas conversas pretende-se criar também tempos de escuta e partilha de opiniões, em torno de uma experiência coletiva, a de espectador/a e realizador/a.
Idade: 8 - 12 anos
Formadora: Nathalie Mansoux
0 notes
Oficina de Realização
Tumblr media
Ao longo de cinco tardes, vamos mergulhar no documentário de autor. A partir do visionamento de vários filmes e excertos, atravessando a história do cinema documental, vamos escrever um argumento coletivo de curta-metragem que iremos filmar no Jardim Botânico de Lisboa e partilhar numa sessão pública no último dia da oficina. Além da realização de um filme e da introdução técnico-prática ao material audiovisual - câmara, tripé, microfone, gravador de som e perche - esta oficina pretende lançar conversas em torno das intenções dos autores e dos temas abordados, realçando a matéria cinematográfica - os planos, o som, as imagens, a luz, o tempo, a montagem, etc. Com estas conversas pretende-se criar também tempos de escuta e partilha de opiniões, em torno de uma experiência coletiva, a de espectador/a e realizador/a.
Marcação até 20 de julho AQUI
25 a 29 de julho das 14h00 às 17h00 27 de julho: filmagens no Jardim Botânico, das 14h00 às 17h00 (ponto de encontro à entrada do jardim) 29 de julho às 17h30: apresentação do filme à família e amigos Idade: 9 - 12 anos Preço: 35€ por participante - Formadora: Nathalie Mansoux
ROTEIRO DA OFICINA Dia 25: Apresentação do grupo, visionamento de filmes/excertos, criação e desenvolvimento da ideia para a curta-metragem. Dia 26: Desenvolvimento da ideia, escrita de guião e de plano de rodagem, explicação do material: câmara, microfone, perche, gravador, tripés. Dia 27: Rodagem de planos exteriores no Jardim Botânico. Dia 28: Rodagem de planos interiores (se necessário), seleção e montagem do material gravado. Dia 29: Montagem e finalização. 17h30: visionamento do filme na sala de cinema da Cinemateca Júnior.
0 notes
A curta "Turismo no Nosso Bairro" vai estar no Cinema Insuflável!
A curta-metragem Turismo no Nosso Bairro realizada no Bairro do Bom Pastor, no âmbito d'O Meu Bairro é Lisboa (entre o Projecto Educativo e a Estratégia de Desenvolvimento Local BIP/ZIP), vai ser exibida no Cinema Insuflável!
Tumblr media
Dia 31 de Maio, terça-feira, entre as 9h30 e as 18h.
0 notes
O Cinema por Dentro: formação gratuita de professores
O Projecto Educativo Apordoc e Os Filhos de Lumière juntam-se para promover a oficina gratuita de formação de professores, educadores e mediadores culturais "O Cinema por Dentro".
18 de Junho (sábado), 14h às 17h: encontro com os professores.
25 de Junho (sábado), 10h à 13h: projecção de filmes.
Local: Museu do Aljube - Resistência e Liberdade
Duração: 6 horas (repartidas por 2 sessões).
Inscrições abertas AQUI.
Tumblr media
Workshop de sensibilização à linguagem e matéria do cinema, a partir da visualização, análise e discussão de filmes, do ponto de vista da criação cinematográfica. Destina-se, principalmente, a professores do ensino básico e secundário, professores bibliotecários, mediadores e formadores culturais, ou outras pessoas interessadas.
Procura lançar uma metodologia singular para o conhecimento e a transmissão do cinema junto de crianças e jovens, que privilegia não a teoria mas o encontro com a criação cinematográfica, através de filmes de diferentes tempos e géneros, clássicos e contemporâneos, fazendo uso de recursos pedagógicos como a plataforma CinEd.
Esperamos ver-vos por lá!
0 notes
Oficina Docs4Kids: O Início do Cinema (Cinemateca Júnior)
Há já mais de um século que o cinema existe.  Como é que foram feitos os primeiros filmes? Com que intenção foram criados? Quais eram as limitações técnicas na altura? Como é que foram ultrapassadas? Vamos descobrir alguns dos primeiros filmes feitos em película, conversar sobre eles, e passar à prática criando o nosso “primeiro filme” a partir de fotogramas dos filmes visionados.
14 de Maio, das 11h às 13h
Local: Cinemateca Júnior
Oficina orientada por Nathalie Mansoux. Dos 3 aos 6 anos com presença obrigatória de adulto.
Marcação prévia até 11 de MAIO AQUI
Duração: 2 horas
Preço: Bilhete Família (1 adulto + 1 criança): 7,50€ 
Bilhete extra (válido para adulto ou criança): 3,50€
Tumblr media
0 notes
Jovens programadores: sessão na Cinemateca Júnior!
No passado dia 23 de Abril exibimos na Cinemateca Júnior as 5 curtas-metragens programadas pelos jovens participantes da oficina!
Tumblr media
Contámos com a presença de Aline Belfort (Uma Carta Para o Meu Pai), João Nunes (O Quarto do Diogo) e Mauro Soares (Meio Ano-Luz).
0 notes