Tumgik
boaconversa · 4 years
Text
Já pensou em como aprender LIBRAS pode mudar sua vida?
Hoje vamos te dar uma boa dica, uma dica que pode impactar não somente sua vida, mas a de muitas pessoas:
Igualmente a aprender qualquer outro idioma, aprender LIBRAS é muito importante para todos nós. Isso pode  gerar uma grande transformação em um grupo social tanto quanto na vida pessoal. De maneira geral, tanto nos aspectos mais individuais quanto no coletivo, uma vez que o indivíduo tem a capacidade de se comunicar por meio de sinais isso pode fazer com que várias pessoas se conectem.
Existem muitos benefícios em tirar um tempo para aprender a linguagem de sinais. Mas devido ao pequeno número de ouvintes que se dispõem a estudar LIBRAS,em sua empresa você poderá facilmente se destacar como um intérprete.
Hoje muitas empresas têm como alvo abraçar a  comunidade surda e isto fica bem claro quando observamos que vários instituições  veiculam em seus  vídeos corporativos a tradução para LIBRAS. Algumas inclusive em suas reuniões já tem um intérprete, fazendo uma tradução simultânea.
Os benefícios não necessariamente incluem apenas carreiras e questões de inclusão social.
Nas questões mais individuais, a pessoa que busca um novo aprendizado está exercitando constantemente o cérebro.  Imagine o quanto você pode desenvolver sua mente aprendendo algo novo todos os dias. Nosso cérebro tem uma capacidade muito grande e se o deixarmos inativo, ele pode com o tempo ir regredindo.
Uma mente que está sempre aprendendo está sempre trabalhando e isso pode retardar várias doenças. Quando você começa a aprender LIBRAS, você força sua mente a aprender algo completamente novo e isso pode desenvolver ainda mais seu cérebro.
Voltando para as questões sociais. Imagine ter acesso a várias pessoas que infelizmente estão sendo esquecidas ou ignoradas por muitos. Novos amigos são sempre bem-vindos e você com certeza terá uma ótima recepção na comunidade de surdos.
Você pode fazer parte da vida de pessoas que nunca pensou que conheceria e pode se apaixonar por um novo mundo que está bem na sua frente.
Atualmente, para quem quer aprender um novo idioma, é muito mais fácil e também muito mais rápido. Claro, também é muito menos complicado.
Tudo graças à tecnologia que nos permite estudar, monitorar online e até fazer exercícios a qualquer hora do dia, repetindo o conteúdo quantas vezes forem necessárias. A informação é acessível a todos e podemos utilizá-la.
Sem o uso da linguagem de sinais na comunicação diária, não há como se desenvolver. Não perca tempo e procure também os cursos online de LIBRAS e inicie os treinamentos.
Se liga nesse vídeo:
youtube
0 notes
boaconversa · 4 years
Text
Aprenda a fazer falta
Já escutou alguém dizer que sentiu sua falta? É uma das sensações mais interessantes que se possa ter. Ser  querido pelas pessoas é algo muito bom e que nos faz sentir bem.
Muitas vezes as pessoas que queremos que sintam nossa falta não parecem demonstrar muito que notaram nossa ausência.
Talvez isso acontece porque você esta muito “em cima” da pessoa.
Todos precisamos de um certo espaço que não pode ser muito invadido. No entanto ninguém sente falta de quem não conhece.
Primeiro você terá que se aproximar da pessoa para que ela sinta sua falta.
( Veja o posto: Como iniciar uma conversa)
 Para que sintam sua falta você terá que ser confiante. Confiante o bastante para não ficar muito próximo da pessoa. Ninguém que é pressionado se sente atraído.
Saiba ser como as séries da Netflix que sempre deixam um gancho nos finais dos episódios que fazem você querer continuar assistindo. Então saiba ser misterioso e deixar sempre um mistério a ser resolvido.
Não seja o tipo de pessoa que no primeiro papo já contou tudo da vida e que não parece ter nada novo. As vezes será necessário ter novas experiências, para sempre ter algo interessante para contar .
Pessoas interessantes fazem coisas interessantes.
Em seu tempo livre, não vá procurar a outra pessoa . Faça algo legal para você mesmo e depois apareça . Invista em você pois sempre lhe fará bem até para sua própria confiança.
Uma dica muito interessante é aparecer onde a pessoa menos espera e não aparecer onde seria óbvio demais.
Seja presente, mas não seja um chiclete. E procure ser sempre alguém agradável que traz sempre um papo que seja bom e com um ótimo astral.
As pessoas associam as outras de acordo com as experiências que tiveram nas conversas anteriores. Assim sendo, invista em você  e viva uma vida que seja boa pra você.
Assim você será sempre notado e não esquecido.
0 notes
boaconversa · 4 years
Text
Cuidados necessários ao procurar aplicativos de relacionamento
O mundo esta mudando e as formas de se relacionar também estão.  Por incrível que pareça, o número de relacionamentos online esta só aumentando e as pessoas tem cada vez mais usado serviços de relacionamento online. Mas será que é seguro?
Atualmente qualquer pessoa que usa a Internet, quer tenha ou não utilizado um serviço de encontros pela online , sabe de alguns dos perigos que os encontros com desconhecidos pela Internet podem representar.
Embora para alguns namorar pela Internet possa ser uma experiência mais gratificante do que namorar no "mundo real",  tomar certos cuidados pode ser fundamental .
A Internet oferece uma variedade de experiências diferentes do namoro cara a cara. Usar essas oportunidades a seu favor pode resultar em uma experiência de namoro online muito bem-sucedida
 Para estar seguro em sites de relacionamento  online, comece sua experiência cuidadosamente com cada encontro que você enxergar futuro.É recomendado um processo de levantamento  de informações gradual.
Crie um nickname que não revel quem você é. Evite apelidos ligados ao seu nome.
Não revele dados pessoais  antes de passar um tempo razoável conversando com a outra pessoa e sentir-se o tipo de pessoa que ela é.
Crie uma conta de e-mail separada para se comunicar, assim terá mais controle das informações que já passou.  Se você sentir que a outra pessoa está perguntando demais e até mesmo  pressionando você para obter informações, talvez será necessário  parar de se comunicar .
Preste atenção em tudo que a pessoa diz e saiba ouvir mais do que falar.
 Tome estes cuidados e esteja mais confiante para começar a desfrutar dos aplicativos de relacionamento e boa sorte.
0 notes
boaconversa · 4 years
Text
Como fazer um discurso de noivado
O noivado esta chegando, mas você não sabe o que dizer? Calma!!!! Nesse artigo iremos lhe dar dicas de como fazer um bom discurso de noivado.
Como fazer um discurso de noivado que supere expectativas
É comum nos noivados e casamentos que todos fiquem com aquela expectativa pelo momento em que os noivos fazem seus discursos.
Todos prestam atenção nas palavras e na forma com que cada pessoa expressa seus sentimentos.
Geralmente são momentos carregados de emoções e nervosismo. Alguns discursos fazem as pessoas chorar, sorrir e até darem gargalhadas.
Um momento único e que será será lembrado por toda a vida.
Mas o que faz um discurso de noivado ser bom?
youtube
A resposta é simples: o que faz o discurso ser bom é ele ser pessoal e verdadeiro. Antes de tudo, ele tem que retratar a realidade de quem fala.
Se você é uma pessoa engraçada, seja engraçado. Se é uma pessoa mais séria, não tente fazer piadas que normalmente não faria.
Seja você mesmo e não crie um personagem para tentar agradar aos outros. Contudo, fale da maneira que você já tem costume de falar.
Um discurso não será bom por conter palavras sofisticadas e elaboradas.
No vídeo acima, a personagem Mônica Geller, da série de comédia Friends, prepara um discurso para o aniversário de casamento de seus pais. O objetivo dela é chamar atenção de todos e os emocionar.
No entanto, o que se vê são frases desconectadas. Mesmo buscando emocionar, ela falhou gravemente na sinceridade de suas palavras.
Enfim faltou a verdade. Em primeiro lugar ela focou mais em criar uma sensação do que sentir algo.
Emoção pode ser uma consequência e não o objetivo. Podemos usar o exemplo da Mônica mas não segui-lo.
Por outro lado, mesmo sendo ficção, podemos notar que Ross com poucas palavras foi mais eficiente.
O discurso não precisa ser longo, mas tem que ser preciso.
Não importa se as palavras são simples, mas sim o sentimento que elas trazem.
Cada frase tem que ter um significado primeiramente para quem faz o discurso e depois para o casal.
Então, pegue a caneta e o papel que você já irá fazer seu primeiro rascunho.
Saiba como organizar seu casamento de maneira econômica
Se prepare para fazer um ótimo discurso de noivado
Assim como um atleta que se prepara para uma prova, você também tem que se aquecer.
Mas diferentemente do atleta que prepara o corpo, você preparará a mente e o coração.
Inspiração é algo que não vem a todo momento. Será necessário trilhar um caminho até ela.
Para escrever um bom texto é preciso relaxar. Procure um lugar tranquilo e calmo para que possa se concentrar.
Provavelmente você está com um pouco de ansiedade e isso acaba atrapalhando.
Com os olhos fechados, respire fundo. Inspire e expire até acalmar os ânimos.
Se for possível, coloque uma música que você goste e que lhe acalme.
Evite músicas agitadas, que lha façam distrair. Músicas românticas por outro lado podem ajudar a criar uma atmosfera favorável.
Não coloque pressão sobre você.
Agora que você já relaxou, vamos então finalmente começar.
Pegue a caneta e anote alguns pontos que você pensa que deveriam estar em seus votos. Não precisa estar ordenado, nessa fase iremos apenas levantar algumas ideias.
Lembre-se: o discurso é totalmente pessoal, as suas ideias são os pontos mais importantes.
Não tenha medo de anotar coisas que pareçam bobas a principio.
Apenas anote para que aos poucos consiga ter uma noção do que quer escrever.
Caso esteja sem inspiração nenhuma, nossa próxima etapa lhe ajudará a sair do zero.
Demonstre Gratidão
Demonstrar gratidão é uma das coisas mais bonitas da vida. É admirável quem consegue olhar para trás e reconhece as pessoas que de alguma forma o ajudaram.
As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.
Essa frase de Epícuro ilustra bem o quanto é importante em um momento como esse demonstrar gratidão.
O noivado e a cerimônia de casamento são transições muito importantes para o casal..
Antes de começar a escrever, pense em toda sua vida. Procure se lembrar de pessoas que foram importantes para sua trajetória até aqui.
Pessoas que contribuíram diretamente para o bem-estar do casal também devem ser lembradas.
Aquelas pessoas que deram bons conselhos e que ajudaram no processo de maturação e formação do casal.
Faça uma pequena lista e se achar necessário as cite nominalmente no discurso.
Certamente os convidados para o noivado são pessoas que você tem carinho e proximidade.
Assim sendo, você também pode os agradecer de maneira genérica, sem citar nomes.
Posteriormente pode ressaltar a importância da presença deles em um momento tão singular de sua vida.
Pais e Sogros devem ser lembrados no discurso de noivado
Honra teu pai e tua mãe.
Ainda falando sobre pessoas importantes é necessário enfatizar os pais e os sogros.
Já é algo tradicional os pais conduzirem os filhos pelo tapete vermelho.
Essa tradição não é apenas um mero item da cerimônia.
Pelo contrário, expressa algo mais profundo, e que acontece por toda a criação e construção de uma pessoa.
Dessa forma, eles tem um papel direto na vida do casal.
Caso você não tenha uma boa relação com seus pais ou sogros, é melhor não fazer nenhum comentário.
Mas se as relações forem boas, é necessário retribuir as contribuições de cada um deles.
Começando pelos seus pais, tire um tempo para pensar na sua criação.
Você pode agradecer por tudo que fizeram por você.
Pode ressaltar como os ensinamentos e lições ajudaram em sua formação.
O que achar importante, anote em seu rascunho.
Indo para os sogros, você pode agradece como lhe receberam na família.
E isso é algo bom de ressaltar, pois nem sempre acontece e algumas pessoas tem muitas dificuldades de convivência.
Se sua relação é harmônica, expresse isso com sinceridade.
Além disso, ressalte também a importância deles na formação do seu noivo(a).
Em muitos casos, algumas pessoas acabam assumindo o papel de pai ou mãe.
Mesmo não sendo os pais biológicos, essas pessoas são referências e também devem ser lembradas.
Dicas para fazer um discurso pessoal
Nada mais único e pessoal do que descrever as suas próprias experiências. Voltar as lembranças do passado pode ser o que irá te inspirar a escrever.
Comece a pensar no em tudo que passaram como casal.
Nos momentos engraçados que viveram. Em tudo que passaram.
Você consegue se lembrar quando conheceu seu noivo(a)?
Um bom lugar para começar seu discurso é justamente do início de tudo. Puxe de sua memória como foi aquele dia.
Pode começar fazendo uma lista das coisas mais aleatórias que vierem a mente.
Assim é possível que você consiga captar o sentimento daquele momento.
Para facilitar, tente responder as seguintes perguntas:
Onde foi que vocês se viram?
Qual foi seu primeiro pensamento ao ver seu noivo(a)?
Quem estava junto de vocês?
Ao responder essas perguntas será possível descrever a sua visão dos fatos.
É sempre bom se conectar com boas lembranças.
Isso fará com que você tenha maior entusiasmo.
Você se lembra da primeira vez que saíram juntos?
Sempre há o que contar do primeiro encontro. Desde coisas planejadas até aquilo que naturalmente aconteceu.
Tire um tempo para pensar. Você esperava que desse encontro fosse sair um noivado?
Todo esses e mais outros elementos fazem um discurso de noivado interessante.
Faça um caminho começando pelos primeiros encontros até o presente.
Escolha os momentos que mais lhe marcaram.
Aquelas coisas simples, mas que não saíram da memória.
Como você se sente a respeito dessas lembranças?
Transmita o que você sente para o papel.
Finalmente fale do seu amor!
Agora vamos para o momento mais importante do discurso. É o momento de falar especificamente da pessoa amada.
Um momento que requer maior cuidado e reflexão. O foco será no que a pessoa amada representa para você.
De um certa forma, você irá comunicar como é a sua visão sobre o outro.
É nesse hora que você transmitirá ao seu noivo(a) todo o sentimento que você carrega.
Acima de tudo é o momento que você declara o seu amor.
Isso parece simples, mas um pouco complicado. Para facilitar, separamos algumas perguntas que podem te dar um norte:
Quais as razões que te fazem querer estar junto com seu noivo(a)? Lembre dos motivos que lhe fazem olhar para essa pessoa e querer estar com ela. Pense por um instante no que lhe faz ter a certeza que essa é a pessoa certa para você compartilhar sua vida.
O que você admira na pessoa amada? Admiração é algo fundamental em uma união. Reflita sobre as características que lhe fazem apreciar esta pessoa e aproveite esta oportunidade para enfatizar como essas características são importantes para você.
Pelo que você tem gratidão? Relembre momentos, ou ações que deixaram você com o sentimento de gratidão. Isso pode ter vindo de momentos difíceis que esta pessoa esteve ao seu lado, se te ajudou a amadurecer, se somou em algo em sua vida. Agradeça por tudo que esta pessoa lhe fez.
Fale de você e de suas expectativas
Agora é a hora de falar de você. É comum que o foco em muitos discursos esteja sempre no outro.
Mas é totalmente necessário que se faça uma reflexão interna. Afinal um relacionamento é feito de duas pessoas e cada um tem um papel importante nessa construção.
Inicialmente você pode falar de como eram suas expectativas antes de começar seu relacionamento.
Muitas pessoas tem uma ideia de relacionamento e você pode compartilhar algo do tipo.
Pense um pouco em como você era antes e como o relacionamento de vocês lhe fez mudar e amadurecer.
Esse é um ponto importante pois enfatiza a importância da união em sua vida.
Fale do que você espera trazer para este relacionamento. Quais são as suas qualidades que lhe fazem uma pessoa única?
Pense em suas características e projete como você poderá contribuir para que o companheirismo nunca se perca.
Prosseguindo, pense no que você espera dessa nova fase que esta se iniciando.
Essa é uma parte do discurso que você olha para o futuro pensando em como chegar lá.
Quando você olha para o futuro, quais projeções você faz?
Pense nos sonhos que tem, nas coisas que quer realizar como casal. Essa reflexão além de lhe ajudar a escrever, também lhe ajudará a entender quais são seus objetivos.
Ter algo concreto em mente é um grande passo para que se possa alcançar suas metas. Mas se tratando de um relacionamento é essencial que se comunique o que cada um espera.
Assim como saber ouvir, saber comunicar é fundamental para a saúde do casamento.
Pense com muito carinho nessa etapa do discurso pois ela é uma das mais importantes.
Reconhecer onde você está e onde quer chegar é algo que não se resume a um discurso, mas sim algo que lhe direcionará na vida.
Dicas práticas para organizar seu discurso
Ainda se sente perdido com tudo que já anotou? Essa próxima etapa lhe ajudará a finalmente visualizar seu discurso.
Agora é a hora de juntar as partes. De dar forma ao seu discurso.
Pegue tudo que já anotou e dê uma revisada. Transforme cada ideia em um tópico e tente unir as ideias que são complementares.
Após ter uma lista de tópicos, comece a escrever um texto juntando tudo de maneira contínua.
Tente fazer como se fosse você contando um caso para um amigo.
É normal que os primeiros rascunhos não fiquem tão bons.
Caso aconteça de não gostar de um rascunho, comece outro mas não jogue a folha fora, pois uma ideia boa poderá ser perdida.
Escreva até você começar a gostar do que escreveu. Mas não coloque nenhuma pressão em você. Não é sua função dar um show, mas sim transmitir um discurso verdadeiro em seu noivado.
Ensaio e preparação
Agora você já tem várias idéias e seu discurso já começa a ter uma cara.
É necessário revisá-lo várias vezes para que se evite alguns erros como vícios de linguagem. Faça substituições de palavras repetidas e deixe seu discurso mais dinâmico.
Leia o texto algumas vezes e elimine o que achar necessário. Lembre-se: um bom discurso de noivado não precisa ser longo.
Você pode gravar um vídeo ou até mesmo um áudio para ter uma noção melhor do tempo e de como ficou o texto.
Um discurso bem montado pode ter uma duração média de 5 minutos.
Tente colocar o texto todo em uma folha A4.
Tente memorizar, isso lhe ajudará a falar com mais confiança. Mas não confie somente na memória.
No dia do noivado leve uma folha com você para facilitar as coisas pois o nervosismo pode lhe fazer esquecer e é bom ter uma “colinha”.
Essas são as dicas que temos para você montar o seu discurso de noivado.
Gostou deste artigo? Há algo que poderíamos acrescentar?
Deixe seu comentário com dicas e sugestões.
O post Como fazer um discurso de noivado apareceu primeiro em boaconversa.
source http://boaconversa.com.br/discurso-de-noivado/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=discurso-de-noivado
0 notes
boaconversa · 4 years
Text
Como iniciar uma boa conversa
Quer iniciar uma boa conversa, mas não sabe como? Veja nossas dicas e saiba como iniciar uma conversa com qualquer pessoa em qualquer lugar.
O que é uma boa conversa?
Todo ser humano carece de socialização. Segundo uma matéria do The Guardian, a solidão pode ser pior que obesidade e fazer tão mal quanto fumar 15 cigarros por dia.
Diante disso, uma boa conversa pode ser melhor que muitos remédios.
Uma boa conversa é aquela em que as pessoas se conectam. Tudo flui naturalmente, todas falam e todas se escutam.
O dicionário do Google define conversa como troca palavras e de idéias. Definitivamente isso dá um sentido de soma e de cooperação.
Dessa forma, as pessoas se sentem livres para falar. Ao mesmo tempo que vão se interagindo, elas não resistem ao tempo.
Já teve a experiência de conversar com alguém e nem notar o tempo passar? É ótimo ficar com a sensação de “quero mais” logo após o final do bate-papo.
Isso deveria acontecer a todo momento, mas nem sempre é possível. À primeira vista o problema pode estar no início, logo na aproximação.
Portanto, começar com um papo agradável, desde já é a nossa primeira missão.
Não sabe como iniciar uma conversa? Veja alguns exemplos
Antes de tudo, saiba que não existe uma fórmula mágica para uma conversa. Lembre-se: não é a todo momento que as pessoas querem falar.
Uma conversa é um resultado da interação de duas ou mais pessoas. Se uma das partes não quer conversar, entenda sem se culpar por isso.
Contudo, nunca leve isso para o lado pessoal. Pelo contrário, reconheça que aquele momento não era o ideal e não se apegue a qualquer pensamento negativo.
Assim sendo, algumas frases podem lhe ajudar a perceber se a pessoa esta aberta ao diálogo.
Veja 5 frases para você iniciar uma conversa:
“Oi! Meu nome é ______, tudo bem com você?” Se apresentar a um desconhecido é a melhor maneira de iniciar o papo. Parece simples, mas isso cria uma expectativa pelo que você tem a dizer.
“Como está sendo seu dia?” Essa é uma frase termômetro. Ou seja, pela resposta você saberá se a pessoa está aberta a conversar. Se lhe responder perguntando como esta sendo o seu dia, será mais fácil ter uma interação.
“Tenho algo importante para lhe falar. Não me deixe esquecer!” Essa frase funciona muito no trabalho. Caso queria comentar algo com seu chefe, mas ele esta ocupado, use essa frase. Pela curiosidade, seu chefe lhe arrumará um tempo para você.
“Notei que você está tão _______. O que tem feito?” Essa aproximação é uma das mais empáticas. Mostra que você deu importância a uma mudança. Obviamente, essa frase funciona melhor para pessoas que já tem um nível de afinidade.
“Preciso de uma opinião sua.” Pessoas adoram transmitir o que pensam. Além de criar uma expectativa, você demonstra que valoriza o pensamento do outro.
Como tornar a conversa mais interessante
Uma das maneiras mais simples e eficazes de tornar a conversa interessante é ser interessado. Basicamente, é ter interesse na pessoa e no que ela diz.
Ao longo das conversas, você irá perceber que as pessoas dão dicas do que querem ou gostam de falar.
Basta prestar atenção: a forma de falar, as expressões, o entusiasmo, absolutamente tudo pode ser uma pista para você.
Já foi atendido por algum vendedor que parecia já saber o que você queria? Certamente este profissional esteve atento a todos os detalhes.
Imagina você aplicando isso aos seus diálogos. As pessoas gostam de serem valorizadas. Fale menos sobre você e procure conhecer melhor a outra pessoa.
Sabendo ouvir, você pode passar para a próxima etapa que é criar uma conexão:
youtube
Nesse vídeo, Stephen Colbert em toda a entrevista cria conexões com Liv Tyler de uma maneira muito rápida e natural. Evidentemente, ele já conhecia o trabalho da entrevistada na trilogia de O Senhor dos Anéis e foi direto ao assunto.
No dia a dia, certamente você se deparará com pessoas que nunca viu, ou que não tenha grandes informações. Mas você pode fazer como Liv Tyler que ao sentar no sofá, sua primeira frase foi:
Esta foi a melhor introdução de todas!
Rapidamente ela criou uma conexão entre seu trabalho como atriz, com a fantástica apresentação (introdução) feita pelo Stephen. De maneira inteligente, ela retribuiu a admiração que ele tem por ela.
Repare como a conversa fluiu naturalmente, de maneira engraçada e espontânea.
Após demonstrar interesse e criar conexões fica muito mais fácil trazer seus pontos de vista e direcionar a conversa. Lembre-se que todos tem algo a ensinar ou a compartilhar.
Já parou para pensar sobre quais assuntos você gosta de conversar?
Hábitos que ajudam a ter um bom papo
Primeiramente, saiba do que você gosta. Nas horas livres o que gosta de fazer? O que lhe proporciona bem estar?
Quanto mais hobbies você tiver, melhor será sua autoestima. Além de estar melhor consigo mesmo, você terá mais assuntos e também uma maior probabilidade de achar algo em comum com outras pessoas.
Lembre-se pessoas adoram falar do que lhes traz bem estar. Além disso, também associam o assunto as pessoas com quem conversaram.
Ou seja, se uma pessoa falou de algo que gosta, ela associará essa sensação as pessoas que trouxeram o tema.
Fizemos uma lista de alguns bons hábitos pra você:
Leitura ( livros, jornal ou até mesmo blogs)
Coleção de objetos;
Praticar Esportes (futebol, malhar, corrida, yoga, andar de bicicleta);
Tocar instrumentos musicais;
Tricô;
Cozinhar;
Dançar;
Fotografia;
Andar a cavalo;
Pintura;
Ser voluntário (Ajudar quem precisa);
Meditar.
Ter um hábito lhe dará um norte em como iniciar uma conversa.Não importa o hábito, desde que seja algo que você tenha afinidade. Fazendo assim, você terá mais entusiasmo e muito mais assunto.
Sempre haverá novos casos para contar e também novas pessoas para conhecer. Aumentar o repertório com coisas prazerosas fará com que o papo fique natural e interessante.
O post Como iniciar uma boa conversa apareceu primeiro em boaconversa.
source http://boaconversa.com.br/como-iniciar-uma-conversa/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-iniciar-uma-conversa
0 notes
boaconversa · 4 years
Photo
Tumblr media
Parabéns a todos os psicólogos pelo dia de vocês! Nada mais apropriado que enaltecer a habilidade de saber ouvir!! Aprenda como desenvolver está difícil habilidade https://boaconversa.com.br/a-importancia-de-saber-ouvir #diadopsicologo #motivationalquotes #bomdia #inspiracao #boaconversa #conversa #vida #paz #harmonia (at São Paulo, Brazil) https://www.instagram.com/p/CEZL7-OHP_R/?igshid=19udxej8vhl65
0 notes
boaconversa · 4 years
Text
A importância de saber ouvir
Em um mundo onde todos necessitam falar, reconhecer a importância de saber ouvir nos diálogos te ajudará a resolver vários conflitos.
Perdemos a conexão?
Com o avanço da tecnologia, nunca foi tão simples conversar com qualquer pessoa a qualquer hora no mundo. As vídeo chamadas tem sido um recurso bastante usado pelas pessoas no século 21. Esse recurso possibilitou uma interação nunca antes vista.
Segundo o portal R7, os brasileiros somam mais de 130 milhões de usuários no Facebook. O Brasil é o terceiro país com mais contas ativas na plataforma.
Esses números são impressionantes e mostram como as relações pessoais tem mudado ultimamente. Mas será que estamos de fato mais conectados uns aos outros?
Com o avanço das redes sociais, ficou muito mais simples compartilhar os sentimentos como alegria, indignação, tristeza e raiva.
Todos tem suas convicções, pensamentos e valores e não exitam em mostrar ao mundo o que pensam.
Com um clique compartilhamos nossas verdades, mas nos fechamos quando temos que escutar uma outra opinião. É fácil notar isso, basta navegar pelos comentários de qualquer post para ver que as pessoas buscam quem as ouça, mas não lidam bem com a opinião dos outros.
Em 2018 os feeds do Facebook, Twitter e demais mídias sociais pareciam debates políticos bem acalorados.
Esses debates acabaram saindo das redes e ganhando espaço nos almoços de família. Em uma matéria da BBC Brasil, pessoas de diversas famílias relatam situações e até problemas que tiveram por conta destes embates.
Mas diferentemente dos debates entre políticos, as conversas interpessoais não tem réplica ou tréplica com tempo marcado. Nesse cenário, o saber ouvir fica difícil, muitas vezes até esquecido.
As conversas se transformam em monólogos ou até viram uma verdadeira bagunça, onde todos falam mas não se ouvem.
Por que não sabemos ouvir?
Há vários vilões que incapacitam as pessoas de se ouvirem em um diálogo. É comum que as pessoas tenham dificuldade de lidar com o ponto de vista de uma outra pessoa.
Isso muitas vezes é fruto do orgulho. É penoso reconhecer que se tem uma dificuldade em um determinando assunto. Assim, fica mais fácil esconder a insegurança quanto a própria opinião usando o orgulho como escudo.
O medo de perder na argumentação gera um desconforto muito grande que pode resultar em uma alteração nas emoções.
Temos que aceitar que as pessoas tem opiniões diferentes, e que não temos a obrigação de estarmos certos o tempo todo.
Em alguns momentos, falta paciência para respeitar o espaço do outro. Isso faz com que as pessoas interrompam as demais, não demonstrando atenção ou o zelo pela opinião do outro.
Já notou em alguma conversa que enquanto a outra pessoa falava, você estava pensando no que iria falar na sequência? Isso pode ser falta de paciência, dificuldade de concentração ou até mesmo uma competição de quem tem algo mais interessante pra contar.
Em todos esses casos a pessoa se concentra em qualquer outra coisa, menos no que esta sendo dito pelo outro.
Por que é importante saber ouvir os outros?
Seja qual for seu objetivo em uma conversa, saber ouvir é essencial. Vamos supor que esteja em uma discussão e deseja “mudar” a opinião da outra pessoa.
Se você não entende a totalidade do pensamento oposto ao seu, como acha que irá convencer alguém? Quando se aprende a ouvir , mesmo que em uma situação de oposição, todos os resultados dessa conversa irão lhe beneficiar:
Assim você pode fortalecer suas ideias, agregar novas maneiras de pensar e até corrigir equívocos.
Entender como as pessoas pensam e suas necessidades faz com que nos aproximemos. Você já teve a oportunidade de conversar com alguém que lhe deu atenção? A chance de ter tido uma sintonia com essa pessoa é grande.
Pesquisas mostram que quando as pessoas recebem atenção, tem mais chance de se sentirem melhor e criam admiração por quem lhes dá atenção.
Basicamente procuramos por companhias que nos façam sentir bem, e pessoas que sabem ouvir geram essa sensação de bem estar.
Um relatório da Organização Mundial de Saúde aponta o Brasil como o país com mais pessoas ansiosas do mundo. Os números chegam a 18,6 milhões de brasileiros, o que equivale a 9,3% da população.
Os problemas tem levado as pessoas a desenvolver ansiedade, o que gera uma necessidade de serem ouvidas.
A chance de você conviver com uma pessoa com ansiedade é muito grande. Saber lidar com pessoas com ansiedade é de total importância em todos os ambientes.
Nos espaços como família e trabalho, onde a convivência é maior, desenvolver a habilidade de escutar os outros virou questão de “sobrevivência da espécie humana”.
Importância de saber escutar no trabalho
A importância de saber ouvir no trabalho
Uma matéria do G1 mostra dados muito interessantes das relações de trabalho. Um levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page com candidatos a vagas de emprego, apontou que 80% dos profissionais pedem demissão por causa do chefe.
Veja os principais motivos que levam ao desânimo dos profissionais no emprego:
Liderança sem referência
Deixar de reconhecer
Falta de feedback
Não treinar
Não saber delegar
Falha na contratação
Excesso de reuniões
Todos os motivos apontam para uma incapacidade por parte dos gestores de escutar seus profissionais. Um líder que não é referência, não tem conexão com seus comandados e isso pode ser um sintoma de um isolamento.
Os profissionais que se isolam, tem uma visão muito limitada da empresa. Por não escutar os colegas, muitas vezes são deixados de lado e tomam muitas decisões baseadas apenas em seu próprio ponto de vista.
As decisões tomadas sem uma comunicação correta podem gerar insatisfações e resultados irreparáveis.
Em um ambiente corporativo é essencial que se trabalhe verdadeiramente em equipe. Não importa se você é um gestor, um colaborador ou até o CEO da empresa, todos tem que se comunicar para que a empresa funcione.
Saber ouvir torna-se não somente uma qualidade mas algo indispensável.
Aprenda a montar uma boa estratégia de vendas!
Importância de saber ouvir nos relacionamentos
A importância de saber ouvir nos relacionamentos
O seu comportamento nas conversas diz muito como anda a saúde do seus relacionamentos. Não impota o grau de afetividade do relacionamento, se não tem conversa saudável, não há relacionamento. Os seres humanos são sociáveis e a todo momento necessitam fortalecer suas conexões.
Como se sentiria se ao contar uma grande novidade a um amigo, ele nem lhe desse atenção, e ficasse o tempo todo olhando para o celular?
Isso faria com que você se sentisse desmotivado a compartilhar qualquer coisa com este amigo. Infelizmente isso é muito comum. Relacionamentos estão por um fio devido a falta de atenção.
Muitos pais perdem a chance de fazer parte do desenvolvimento de seus filhos por não lhes darem atenção. Dessa forma criam distancias difíceis de serem superadas.
Saber aproveitar o tempo é algo sagrado. Quase todos conhecemos casamentos que por falta de diálogo resultaram em divórcio. O tema é a todo momento retratado em filmes, novelas, livros e músicas.
A música “Amanhã ou Depois” , da banda Nenhum de Nós, ilustra muito bem como a falta de diálogo gera um distanciamento enorme:
youtube
Deixamos de dizer o que a gente dizia
Deixamos de levar em conta a alegria
Deixamos escapar por entre nossos dedos
A chance de manter unidas as nossas vidas
Negligenciar o ouvir nos relacionamentos é como sair sem saber para onde está indo. É saber que esta perdido, mas não saber onde se perdeu.
Mas será que tem como corrigir isso?
Como ouvir as pessoas?
A principio, desenvolver essa habilidade não é algo tão fácil. Isso exigirá de você paciência, autocontrole e concentração. William Shakespeare uma vez disse: “Dê a todas pessoas seus ouvidos, mas a poucas a sua voz”.
Essa frase ilustra bem o caminho de quem quer desenvolver a habilidade de dar atenção as pessoas. Para facilitar sua vida, lhe daremos 3 exercícios simples mas eficazes:
1° Conte até 5 ao pensar em interromper alguém
Parece bobo, mas isso ajuda muito. Coloque isso em sua mente, e no começa terá dificuldades mas depois será algo mais automático. Caso interrompa alguém e depois se lembrar de contar até 5, dê a outra pessoa a chance de terminar o que estava falando e depois sim dê sua opinião.
2° Aprenda a perguntar
As pessoas sempre dão pistas do que querem continuar falando, ou deixam algumas lacunas sem serem preenchidas quando estão contando algo. Vamos supor que algum colega de trabalho ao voltar das férias comente sobre sua ultima viagem.
Aproveite a oportunidade para fazer uma pergunta aberta, como por exemplo: Por qual motivo você escolheu essa cidade para conhecer? Isso com certeza fará com que ele gaste um tempo pensando na resposta e aumentará o diálogo. Evite perguntas fechadas, nas quais a resposta poderá ser sim ou não.
Imagine que está conversando com uma pessoa e discorde de uma opinião dela. Ao invés de já contra argumentar, pergunte o que a fez chegar a essa conclusão. Além de dar mais tempo para a conversa, você poderá compreender melhor a linha de raciocínio do outro.
3° Concentre no que o outro diz
É comum que nossos pensamentos voem enquanto alguém esta contanto algo. Não precisa se culpar por isso, pois é até algo natural. Quando isso acontecer, deixe o pensamento ir e volte novamente a atenção a conversa.
É normal que em uma conversa nosso cérebro queira passear por nossos pensamentos, mas podemos assumir o controle e direcionar a atenção para onde quisermos.
Saber a importância do ouvir lhe ajudará a aprender mais sobre as outras pessoas. Ajuda muito a resolver e até mesmo evitar conflitos. Dar a atenção aos outros é como se estivesse lendo um manual, entendendo como cada peça funciona você estará apto a manter boas conversas, a saúde dos seus relacionamentos e também desenvolver novas amizades.
Pense nisso e comece a treinar essa nova habilidade.
O post A importância de saber ouvir apareceu primeiro em boaconversa.
source http://boaconversa.com.br/a-importancia-de-saber-ouvir/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=a-importancia-de-saber-ouvir
1 note · View note