blogvinifreitas
blogvinifreitas
Sem título
1 post
Don't wanna be here? Send us removal request.
blogvinifreitas · 5 years ago
Text
POR QUE DEVO TER UM BLOG PARA MINHA EMPRESA?
O Google utilizando sua tecnologia, cataloga e lista, por ordem de qualidade em um ranking as páginas que vão ajudar a responder alguma dúvida, de maneira mais completa e otimizada. Cada página listada precisa ter um grande número informações catalogadas em seu interior.
Desta forma, com muitas palavras e links variados, que temos dentro de um blog post (por exemplo), o sistema entende que o conteúdo do texto é relevante e pode ajudar de forma efetiva o usuário em sua busca.
A internet nos poupa o serviço de ir até as prateleiras buscando o livro que vai nos ajudar a encontrar uma solução em suas páginas.
Tumblr media
A resposta para essa pergunta é: possuindo um blog bem estruturado, você consegue entrar no próximo nível de interação com seus clientes, e desta forma com uma flexibilidade multipla na entrega do conteúdo, cative muitos tipos de audiência. Basta escolher entre produzir um vídeo, escrever um texto, gravar um podcast ou simplesmente compartilhar imagens informativa.
Mostrarei neste texto a importância de ter um blog para sua empresa, o que a real possibilidade de ser listado (a) nas primeiras páginas do Google pode fazer com seu negócio.
COMO É TER UM BLOG.
Vamos começar entendendo que ter um site simples não basta, é necessário ter um planejamento de conteúdo recorrente e um blog para a conectar com seu público. Se apoiar em um site simplesmente institucional deixará sua estratégia incompleta.
Blog normalmente suporta qualquer tipo de conteúdo, textos, vídeos, fotos, áudios. Desta forma, você pode deixar sua criatividade aflorar e iniciar esse projeto.
Para você entender como a “lógica da internet” funciona, vou explicar:
A listagem do Google e seu funcionamento é fácil de entender, vamos pensar em uma grande biblioteca. Quando pesquisamos algum assunto logo recorremos ao buscador e sempre vemos a listagem abaixo:
Tumblr media
O Google utilizando sua tecnologia, cataloga e lista, por ordem de qualidade em um ranking as páginas que vão ajudar a responder alguma dúvida, de maneira mais completa e otimizada. Cada página listada precisa ter um grande número informações catalogadas em seu interior.
Desta forma, com muitas palavras e links variados, que temos dentro de um blog post (por exemplo), o sistema entende que o conteúdo do texto é relevante e pode ajudar de forma efetiva o usuário em sua busca.
A internet nos poupa o serviço de ir até as prateleiras buscando o livro que vai nos ajudar a encontrar uma solução em suas páginas.
PENSAR EM BLOG: IMPORTANTE ANTES DE COMEÇAR.
Trabalhar com a internet é sinônimo de consistência e conteúdos ricos que irão ajudar as pessoas de forma verdadeira.
Neste momento você precisa saber:
Textos com uma quantidade razoável de palavras é sempre uma boa prática;
Imagens com descrições também são essenciais (textos alternativos);
As palavras-chaves do seu nicho precisam estar presentes em cada conteúdo postado;
Títulos e inter-títulos facilitam a leitura e devem possuir uma formatação de acordo com as boas práticas da web;
Links internos e externos são uma excelente forma de ganhar relevância e aparecer nas primeiras páginas do Google.
Desta forma, conseguimos ter uma breve noção que escrever na internet não é tão fácil quanto parece. Para isso existem profissionais (como eu) focados em produzir textos e conteúdos próprios para se destacarem na rede.
Não sabe como começar? Meu foco é conectar ideias e te mostrar qual o melhor caminho para iniciar sua trajetória. Toque aqui e veja como pode ser simples se seguir minhas dicas.
Segundo pesquisa da Internet Live Statis atualmente temos 3.5 bilhões de buscas por dia. E podemos sim, ganhar nosso espaço nesse universo gigantesco começando da forma certa.
Além de todas as ferramentas disponíveis para te auxiliar neste percurso online, temos que ter uma coisa em mente: cada vez mais precisamos agregar valor de forma positiva e coerente para nosso público-alvo.
Falando em coerência, quero apresentar o Marketing de Conteúdo. Trabalhando incansavelmente em difundir conteúdos verdadeiros, educando pessoas a encontrarem em seus posts, palavras que conectam com suas crenças pessoais e mostram o melhor caminho em busca dos seus objetivos.  
Nesta modalidade de marketing temos o foco voltado em impactar o cliente com nossas criações em seus diversos momentos de compra e consumo.
Podemos listar eles entre: atração, consideração, conversão e retenção. Vamos nos aprofundar ainda mais em cada um ao longo deste texto.
Você que está buscando vender todos os dias, tem como objetivo também aumentar a autoridade do seu negócio, ter sua empresa reconhecida como referência e deixar um legado social? Continue comigo você está no lugar certo!
Nunca é um processo simples, mas tendo como seu principal aliado o planejamento e a entrega certa para cada etapa desse funil de vendas podemos desfrutar de um tráfego sólido e constante para te enriquecer no momentos certos.
AS DIFERENTES ENTREGAS DE CONTEÚDO.
Acredito que você realmente é bom no que faz. Agora é a hora de colocar todas as suas ideias para fora, e fazer uma listagem de como seu produto ou serviço trabalha em prol do bem social e da qualidade de vida dos clientes.
Para iniciar você deve saber que falando de blog a flexibilidade é máxima, pois temos aqui opções variadas para conectar com seu público.
BLOG POST
Aqui trabalhamos conteúdos escritos e de uma forma geral a cada dia se tornam mais atrativos, de leitura fácil e aprendizado maximizado.
Em muitos casos o texto é descrito com imagens também e desta forma sua leitura se torna prazerosa.
Tumblr media
O tipo mais sustentável para criar blog posts são os evergreens. Textos de qualidade que perduram sem prazo determinado.
Normalmente são super interessantes, extremamente relevantes e não tem prazo para deixarem de ser assim. Trazem tráfego sempre para o Blog. Muito utilizado para empresas. Essa pode ser sua opção de escolha!
Se você tiver um veículo de informação e possuir sempre o que escrever de mais fresco no mercado, posso indicar os conteúdos noticiosos.
Esses já aproveitam a onda das notícias mais atuais. São impactantes e mega curiosos, mas perdem a importância rapidamente com o passar das horas.
EBOOK
Em seu blog você deve entregar também conteúdos mais profundos, fechando as lacunas do assunto e mais elaborados, como um livro.
Um livro digital. Este formato tem o momento certo no funil para ser empregado. É uma ótima forma de diversificar seu conteúdo online.
INFOGRÁFICO
Com o dinamismo das informações em que somos bombardeados diariamente uma forma de impactar sua audiência é desenvolvendo um infográfico. Nele você consegue explicar algum processo de forma intuitiva e cheia de cor. Normalmente uma pessoa responsável por criação de arte pode te ajudar nessa.
VÍDEOS
Aqui temos uma tendência digital, cada vez mais os vídeos ganham seu espaço e não é à toa, o player de vídeo mais acessado do mundo já está na sua cabeça, sem ao menos eu citar seu nome.
A interação do usuário é complexa e isso cativa cada vez mais a audiência. Invista em conteúdos audiovisuais.
PODCAST
Sua facilidade de consumo deixa essa forma de entregar seu conteúdo entre os mais funcionais.
As pessoas em praticamente qualquer atividade pode ouvir sua explanação e aprender muito com cada palavras gravada.
Mas essa é só a ponta o iceberg. Existem outras entregas que podemos explorar e ajustar de acordo com seu perfil de especialista. Basta clicar aqui e descobrir.
POR ONDE COMEÇO MEU BLOG?
O que eu vou falar?
Que tipo de conteúdo será publicado?
De quanto em quanto tempo eu vou publicar?
Quais plataformas eu posso utilizar?
São questionamentos que precisam estar na sua mente agora.
Inicialmente, uma das vantagens de começar um blog é a democracia de trabalhar com a internet. Aqui não precisamos pensar em altos investimentos para ganhar seu espaço na rede.
Existem inúmeras plataformas para você começar a escrever sobre o que faz de melhor e colocar sua identidade na internet.
Plataformas com uma experiência fácil e intuitiva como o: medium, blogger, wordpress, até mesmo seu perfil pessoal do linkedin, são os melhores caminhos para começar.
Alinhado a essas plataformas (em alguns casos), normalmente contratamos um bom serviço de hospedagem. Atualmente temos opções sérias e seguras pela internet: hostgator, hostinger, localweb, entre outros.
Agora que você já conhece algumas das principais entregas pela web, basta voltar para dentro da sua especialidade e mapear realmente tudo o que pode ser propagado na rede.
Posso indicar a separação dos conteúdos por assunto, isso no médio/longo prazo vai envolvendo sua audiência em um mar de informações.
O filtro nessa hora é essencial. Aqui podemos listar tudo em um brainstorm em conjunto com a equipe do seu negócio e ver a aceitação interna primeiramente.
Nesses dias que o home office virou protagonista. Utilizo a melhor ferramenta de produtividade e organização. Veja o Trello tocando aqui! 
COMO FAÇO MARKETING DE CONTEÚDO?
Tumblr media
Precisamos ter em mente que cada consumidor possui uma jornada de compra e entendê-la se faz necessário.
Nesta etapa é de suma importância ter acompanhamento profissional para produzir todo conteúdo textual, alinhado com suas crenças e valores, sempre trabalhando e se conectando com todos os momentos de consumo da audiência.
Vamos dividir em etapas:
ATRAÇÃO:
Está é a primeira etapa. Aqui a audiência tem o primeiro contato com sua marca, cultura interna e conhecimento do assunto. A pessoa não busca comprar, ela busca resolver algum problema imediato.
Geralmente, por meio de um blog post (por exemplo), escrevemos sobre a identidade do problema. Fazemos textos instrutivos colocando o problema em evidência.
Sem apego a guardar suas informações, você precisa difundir todo conhecimento agregado no assunto.
Normalmente é interessante indicar alguma solução prática para o leitor aplicar assim que terminar a leitura.
Desta forma, conseguimos ganhar a confiança do leitor e nos proporciona sempre a possibilidade de ter recorrência em nosso blog.
Nesta etapa possuímos algumas características:
Alto fluxo de tráfego e baixa conversão;
Consumo fácil sem barreiras ou micro conversões;
alto alcance de visibilidade para sua marca.
CONSIDERAÇÃO:
Depois de ter a estrutura de atração alinhada. Precisamos garantir que os visitantes voltem sempre. E neste caso a primeira impressão sempre é a que fica.
Quando trazemos valor para nossa audiência, resolvendo algum problema básico, na maioria das vezes ela ir�� retornar quando precisar de mais informações.
Aqui, de acordo com a sua necessidade vamos alimentando o blog com mais postagens. Pensar em assuntos interligados é uma ótima ideia, dessa forma criamos uma árvore de conteúdos que se conversam e se interligam.
Nessa etapa de consideração começamos a ligar o problema, com a solução que oferecemos.
O usuário normalmente ainda não quer comprar nada, mas quer entender as soluções que o mercado apresenta para acabar com sua dor.
As características desta etapa:
Conteúdos focados em micro-conversões;
Tráfego médio de usuários (em comparação com a atração);
Pequenas barreiras de consumo (formulários e ações no site).
Aproveita o contato direto com o analista de conteúdo. Click aqui para entender como se posicionar em cada etapa deste funil!
CONVERSÃO:
Enfim chegamos na etapa de venda.
Nesta hora, podemos ofertar conteúdos focados exclusivamente em nosso produto e como ele pode ajudar a vida de quem adquire a solução.
Mostrar exemplos de pessoas que tinham problemas similares e obtiveram bons resultados depois que compraram seu produto.
Escrever um texto voltado para os pontos positivos de usar seu produto e/ou serviços. Utilizar uma chamada para ação (CTA) sempre pedindo para o leitor tomar alguma atitude, é o melhor a ser feito. Desta vez, a chamada é para comprar ou falar com seu contato de vendas direto.
Nesta etapa, o leitor já conhece o problema e sabe que seu produto pode ajudar a resolvê-lo.
Aqui na conversão precisamos qualificar nosso usuário e convertê-lo em cliente efetivo.
As características:
Convencimento de compra;
Qualificação e conversão;
Baixo volume de tráfego;
Complemento das informações para o time de vendas.
RETENÇÃO:
A venda não é o fim dessa jornada. Aqui precisamos encantar o cliente.
Agora precisamos manter esse cliente consumindo nosso produto, nossa mensalidade ou até mesmo nossos pacotes de benefícios recorrentes.
Devemos continuar trabalhando o blog, para multiplicar o sucesso do cliente.
Reconhecer os objetivos alcançados usando nosso produto e divulgar para todos os novos leitores, bem como, mostrar como ele pode otimizar ainda mais suas atividades com a nossa solução.
E quanto melhor for o encantamento do cliente, maior será a tendência dessa pessoa te indicar para outras pessoas e continuar com você por mais tempo. Pesquisa de é NPS muito utilizada nesta fase.
PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO DENTRO DE UM BLOG. 
Tumblr media
Quando falamos vem uma referência cansativa em nossa mente, certo? Mas, não precisa ser feito sozinho. Este momento deve ser de sintonia com a equipe e um olhar analítico para estruturar cada ponto que vou indicar.
A primeira etapa de planejamento começa com o alinhamento dos objetivos. Perguntas como: quais ações desejamos alcançar com a criação de cada texto?
Podemos buscar gerar novas vendas, trabalhar o branding e penetração da marca no mercado, angariar novos leads e muito mais.
Outro ponto que não pode faltar, é a definição da etapa do funil que vamos abordar. Teremos conteúdos semanais de atração, consideração, conversão e/ou retenção.
Uma dica é produzir uma proporção de 80% conteúdos educativos voltados a resolver problemas e 20% textos focados em conversão.
Neste momento de planejar e estruturar sua estratégia, podemos separar algumas horas para definir os temas que vamos abordar em nosso blog.
Estudo de mercado é primordial, observar o que seus concorrentes diretos estão publicando e avaliar a aceitação de cada conteúdo pode ser feita por ferramentas de SEO.
Entender o que nosso público-alvo está buscando ultimamente também é o ponto-chave. Para isso, sites gratuitos de marketing digital vão auxiliar.
A pesquisa de palavras-chaves também irá ajudar a buscar o rankeamento pretendido.
Compilando todas essas informações em um só lugar para ficar fácil seu entendimento com todos os membros da equipe, podemos colocar a mão na massa e começar a jornada digital.
CONCLUSÃO
Tumblr media
Como você pode ler neste texto, precisamos abrir a mente para a criação de conteúdo e pensar em outras vertentes além da que temos somente um papel em branco para escrever.
Na frente do nosso computador precisamos cada vez mais estruturar a ideia antes de iniciar com a produção de conteúdo. Da melhor forma possível trabalhando lado a lado com o algoritmo da internet.
Além de conectar de forma emocional com as pessoas que estão lendo o que produzimos e se engajam mais a cada dia com nossa mensagem e objetivos.
Essas pessoas possuem momentos variados, e a grande maioria não está preparada para comprar seu produto ou serviço logo no primeiro contato.
Pensando nisso, criamos textos variados todos os dias para impactar todas as pessoas em seus mais variados estágios na jornada de compra atual do consumidor.
Mostramos o problema que normalmente ela tem mas não sabe, com um texto introdutório e sem muitas barreiras para ensinar.
Em seguida aprofundamos mais o tema, deixando ela mais curiosa, permitindo que navegue por nosso site.
Quando essa pessoa está preparada e motivada a resolver seu problema, indicamos nossa solução.
É somente aí, neste momento que conseguimos muitas vezes agregar um novo cliente.
Agora que você já aprendeu como funciona esse ecossistema de criar conteúdo e conectar com seu público. Vamos iniciar um planejamento? Toque aqui e marque um horário comigo.
Obrigado pela sua Atenção! Se chegou até aqui, deixe um comentário.
1 note · View note