Text
BIM: moldando o futuro
A tecnologia contemporânea está mudando a forma de criar e gerenciar os empreendimentos humanos, agindo de forma intrínseca na realização de todas as etapas dos diversos processos que constituem um projeto.
O conceito de BIM (Building Information Modeling) visa resgatar informações e reproduzi-las em ambientes virtuais, agregando todo o ciclo de vida da obra, incluindo a compatibilização de todos os projetos, orçamentação, quantificação de materiais e demais elementos essenciais a qualquer empreendimento.
Essa tecnologia envolve a criação de um modelo digital da construção que permite identificar todos os seus itens em 2D ou 3D, assim como introduzir e guardar dados sobre suas respectivas características, como dimensões estruturais, dados qualitativos e quantitativos, entre outros.
Softwares fundamentados na plataforma BIM oferecem maior potencial de automatização de tarefas, evitando repetir muitos processos semelhantes e possibilitando a correção de problemas de forma mais simples, sem prejudicar o restante do projeto ou interromper seu andamento. Além disso, esses programas facilitam a visualização do objeto enquanto este ainda está sendo criado, fazendo o trabalho fluir com mais naturalidade, permitindo também identificar falhas antes que prejudiquem o empreendimento no cenário real.
A plataforma BIM também promove a ideia de maior interação entre os indivíduos que participam da elaboração e execução dos projetos, oferecendo meios de encaminhar informações em tempo real para que todos os responsáveis estejam a par da situação atual da obra, desde que estejam munidos de equipamentos adequados, conectados em rede. Isso evita o grande deslocamento de funcionários durante a execução das atividades, fator que acarreta na queda da produtividade das equipes e gera prejuízo no orçamento, assim como atraso no prazo de finalização da construção.
No que tange a projetos, os três principais softwares que utilizam o conceito BIM são o Revit da Autodesk, o ArchiCAD da Graphisoft e o Bentley Architecture, da Bentley. Trabalhar com programas como esses gera um ganho considerável de qualidade e velocidade no desenvolvimento das tarefas.
A ideia de resgate e modelagem de informações em grande escala é cada vez mais necessária no ambiente global, visto que atualmente a velocidade de troca de informações é quase que instantânea e a quantidade de dados recebidos por todos diariamente é estratosférica. Considerando isso, os profissionais que se propuserem a conhecer e dominar essa plataforma certamente conquistarão destaque no mercado de trabalho.
#bim#autocad#construcao#tecnologia#engenharia#revit#arquitetura#3d#modelagem#digital#autodesk#engetec#albukerk#brasil#projeto#obra#empreendimento#inovacao#informacao#comunicacao#dados
1 note
·
View note
Text
Concreto Translúcido
Produto inventado na Hungria possibilita a passagem de luz em peças de concreto.

Criado pelo húngaro Áron Losonczi, em 2001, este concreto é um material que atinge propriedades translúcidas ao fazer uso da tecnologia de fibras ópticas, que permitem a passagem de luz através do sólido. O efeito é atingido ao posicionar filamentos de fibra óptica ao longo dos espaços vazios da forma, antes da concretagem auto-adensável.

O resultado é algo impressionante, abrindo um leque de possibilidades para uso em diversas áreas. Se produzido em larga escala, o concreto translúcido pode ser aproveitado, por exemplo, em obras de trânsito e segurança pública, pois aumenta consideravelmente a visibilidade da estrutura diante do tráfego, podendo evitar acidentes. Alguns profissionais já buscam utilizar o concreto translúcido como forma de distribuir melhor a iluminação nas edificações, gerando economia de energia, além do benefício estético que o material é capaz de proporcionar aos ambientes.

#concreto#fibraoptica#design#home#construcao#engenharia#civil#engenhariacivil#arquitetura#tecnologia#fibra
0 notes