Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
O legado do Cyberpunk
Sabendo o que foi o cyberpunk podemos perceber o quão ele ainda está presente e quantas obras foram influenciadas por esse estilo que teve seu auge e queda a duas décadas atrás. Bruce Bethke foi quem “criou” a palavra, mas foi William Gibson, em Neuromancer que inaugurou a literatura cyberpunk (palavras do próprio Bruce Bethke). E falando sobre Neuromancer, é dele que sairão a maior parte das influências citadas acima.
Talvez um dos mais importantes filmes de Ficção Científica até hoje produzido, Matrix, pasmem, tem tudo a ver com a obra de Gibson. A própria Matrix é derivada da Matrix de Neuromancer, esse espaço cibernético acessado pelo próprio cérebro já havia sido visitado por Case muito antes de Neo sequer pensar sobre isso.
Outras diversas obras beberam da fonte do Cyberpunk, talvez a mais contemporânea delas tenha sido a série Black Mirror. Com todo um mundo baseado na tecnologia, cada episódio procura criticar um aspecto da mesma. Esse mundo super tecnológico não soa tão distante quanto antes, mas mesmo assim Black Mirror consegue dar um tom distópico à realidade.
Outra obra importante da literatura Cyberpunk acaba de ganhar uma adaptação cinematográfica, Ghost in the Shell,isso é um sinal de como a temática Cyberpunk ainda é relevante, mesmo 20 anos depois de seu auge.
0 notes
Text
“Cyberpunk”, a distopia
É provável que você já tenha ouvido falar no estilo punk, aquele movimento que surge como vertente do rock, principalmente dos EUA e na Inglaterra, mas também é provável que você não conheça o "cyberpunk", que, algumas vezes, vem associado a palavra estética.
"Cyberpunk" é visto, normalmente, como um distopia, um lugar fictício onde se vive sob extrema opressão, desespero ou privação. A distopia "cyberpunk" se trata de uma futurista com imensas empresas ou organizações controlando uma massa ignorante que as rodeiam, e em meio a essa alienação toda, a alguém ou um grupo que vai de oposição ao sistema imposto.
A ambientação do "cyberpunk", se da na década de 80 (1980) num mundo bipolarizado onde as tensões entre a URSS ( União das Repúblicas Soviéticas Socialistas) e os EUA ( Estados Unidos da América) ainda estão presentes. Temos a presença dos avanços tecnológicos, como o surgimento do Aplle II e do Macintosh 128k, o que na época foi uma evolução significativa. E houve também o "Milagre Japonês", momento no qual o Japão apresentava um crescimento absurdo para um país recém destruído e ganhava destaque na mercado internacional, com produtos que eram, na verdade, versões melhoradas do ocidente, como os carros e os "walkmens".
O "cyberpunk” está presentes em uma das mais importantes distopias do século XX, " Neuromancer", que junto com o estilo "Noir" compõem o cenário, o enredo e o psicológico das personagens. O livro foi escrito pelo autor Willian Gibson e é interessante para conhecer melhor a ideia do "cyberpunk".
0 notes
Link
0 notes