"Sempre conservei uma aspa à esquerda e outra à direita de mim" ─ Clarice Lispector in A Paixão Segundo G.H.
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Posse
“Nós tomamos posse dos textos lidos tranquilamente, sem nem pensar, tamanha nossa necessidade de que se faça presente do lado de fora aquilo que está dentro de nós, de tanto que buscamos ecos daquilo que vivemos de forma confusa, obscura, indizível, e que por vezes se revela e explicita de maneira luminosa, transformando-se graças a uma história, um fragmento ou uma simples frase. E tal é nossa…
0 notes
Text
Outras tantas moradias
“Para aqueles que perderam seu lar e os espaços que lhes eram familiares, os livros podem ser outras tantas moradias emprestadas, um meio de recompor seus alicerces espaciais”. . Michèle Petit in Ler o Mundo .
0 notes
Text
Todo um tecido de palavras
“Ler, mas também observar ilustrações, pinturas ou filmes, cantar, contar, desenhar, escrever um blog para compartilhar suas descobertas, são atividades que servem para interpor entre o real e o eu todo um tecido de palavras, de conhecimentos, de histórias, de fantasias, sem o qual o mundo seria inabitável, mesmo que vivamos em lugares bem mais clementes do que aqueles onde grupos armados se…
0 notes
Text
Não se reduz
“O tempo da leitura não se reduz àquele em que viramos as páginas ou àquele em que ouvimos alguém ler em voz alta. O devaneio e as lembranças de uma leitura fazem parte dela”. . Michèle Petit in Ler o Mundo .
0 notes
Text
Um pouco de beleza
“Para cada pessoa, ler e se lembrar de suas leituras ou de suas escapadas culturais serve para projetar no cotidiano um pouco de beleza, dar um plano de fundo poético à vida, esboçar histórias que talvez jamais se realizem, mas que são uma parte de si”. . Michèle Petit in Ler o Mundo .
0 notes
Text
Somente a literatura
“Ler serve para elucidar sua experiência singulkar, mas também para ampliar infinitamente os limites dessa experiência, permitindo entrar ‘na pele de Gisela’, de um homem se eu sou mulher, de um vaqueiro brasileiro ou uma mulher de letras japonesa se sou europeu, de um louco se me vejo sábaio, ou de uma santa se sou ateia. Em seus sentimentos, suas sensações, seu ponto de vista, nos pensamentos…
0 notes
Text
Fora de Si
“Ler serve para encontrar fora de si palavras à altura de sua experiência, figurações que permitem encenar, de maneira distanciada ou indireta, aquilo que vivemos, sobretudo os capítulos difíceis de nossa história”. . Michèle Petit in Ler o Mundo .
0 notes
Text
Fortalecer as diferenças
“Seria mil vezes lastimável se as mulheres escrevessem como os homens, ou vivessem como os homens, ou se parecessem com os homens, pois se dois sexos são bem insuficientes, considerando-se a vastidão e a variedade do mundo, como nos arranjaríamos com apenas um? Não deveria a educação revelar e fortalecer as diferenças, e não similaridades?”. . Virginia Woolf in Um Teto todo Seu .
View On WordPress
2 notes
·
View notes
Text
Odiar/Bajular
“Não preciso odiar homem algum: ele não pode ferir-me. Não preciso bajular homem algum: ele nada tem a dar-me”. . Virginia Woolf in Um Teto todo Seu .
View On WordPress
2 notes
·
View notes
Text
Engrandecer-se
“Eis por que tanto Napoleão quanto Mussolini insistem tão enfaticamente na inferioridade das mulheres, pois, não fossem elas inferiores, eles deixariam de engrandecer-se”.. Virginia Woolf in Um Teto todo Seu .
View On WordPress
2 notes
·
View notes
Text
Imaginação Humana
“Não há limite para os patéticos recursos da imaginação humana… Sobre as outras pessoas”.. Virginia Woolf in Um Teto todo Seu .
View On WordPress
2 notes
·
View notes
Text
Um Teto todo Seu
“A mulher precisa ter dinheiro e um teto todo seu se pretende mesmo escrever ficção”.. Virginia Woolf in Um Teto todo Seu .
View On WordPress
3 notes
·
View notes
Text
Humanas
“Essa imagem da mulher negra forte é muito cruel. As pessoas se esquecem de que não somos naturalmente fortes. Precisamos ser porque o Estado é omisso e violento. Restituir a humanidade também é assumir fragilidades e dores próprias da condição humana. Somos subalternizadas ou somos deusas. E pergunto: quando seremos humanas?”. . Djamila Ribeiro in Cartas para Minha Avó .
View On WordPress
4 notes
·
View notes
Text
Ferida
“A ferida que sangra agora é velha, uma ferida que foi aberta anos atrás e não cicatrizou. E toda vez que sinto dor parecida, mesmo vindo de situações diferentes, o corte se põe a sangrar de novo, e muito”. . Djamila Ribeiro in Cartas para Minha Avó .
View On WordPress
2 notes
·
View notes
Text
Desentendimentos
“A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com Deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele”. . José Saramago in Caim .
View On WordPress
2 notes
·
View notes
Text
Senhor
“E que senhor é esse que ordena a um pai que mate o seu próprio filho”. . José Saramago in Caim .
View On WordPress
2 notes
·
View notes
Text
Contentamento
“Como quem pede desculpa por estar contente, se àquilo se podia chamar contentamento.”. . José Saramago in Caim .
View On WordPress
2 notes
·
View notes