Tumgik
cedezinho · 2 years
Text
Curiosidades de Lisboa | Pombos
Tumblr media
É proibido dar de comer aos pombos e tal não é um exclusivo da cidade de Lisboa. Dar milho (ou outro alimento) aos pombos é mesmo proibido de acordo com o nº1 do Artº 60º do Regulamento de Resíduos Sólidos.
Lisboa, Porto, Cascais e Sintra são alguns dos municípios que proíbem a população de alimentar os pombos da cidade e aplicam coimas aos infratores. 
A coima pode chegar aos mil euros.
O fornecimento de alimentos que não os da dieta tradicional, e em grande quantidade, leva à reprodução descontrolada dos pombos e favorece a convivência entre espécimes saudáveis e doentes, o que enfraquece a espécie. A situação contribui também para a multiplicação dos dejetos destes animais, os quais estão na origem da maior parte dos problemas a eles associados.
O principal risco para a saúde pública é o perigo de transmissão de doenças, como a criptococose e a histoplasmose, através das fezes secas destas aves. Em ambas, o risco de contágio é maior nas camadas mais vulneráveis da população: crianças, idosos e pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos, como os doentes de cancro ou VIH/SIDA.
A histoplasmose é provocada por um fungo que se desenvolve nas fezes dos pombos. Pode também ser encontrado em fezes de morcegos ou no solo e é transportado pelo vento. A inalação deste fungo pode acontecer durante a limpeza dos dejetos, sendo que a exposição prolongada causa infeção.
Os sintomas da histoplasmose surgem cerca de 10 dias após a infeção e podem incluir fadiga, febre e dores no peito, mas a maioria dos casos é assintomática. Assim, a maior parte das situações de infeção com histoplasmose assemelha-se a uma infeção respiratória moderada. Esta doença não é transmissível através do contacto humano.
A criptococose é outra doença fúngica presente nas fezes dos pombos e desenvolve-se no solo. Uma pessoa saudável raramente desenvolve esta doença, mesmo com níveis de exposição elevados. As pessoas com um sistema imunitário comprometido são as que correm maior risco de infeção. O contacto com fezes secas, ectoparasitas e penas pode ainda causar problemas alérgicos e respiratórios, entre outros.
A Câmara Municipal de Lisboa, que desenvolve várias ações para controlar a população de pombos da cidade, aponta ainda os problemas de urbanismo e estética que a reprodução descontrolada pode originar. A par do mau aspeto que dão a estátuas e edifícios, as fezes do animal têm efeito corrosivo sobre bronzes e cantarias. Outro risco potencial é o de inundações, provocadas pelo entupimento de sarjetas e algerozes com restos de ninhos, dejetos e animais mortos.
Na capital, os pombos são alimentados diariamente com milho ao qual é acrescentado um contracetivo oral em algumas alturas do ano. Segundo a autarquia, o contracetivo não prejudica as aves e serve apenas para reduzir o número de ovos que põem, mas só é eficaz se cada pombo ingerir 30 gramas de grão por dia, o que não acontece se já tiver comido. Também por essa razão é tão importante não alimentar estas aves.
via Blogger https://bit.ly/3yRVXM1
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
Curiosidades de Lisboa | Os “Almeidas”
Tumblr media
Os “Almeidas”
Na capital, é comum chamarem-se “Almeidas” aos homens que fazem a recolha do lixo. A explicação é simples: os primeiros homens a fazer esse trabalho vinham de Almeida, na Guarda.
via Blogger https://bit.ly/3uDyDhp
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
Quando voltares a organizar um jantar em casa, que tal fazer origamis de guardanapos?
Como uma imagem vale mais do que mil palavras, este post fica assim...
via Blogger https://bit.ly/2B8q9Z3
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
E que tal uam visita às grutas naturais do Poço Velho?
As grutas naturais do Poço Velho localizam-se na margem direita da Ribeira das Vinhas, a cerca de 500 metros da sua foz, na Praia da Ribeira, em plena vila de Cascais. Atualmente, o acesso à rede de galerias faz-se por duas entradas diferentes.
Em 1879, o geólogo Carlos Ribeiro (o “fundador” da arqueologia cascalense) explora pela primeira vez estas grutas, tendo detetado nos sedimentos que preenchiam o seu interior vestígios arqueológicos que vão desde o Paleolítico até à Antiguidade Tardia. Para saber mais, visite a página deste local no site Lisboa Romana.
No entanto, a principal ocupação é de época neolítica e calcolítica (4º e 3º milénios a. C.) e corresponde à utilização da gruta como necrópole, tendo sido identificada mais de uma centena de enterramentos.
Entre 1945 e 1947, Abreu Nunes promove novas intervenções neste sítio arqueológico, então sob a gestão da Junta de Turismo de Cascais. Os trabalhos de escavação permitiram recolher um diversificado conjunto de espólio funerário, que inclui artefactos de pedra polida e lascada, artefactos votivos de calcário, placas de xisto decoradas, elementos de adorno e cerâmica.
Algum do espólio recolhido neste sítio arqueológico encontra-se em exposição no Museu da Vila de Cascais.
Mais info em 
https://cultura.cascais.pt/list/patrimonio/grutas-do-poco-velho-patrimonio-arqueologico
Faz um visita virtual - http://virtualtour.hugolourenco.pt/pocovelho/pocovelho.html
via Blogger https://bit.ly/3LRaz3m
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
Olha o museu à borla!!!
Não sabes o que fazer num domingo? A minha proposta é aproveitar a entrada gratuita num dos vários museus que ao domingo possibilitam as visitas à borla.
Este domingo aconselho a visita do Museu Nacional de Arte Contemporânea.
DIAS DE ENTRADA GRATUITA
Domingos todo o dia e feriados até às 14.00h para todos os cidadãos residentes em território nacional  
Mais info em www.museuartecontemporanea.gov.pt
via Blogger https://bit.ly/3a02hcc
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
Os jardins voltam a abrir...
A 9.ª edição do festival Jardins Abertos, como já é habitual, decorre ao longo de dois fins de semana consecutivos, o primeiro foi nos dias 21-22 e quem não teve oportunidade de ir, é aproveitar o próximo nos dias 28-29 de maio. 
A Edição de Primavera 2022 encerra com uma festa no quiosque Beca Beca, no Parque Eduardo VII, no dia 29 de maio, domingo.
Mais informações em www.jardinsabertos.com
via Blogger https://bit.ly/3LIsF7C
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
As Festas de Lisboa vão finalmente recomeçar
28 DE MAIO - 30 DE JUNHO
As Festas de Lisboa vão finalmente recomeçar. 
Depois de dois anos de uma paragem forçada, devido à pandemia, este é um regresso muito aguardado por todos os lisboetas e pelos protagonistas do mês de junho: artistas, coletividades, marchantes e todos aqueles que mantêm a festa viva nos bairros de Lisboa.
Com a cidade e para a cidade, a celebração do mês de junho vai ser, assim, ainda mais especial. Entre Marchas Populares, concertos, cinema, teatro e exposições, arraiais e Tronos de Santo António, a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural propõem uma programação alegre e popular, diversa e inclusiva, experimental e surpreendente.
O programa das Festas volta a enfeitar a cidade com propostas culturais de entrada livre que alegram Lisboa durante mais de um mês. As sardinhas são as rainhas das Festas, apresentando-se nesta edição com uma nova imagem, e juntando-se às grandes vencedoras do concurso criativo deste ano.
As Festas estão quase a começar. Cheira bem, cheira a Lisboa!
Sabe em culturanarua.pt
via Blogger https://bit.ly/3PEp79J
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
Quando voltares a poder viajar esta app pode ser útil - ECC-Net: Travel App
Uma aplicação para telemóvel pronta para ajudar durante as férias e viagens
Quando é útil usar esta App?
Acima de tudo, a ECC-Net: Travel App destina-se a ser uma companhia de viagem dentro da União Europeia e também na Islândia e na Noruega. Esta aplicação gratuita para telemóvel ajuda os consumidores a ultrapassarem situações difíceis durante as suas férias no estrangeiro e a exercerem e expressarem os seus direitos na língua do país de destino. Além de ser útil em viagens de férias, esta aplicação é igualmente muito útil em viagens de negócios ou durante uma estada mais prolongada no estrangeiro.
Com esta aplicação, a Rede de Centros Europeus do Consumidor (Rede CEC - ECC-Net) oferece assistência em 23 línguas oficiais da UE, assim como em Islandês e em Norueguês, num total de 25 línguas. Os consumidores receberão informações sobre os seus direitos em situações típicas do quotidiano e frases relevantes correspondentes a essas situações na língua do país de destino das suas férias.
No entanto, é possível que uma situação especial não esteja contemplada (extensivamente) nesta aplicação. Nesse caso, os consumidores poderão pedir mais esclarecimentos ao Centro Europeu do Consumidor do seu país. É para isso que a aplicação indica os contactos de todos os Centros Europeus do Consumidor.
 Como funciona a aplicação?
Depois de selecionar o país e o tipo de situação (viagem, aluguer de automóvel, hotel…), a aplicação dá-lhe informação sobre os direitos que pode reclamar e também sobre a forma como os pode expressar junto da parte reclamada e na língua do país onde se encontrar de férias ou em viagem. Assim, já não tem de recear sobre como fazer-se entender.
A nova versão da secção "Ajuda" contem números de telefone e outros contactos relevantes de todos os centros europeus do consumidor locais e também das embaixadas para usar no caso de surgir alguma emergência.
Como obter a aplicação gratuita?
A "ECC-Net Travel" App pode ser descarregada em Google Play e Apple App Store.
A aplicação funciona também sem ligação à Internet, para evitar o pagamento de roaming.   
Consulta também o site oficial aqui
https://cec.consumidor.pt/topicos1/turismo1/ecc-net-travel-app.aspx  
via Blogger https://bit.ly/2M2w88r
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
Perdeste o teu smartphone e agora? Calma não está tudo perdido...
Se calhar não é novidade para ti, mas já tenho falado com algumas pessoas que desconheciam esta funcionalidade, tanto existe para os sistemas Android como para iOS.
Já ouviste falar de uma ferramenta que existe que se chama - Localizar o telemóvel
Pois bem, vou dar o exemplo para os sistemas Android.
Caso não saibas onde está o teu smartphone podes entrar aqui 
 - https://myaccount.google.com/intro/find-your-phone
ou descarregar a app aqui:
- https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.adm&hl=en_US&gl=US
Assim que entrares na tua conta Google que seja a mesma que usas no smartphone, automatícamente aparece o teu smarphone.
Desta forma vais ter acesso à localização onde este se encontra, assim como a percentagem de bateria que tem.
Podes bloquear o ecrã e tens 3 funcionalidades disponíveis para o ajudar a protegê-lo:
REPRODUZIR SOM
O dispositivo toca durante 5 minutos, mesmo que esteja no modo silencioso,
PROTEGER DISPOSITIVO
Bloquear o dispositivo e terminar sessão na sua Conta Google. 
Também pode apresentar uma mensagem ou um número de telefone no ecrã de bloqueio de modo a que seja efetuada uma chamada para esse número que colocas.
Ainda é possível localizar o dispositivo depois de este ter sido bloqueado.
APAGAR DISPOSITIVO
Apagar todo o conteúdo do dispositivo. 
Depois de apagar o dispositivo, não é possível localizá- lo
Eu achei isto fantástico, apesar de que espero nunca ter que vir a precisar mas convém saber que isto existe. 
via Blogger https://bit.ly/3OYRHlS
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
Expo´98 - 24 anos depois...
Em 1940, a Exposição do Mundo Português e Belém pareciam um só. O lugar ajudava a contar a história, gloriosa, do passado da nação: Mosteiro dos Jerónimos, rio Tejo, Praça Afonso de Albuquerque, Torre de Belém. A vasta dimensão do certame tomou conta do bairro e Belém, para além da Exposição, parecia não existir.
A EXPO'98, Exposição Mundial de 1998, ou, oficialmente, Exposição Internacional de Lisboa de 1998, cujo tema foi "Os oceanos: um património para o futuro", realizou-se em Lisboa, Portugal de 22 de maio a 30 de setembro de 1998. Teve o propósito de comemorar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.
Passaram 24 anos e parece que foi ontem. Tive oportunidade de fazer parte de um grupo imenso de colaboradores que todos os dias recebiam os visitantes de braços abertos e foi um período único e irrepetível. Para quem trabalhou na Expo´98, atrevo-me a dizer, que deve partilhar o mesmo sentimento que tive e ainda tenho, foi um local onde deu muito gozo trabalhar e até hoje deixou saudades, muitas!!! No dia a seguir ao encerramento ao acordar dentro de um dos pavilhões, já se sentia um silêncio em todo o parque, a nostalgia já estava no ar e não havia volta a dar.
via Blogger https://bit.ly/3cV1u9d
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
Signo Gémeos (21/5 – 20/6)
via Blogger https://bit.ly/3MAmMul
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
Concerto comemorativo dos 175 anos do Banco de Portugal
Terreiro do Paço, 21 de maio, 16h30
ENTRADA LIVRE
O Banco de Portugal faz 175 anos e oferece à cidade de Lisboa um concerto único.
Por ocasião das comemorações do seu 175º aniversário, o Banco de Portugal organiza, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, um concerto de entrada livre na Praça do Comércio.
Contando com as atuações da Orquestra Metropolitana de Lisboa e de João Gil, este concerto decorrerá no próximo dia 21 de maio, a partir das 16h30.
Num cenário único, venha ouvir um magnífico concerto e desfrutar de uma tarde diferente, com a família e amigos.
Mais info aqui.
via Blogger https://bit.ly/3G0W2Rv
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
Hoje é Dia Internacional dos Museus, queres fazer uma visita virtual?
Este ano o tema das comemorações é “O Poder dos Museus”. 
E no Museu do Dinheiro acreditamos podemos descobrir e refletir sobre o passado, projetando um futuro melhor.
Para celebrar este dia lançaram uma nova visita 360º, que permite navegar de forma interativa através dos espaços do Museu do Dinheiro e aceder a muitas informações sobre a exposição permanente, a coleção e a arquitetura.
Este recurso permite a todos, distantes e próximos, prepararem uma visita presencial, ou saberem mais sobre o Museu, os espaços e a coleção, através de fotografias, som e vídeo. Esteja onde estiver estamos consigo!
Faz a tua visita clicando aqui.
via Blogger https://bit.ly/3wqQson
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
Queres saber como retirar supercola dos dedos?
via Blogger https://bit.ly/3sryzAN
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
Explora o Porto, Explore Porto...é a nova aplicação no norte carago!!!
youtube
Município do Porto lança aplicação inovadora para explorar a cidade em tempo real.
O Explore Porto é uma aplicação web, disponível a partir do endereço explore.porto.pt, que recorre a cerca de 1.000 dispositivos de sinalização espalhados pela cidade – os pontos/beacons azuis – para veicular informação sobre o local onde está colocado o ponto, seja esta informação de mobilidade ou de turismo. Desta forma, qualquer munícipe ou visitante que tenha um smartphone pode aceder, instantaneamente, a mais detalhes sobre o aquele local, podendo assim explorar as redondezas, bem como planear a melhor forma para se deslocar e visitar outros pontos na cidade.
Funcionalidades do Explore Porto
- Sendo um projeto em contínua evolução, é possível destacar o seguinte conjunto de funcionalidades:
- Sugestões de itinerário: planear uma rota, obter informação em tempo real sobre transportes públicos;
- Exploração de pontos de interesse da cidade: com acesso à descrição, história, morada e horários de abertura e informação relevante atualizada;
- Identificação de pontos de interesse perto da localização atual;
- Alertas sobre alterações temporárias ao normal funcionamento das rotas dos transportes públicos;
- Seleção de favoritos: salvar rotas ou pontos de interesse que queiramos ter à disposição;
- Possibilidade de categorização de pontos de interesse por parte de quem os introduz na plataforma.
A curto prazo, está previsto o reforço da interligação do Explore Porto com os diferentes modos de transporte na cidade para uma promoção cada vez mais ativa da mobilidade. 
Os utilizadores vão poder aceder a mais informação, com melhor qualidade e detalhe, sobre a disponibilidade dos modos suaves de transporte (trotinetes e bicicletas partilhadas), os horários dos comboios e do metro, entre outros.
via Blogger https://bit.ly/35C95XV
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
Dá-me um beijinho, vá lá!!! Cruzes credo!!!! Hoje é 6ª feira 13 e por isso convém saberes algo sobre este dia.
Tumblr media
Hoje é aquele dia em que todas as superstições vêm ao de cima.
Bom vou começar este post com uma coisa:
Já reparaste que "sexta-feira 13" tem no total...13 letras (se contarmos com letras, números e acento) 
Se já tinhas reparado nisto, então digo-te que tens um mau feitio incrível pois nunca me o disseste.
Pronto isto foi a loucura do post!!! Mas há mais...
Continuando...
Como hoje é dia de superstições aqui vão dicas e curiosidades:
1. Cruzaste-te com alguém carregadinho até aos cabelos de más energias? 
Ou alguém lançou-te um mau olhado?
Não faz mal, diz isto: Bons olhos me vejam e os maus quebrados sejam.
Vais ver como funciona e bem!!
2. Voltando atrás no tempo, vamos até à última ceia, quando Jesus Cristo sentou-se à mesa com os doze apóstolos, sendo i décimo terceiro - o Judas, o traidor.
Foi a última refeição antes de Jesus ser sacrificado (isto eu acho que já sabias ou não?!)
Foi por causa disto que sempre que alguém marca um jantar nunca quer que estejam 13 pessoas à mesa, pois isso ou condena à morte o mais novo ou a primeira pessoa a levantar-se.
Cruzes credo, mesas só para 12 ou 14. Pronto há quem diga que se forem 13, colocas tudo na mesa para fazer conta que eram 14 e a 14ª faltou...vai dar no mesmo mas diz que quebra o enguiço.
3. No apocalipse, o número 13 é o capítulo onde se refere que o número da besta é o 666.
Esta mete medo!!!
4. Sabias que a maior parte dos edifícios em Nova Iorque, quando entras num elevador, o piso 12º passa para o 14º? Ok também acontece o mesmo em algumas companhias áereas mas não me apeteceu falar disso, ora porra acabei por falar. Se calhar não devia dizer porra num post, bolas porra para isto!!!
E para terminar se tens fobia ao número 13, então sofres de triscaidecafobia, se por outro lado além do número treze juntas a fobia às sextas-feira com esse número então digo-te que sofres de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.
Se conseguires dizer estas palavras rapidamente e a cantar 10 vezes seguidas e sem te engasgares ou enganares, dizem que ficas curado!
via Blogger https://bit.ly/2qs0Aul
0 notes
cedezinho · 2 years
Text
Conhece os teus direitos quando compras na UE
Enquanto consumidor da UE, tens mais direitos do que imaginas. Esses direitos foram criados com o intuito de proteger os consumidores na Internet e fora dela, bem como além-fronteiras, no seio da UE. Descobre quais são e como podes exercê-los.
Sabe mais aqui - https://europa.eu/youreuright/home_pt  
via Blogger https://bit.ly/2M8HJRL
0 notes