⋆˚✿˖° cultivando boas energias, bons hábitos e amizades femininas no meu jardim secreto ⋆˚✿˖° ₊˚ʚ 🌷 ₊˚✧ ゚. 🐝
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
𐔌 . ⋮ pomegranate theory .ᐟ ֹ ₊ ꒱
a melhor explicação sobre como o amor funciona

“ for you i would ”
✦•┈๑⋅⋯ ⋯⋅๑┈·✦
O amor: um dos maiores mistérios da humanidade. Esse sentimento misterioso que pode ser a grande glória de alguém, ou a sua ruína.
Entender como o amor funciona significa (de maneira literal) entender porque e como a humanidade tomou certos rumos. Existem aqueles que defendem que tais laços afetivos são apenas uma estratégia evolutiva para procriação da espécie humana. Já alguns filósofos concluem que esse sentimento é na verdade um instrumento que pode ser usado para alcançar a paz interior
“O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição” - Aristóteles.
Fato é: independente de qual dos lados você mais concorda, todos nós sabemos que o amor existe, ele é forte, poderoso, no geral é lindo, mas pode ser muito destrutivo.
Eu, pessoalmente falando, nunca me contentei com nenhuma dessas explicações. Sejamos sinceros: nós nascidos entre 1995 e 2008 não tivemos a melhor das referências nesse quesito, uma vez que os filmes da Disney (mesmo que muito bons) são completamente idealizados no que diz respeito a relacionamentos. Enquanto as fantasias me apresentavam um amor perfeito, constante, instantâneo e irreal, ao olhar para a minha realidade eu me deparava com o completo oposto: caótico, instável, ameaçador e muito destrutivo. Nenhuma dessas duas visões parecia ser verdade: não fazia sentido que fosse tão bom, e nem que fosse tão ruim. Isso não estava certo.
Até que diante da minha insatisfação, enquanto navegava pela internet no auge do tédio, me deparei com algo que mudaria minha vida para sempre: uma representação do amor fidedigna, realista, verdadeura, nua & crua e o melhor, lúdica e fácil de entender.
Apresento a vocês a pomenagrate theory, ou no bom português, a teoria da romã, uma explicação lúdica sobre como o amor realmente funciona.
A romã na mitologia grega.

Desde a antiguidade a romã carrega um forte simbolismo de amor eterno, fertilidade, casamento e abundância. Na mitologia grega por exemplo, encontramos a história de Perséfone e Hades, a deusa come seis sementes da fruta ao retornar para sua mãe, Deméter, após ser sequestrada pelo rei do submundo Hades. Por causa disso, a moça era obrigada a retornar ao submundo durante seis meses, todos os anos. Embora essa história seja controversa no que tange o livre arbítrio — ou não — exercido por Perséfone nas suas visitas a Hades, essa história é interessante por exemplificar o simbolismo da romã nas culturas mais antigas até as atuais, o que nos permite uma análise mais profunda sobre a relação desse fruto com o amor, e por que os dois parecem se encaixar tão perfeitamente. O vermelho marcante da fruta também ajuda nessa analogia, que se assemelha ao sangue e que também é a cor do sentimento em questão.

Para além das mitologias e simbolismos, existe algo ainda mais profundo que liga a romã ao amor, e que ao meu ver, é justamente o que torna essa metáfora tão intrigante, eficaz e especial. O diferencial está na maneira com que se come a fruta.
Observe a imagem acima e se imagine no seguinte cenário: você chega em casa depois de um dia cansativo, olha pra sua cesta de frutas e ali está uma romã tentadora que pode saciar sua fome em poucos minutos. Você a pega justamente a uma faca, pega um pano de prato e se senta no sofá para comer enquanto assiste um programa bobo. Ao abrir a fruta o suco vermelho se derrama no pano que está no seu colo e respinga na sua camisa e tapete. Você embrulha a romã com o pano e deixa de lado no sofá para tentar limpar a praticamente cena de um crime. Água.. não espera, água, detergente... ainda não, água, detergente, escova... não adianta, aquelas manchas não vão sair, nem do pano, nem do tapete, e nem da sua camisa. Você se dá por vencido (temporariamente) e escolhe deixar esse problema para depois, então pega de novo a fruta e come... é suculenta, é gostosa, é doce, e meu deus, é linda.. apreciando aquele presente da natureza você olha de novo pra sua camisa manchada e percebe que nem gosta dela tanto assim, olha para o tapete e ok, "até que essa manchinha vermelha não faz tanta diferença assim". Você se delicia com cada pedaço daquela fruta, ao passo de que toda a sujeira se torna cada vez mais irrelevante mesmo que ainda te incomode um pouco. Então de repente.. booom, você finalmente entendeu como funciona o amor. Ele faz uma bagunça enorme, mas o sabor faz valer a pena.
E então...

O amor é assim: não é 8 ou 80, não é perfeito e nem precisa ser ruim. Faz uma bagunça na nossa vida, mas tem um bom sabor. É intenso, dilacerante, forte, marcante, e se for o amor certo.. é doce, gostoso, e faz toda a sujeira valer a pena. Nada nessa vida é perfeito e nem precisa ser, as coisas só precisam ser boas e reais, genuínas e nos fazer bem. Buscar algo irreal como os filmes da Disney só vai te frustrar, e ter medo de se arriscar por causa da experiência ruim de outras pessoas (mesmo que sejam seus pais) só vai te impedir de viver algo que pode ser verdadeiramente bom. É sobre reconhecer os ônus e os bônus de tudo, as qualidades e os defeitos. E, acima de tudo, é saber aproveitar com maestria as oportunidades que a vida nos oferta.
"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar." -Machado de Assis
─── ⋆⋅☆⋅⋆ ───
obrigada por lerem mais um texto do meu jardim secreto 🌷
2 notes
·
View notes
Text
minhas músicas mais escutadas nos últimos tempos 𓇼𓏲 ✩‧₊˚
🫧 música gostosa e me transporta pra outra dimensão, adoro escutar quando vou dormir.
🫧 ultimamente to muito viciada em reggae no geral, é simplismente IMPOSSÍVEL ficar triste depois de um reaggaezinho gostoso. gosto de escutar essa quando to indo pra aula de manhã, ai me da uma animada
🫧 depois de meses estou novamente viciada em djavan, e a música dele que eu mais estou escutando é com certeza essa.
🫧 essa música tem um total de 15 fãns. é de um ep que lançou esse ano e sério, que música boa, é minha música mais escutada desse mês, adoro ouvir pra dormir ou fazer as unhas. vou escrever um post só sobre o to brandileone, ele merece muito mais reconhecimento.
🫧 estou viciada em todas as músicas desse cara e principalmente essa. é uma vibe meio pumapjl e racionais, excelente pra quem curte boombap. escutem!
🫧 essa música foi escrita pra nós garotas ansiosas e dramáticas. perfeito.
🫧 confesso que eu não sou muito fã de capital inicial, mas esse ft com a marina sena está simplismente impecável. essa música além de ser um patrimônio cultural do mpb encaixou super na voz dela, vale a pena escutar!
1 note
·
View note
Text
desabafos de uma vestibulinda em crise
Faltam exatos 154 dias para o Enem (e o calendário do meu celular não me deixa esquecer). Como uma estudante do 3 ano EM eu posso afirmar com toda certeza que estamos todos desesperados. Eu gostaria de saber quem foi o gênio que criou esse método infalível de opressão, esse massacre da serra elétrica, esse filme de terror digno de um oscar: enfiar 44 adolescentes de 17 anos numa sala apertada e dizer "meus queridos! escolham o futuro de vocês aqui e agora!". A sensação de ser jogada nun limbo de mil escolhas diferentes (e no fundo parece que nenhuma vai dar certo), de ter que estudar arduamente para talvez passar em uma prova que eu talvez faça. É um peso gigante nos ombros: o mundo inteiro está me mandando crescer, e eu não me sinto preparada ainda.
Eu até poderia pensar que é minha mente melancólica ou meus 50 transtornos mentais falando mais alto, até conversar com meus colegas e perceber que ta todo mundo na mesma merda. Esse barco furado que carrega em si uma falsa promessa de nos levar a algum lugar seguro, e é ai que tá a questão: ninguém nos conta que raio de lugar é esse. Mesmo que algumas pessoas como eu já tenham noção do que fazer na faculdade e qual profissão seguir (o que já nos coloca um pouco a frente), não se enganem, a sensação de estar perdido é unânime, fora a voz da nossa consciência que grita constantemente que estamos atrasados em relação a todos os outros. A cada minuto que eu não estudo eu penso que deveria estar la, acomodada na cadeira, lendo livros e mais livros, escrevendo resumos e destacando as partes mais importantes com meu marca texto cor-de-rosa, pra depois fazer exercícios e cair na real de que eu não entendi absolutamente nada. Então eu fico irritada, vou dormir e o ciclo se repete, sendo que eu poderia estar fazendo coisas que realmente me deixam felizes como escrever ou cultivar hobbies (sem me sentir culpada por isso).
O que exatamente é "ter sucesso na vida"? Dinheiro? Ter a especialização máxima na área que você escolheu? Mudar a vida de alguém? Passar naquele concurso difícil? E se a gente parasse de focar um pouco no profissional e focasse mais em desenvolvimento pessoal? E se o sucesso na verdade for fazer aquilo que te faz sentir bem sem sentir culpa por isso?
Faltam 154 dias para o Enem. 154 noites mal dormidas. 154 "e se eu não conseguir?". 154 "você deveria estar estudando ao invés de escrever um blog sobre não estar estudando Beatriz".
Bom, é melhor eu parar por aqui e ir resolver algumas questões de matemática pra, quem sabe, passar na faculdade que talvez eu queira fazer.
Perdão pela bagunça. É assim que meu cérebro funciona
Beijinhos xuxus e obrigada por lerem mais um texto desse jardim
🌷
1 note
·
View note
Text
Quero realizar os sonhos da minha mãe — mesmo que seja preciso deixar os meus em segundo plano —
Quantas vezes me pego pensando em como eu gostaria de não ser um fracasso para a minha mãe. Não me levem a mal, ela me ama muito e faz questão de demonstrar isso, temos uma ótima relação. A questão é que, mesmo me esforçando, não consigo cumprir todas as expectativas que ela coloca sobre mim (e ela não está errada).
Veja bem: ela (que cuida de mim desde pequena e sempre me deu do bom e do melhor) cria certas expectativas sobre mim que eu não consigo cumprir (o que enfraquece a nossa relação). É como um espelho quebrado: você espera que ele mostre uma imagem perfeita mas isso não acontece, porque está errado. Você se frustra e o ciclo continua.
Então, como não consigo "refletir a imagem" que minha mãe gostaria, acabo tentando refletir isso em outras coisas como: fazer a faculdade que ela deseja ou deixar de ir a um lugar que eu quero muito por medo da desaprovação dela — tento cobrir as rachaduras desse espelho — mas isso me cansa. E com certeza cansa ela também, não é como se fosse proposital.
Então, vamos vivendo assim: eu fazendo o que ela quer e mesmo assim me sentindo um fracasso por não conseguir suprir todas as suas expectativas. É assim que as coisas funcionam.
Um beijo meus queridos e obrigada por lerem mais um post desse jardim
🌷
0 notes