Tumgik
escolaanticolonial · 7 years
Text
SOBRE O PROJETO
Somos um espaço de oficinas, arte, publicações e palestras com o tema FEMINISMO INTERSECCIONAL e ANTICOLONIALISMO. Nossa metodologia é interdisciplinar, e uma que chamamos de Metodologia do oprimido (Sandoval, 2000). Queremos criar estratégias para globalizar a resistência feminista interseccional e anticolonial.
O objetivo é criar um espaço público de autogestão para troca de ideias, habilidades, execução de ideias e palestras. Faremos este espaço o mais seguro o possível, onde nos apoiaremos, aprenderemos, formaremos laços locais e internacionais, e iremos desenvolver empoderamento e formas inovadoras de combater o patriarcado-racismo-classismo.
Isso fortalecerá a nossa auto-estima como Brasileir_s, e nos mostrará o poder da nossa identidade, do nosso ser, onde temos confiança que terá ramificações pelo país e fora.
Quer participar? Escreva para nós.
CONTATO
SOBRE OS GRUPOS
O objetivo do DIY Workshop foi, desde o começo em 2012, criar uma plataforma alternativa de troca the habilidades e conhecimento, porque as plataformas convencionais na nossa região estavam dominadas por machismo, racismo e elitismo. Por exemplo, queríamos um espaço público onde pudéssemos organizar nossos próprios eventos sem ter que pedir permissão e depender de validação de instituições já existentes lideradas por pessoas que não veem valor financeiro ou intelectual do nosso projeto. Com o tempo, conseguimos um espaço autônomo e tivemos a oportunidade de expandir. Começamos com workshops de costura e crochet, e palestras sobre grupos sociais pelo mundo. Eventualmente o grupo diversificou e começamos a fazer uma maior variedade de workshops, mais trabalhos teóricos como de publicação de artigos e palestras, mais trabalho de caridade em regiões carentes, mais ativismo político como organização de protestos, e exposições de arte.
A University of Colour começou em 2015 durante a ocupação de uma universidade em Amsterdam. O objetivo da ocupação foi protestar a venda da sede e do prédio da universidade para a construção de um hotel. Acreditamos que a universidade estava sendo cooptada por interesses capitalistas, e estava interferindo com a integridade intelectual/educacional da instituição. Agora, o grupo funciona como presença política dentro e fora da universidade, apoiando e reforçando interesses de estudantes negr_s, latin_s, e outr_s não-branc_s-holandes_s. Também apoiamos os interesses de tod_s com necessidades especiais, mulheres e queers.
Esse projeto é uma colaboração entre estes dois grupos.
PUBLICAÇÕES
A Inimiga da Rainha
Desvioo Zine (em Inglês).
|MARGIN| Project (em Inglês).
0 notes