aularomantismo
aularomantismo
Romantismo
12 posts
Portfólio Digital Davilly Vitor Kind Amaral ART203032018
Don't wanna be here? Send us removal request.
aularomantismo · 5 years ago
Photo
Tumblr media
Arquitetura romântica: Catedral de Reggio di Calabria
0 notes
aularomantismo · 5 years ago
Photo
Tumblr media
Caminhante sobre o mar de névoa é uma pintura a óleo de 1818 do artista alemão Caspar David Friedrich
0 notes
aularomantismo · 5 years ago
Photo
Tumblr media
La maja desnuda,  de Francisco de Goya (1800) 
0 notes
aularomantismo · 5 years ago
Photo
Tumblr media
Thomas Ender: Vista do Rio de Janeiro, 1817
Romantismo no Brasil
O Romantismo no Brasil teve início no ano de 1936, quando Gonçalves de Magalhães lançou o livro “Suspiros Poéticos e Saudade” que apresenta diversas poesias. Além disso, ele lançou na França a revista intitulada de Brasiliense. Podem-se destacar três gerações do Romantismo brasileiro, sendo:
• Primeira Geração – geração nacionalista ou indianista: as obras dessa geração eram marcadas pela exaltação da natureza, medievalismo, exaltação da figura do índio - que acabou por criar a expressão indianista. Os principais autores deste período foram: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.
• Segunda Geração – geração do “mal do século”: essa geração é também conhecida por byroniana, pois teve grande influência da poesia de Lord Byron e Musset. As obras apresentam uma carga grande de egocentrismo, negativismo, pessimismo, desilusão. A principal característica é a busca pela fuga da realidade. Os principais poetas desta geração foram: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
• Terceira Geração – geração condoreira: essa geração ocorreu na segunda metade do reinado de D. Pedro II, e foi representada por obras que representavam as lutas internas. Também conhecida como a geração hugoana, pois teve influência do poeta Vitor Hugo que falava sobre a política e sociedade. Castro Alves foi um dos principais representantes desta geração, juntamente com Tobias Barreto e Sousândrade.
0 notes
aularomantismo · 5 years ago
Text
Então
O Romantismo trouxe a liberdade de expressão, o que possibilitou aos artistas falarem sobre diversos temas. Destacam-se: o nacionalismo, a religiosidade e a idealização da mulher. O ideal nacionalista no Romantismo surgiu por diversos motivos, sendo possível identificar em várias regiões. Na Europa, por exemplo, teve grande influência da Revolução Francesa por conta de conflitos de interesse das nações; já na América foi propiciado por conta da emancipação política das Colônias. A religiosidade é observada em algumas obras do Romantismo quando abordam citações bíblicas, mitologia cristã. No entanto, em muitas produções é possível identificar irregularidades no mesmo período. Por exemplo, existem obras literárias que abordam a religiosidade e outras o satanismo. No Romantismo, a mulher era representada muitas vezes como um anjo, uma pessoa poderosa e inatingível, mas em outros casos podia ser retratada como demônio, capaz de mudar a vida do homem.
0 notes
aularomantismo · 5 years ago
Photo
Tumblr media
O Homem Desesperado -   Gustave Courbet (  1843-1845 ) 
Características do Romantismo
As principais caraterísticas do Romantismo são: subjetivismo e a evasão ou escapismo.
• Subjetivismo: predom��nio da emoção e do sentimento. Nesse caso, as obras apresentam grande função emotiva, e centrada, principalmente, no emissor. Os autores apresentam as suas realidades pessoais, pois existe a imposição do “eu” artista.
• Escapismo ou evasão: essa característica é bem presente quando se fala em Romantismo, visto que os autores românticos eram bastante idealizadores e possuíam uma insatisfação constante. Neste período, o romântico assumia um papel revolucionário ou se deprimia e buscava fuga.
0 notes
aularomantismo · 5 years ago
Photo
Tumblr media
0 notes
aularomantismo · 5 years ago
Text
Origens e Influências do Romantismo
As primeiras manifestações do Romantismo aconteceram na Alemanha, Inglaterra e França, sendo possível observar diversas mudanças culturais. Na Alemanha, o início da ruptura da perspectiva clássica veio através do "Sturm und Drang" (tempestade e violência), movimento antecessor do Romantismo. Os principais nomes deste movimento foram Goethe e Werther, Schiller, Herder e os irmãos Schelegel. Na Inglaterra, pôde ser observada com a poesia de Young e Walter Scott. Esse último tem grande influência em nossa literatura com o romance histórico medieval, por exemplo, nas obras de José de Alencar. Na França, por sua vez, iniciou-se com o movimento Iluminista (Rousseau e Diderot) que já lutava contra o convencionalismo. Vale destacar que Napoleão Bonaparte disseminou as ideias políticas do liberalismo e do gosto artístico romântico. Historicamente, sabe-se que seus exércitos disseminavam os seus ideais por onde andavam: na Espanha, em Portugal, na Itália, na Bélgica, na Rússia.
0 notes
aularomantismo · 5 years ago
Photo
Tumblr media
A Alma da Rosa (1908) de John W. Waterhouse
Pode-se dizer que a expressão principal do Romantismo é "liberdade", que pode ser vista em diversos campos, a saber:
• Campo político: superação do absolutismo;
• Campo econômico: liberalismo do laissez faire, laissez passer;
• Campo artístico: derrocada das regras e preceitos clássicos.
1 note · View note
aularomantismo · 5 years ago
Photo
Tumblr media
Contexto Histórico
Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram estabelecidas pelo romance "Os sofrimentos do jovem Werther", de Goethe, publicado na Alemanha em 1774.
Na Inglaterra, o Romantismo se manifesta nos primeiros anos do século XIX, com destaque para a poesia ultra-romântica de Lord Byron e para o romance histórico Ivanhoé, de Walter Scott.
Também figuram entre as primeiras obras do início da revolução romântica na Europa os livros Manon Lescut, do árabe Prévost (1731), e a História de Tom Joses, de Henry Fielding (1749).
O romance, contudo, já era utilizado no Império Romano, cuja palavra romano era aplicada para designar as línguas usadas pelos povos sob o seu domínio. Tais idiomas eram, na verdade, uma forma popular do latim.
As composições de cunho popular e folclórico escritas em latim vulgar, em prosa ou em verso e que relatavam fantasias e aventuras, também eram chamadas de romance.
E foi no século XVIII, que tomou o sentido atual, após passar pelas formas de "romance de cavalaria, romance sentimental, romance pastoral", na Europa. O romance pode ser considerado o sucessor da epopeia.
( Na imagem  primeira edição da obra Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774), livro que deu início ao movimento romântico.)
0 notes
aularomantismo · 5 years ago
Text
Romantismo
O Romantismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVIII e durou até meados do século XIX. Ele influenciou a literatura, a pintura, a música e a arquitetura.
Oposto ao classicismo, racionalismo e Iluminismo, esse movimento chegou ao Brasil em finais do século XVIII.
0 notes
aularomantismo · 5 years ago
Photo
Tumblr media
"La Liberté guidant le peuple" 
Autor: Eugène Delacroix Data: 1830 Técnica: Óleo sobre tela Dimensões: 260  × 325 Localização: Museu do Louvre, Paris No momento em que Eugène Delacroix pintou o quadro, ele já era o líder reconhecido da escola romântica de pintura francesa. Nascido durante a Era do Iluminismo, deixou-se levar pelas ideias e pelo estilo do romantismo, rejeitando a ênfase no desenho preciso que caracterizava a arte acadêmica de seu tempo, e valorizou a cor livre. Delacroix pintou A Liberdade no outono de 1830. Numa carta ao seu irmão, datada de 21 de outubro daquele ano, escreveu: "O meu mau humor está desaparecendo graças ao trabalho árduo. Embarquei num tema moderno - a barricada. Mesmo que eu não tenha lutado pelo meu país, pelo menos pinto para ele". O quadro foi exibido pela primeira vez no Salão de Maio de 1831.
1 note · View note