Tumgik
biofach2018 · 6 years
Text
Delegação brasileira participa de Seminário Green Latin America Bioeconomy Workshop
Tumblr media
Aconteceu nesta terça feira (13), o Green Latin América - Workshop sobre bioeconomia, na cidade de Nuremberg, Alemanha. O evento é uma promoção da ONG Planeta Orgânico, com o apoio da Agência de Cooperação Alemã GIZ, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) e da empresa Itaipú Binacional. O evento antecede a maior feira de orgânicos do mundo, Biofach 2018.
A bioeconomia é uma economia sustentável, que reúne todos os setores da economia que utilizam recursos biológicos (seres vivos). Esse mercado destina-se a oferecer soluções coerentes, eficazes e concretas para os grandes desafios sociais, como a crise econômica, segurança alimentar e saúde da população.
Devido às suas características naturais e a outras condições, o Brasil é um país com excelente potencial de desenvolvimento em áreas da bioeconomia. Com experiências bem-sucedidas em pesquisa, ciência e tecnologia e também em medidas que diminuem os preços dos alimentos e que fazem a produtividade agrícola crescer, conectam ciência à resultados práticos.
Durante o evento foram abordados os desafios e oportunidades do mercado da bioeconomia na visão das empresas, dos agricultores familiares e pequenos produtores. O secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, compôs a mesa de abertura do evento. Toda a delegação brasileira participou do workshop, tanto os técnicos e gestores da secretaria como os empreendimentos apoiados pela Sead que foram selecionados por meio de chamada pública e que participarão da Biofach.
De acordo com o coordenador da Coordenação-geral de Agroecologia e Energias Renováveis, Marco Pavarino, a bioeconomia é um tema que vem sendo amplamente debatido no mundo e tem a ver com vários setores, produção de alimentos, indústrias que se utilizem de matérias primas, biocombustíveis e cosméticos. “A agricultura familiar tem um papel importante nisso, seja por ser uma grande produtora de alimentos ou pelo fornecimento de matéria prima para tais setores.”
Pavarino destacou que a importância da participação da Sead em um workshop como esse é de estabelecer e colher subsídios para que se tenha uma estratégia de inserção da agricultura familiar cada vez mais justa e expressiva nessas áreas da bioeconomia mundial, “É necessário debater e discutir quais são as possibilidades e as potenciais interações com outros países para que a agricultura familiar esteja cada vez mais fortalecida nesse tema visto que é significativo, já que os agricultores familiares representam cerca de 65% de todos os produtores registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.”
Além disso, foram debatidas as inovações e arranjos que já ocorrem no âmbito da sociedade civil para a sustentabilidade da produção e do consumo dos produtos orgânicos e agroecológicos por pequenos produtores em todo o mundo. Como referência, foram apresentados casos de sucesso de processo de garantia da qualidade da produção orgânica.
Aconteceram debates de certificação de produtos orgânicos e como isso está sendo pensado no mundo, como trabalhar a exportação de produtos brasileiros em lugares que as portas são extremamente fechadas para tal, também os avanços do uso da biomassa para geração de energia, além de ser apresentado os números da agricultura familiar no país quer são números bastante expressivos, para que não só a Alemanha, mas todos os países participantes conheçam a dimensão e a importância que a agricultura familiar tem no Brasil e na bioeconomia.
O presidente da Frutipérola, Luciano Lazarim,  destacou que a participação no workshop de bioeconomia foi de extrema importância para o seu empreendimento, pois os deixou atualizados das tendências de mercado, acordo políticos e negociações internacionais. “O seminário foi muito importante e de grande valia para meu empreendimento o que nos deixa atualizado do mercado para possíveis negociações futuras”, concluiu Luciano.
O Brasil na Biofach
A agricultura familiar além de responsável pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, atravessa o Oceano Atlântico, apresentando sabores típicos do Brasil. Com o intuito de ampliar o mercado consumidor, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), levará nove empreendimentos que foram selecionados por meio de chamada pública para a Biofach 2018. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha.
A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontece anualmente e encontra-se na 29ª edição. Este ano será a 15º participação da Sead e a feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas no estande Brasil - Family Farming.
No estande Brasil - Family Farming estarão presentes nove empreendimentos brasileiros: Cootap, Coopfam, Cooperacre, Coodapis, Fazenda Bacuri, Reca, Weber Haus, Frutipérola, Coopercuc. Os participantes da feira poderão conhecer um pouco dos sabores da agricultura familiar do Brasil. Estarão presentes produtores de arroz, café, castanha-do-brasil, mel, geleias, licores, polpas e cachaças.   Serviço: Biofach 2018 Data: 14 a 17 de fevereiro de 2018 Local: Nuremberg, Alemanha Para acessar o catálogo das Cooperativas, clique aqui.
1 note · View note
biofach2018 · 6 years
Text
Delegação brasileira realiza visitas técnicas na Alemanha
Tumblr media
Os representantes das nove cooperativas, selecionadas por meio de chamada pública pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), chegaram à Alemanha mais cedo para a maior feira de orgânicos do mundo, a Biofach 2018. Antes do começo do evento, que teve início nesta quarta-feira (14), os produtores e parte da comitiva da secretaria realizaram algumas visitas técnicas para conhecer algumas tecnologias, políticas e experiências comerciais do país europeu.  
O primeiro dia de visita aconteceu nesta segunda-feira (12) e se iniciou com a visitação na Maschinenring (em tradução livre, significa "aliança de máquinas”). Trata-se de uma associação de auto assistência local de maquinários para os produtores da região. Nela, os associados podem disponibilizar seus maquinários para que outros os utilizem, ou podem solicitar uso dos equipamentos (mediante pagamento de 1% da taxa de associação, que é repassada ao agricultor que detém a máquina).
A analista técnica de políticas sociais da Sead, Raquel Martins, comenta que hoje a Maschinenring não conta com apoio financeiro do governo alemão, mas não teria sido criada se não tivesse recebido um financiamento inicial. “É importante ressaltar que trata-se de uma organização sem fins lucrativos, que foi criada visando gerar mais oportunidades no campo por meio do acesso a tecnologias, diminuindo o êxodo rural. Atualmente, já existem 240 unidades regionais, o que representa 50% da zona agrícola do país.”
O segundo lugar do dia, foi o Biomarkt Lauf, um supermercado especializado na comercialização de produtos orgânicos. O analista de comércio exterior da Coordenação Geral de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional da Sead (AIPC/Sead), Luís Henrique Oliveira destaca como foi a experiência. ““Pudemos conhecer todos os produtos que estavam a venda, inclusive encontramos produtos orgânicos brasileiros expostos para a venda. ”
O representante da Coopfam, Daniel Penha, aponta o motivo das visitas serem tão interessantes. “Desse jeito podemos observar a realidade dos agricultores familiares aqui da Alemanha. Como no caso do supermercado, onde pudemos ver como é a comercialização dos produtos orgânicos. Foi muito fascinante, pois hoje no Brasil eu ainda não tinha visto lojas especializadas em produtos orgânicos e isso é um exemplo válido para que a gente possa levar para o Brasil, esse modelo de comercialização.”
Os produtores brasileiros ainda tiveram a oportunidade de conhecer o Kräutergut. Um sistema inovador de agricultura urbana que produz plantas medicinais em estufas. “É um empreendimento que começou muito pequeno e ao longo do tempo foi expandindo e incorporando tecnologia de ponta para a produção de pequenos vasos com as ervas que eles cultivam e que depois serão vendidas aos supermercados orgânicos”, ressalta Luis Henrique Oliveira.
Para encerrar o primeiro dia de visitas técnicas, a delegação brasileira assistiu a duas palestras. A primeira foi sobre o Biobox, que é uma iniciativa similar a iniciativa de agricultura familiar comunitária. Através dela, os consumidores que são cadastrados recebem em suas residências, periodicamente, selecionados produtos em caixa. Todos os produtos certificados como orgânicos e produzidos na região de Nuremberg.
Já a segunda palestra abordou a temática da energia solar para pequenas propriedades rurais. Foi apresentado um sistema que é utilizado na Alemanha e que permite aos produtores a utilização de energia solar para o funcionamento de toda produção da propriedade rural. Destaca-se que é possível chegar a autonomia energética utilizando esse sistema, ou esse sistema associado a outros sistemas de energias, como o de biomassa, ou o de energia eólica, associado sempre a energia solar.
A representante da Fazenda Bacuri, Hortência Osaqui, de 50 anos, ela comenta que achou muito importante as palestras. “A questão da energia solar é extremamente fundamental, principalmente para a nossa produção de agroindústria. Porque o custo de energia é muito alto e essa pode ser uma alternativa.”
Já para a representante da Cooperacre, Melisse Santos, as visitas técnicas foram muito proveitosas. “Pudemos perceber como a agricultura familiar está organizada aqui na Alemanha, desde o produtor rural, até a implementação de políticas públicas.”
O Brasil na Biofach
A agricultura familiar além de responsável pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, atravessa o Oceano Atlântico, apresentando sabores típicos do Brasil. Com o intuito de ampliar o mercado consumidor, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), levará nove empreendimentos que foram selecionados por meio de chamada pública para a Biofach 2018. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha.
A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontece anualmente e encontra-se na 29ª edição. Este ano será a 15º participação da Sead e a feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas no estande Brasil - Family Farming.
No estande Brasil - Family Farming estarão presentes nove empreendimentos brasileiros: Cootap, Coopfam, Cooperacre, Coodapis, Fazenda Bacuri, Reca, Weber Haus, Frutipérola, Coopercuc. Os participantes da feira poderão conhecer um pouco dos sabores da agricultura familiar do Brasil. Estarão presentes produtores de arroz, café, castanha-do-brasil, mel, geleias, licores, polpas e cachaças.  
Serviço: Biofach 2018 Data: 14 a 17 de fevereiro de 2018 Local: Nuremberg, Alemanha Para acessar o catálogo das Cooperativas, clique aqui.
1 note · View note
biofach2018 · 6 years
Video
Secretário Especial da Sead comenta participação brasileira na Biofach 2018.
0 notes
biofach2018 · 6 years
Text
Começa hoje a maior feira de orgânicos do mundo: Biofach 2018
Tumblr media
Começou, nesta quarta-feira (14), a maior feira de orgânicos do mundo, a Biofach 2018. Por meio de chamada pública, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), selecionou nove cooperativas que representarão a agricultura familiar brasileira, que além de responsável pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, atravessa o oceano Atlântico, apresentando sabores típicos do Brasil. O evento segue até sábado (17), em Nuremberg, Alemanha.
A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontece anualmente e está em sua 29ª edição. Este ano será a 15ª participação da Sead e a feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas no estande Brasil - Family Farming.
A Biofach é uma grande oportunidade para os agricultores familiares apresentarem seus produtos ao mercado exterior. O principal objetivo é ampliar o acesso a novos mercados e realizar negócios. À frente da missão brasileira na ocasião, o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, comenta a satisfação de participar de um evento desse porte. “Para nós da Sead, é um prazer estar aqui em Nuremberg. É uma oportunidade muito importante porque nós estamos divulgando a agricultura familiar brasileira. Estamos com nove cooperativas, mostrando os nossos produtos orgânicos, e a importância desses alimentos. Nós da Sead fazemos a nossa parte em prol da agricultura familiar.”
O coordenador de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional da Sead, Hur Ben Corrêa da Silva, fala sobre a abertura oficial da Biofach 2018: “Foi um momento que privilegiou uma reflexão voltada para a questão da natureza e a degradação dos recursos naturais no mundo. Trouxe um enfoque da nova geração, que é a geração do milênio e carrega o papel de trazer a notícia da necessidade de um mundo sadio. Além disso, tivemos falas importantes do setor de orgânicos, trazendo à tona a demanda de orgânicos do mundo, no mercado que os absorve cada vez mais.”
Resultados
Em 2017, a secretaria apoiou a participação na Biofach de seis empreendimentos de diferentes estados do Brasil (Coodapis, Coopfam, Weber Haus, Copotran e Coopersulca). Os produtos apresentados foram arroz, castanha-do-Brasil, cacau em amêndoas, cafés, cachaças, geleias, licores, manteiga e mel.
Com a participação na feira, os agricultores realizaram 224 contatos comerciais e o volume de negócios fechados e prospectados foi de USD 3.326.000,00 (dólares), o equivalente a mais de R$ 10,2 milhões pelo câmbio à época. Vale ressaltar, que a Alemanha é o segundo maior país em mercado de orgânicos do mundo, e movimenta anualmente cerca de EUR 8.6 bilhões (euros) no setor.
Conheça os empreendimentos participantes
Tumblr media
COOPERACRE
Produto: Castanha-do-Brasil desidratada. Rodovia AC 40, km 04 – Vila da Amizade CEP: 69909-640 Rio Branco, Acre - Brasil Fones: +55 (68) 3221-1340 / +55 (68) 9964-6099 Contato: Melisse Santos [email protected]
COODAPIS
Produtos: mel, própolis e geleias. Rua Aniceto Varejão, nº 415, lojas 7 e 22 - Piedade CEP: 54420-310 Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco - Brasil Fone: +55 (81) 99645-1191 Contato: Michelle Santana [email protected]
FAZENDA BACURI
Produtos: frutas e licores da Amazônia; doces e geleias. Rodovia Bragança/Augusto Corrêa, km 15 s/n, Zona rural, 15 CEP: 68610-970 Augusto Corrêa - PA Contato: Hortencia Maria Osaqui Floriano Fone: 55 + (91) 987028680 [email protected]
COOPFAM
Produto: café torrado e moído; café feminino. Rua Antônio Cândido de Souza, nº 49 – Centro CEP: 37757-000 Poço Fundo, Minas Gerais – Brasil Fones: +55 (35) 3283-1055 / +55 (35) 99947-5429 Contato: Daniel Penha [email protected]
COOTAP
Produto: Arroz Estrada da Arrozeira, Assentamento Integração Gaucha, 2500 CEP: 92990-000 - cx postal 021 Eldorado do Sul - RS Contato: Nelson Kuprinski Fone: + 55 (51) 31810305 [email protected]
WEBER HAUS
Produto: Cachaça. Rua 48 Alta, 2625 CEP: 93900-000 Ivoti - Rio Grande do Sul - Brasil Fones: + 55 (51) 3563-3194 / (51) 99527-5208 Contato: Denise Hörlle [email protected] FRUTIPÉROLA
Produto: acerola, manga, polpa de frutas. Rod PR 182, KM 44, 857 A-1-D - ZONA RURAL CEP: 87540-000 Pérola - Paraná Contato: Luciano Lazarin Fone: + 55 (44) 99914-0345/ (44) 98455 1758 [email protected]
RECA
Produto: polpas de cupuaçu e acerola, palmito de pupunha. BR 364, KM 1071 - Distrito de Nova Califórnia CEP: 76.848-000 Porto Velho – RO Fone: + 55 (69) 3253-1046 Contato: Hamilton Condack e Ms. Jersiane Berkembrock [email protected] / [email protected]
COOPERCUC
Produto: Frutas, doces e geleias da Caatinga. Rua Jorge Ribeiro de Sá, 97-centro CEP: 48950-000 Uauá – BA Fone: + 55 (74) 3673-1428 Contato: Irene Cardoso de Sena [email protected]
Serviço
Biofach 2018 Data: 14 a 17 de fevereiro de 2018 Local: Nuremberg, Alemanha
Para acessar o catálogo das Cooperativas, clique aqui.
0 notes
biofach2018 · 6 years
Text
O protagonismo da mulher no campo, leva a Coopercuc à mais uma edição da Biofach
Tumblr media
Com sede no município de Uauá, norte da Bahia, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, Coopercuc, já vive as expectativas para a Biofach 2018 que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg Alemanha. O empreendimento foi um dos nove selecionados, por meio de chamada pública da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).
Há mais de uma década, a cooperativa trabalha com mulheres do semiárido baiano na colheita do umbu, maracujá e a goiaba além da produção de doces em pastas, sucos e geleias. Os produtos são de indiscutível excelência gastronômica tanto que contrariando o curso natural das coisas, a Coopercuc, antes de se consagrar no mercado nacional começou sua trajetória exportando para países europeus.
A cooperativa atua hoje no fortalecimento da agricultura familiar, com o beneficiamento de frutas nativas da caatinga, através de processos ecologicamente corretos, economicamente viáveis e socialmente justos e solidários. Além disso levantam uma bandeira, estimulando o protagonismo da mulher do campo na questão da participação da mulher na geração de renda e nas decisões políticas.
O carro chefe da Coopercuc para a Biofach deste ano serão os doces e polpas feitos de umbu. De origem tupi-guarani, ymbu, que significa “árvore que dá de beber”, o umbuzeiro faz referência a sua característica de armazenamento de água, especialmente da raiz, qualidade necessária para sobrevivência nos longos períodos de seca no seu habitat natural, a caatinga. Além disso o umbu é uma fruta, rica em sais minerais e vitaminas.
De acordo com a presidente da Coopercuc, Denise Cardoso, a participação na feira deste ano é mais do que um momento de celebração. A ideia é entrar para o mercado dos orgânicos com mais força mostrando a riqueza da caatinga e além disso conseguir novos selos de certificações, para, assim, desenvolver outros produtos e voltar a exportar com potencialidade.
Esse é momento, e a Biofach é a melhor porta para que a cooperativa consiga dar visibilidade ao desenvolvimento da agricultura familiar no sertão. O vislumbre agora é a consolidação internacional, visto que a cooperativa já conseguiu se firmar e atuar no Brasil.
“A minha expectativa é alta, não é só a Coopercuc, é o Brasil sendo representado, a Sead abriu as portas para anunciar o melhor do nosso país no meio dos orgânicos num ótimo cenário mundial. Nós somos riquíssimos em possiblidades”, afirma Denise.
Biofach
A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, Alemanha. A feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas. Este ano será a 15ª participação da Sead no evento que acontece anualmente e encontra-se na sua 29ª edição.
À frente da missão brasileira na ocasião, o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, destaca a importância da participação no evento para o setor. “Na Biofach podemos mostrar que a agricultura familiar do Brasil é prestigiada, é bem divulgada e difundida. Logo, nós temos total interesse em investir no setor para podermos ter produtos cada vez melhores, obtermos melhores condições de trabalho e bons produtos na mesa dos brasileiros, e quem sabe na mesa dos outros países do mundo. ”
Os outros participantes brasileiros que estarão no estande são Cootap, Coopfam, Weber Hauss, Coodapis, Reca, Fazenda Bacuri, Frutipérola.
Serviço
Biofach 2018
Data: 14 a 17 de fevereiro de 2018 Local: Nuremberg, Alemanha
Para acessar o catálogo das Cooperativas, clique aqui. Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário Assessoria de Comunicação Contatos: (61) 2020-0120 e [email protected]
0 notes
biofach2018 · 6 years
Text
Acerola será destaque na Biofach 2018
Tumblr media
Com duas décadas de existência, a Frutipérola, cooperativa localizada no munícipio de Pérola, na região de Umuarama, noroeste do estado do Paraná, já pode se orgulhar de seus feitos. Pela primeira vez o empreendimento embarca para uma oportunidade internacional, a Biofach 2018, maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro em Nuremberg, Alemanha. A feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mercado internacional de orgânicos. Os expositores poderão mostrar a origem de seus produtos, suas formas de produção e fechar negócios.
A história da cooperativa é conhecida em todo o município. Desde a perda da primeira safra no ano de 1992, que foi toda para o lixo, até meados dos anos 2000, quando entrou no sistema orgânico que abriu novos rumos para compradores. Mesmo com limitações, os cooperados driblaram as dificuldades, se sustentaram e encontraram na adversidade uma oportunidade de crescer.
O grande trunfo da cooperativa está em sua matéria-prima, a acerola, fruta pequena, mas muito rica em nutrientes, e conhecida como uma poderosa fonte de vitamina C, vitamina que está relacionada à diminuição de problemas cardíacos e de alguns tipos de cânceres, além de melhora na saúde da pele.
Desde 2011 a cooperativa passou a ser 100% orgânica. De lá para cá nunca faltou comprador, 100% da safra é vendida, garante o presidente da cooperativa, Luciano Lazarin. As expectativas para a feira são as melhores possíveis. Para o ano de estreia da cooperativa na feira, eles levarão polpas de acerola orgânica e acerolas verdes orgânicas para expor no estande coletivo da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), que além deste, tem outros oito empreendimentos selecionados por meio de chamada pública.
É importante ressaltar que quanto mais verde a fruta estiver mais vitamina C terá e, dependendo da época da colheita essa pode sofrer alteração na quantidade de vitamina C. Está aí o potencial de vendas. “O mercado brasileiro está crescendo e a agricultura familiar precisa acompanhar essa demanda”, afirma Luciano. O cultivo da acerola vem acentuando de forma persistente e tem despertado interesse entre os produtores e consumidores brasileiros, tanto in natura como em outros subprodutos industriais. A meta agora é a exportação e a Biofach pode ser a grande oportunidade da cooperativa que já é fortalecida no mercado nacional.
Biofach
A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, Alemanha. A feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas. Este ano será a 15ª participação da Sead no evento que acontece anualmente e encontra-se na sua 29ª edição.
À frente da missão brasileira na ocasião, o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, destaca a importância da participação no evento para o setor. “Na Biofach podemos mostrar que a agricultura familiar do Brasil é prestigiada, é bem divulgada e difundida. Logo, nós temos total interesse em investir no setor para podermos ter produtos cada vez melhores, obtermos melhores condições de trabalho e bons produtos na mesa dos brasileiros, e quem sabe na mesa dos outros países do mundo. ”
Os outros participantes brasileiros que estarão no estande são Cootap, Coopfam, Weber Hauss, Coodapis, Reca, Fazenda Bacuri, Coopercuc.
Serviço
Biofach 2018 Data: 14 a 17 de fevereiro de 2018 Local: Nuremberg, Alemanha Para acessar o catálogo das Cooperativas, clique aqui.
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário Assessoria de Comunicação Contatos: (61) 2020-0120 e [email protected]
0 notes
biofach2018 · 6 years
Text
Associação da região Norte participará pela primeira vez da Biofach
Tumblr media
Na divisa entre Rondônia e Acre, encontra-se Nova Califórnia, distrito do município brasileiro de Porto Velho (RO), que é sede do Projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (Reca). Nesse pedacinho da Amazônia são cultivados de forma Agroflorestal diversos frutos típicos da região que serão levados pela primeira vez à Biofach 2018. Após 30 anos da criação da associação, o cupuaçu será um dos destaques no estande coletivo da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), que além deste, tem outros oito empreendimentos selecionados por meio de chamada pública.
O Projeto Reca foi criado em 1987. Hoje, ele tem cerca de 600 famílias de agricultores familiares cooperadas. Já superou mais de um milhão de quilos de frutos em uma safra, mais de 350 mil quilos de polpa de cupuaçu, 100 mil quilos de sementes secas e fermentadas, 4 mil quilos de manteiga de cupuaçu, 50 mil quilos de óleo de castanha, mais de 256 mil hastes de pupunha, cerca de 72 mil quilos de palmito beneficiado, 186 mil quilos de polpa e 320 mil quilos do fruto de açaí, e também comercializou em torno de 30 mil quilos de sementes de pupunha. “Além desses resultados, oferecemos para o agricultor capacitações em diversas linhas, desde organização social à promoção, e  cursos agrícolas de geleias, compotas e gestão de administração”, afirmou o diretor comercial do Projeto, Hamilton Condack.
Ao longo dos anos, a associação conquistou várias premiações no setor, como o 1º lugar na Comunidade Fornecedora de Matéria-Prima mais organizada da Natura, em 2013; o prêmio da Fundação Banco do Brasil (FBB), e o Prêmio de Tecnologia Social, em 2007 e 2013. No total foram nove honrarias.
Nascido e criado no campo, o diretor comercial do Projeto, filho de agricultores familiares, Hamilton Condack compartilhou um pouco da expectativa em representar a região e o Brasil em um evento do porte da Biofach. “Estou muito empolgado, diria até que emocionado. É uma questão de conhecimento pessoal, aproveitar a oportunidade para adquirir conhecimento e trocar experiências. Acredito que a feira não é somente para negociações e sim, para apresentarmos o nosso produto e conhecermos o do outro. Além de aprender outras formas de trabalhar, de pensar.”
Condack adiciona que “sente muito orgulho em saber que estará representando uma comunidade de pequenos agricultores de dentro da Amazônia para o maior evento de orgânicos do mundo. Estamos esperançosos em conseguir boas relações de contatos de comerciantes e com outras cooperativas.”
Apesar da estreia na feira, a associação já fez comercializações com o mercado exterior. Este ano, eles levarão para os visitantes do evento conhecerem, a manteiga e a polpa de cupuaçu, o óleo de andiroba e a polpa de açaí, que são produtos cuja a matéria-prima o projeto tem para ofertar em grande escala.
Biofach
A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, Alemanha. A feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas. Este ano será a 15ª participação da Sead no evento que acontece anualmente e encontra-se na sua 29ª edição.
À frente da missão brasileira na ocasião, o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, destaca a importância da participação no evento para o setor. “Na Biofach podemos mostrar que a agricultura familiar do Brasil é prestigiada, é bem divulgada e difundida. Logo, nós temos total interesse em investir no setor para podermos ter produtos cada vez melhores, obtermos melhores condições de trabalho e bons produtos na mesa dos brasileiros, e quem sabe na mesa dos outros países do mundo.”
Os outros participantes brasileiros que estarão no estande são Cootap, Coopfam, Weber Hauss, Coodapis, Frutiperola, Fazenda Bacuri, Coopercuc. Serviço
Biofach 2018 Data: 14 a 17 de fevereiro de 2018 Local: Nuremberg, Alemanha Para acessar o catálogo das Cooperativas, clique aqui. Carolina Gama Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário Assessoria de Comunicação Contatos: (61) 2020-0120 e [email protected]
0 notes
biofach2018 · 6 years
Text
Cooperacre inova e leva à Biofach, o GEB, composto de borracha natural
Tumblr media
É o quarto ano seguido que a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) participa da Biofach, a maior feira de alimentos orgânicos e produção sustentável em nível mundial, que será realizada entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, Alemanha. A oportunidade só foi possível devido a uma chamada pública feita pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).
Localizada no estado do Acre, a cooperativa foi criada há 10 anos. Atualmente, a central é responsável pela maior produção de castanha-do-brasil beneficiada do país e colocou em funcionamento recentemente a terceira usina de processamento do produto que já alcançou, inclusive, mercados no exterior. A Cooperacre vem apostando em reflorestamento para que em um prazo estimado entre 10 e 12 anos, o plantio de castanheiras no estado esteja renovado para impulsionar ainda mais a economia.
A expectativa é grande, a oportunidade de fechar um grande negócio é real, afirma Melisse Santos, gerente de vendas da cooperativa, que irá à Alemanha representando a empresa. Este ano, especificamente, a Coopeacre, conseguiu vários contratos que foram captados nos anos anteriores por conta da feira. Melisse está confiante, diz que já conseguiram conversar e começar as negociações na feira de 2017. Para este ano já estão agendadas várias reuniões com diversos clientes.
De acordo com Melisse, a oportunidade é legítima. “O público europeu é muito exigente e a feira respeita um alto nível mundial. Foram três anos de experiências e adaptações, para neste quarto ano, possibilitar a consolidação de parcerias. Inclusive algumas empresas já marcaram visitas ao Brasil, no caso, à cooperativa, para conhecerem de perto a origem e os processos de plantação e colheita da castanha, o carro chefe da Cooperacre.”
A porta que a Sead abriu é muito boa, garante Melisse. Foi por intermédio das participações anteriores na Biofach que a cooperativa chegou a outros locais. Dois representantes comerciais da cooperativa seguem para vendas fora do país, um para Londres e o outro para Dubai.
E não para por aí. O grande lançamento da Cooperacre para esse ano é o GEB (Granulado Escuro Brasileiro), composto apenas de borracha natural proveniente do coágulo de látex de seringueiras, matéria-prima para a indústria de artefatos de borracha. Antigamente, a cooperativa vendia a borracha in natura, do jeito que era coletada na floresta. Agora foi montada uma planta (indústria)  para o beneficiamento dessa borracha, agregando assim, valor à mais um produto extrativista, e também para dar condição de competitividade no mercado.
Biofach
A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, Alemanha. A feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas. Este ano será a 15ª participação da Sead no evento que acontece anualmente e encontra-se na sua 29ª edição.
À frente da missão brasileira na ocasião, o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, destaca a importância da participação no evento para o setor. “Na Biofach podemos mostrar que a agricultura familiar do Brasil é prestigiada, é bem divulgada e difundida. Logo, nós temos total interesse em investir no setor para podermos ter produtos cada vez melhores, obtermos melhores condições de trabalho e bons produtos na mesa dos brasileiros, e quem sabe na mesa dos outros países do mundo.”
Os outros participantes brasileiros que estarão no estande são Cootap, Coopfam, Weber Hauss, Coodapis, Reca, Frutiperola, Fazenda Bacuri, Coopercuc. Serviço Biofach 2018 Data: 14 a 17 de fevereiro de 2018 Local: Nuremberg, Alemanha Para acessar o catálogo das Cooperativas, clique aqui. 
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário Assessoria de Comunicação Contatos: (61) 2020-0120 e [email protected]
0 notes
biofach2018 · 6 years
Text
Weber Haus levará pela primeira vez gim orgânico para a Biofach 2018
Tumblr media
Pinga, aguardente, destilado de cana. Esses são nomes comuns para a famosa cachaça brasileira. O mercado que inicialmente era de abrangência nacional, hoje integra uma vitrine de exportação mundial. Foi pensando nisso que a Weber Haus, empresa criada em 1948, no interior do Rio Grande do Sul, em Ivoti, na chamada Rota Romântica, se especializou na fabricação de cachaça brasileira feita da cana-de-açúcar que vem de canaviais próprios da empresa. O empreendimento foi um dos nove selecionados, por meio de chamada pública da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) para a Biofach 2018. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha.
Hoje, a Weber Haus desponta como uma empresa consolidada nesse ramo. Com inúmeros prêmios mundiais e nacionais, exemplos como a cachaça mais premiada do Brasil e com duas certificações importantes como orgânica e rastreabilidade (Inmetro) de toda a sua produção. A empresa foi uma das primeiras agroindústrias a receber o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf).
Agora a Weber Haus embarca para mais uma grande oportunidade, Biofach 2018. Pelo segundo ano consecutivo, Denise Hörlle, representante da cachaçaria, vai à Alemanha com o objetivo de participar da maior feira de orgânicos do mundo. Ela afirma que, em 2017, a feira trouxe resultados significativos à empresa. Firmaram acordos internacionais e já exportam a cachaça brasileira para distribuidores alemães, além de estarem presentes nos EUA e em nações europeias.
Segundo Denise, o produto brasileiro se tornou conhecido mundialmente e, a Biofach, é uma grande oportunidade para ampliar essa cultura. Desde a sua fabricação até a maneira correta do consumo e armazenamento. Tudo isso implica em grandes oportunidades e aprendizados. “A feira não é só uma vitrine para venda, é a chance de melhoria para qualquer empresa ou cooperativa que deseja crescer. É a troca de experiências, o valor agregado e a visibilidade que a Biofach traz é vista nos resultados subsequentes”, afirma Denise.
Esse ano além da famosa cachaça prata, cachaça envelhecida, licores, cachaça envelhecida de amburana, cachaça orgânica branca, que é o produto mais exportado pela Weber Haus, a empresa aposta no gim orgânico. “Genuinamente brasileiro, um trabalho de dois anos que sem dúvidas despertará interesse mundial. Esperamos novos ganhos e novos resultados positivos para esse ano e a consolidação da empresa na Europa”, comenta Denise.
Biofach
A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontecerá entre os dias 14 e17 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha. A feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas. Este ano será a 15ª participação da Sead no evento que acontece anualmente e encontra-se na sua 29ª edição.
À frente da missão brasileira na ocasião, o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, destaca a importância da participação no evento para o setor. “Na Biofach podemos mostrar que a agricultura familiar do Brasil é prestigiada, é bem divulgada, e difundida. Logo, nós temos total interesse em investir no setor para podermos ter produtos cada vez melhores, obtermos melhores condições de trabalho e bons produtos na mesa dos brasileiros, e quem sabe na mesa dos outros países do mundo?”
Os outros participantes brasileiros que estarão no estande são Cootap, Coopfam, Cooperacre, Coodapis, Reca, Frutiperola, Fazenda Bacuri, Coopercuc
Serviço
Biofach 2018
Data: 14 a 17 de fevereiro de 2018 Local: Alemanha, Nuremberg.
Para acessar o catálogo das Cooperativas, clique aqui.
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário Assessoria de Comunicação Contatos: (61) 2020-0120 e [email protected]
0 notes
biofach2018 · 6 years
Text
Sead leva café brasileiro produzido exclusivamente por mulheres para a Biofach
Tumblr media
A história desse café está ligada à luta diária das mulheres do campo, embora em seu cheiro e gosto predomine a doçura dos grãos selecionados, que o torna diferente e especial. Plantado e colhido no Sul de Minas Gerais, o Café Familiar da Terra – Orgânico Feminino deu voz a um grupo de mulheres da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam), município onde elas vivem. Na Biofach 2018, o café será um dos destaques no estande coletivo da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), que além deste, tem outros nove empreendimentos selecionados por meio de chamada pública.
Esse ano será a quarta participação da cooperativa que surgiu na década de 80 com a intenção de acabar com os possíveis atravessadores de comercialização dos produtos dos agricultores familiares da região. Hoje, o empreendimento conta com um quadro de 430 produtores e já exporta café in natura desde 2003. O próximo desafio será a exportação do café industrializado.
Filho de agricultores familiares, o gerente da Coopfam, Daniel Penha, ressalta que a expectativa para a feira é grande. “Queremos apresentar os nossos produtos industrializados para quem sabe, começar a exportar também essa linha. Além disso, iremos encontrar com clientes que já temos para alinharmos algumas coisas pessoalmente. E quem sabe a possibilidade de angariar novos clientes, expandir um pouco o mercado.” Ele acrescenta que “é muita responsabilidade estar participando de uma feira desse porte, visto que é a maior feira de produtos orgânicos do mundo. Eu me sinto privilegiado em poder levar o nome da cooperativa, o nome da região, do estado, além de ser um dos representantes da agricultura familiar orgânica brasileira na Europa.”
Penha comenta como é a relação dos produtores com a cooperativa. “Nós somos uma cooperativa de pequenos produtores, onde a renda da família é oriunda totalmente da propriedade. Mas, tentamos ser uma cooperativa diferenciada. Hoje, queremos mostrar que somos uma cooperativa de pessoas que têm o café como a base para que se desenvolvam e se profissionalizem cada vez mais dentro da agricultura familiar.”
Produtos
Para a Alemanha, a Coopfam levará o café orgânico feminino. Essa linha surgiu depois da criação do grupo das Mulheres Organizadas Buscando Independência (Mobi). A ideia surgiu pela busca de um produto com a cara delas e com a marca de luta. “Começamos a lutar por isso, fizemos muitas e muitas reuniões, foi empenho mesmo das mulheres para conseguir”, conta a agricultora familiar Silvania Regina Tere, de 48 anos, cooperada há seis anos.
Será o café que as representará na maior feira de orgânicos da América Latina. Feito a partir de grãos arábicos, o blending é diferenciado. Faz com que a bebida tenha doçura e leveza. Para que seja assim, os cafés são escolhidos e selecionados por especialistas que os provam antes de serem beneficiados.
Outro segredo é a quantidade de luz e calor a que são expostos. Quanto mais sol, mais doces ficam. Dessa forma, o processo de secagem, apesar de natural, também é especial. O café também possui um valor agregado a cada saca, que é revertido para ações do Mobi, como capacitações e compra de produtos para a produção de artesanatos.  
Além dessa linha, a Coopfam levará também o café orgânico torrado tradicional.  
Biofach
A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha. A feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas. Este ano será a 15ª participação da Sead no evento, que acontece anualmente e está em sua 29ª edição.
À frente da missão brasileira na ocasião, o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, destaca a importância da participação no evento para o setor. “Na Biofach podemos mostrar que a agricultura familiar do Brasil é prestigiada, é bem divulgada e difundida. Logo, nós temos total interesse em investir no setor para podermos ter produtos cada vez melhores, obtermos melhores condições de trabalho e bons produtos na mesa dos brasileiros. E quem sabe, na mesa de outros países do mundo?”
Os outros participantes brasileiros que estarão no estande são: Cootap, Cooperacre, Coodapis, Reca, Weber Haus, Fazenda Bacuri, Frutiperola e Coopercuc.
Serviço: Biofach 2018 Data: 14 a 17 de fevereiro de 2018 Local: Nuremberg, Alemanha Para acessar o catálogo das Cooperativas, clique aqui.
Carolina Gama Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário Assessoria de Comunicação Contatos: (61) 2020-0120 e [email protected]
0 notes
biofach2018 · 6 years
Text
Cooperativa paraense participa pela primeira vez da Biofach
Tumblr media
No interior do Pará, a 231 km da capital do estado, no município de Augusto Côrrea, a agricultora Hortência Osaqui, de 50 anos, plantou bacuri, e além do fruto, colheu a realização do sonho do pai. Na década de 70, ao olhar para a terra, ele acreditava que o manejo do bacurizeiro mudaria a vida das pessoas da região. Hoje, cerca de 40 anos depois, a Fazenda Bacuri foi um dos nove empreendimentos selecionados, por meio de chamada pública da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) para a Biofach 2018. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha.
A propriedade veio como herança para a Hortência, junto com o lema que guiava o visionário pai: Omnia vincit labor. A frase, em latim, significa “o trabalho vence tudo”. Com esse fundamento em mente, em 2009, junto com o esposo e dois filhos, a produtora começou a transformar a fazenda. Com muito trabalho e dedicação, a família construiu uma agroindústria de frutas típicas do Pará que, hoje, é destaque na região. Além do bacuri, carro-chefe da produção, açaí, buriti, jambo, muruci, entre outras iguarias paraenses são transformadas em mais de 10 tipos de geleias, licores e polpas concentradas.
Por meio de um sistema agroflorestal, a agricultora explica que foi possível realizar o manejo do bacurizeiro, diversificar a produção e, ainda, verticalizar os produtos. “Há 10 anos eu voltei para a fazenda do meu pai, para continuar o trabalho que ele havia começado. Ele foi o primeiro brasileiro a fazer o manejo do bacuri e como isso poderia afetar a comunidade. Ele acreditava no potencial do mercado, mas ainda não tinha feito nenhuma ação voltada para isso. Eu precisava de um arranjo econômico que sustentasse a propriedade e, também, a minha família. Sou engenheira florestal e não trabalhava com agricultura familiar. Foi um grande desafio que mudou a minha vida”, explica.
Ela conta que participará pela primeira vez da Biofach, e que no ano de 2017, a empresa teve a oportunidade, pela primeira vez, através da Sead, de participar da Feira Internacional da África do Sul, a Saitex, e da Feira Expoalimentaria, no Peru. Osaqui comenta que as expectativas para a feira são grandes. “Temos uma grande responsabilidade em nossas mãos. Iremos apresentar uma fruta típica amazônica: o bacuri. Temos uma missão muito grande de representar o Brasil, o estado do Pará. Além da oportunidade de conseguir atrair um olhar diferente para o nosso produto, e possivelmente fechar alguns negócios. ”
Políticas Públicas
O acesso às políticas públicas e programas do Governo Federal foi o pontapé inicial para o desenvolvimento da propriedade. Em 2013, a agricultora conseguiu tirar a sua Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) e, em 2014, acessou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para custear a agroindústria. A fazenda que, até então, só atuava com o manejo do bacurizeiro, conseguiu expandir e diversificar a produção.
O terceiro passo veio com o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar, o Sipaf. Todos os produtos da Fazenda Bacuri também possuem a certificação de produtos orgânicos, concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Biofach
A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontecerá entre os dias 14 a 17 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha. A feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas. Este ano será a 15º participação da Sead no evento que acontece anualmente e encontra-se na sua 29ª edição.
À frente da missão brasileira na ocasião, o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, destaca a importância da participação no evento para o setor. “Na Biofach podemos mostrar que a agricultura familiar do Brasil é prestigiada, é bem divulgada, e difundida. Logo, nós temos total interesse em investir no setor para podermos ter produtos cada vez melhores, obtermos melhores condições de trabalho e bons produtos na mesa dos brasileiros, e quem sabe na mesa dos outros países do mundo?”
Os outros participantes brasileiros que estarão no estande são Cootap, Coopfam, Cooperacre, Coodapis, Reca, Weber Haus, Frutiperola, Coopercuc.
Serviço: Biofach 2018 Data: 14 a 17 de fevereiro de 2018 Local: Nuremberg, Alemanha
Carolina Gama Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário Assessoria de Comunicação Contatos: (61) 2020-0120 e [email protected]
0 notes
biofach2018 · 6 years
Text
Nove cooperativas da agricultura familiar brasileira participarão da Biofach
Tumblr media
A agricultura familiar além de responsável pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, atravessa o Oceano Atlântico, apresentando sabores típicos do Brasil. Com o intuito de ampliar o mercado consumidor, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), levará nove empreendimentos que foram selecionados por meio de chamada pública para a Biofach 2018. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha.
A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontece anualmente e encontra-se na 29ª edição. Este ano será a 15º participação da Sead e a feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas no estande Brasil - Family Farming.
No estande Brasil - Family Farming estarão presentes nove empreendimentos brasileiros: Cootap, Coopfam, Cooperacre, Coodapis, Fazenda Bacuri, Reca, Weber Haus, Frutiperola, Coopercuc. Os participantes da feira poderão conhecer um pouco dos sabores da agricultura familiar do Brasil. Estarão presentes produtores de arroz, café, castanha-do-brasil, mel, geleias, licores, polpas e cachaças. A Biofach é uma grande oportunidade para os agricultores familiares apresentarem seus produtos ao mercado exterior. O principal objetivo é ampliar o acesso dos agricultores familiares a novos mercados e realizar negócios. A frente da missão brasileira na ocasião, o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, destaca a importância da participação brasileira no evento para o setor. “Na Biofach podemos mostrar que a agricultura familiar do Brasil é prestigiada, é bem divulgada, e difundida. Logo, nós temos muito interesse em investir no setor para podermos ter produtos cada vez melhores, obtermos melhores condições de trabalho e bons produtos na mesa dos brasileiros. E quem sabe na mesa dos outros países do mundo?”
Coriteac adiciona que “a Biofach oferece aos produtores a oportunidade de fecharem negócios de exportação, além de adquirirem novas tecnologias através do contato com outros países. Eventos como a Biofach, só me fazem ter mais certeza que o crescimento do país passa pela agricultura familiar. ”
O coordenador de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional da Sead, Hur Ben Corrêa da Silva, ressalta a importância da participação das cooperativas brasileiras. “A Biofach é a maior feira orgânica do mundo. E a Sead leva empreendimentos da agricultura familiar para prospectar mercados e para conhecer o mercado exterior, que está  em ascensão. E é um trabalho que oportuniza as organizações da agricultura familiar, encontrar caminho no comércio exterior, e também se adaptar ao que é o mercado. E se mostram com grande potencial, porque a agricultura familiar tem vocação para a produção de orgânicos.”
Resultados
Em 2017, a secretaria apoiou a participação na Biofach de seis empreendimentos de diferentes estados do Brasil (Coodapis, Coopfam, Weber Haus, Copotran e Coopersulca). Os produtos apresentados foram arroz; castanha-do-Brasil; cacau em amêndoas, cafés, cachaças, geleias, licores; manteiga; e mel.
Com a participação na feira, os agricultores realizaram 224 contatos comerciais, e o volume de negócios fechados e prospectados foi de USD 3.326.000,00 (dólares), o equivalente a mais de R$10,2 milhões pelo câmbio na época. Vale ressaltar que a Alemanha, é o segundo maior país em mercado de orgânicos do mundo, e movimenta anualmente cerca de EUR 8.6 bilhões (euros) no setor.
Tumblr media
COOPERACRE
Produto: Castanha do Brasil; desidratada. Rodovia AC 40, km 04 – Vila da Amizade CEP: 69909-640 Rio Branco, Acre - Brasil Fones: +55 (68) 3221-1340 / +55 (68) 9964-6099 Contato: Melisse Santos [email protected] www.cooperacre.com
COODAPIS
Produtos: mel, própolis e geleias. Rua Aniceto Varejão, nº 415, lojas 7 e 22 - Piedade CEP: 54420-310 Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco - Brasil Fone: +55 (81) 99645-1191 Contato: Michelle Santana [email protected] www.coodapis.com.br
FAZENDA BACURI
Produtos: frutas e licores da Amazônia; doces e geleias. Rodovia Bragança/Augusto Corrêa, km 15 s/n, Zona rural, 15 CEP: 68610-970 Augusto Corrêa - PA Contato: Hortencia Maria Osaqui Floriano Fone: 55 + (91) 987028680 [email protected] fazendabacuri.com.br
COOPFAM
Produto: café torrado e moído; café feminino. Rua Antônio Cândido de Souza, nº 49 – Centro CEP: 37757-000 Poço Fundo, Minas Gerais – Brasil Fones: +55 (35) 3283-1055 / +55 (35) 99947-5429 Contato: Daniel Penha [email protected] www.coopfam.com.br
COOTAP
Produto: Arroz Estrada da Arrozeira, Assentamento Integração Gaucha, 2500 CEP: 92990-000 - cx postal 021 Eldorado do Sul - RS Contato: Nelson Kuprinski Fone: + 55 (51) 31810305 [email protected]
WEBER HAUS
Produto: Cachaça. Rua 48 Alta, 2625 CEP: 93900-000 Ivoti - Rio Grande do Sul - Brasil Fones: + 55 (51) 3563-3194 / (51) 99527-5208 Contato: Denise Hörlle [email protected]
FRUTIPÉROLA
Produto: acerola, manga, polpa de frutas. Rod PR 182, KM 44, 857 A-1-D - ZONA RURAL CEP: 87540-000 Pérola - Paraná Contato: Luciano Lazarin Fone: + 55 (44) 99914-0345/ (44) 98455 1758 [email protected] https://www.facebook.com/frutisperola/?modal=composer
RECA
Produto: polpa de cupuaçu e acerola, palmito de pupunha. BR 364, KM 1071 - Distrito de Nova Califórnia CEP: 76.848-000 Porto Velho – RO Fone: + 55 (69) 3253-1046 Contato: Hamilton Condack e Ms. Jersiane Berkembrock [email protected] / [email protected] www.projetoreca.com.br
COOPERCUC
Produto: Frutas, doces e geleias da Caatinga. Rua Jorge Ribeiro de Sá, 97-centro CEP: 48950-000 Uauá – BA Fone: + 55 (74) 3673-1428 Contato: Irene Cardoso de Sena [email protected]
Serviço:
Biofach - 29ª edição Data: 14 a 17 de fevereiro Local: Nuremberg, Alemanha
Para acessar o catálogo das Cooperativas, clique aqui.
Carolina Gama Assessoria de Comunicação   Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário Contatos: (61) 2020-0120 e [email protected]
0 notes