Eu Quero Decorar - A diretriz de compras para cadeiras, banquetas, kids e linha office
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
A diretriz de compras para cadeiras, banquetas, kids e linha office
Historicamente, a origem primordial das cadeiras data de tempos beeem remotos, quando o hominídeo utilizava pequenos bancos construídos em pedra. Mas ainda não havia qualquer pompa e circunstância. É possível que eles quisessem apenas evitar o contato direto com a terra, protegendo-se de visitas desagradáveis nas partes íntimas (não vamos tratar aqui da invenção da lingerie, ok?).

Nos livros dedicados ao assunto, diz-se que a cadeira foi inventada no Egito Antigo, cerca de 2800 anos a.C. No começo vieram os bancos e só mais tarde apareceram as cadeiras no formato mais clássico que conhecemos, com encosto que dão suporte à coluna. O nascimento e um longo percurso de vida da cadeira como ela é (banco + encosto) estão intimamente associados a uma ideia de status e poder. No Egito, seu uso era restrito aos soberanos. Feitas de ébano e cedro, e muitas vezes revestidas em ouro e marfim, elas eram verdadeiras obras de arte. Formatos de animais inspiravam suas molduras. Muitas cadeiras da época – encontradas em estados distintos de conservação – trazem os apoios esculpidos como pernas que terminam nas garras de leões ou touros.
Na Idade Média, as cadeiras passaram a ser artigos de luxo da nobreza, com construções e armações diversas. Não à toa, a palavra cadeira vem do Grego káthedra (local de assento) e do Latim cathedra (cadeira de braços), um assento especial que se designava ao uso de autoridades, professores e, mais tarde, às figuras mais altas das ordens eclesiáticas. O que é catedral? O lugar onde fica a mais alta autoridade eclesiástica da região.
Até hoje, um catedrático é aquele que, dentro da universidade, tem alto valor de conhecimento. E como são chamadas as disciplinas que ele ensina? Cátedra. Ou mesmo cadeira. Nota-se que a cadeira foi se tornando cada vez mais necessária à medida que os homens dedicavam-se mais aos estudos, leituras, ou seja, ao progresso intelectual. Imagine, na atualidade, um dia inteiro dedicado ao trabalho em computadores sem o auxílio de um assento confortável?
A revolução das cadeiras OU cadeira para todos! _o/
O governo da época interviu com ações políticas e econômicas para que o uso do assento se democratizasse em todo mundo. O ponto alto das mudanças foi a Revolução Industrial, ao fim do século XIX, que fez as peças únicas darem lugar à produção em série. E com isso criou-se um novo atributo aos assentos: a funcionalidade.
Em vez dos detalhes e adornos em excesso das peças artesanais, o minimalismo “forma e função” ganharam espaço. No século XX, a tecnologia passou a ser importante na produção de cadeiras e o metal foi introduzido. Um dos primeiros hits de vendas nos Estados Unidos foi a Hill House, de Charles R. Mackintosh, em 1928.
Outro clássico que marcou o design arrojado para cadeiras foi a Wassily, inspirada nos tubos da bicicleta de seu criador, Marcel Breuer.
Já o design italiano veio arrebatar o cenário do mobiliário apenas depois da 2ª Guerra Mundial, sobretudo em Milão, meca do design internacional até hoje. Arrojamento, beleza e contemporaneidade marcam as criações vindas de lá. As cadeiras, assim, voltam a ganhar status de arte, porém em patamar mais acessível do que no começo da sua história.
Cadeira brasilis: a chegada do assento no nosso país
Aqui no Brasil a cadeira só foi chegar no século XVI, junto com os portugueses. Até então, nas moradias indígenas, o mobiliário indispensável era formado por redes e esteiras, apenas.
Demorou bastante tempo para que a cadeira ganhasse popularidade em terras tupiniquins. Por muito tempo, seu uso esteve restrito a igrejas, palácios de governo e outros lugares requintados. Só o século XIX viu os primeiros assentos ganharem lugar nas casas brasileiras, ainda assim com design sem identidade, copiado do mobiliário europeu, e apenas em famílias mais abastadas. A arquitetura e o design nacionais só debutaram com desenvolvimento da indústria brasileira.
http://www.euquerodecorar.com.br
+ 55 47 99911-9938
+ 55 47 3398-2443
youtube
2 notes
·
View notes