Tumgik
estagio4 · 3 years
Text
Minicurso Conversación
Minicurso: Conversación
Estagiárias: Sybelle Santana
Professor Cooperador: Lucineudo Irineu
Público Alvo: Adultos
Turno: Manhã Horário/Dia: 08:00 ás 09:30 / Sábado
Número de alunos inscritos: 25
Período de estágio: 20 h/a
PARTE DESCRITIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA IV:
As ministração das aulas ocorrem dos dias 12 de junho á 31 de julho de 2021 com carga horária de 20h/a a cumprir conforme cronograma do plano de curso. Presentar las diferencias de los verbos ser y estar com adjetivos Descripción de famosos Interpretacion de texto Mostrar un video y hablar sobre lo que piensan sobre el tema bullying Hablar sobre lo que conocen sobre la España Canción Calma de Pedro Capó Leyenda de la isla de las muñecas La educación en la España. La gastronomía de la España. Alebrijes   Perfectos mentirosos Guerra de la Recosnquista de la España y los reyes católicos.
O nervosismo foi bem grande antes de começas a ministrar as aulas, porém a cada semana fui perdendo o medo e dando lugar a uma pessoa mais segura, confesso que foi um desafio fazer tudo sozinha, porém ao longo das semanas tive que me aperfeiçoar, pois o que havia planejado foi alterado ao longo do curso e continua sendo, eu tinha uma visão do que poderia ser o minicurso, porém na hora da pratica fui percebendo o quanto precisava estudar, quando não se tem nenhuma experiência em sala de aula você acaba criando uma expectativa em algo que você não conhece, pensei que fosse bem mais simples, mas a realidade foi bem diferente. Confesso que em algum momento, duvidava da minha capacidade, mas com o apoio dos alunos e do meu orientador, fui me acalmando e buscando o que poderia dar de melhor para os alunos. Depois desses poucos dias ministrando aulas, sinto que aqui é o meu lugar, estou onde deveria estar e pretendo seguir.
Primeira aula foi bem tranquila, bastante alunos e muita participação alguns confessavam que mesmo sendo universitários, não conheciam algumas regras dos verbos ser y estar, porém na hora da pratica, ainda tinham duvidas, ao longo do dia, fui percebendo que os alunos queriam que eu comentasse algo sobre a Espanha, mas isso eu deixei para as outras aulas.
Segunda aula foi tranquila também, consegui fazer uma revisão sobre a aula anterior e trabalhar com um vídeo sobre bulling, um tema muito complexo, porém no momento da pratica, me surpreendi com relatos dos alunos, sobre suas próprias experiências ou comentários sobre o que aconteceu com terceiros, falamos sobre algumas tradições da  Espanha e eles falaram comentaram sobre o que conheciam se gostavam, foi uma aula bastante produtiva. Passei uma atividade sobre o filme No aceptan devoluciones, pedi que eles assistissem e depois apresentassem através de um áudio gravado, suas impressões sobre o filme. Terceira aula eu modifiquei todo o meu plano de aula, já havia alterado um pouco na aula anterior, porém a partir dessa, a mudança foi total, tratei de trazer mas temas para conversação do que sobre conteúdo gramatical, apresentei uma canção e a partir dela abordamos alguns conhecimentos sobre a origem da musica e sobre seus autores e também a variedades linguísticas presentes na canção. Abordamos sobre a educação e gastronomia espanhola, foi surpreendente a participação deles com relação a educação, mostrei a diferença com o Brasil, o que falta para que a nossa educação seja melhor. Algumas comidas eles não conheciam , porém algumas eram semelhantes com as comidas do Brasil. Quarta e Quinta aula, seriam duas aulas, porém na quarta, foi inviável dar aula, considerando que só havia um aluno, porém ao consultar o meu orientador ele pediu que eu questionasse os alunos, se os mesmos continuariam no minicurso, alguns não gostaram que não ouve aula, porém apareceram 40 minutos depois do inicio da aula. Depois de um feedback dos alunos eu prossegui com a próxima aula, tentei buscar coisas bem diferentes, nisso foi possível apresentar sobre o artesanato dos alebrijes, contando um pouco da sua origem e o responsável por dar vida a esses animais. Depois fizemos um quiz e em seguida eles falaram um pouco sobre o que acharam do seu alebrije se eles se identificavam, a maioria afirmou que sim. Concluímos a aula falando sobre a Guerra da Reconquista e os reis católicos, também recomendei que assistissem a serie sobre os reis católicos que falava com mais riqueza de detalhes sobre as Reconquistas e Conquistas da Espanha.
Ainda faltam 3 aulas para serem ministradas, ouve uma grande redução de alunos, de 25 para 5 - 6  alunos.
0 notes
estagio4 · 3 years
Text
Minicurso: Espanhol Para Crianças
Minicurso: Espanhol Para Crianças 
Estagiárias: Jamilly Guedes/ Letícia Guimarães 
Apostila: Espanhol para crianças: Aprendo Jugando! 
Professor Cooperador: Angel Cañete 
Público Alvo: Crianças de 06 á 09 anos 
Turno: Manhã Horário/Dia: 08:00 ás 09:30 / Segundas e quartas-feiras.
 Número de alunos inscritos: 10 
Período de estágio: 20 h/a 
PARTE DESCRITIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA IV: 
As ministração das aulas ocorreram dos dias 06 de junho á 08 de julho de 2021 com carga horária de 20h/a 100% cumprida conforme cronograma do plano de curso. 
Contenidos: Actividad - 
1. El alfabeto Actividad – 
2. Interacciones sociales -Yo me llamo Actividad - 
3. Contextos de clase -¿Me prestas la goma? Actividad - 
4. Aprendemos los números Actividad - 
5. ¿Puedo hablar? Actividad - 
6. La canción de los colores Actividad - 
7. Las frutas Actividad - 
8. Estoy feliz Actividad - 
9. La familia / mi familia Actividad - 
10. Nuestra mascota Actividad - 
11. ¿Dónde está nuestra mascota? Actividad - 
12. Describe el juego Actividad - 
13. Me gusta / no me gusta Actividad - 
14. Mis personajes favoritos Actividad - 
15. Nuestro calendario Actividad - 
16. Las estaciones del año y la ropa Actividad - 
17. ¿Para qué sirve? Actividad - 
20. El árbol de las palabras/Repaso 
No Minicurso Espanhol para Crianças Iniciamos de forma bastante descontraída, sempre buscando interação com as crianças, utilizávamos músicas na acolhida enquanto nos preparávamos para o início das aulas, todos os dias fazíamos acolhida para troca de interações com o intuito de deixar as crianças mais á vontade e com o passar dos dias fizemos conversas mais informais para que pudessem se expressar de maneira que durante as aulas não sentissem dificuldades ou vergonha em falar. 
Fizemos as apresentações e logo após eles se apresentaram e conversamos sobre as expectativas deles, e como funcionaria o ritmo das aulas remotas. Informávamos sobre algumas regrinhas para que a aula fluísse da melhor forma e com a ajuda dos pais, ocorreu com bastante harmonia e fluidez todo o curso. 
No decorrer das aulas podemos observar a empolgação dos alunos e o interesse em aprender, observa-se também a vontade em falar o idioma mesmo sendo o portunhol, em todo o momento durante as aulas as crianças eram orientadas a participar e interagir, apenas no momento de explicação pedíamos para que desligassem os microfones para não dar microfonia, logo após iniciavam as interações de forma bastante voluntária e participativa. 
Alguns alunos como Habina e Vitória se expressavam menos, mas também participavam e eram encorajados pelas professoras para se expressarem. Todos os dias tínhamos duas aulas, ou seja, duas tarefas de classe e uma para casa. A resposta foi bastante positiva das crianças e doa pais, pois as tarefas eram devolvidas e foi bastante importante esse compromisso. 
Pôde-se observar que a cada aula que as crianças compreendiam um pouco mais sobre a nova língua, sendo reforçada pelo envio das aulas pelo grupo e com as atividades extraclasse. Observamos também que essa idade é bastante criativa, durante as aulas éramos surpreendidas com ideias e falas brilhantes das crianças sobre a língua espanhola, e sobre curiosidades de costumes e cultura do lugar. 
Era bastante motivador essa troca, pois apesar de terem pouca idade e pouco domínio das mídias digitais, acessavam os vídeos das aulas em casa e apresentavam evolução em relação a aula seguinte. Procurávamos sempre quando possível, fazer uma revisão do conteúdo para relembrar o que havia sido estudado e observamos que o conhecimento estava se fixando aos poucos. 
Devido serem 20 aulas com temáticas diferentes, tínhamos a preocupação de não apenas repassar o conteúdo, mas que elas compreendessem verdadeiramente o que estava sendo ensinado e isso levaria tempo. Ainda sobre o desenvolvimentos dos alunos falando de forma mais pontual sobre os alunos, se destacavam por participação a aluna Isabella, João Yuri e Arthur, com o passar do tempo os alunos Habina e Ana Vitória passaram a participar com maior frequência se sentindo á vontade, mas considerando as particularidades de cada um para essa faixa etária, consideramos que fluiu normalmente. 
Observamos também a assiduidade da turma, ou seja os 6 alunos que estiveram desde o início permaneceram, e isso foi bastante gratificante. Ministrar aula para crianças é um grande desafio, precisa ser lúdico, simples e objetivo, se o professor não se atentar, a criança perde e estímulo e se não mudarmos as estratégias, tudo pode regredir ao invés de evoluir. No caso, observamos os momentos que eles mais interagiam e tentamos focar nesses momentos durante as aulas, para obtermos melhores resultados. 
O professor  Angel nos acompanhou de forma que sempre que necessário repassava sugestões de como fazer melhor e aos poucos fomos evoluindo a ganhando segurança no processo. Os alunos e pais apreciaram bastante o material didático e a forma de como as aulas forma conduzidas, inclusive alguns depoimentos enviados no privado, ressaltando que as crianças estavam bem animadas com as aulas do minicurso,  inclusive pediram para dar continuidade ao curso com as crianças se possível em breve para não perderem o contato com a língua o com o que havia sido repassado durante as aulas. 
Enfim, foi muito gratificante e desafiador a experiência, não apenas pelo aprendizado, mas também pelo resultado que cada criança obteve no decorrer do curso, pelo feedback dos pais e pelo conhecimento adquirido por nós futuros professores, esse minicurso nos desafiou e motivou não apenas o ensino do espanhol na perspectiva de alunos adultos, mas para outros públicos como crianças e adolescentes. Possibilitou-nos aprender á formar uma sequência didática como também formar os planos de aula, como a produção de materiais digitais para reprodução da aula, ou seja, além de desafiador no sentido de aulas remotas, teríamos que lhe dar com recursos midiáticos que não tínhamos tanta proximidade. Foi uma experiência enriquecedora em todos os aspectos.
Em nossa visão e expectativa o objetivo proposto foi atingido com o minicurso foi atingido e com sucesso, apesar do formato remoto ser novo, conseguimos completar a carga horária, superar os desafios e garantir a frequência das crianças que para nós foi ponto crucial nesse processo. Agradecemos desde já a oportunidade dada a nós por meio do estágio e nos disponibilizamos para qualquer dúvida, sugestão ou crítica sobre nossa organização e regência.
PARTE REFLEXIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA IV 
EXPECTATIVA
 O minicurso “Espanhol para Crianças” tem como principal objetivo proporcionar o aprendizado do Espanhol básico para as crianças de forma online. Por ser um formato novo, nossas expectativas foram as mais variadas possíveis. No primeiro momentos pensávamos como seria a participação dos pais no processo, devido a dependência das crianças, desde as questões biológicas (acordar cedo para assistir as aulas), como na questão dos acesso as mídias( no caso muitos pais desconhecem)e na disponibilidade da família no acompanhamento dos alunos (nesse aspecto nos referimos a tutoria dos pais enquanto as crianças assistiam as aulas). 
Enfim, seria necessária uma verdadeira parceria para fazer dar certo. Sobre a escolha do material didático, foi bastante importante pois forma observamos os seguintes aspectos como: organização por tema: (numerais, cores, calendário, animais, como fazer uma pergunta), habilidades a serem trabalhadas em cada aula, recursos midiáticos como: (áudios, vídeos), e atividades aplicadas em classe e em casa dentre outros. A organização do minicurso iniciou por meio dos planos de aula que possibilitaram o ensino de forma mais clara, direta e dinâmica, abordando assuntos comuns do dia a dia e despertando o interesse das crianças. 
Após a escolha do livro, iniciamos os planos de curso e de aula, seguindo a ordem dos temas. Iniciamos a produção dos materiais das aulas pelo aplicativo Canva e as transmissões das aulas foram feitas pelo aplicativo Meet. A comunicação com os pais de alunos e alunos ocorreram pelo aplicativo Whatsapp de forma bastante fluida, bem como o envio das atividades realizadas pelos alunos também.
SURPRESAS    
Ás aulas foram ministradas para crianças em fase de aquisição de leitura da língua materna entre a faixa etária de 06 á 09 anos. Sabe-se que nessa fase, as crianças possuem maiores possibilidades de aprendizagem e absorção de conhecimentos, não apenas do seu idioma, mas de outras línguas. De fato, qual idade as crianças devem começar a aprender ou estudar um outro idioma? Esse fato nos chamou muita atenção sobre a escolha do tema do minicurso, como também por ser um público exigente e diferenciado do que estamos acostumadas. 
Como a criança ainda não domina totalmente a escrita nessa faixa etária e seu aparelho auditivo e fonológico ainda estão em desenvolvimento, à possibilidade de aquisição de uma língua estrangeira é maior. A literatura sobre aquisição de língua materna e segunda língua é bastante comum, mas não há muitos escritos sobre a aquisição de língua estrangeira por crianças. Os registros sobre crianças versam sobre segunda língua e não língua estrangeira. A necessidade do aprendizado de uma língua estrangeira é mais do que necessário no atual momento em que nossa sociedade global está vivendo. 
O nosso objetivo era proporcionar as crianças o primeiro contato com o idioma de forma simples, lúdica e, sobretudo, prazerosa e perceber suas impressões nesse primeiro momento e podemos perceber como foi relevante e importante para o desenvolvimento delas no decorrer do curso. As crianças demonstravam entusiasmo a cada aula e para esse retorno estava sendo de fundamental importância, pois estávamos atingindo nosso objetivo principal que é levar as crianças a interação com outra cultura, seja por meio dos vídeos, histórias em quadrinhos, filmes, literaturas, músicas, dentre outros e dessa forma estabelecer conexões que as ajudariam a compreender e valorizar a língua conhecendo um pouco de si e do outro. 
FRUSTRAÇÕES 
A ministração do minicurso e do programa proposto ocorreu de forma bastante tranquila e equilibrada. Não houveram transtornos no sentido do cumprimento do cronograma em si, muito pelo contrário. Conseguimos cumprir desde o início. O fator que mais nos frustrou relacionados a problemas de ordem técnica como queda de internet, travamento do aplicativo meet, microfone falhando em alguns momentos, mas dentro da normalidade pode-se dizer que as frustrações foram mínimas em relação ao desafio. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Colectivo Yedra (coord..); Naranjo, Fina García; García, Concha Moreno. ¡Aprendo jugando!, Actividades de Español para niños y niñas de 6 a 9 años, Colectivo Yedra, 2008, Madrid, España.
1 note · View note
estagio4 · 3 years
Text
RELATÓRIO - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA IV
PARTE DESCRITIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA IV:
 ·         Minicurso: Español Básico
·         Carga horária: 20h  
·         Alunos inscritos: 40
·         Alunos frequentes: 19
 RELATO DE CAMPO DE ESTÁGIO
 O mini curso foi elaborado por mim e meu colega de graduação Anderson Procópio, juntos dividimos as tarefas, sendo ele responsável pela elaboração do plano de aula e eu do material didático, nos comunicávamos quase que diariamente sobre as aulas e sempre nos reuníamos por volta de 1h ou 30min antes de cada aula pra discutirmos sobre o desenvolvimento da classe.
 Tivemos a ajuda do professor Paulo Henrique que nos orientou sobre nossos planos de aula, material didático, com o qual também nos reuníamos para discutir sobre as aulas ministradas e para nos orientar sobre as aulas a serem ministradas, orientação essa que foi de extrema importância para o desenvolvimento do nosso mini curso.
 A escolha do mini curso sobre Español Básico foi por perceber a pouca oferta de cursos de espanhol e muitas vezes também haver a impossibilidade financeira de algumas pessoas de arcar com cursos pagos.
 O mini curso teve como objetivo ensinar de forma básica o espanhol para pessoas que tinham pouco conhecimento ou nenhum da língua espanhola.
 Nosso cronograma de aulas seguiu tranquilamente, não sendo seguido apenas em uma das aulas por motivos de saúde, então nosso término que seria no dia 10/07 foi estendido para o dia 14/07.
  CRONOGRÁMA:
·         09/06/21 quarta-feira: 1ª e 2ª - SALUDOS, PRESENTARSE Y HACER PRESENTACIONES
·         12/06/21 sábado: 3ª e 4ª - EL ALFABETO Y LOS NUMERALES
·         16/06/21 quarta-feira: 5ª e 6ª - LA FAMILIA Y LOS MESES DEL AÑO
·         19/06/21 sábado: 7ª e 8ª - LOS MARCADORES DE LUGAR Y LAS HORAS
 ·         26/06/21 sábado: 9ª e 10ª - LOS DÍAS DE LA SEMANA Y LAS RUTINAS
·         29/06/21 quarta-feira: 11ª e 12ª - LA CASA Y LOS MUBLES
·         03/07/21 sábado: 13ª e 14ª - LAS COMIDAS
·         06/07/21 quarta-feira: 15ª e 16ª - COMMIDAS Y HÁBITOS DE LOS ESPAÑOLES
·         10/07/21 sábado: 17ª e 18ª - LA CIUDAD Y LOS TIPOS DE VIVIENDA
·         14/07/21 quarta-feira: 19ª e 20ª - REPASO DE LOS CONTENIDOS
 Na nossa primeira aula fizemos uma apresentação do curso e professores, qual proposta tínhamos para as aulas, pedimos que alguns alunos se apresentassem, devido a quantidade de alunos infelizmente só alguns puderam se apresentar. Todas as aulas foram ministradas pelo Google Meet, também fazíamos uso de um grupo de WhatsApp para comunicação com os alunos, envio de material didático, atividade e para tirar possíveis dúvidas.  
 Todo material didático foi produzido a partir do aplicativo Prezi e disponibilizado aos alunos durante as aulas pelo WhatsApp. As aulas de quarta tinham início as 20:00h com término as 21:30h, dávamos uma tolerância de 5/10min para que todos conseguissem entrar, aos sábados dávamos início as 15:00h e terminávamos as 16:30h.  
 No início de cada aula apresentávamos o material didático, Anderson e eu dividíamos o conteúdo um sempre ajudando o outro no caso de dúvidas ou corrigindo os alunos, ao final da apresentação do material didático fazíamos atividades juntos com os alunos estimulando a participação de todos. Mantemos essa didática durante todo o mini curso, como percebemos que os alunos estavam gostando e sempre participavam, deixando sempre claro que eles poderiam sugerir mudanças ou pedir que acrescentássemos conteúdos que eles tivessem interesse de conhecer.
 PARTE REFLEXIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA IV:
 Durante a produção dos planos de aula e material didático Anderson e eu ficamos muito apreensivos, com o modelo de aula online e com a quantidade de pessoas inscritas no curso, inicialmente 40 pessoas fizeram a inscrição, número que nos deixou um pouco preocupados, nas nossas reuniões antes da primeira aula sempre falávamos sobre essa questão de ministrar aulas para tantos alunos e de forma remota, de apresentar um bom material e não cometer erros, o frio na barriga era diário. Em nosso primeiro dia nossos medos foram indo embora, encontramos uma turma muito participativa, cheia de perguntas e muito receptiva ao que estávamos propondo a eles.
 No decorrer das aulas tudo ficou mais leve, e apesar de todo o trabalho produzindo material, tendo que se reunir tarde da noite para combinar como seriam as aulas que tipo de perguntas iriamos fazer, todo o cansaço era recompensado ao final de cada aula ministrada, a certeza de que estávamos no caminho certo nos deixou mais seguros.
 Antes de iniciar este estágio me sentia muito inseguro quanto minha preparação para sala de aula, os medos e as incertezas eram muitos, mas hoje depois de toda essa caminha e a experiência de estar à frente de produzir conteúdo e sequencias didáticas me sinto mais preparado e com uma segurança maior de futuramente assumir classes de espanhol. Todo o retorno dos alunos, os comentários positivos com relação as aulas e a nós professores foi de imensa satisfação, não tinha a dimensão que seria tão gratificante, passo por essa experiência com o sentimento de dever cumprido.
0 notes
estagio4 · 3 years
Text
Relatório discursivo do estágio 4 em língua espanhola
PARTE DESCRITIVA DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA 4
Minicurso Cultura hispanoamericana - Personalidades femeninas.
Carga Horária: das 18h:30 min às 20:00h, as terça-feira e quinta-feira iniciou no dia 08/06/2021 e terminou no dia 08/07/2021.
Com 34 participantes inscritos.
A escolha do nome do minicurso veio primeiramente do convite da minha parceira de dupla Letícia Kely, motivo pelo qual ela já vai abordar o tema em sua monografia e eu já havia feito trabalhos anteriores em disciplinas da faculdade sobre empoderamento feminino utilizando textos de autoras latinoamericanas com elaboração de plano de aulas com a proposta da Professora Marisa Aderaldo sobre vídeo aulas e áudio aulas em seguimento de possibilidade de aulas para estudantes especiais possibilitando assim aos mesmos e as mesmas o direito à acessibilidade.
Com relação ao cronograma ocorreu tudo bem desde os textos com as personalidades, a única personalidade que tivemos dificuldades em encontrar materiais relacionados às personalidades foi a da dança, como textos, artigos, e o que encontramos não era na língua portuguesa ou espanhola, então a Professora Ana Lorena nos indicou uma personalidade conhecida por ela, já que Letícia e eu não tínhamos mais tempo de pesquisar sobre alguma personalidade. A ideia foi de trazer mulheres que se destacam em alguma instância pelo tema escolhida por nós. Pensamos nas Belas Artes que são sete, só que retiramos uma das belas artes que foi a arquitetura e como já havíamos pensando em apresentar sobre a vida da guatemalteca Rigoberta Menchú inserimos o tema política no cronograma. O único imprevisto que houve foi que um dia não apresentamos o minicurso, pois a nossa internet que assinamos por coincidência é a mesma teve uma manutenção geral já que creio eu que nesse tempo de pandemia, a maioria das pessoas estão trabalhando e fazendo tudo relacionado às suas atividades pelo modelo remoto ou home-office, principalmente, nós que somos estudantes e professores e professoras e também nossos professores e nossas professoras. Tivemos que encerrar o minicurso antes do previstos, logo a disciplina ia encerrar com o nosso relato online como discussão sobre a disciplina de estágio 4 em língua espanhola e nossas regências através da ministração de aulas dos nossos minicursos.
Essa aula que adiantamos não afetou no andamento do minicurso já que seriam as duas últimas aulas sobre a vida e o trabalho da pintora Frida Khalo, onde esticamos dez minutos de aula.
Dividimos nosso minicurso dessa forma:
Dia 08/06/2021 (aula 1) - El Femenismo latino y el femenismo subalterno;
Dia 10/06/2021 (aula 2) - Literatura - Personalidade abordada a vida da mexicana Juana Inés;
Dia 15/06/2021 - Literatura  - Personalidade Juana Inés - abordamos a obra La Respuesta e sobre o prêmio que leva o nome da personalidade do dia. Prêmio este que todo ano é eleita uma mulher latinoamericana e escritora; esse dia foi que não ministramos o minicurso devido a pane geral que deu na internet da qual operadora assinamos, ministramos no dia 17.
Dia 17/06/2021 (aula 3) - ministramos a aula que seria do dia 15/06/2021;
Dia 22/06/2021 (aula 4) - Política - Personalidade da guatemalteca Rigoberta Menchú - abordamos vida y obra e explanamos vídeo do seu discurso político;
Dia 24/06/2021 (aula 5) -  Escultura - Colombiana Doris Salcedo - abordamos sobre suas obras e assistimos um video em que ela falava do principal tema que explorava nas suas esculturas - memória política;
Dia 29/06/2021 (aula 6) - Música - Chilena Ana Tijoux - Múscias com temas que falam de feminismo, combate às ideias colonianistas e eurocêntricas, ao patriarcado e a lutas de mulheres por seus direitos;
Dia 01/07/2021 (aula 7) - Cinema -  Uruguaia Beatriz flores - apresentação de artigos sobre o filme “En la puta vida” baseado no livro “El huevo de la serpiente” de María Urruzola também do Uruguai, obra esta que se baseou em uma denúncia sobre uma rede de exploração sexual de mulheres, onde mulheres uruguaias eram levadas para Espanha e outros países da Europa;
Dia 06/07/2021 (aula 8) - Dança - Argentina Ludmila Pagliero - primeira mulher e bailarina latinoamericana a ser a principal estrela de um corpo de ballet de Paris;
Dia 08/07/2021 (aulas 9 e 10) - Pintura - Frida Khalo - abordamos sobre a vida da artista através de suas pinturas e fotografias;
Quase todas as personalidades passamos vídeos e informamos sobre suas redes sociais, como por exemplo, instagram.
PARTE DESCRITIVA DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA 4
Minicurso Cultura hispanoamericana - Personalidades femeninas.
Carga Horária: das 18h:30 min às 20:00h, as terça-feira e quinta-feira iniciou no dia 08/06/2021 e terminou no dia 08/07/2021.
Com 34 participantes inscritos.
A escolha do nome do minicurso veio primeiramente do convite da minha parceira de dupla Letícia Kely, motivo pelo qual ela já vai abordar o tema em sua monografia e eu já havia feito trabalhos anteriores em disciplinas da faculdade sobre empoderamento feminino utilizando textos de autoras latinoamericanas com elaboração de plano de aulas com a proposta da Professora Marisa Aderaldo sobre vídeo aulas e áudio aulas em seguimento de possibilidade de aulas para estudantes especiais possibilitando assim aos mesmos e as mesmas o direito à acessibilidade.
Com relação ao cronograma ocorreu tudo bem desde os textos com as personalidades, a única personalidade que tivemos dificuldades em encontrar materiais relacionados às personalidades foi a da dança, como textos, artigos, e o que encontramos não era na língua portuguesa ou espanhola, então a Professora Ana Lorena nos indicou uma personalidade conhecida por ela, já que Letícia e eu não tínhamos mais tempo de pesquisar sobre alguma personalidade. A ideia foi de trazer mulheres que se destacam em alguma instância pelo tema escolhida por nós. Pensamos nas Belas Artes que são sete, só que retiramos uma das belas artes que foi a arquitetura e como já havíamos pensando em apresentar sobre a vida da guatemalteca Rigoberta Menchú inserimos o tema política no cronograma. O único imprevisto que houve foi que um dia não apresentamos o minicurso, pois a nossa internet que assinamos por coincidência é a mesma teve uma manutenção geral já que creio eu que nesse tempo de pandemia, a maioria das pessoas estão trabalhando e fazendo tudo relacionado às suas atividades pelo modelo remoto ou home-office, principalmente, nós que somos estudantes e professores e professoras e também nossos professores e nossas professoras. Tivemos que encerrar o minicurso antes do previstos, logo a disciplina ia encerrar com o nosso relato online como discussão sobre a disciplina de estágio 4 em língua espanhola e nossas regências através da ministração de aulas dos nossos minicursos.
Essa aula que adiantamos não afetou no andamento do minicurso já que seriam as duas últimas aulas sobre a vida e o trabalho da pintora Frida Khalo, onde esticamos dez minutos de aula.
Dividimos nosso minicurso dessa forma:
Dia 08/06/2021 (aula 1) - El Femenismo latino y el femenismo subalterno;
Dia 10/06/2021 (aula 2) - Literatura - Personalidade abordada a vida da mexicana Juana Inés;
Dia 15/06/2021 - Literatura  - Personalidade Juana Inés - abordamos a obra La Respuesta e sobre o prêmio que leva o nome da personalidade do dia. Prêmio este que todo ano é eleita uma mulher latinoamericana e escritora; esse dia foi que não ministramos o minicurso devido a pane geral que deu na internet da qual operadora assinamos, ministramos no dia 17.
Dia 17/06/2021 (aula 3) - ministramos a aula que seria do dia 15/06/2021;
Dia 22/06/2021 (aula 4) - Política - Personalidade da guatemalteca Rigoberta Menchú - abordamos vida y obra e explanamos vídeo do seu discurso político;
Dia 24/06/2021 (aula 5) -  Escultura - Colombiana Doris Salcedo - abordamos sobre suas obras e assistimos um video em que ela falava do principal tema que explorava nas suas esculturas - memória política;
Dia 29/06/2021 (aula 6) - Música - Chilena Ana Tijoux - Múscias com temas que falam de feminismo, combate às ideias colonianistas e eurocêntricas, ao patriarcado e a lutas de mulheres por seus direitos;
Dia 01/07/2021 (aula 7) - Cinema -  Uruguaia Beatriz flores - apresentação de artigos sobre o filme “En la puta vida” baseado no livro “El huevo de la serpiente” de María Urruzola também do Uruguai, obra esta que se baseou em uma denúncia sobre uma rede de exploração sexual de mulheres, onde mulheres uruguaias eram levadas para Espanha e outros países da Europa;
Dia 06/07/2021 (aula 8) - Dança - Argentina Ludmila Pagliero - primeira mulher e bailarina latinoamericana a ser a principal estrela de um corpo de ballet de Paris;
Dia 08/07/2021 (aulas 9 e 10) - Pintura - Frida Khalo - abordamos sobre a vida da artista através de suas pinturas e fotografias;
Quase todas as personalidades passamos vídeos e informamos sobre suas redes sociais, como por exemplo, instagram
1 note · View note
estagio4 · 3 years
Text
ESTÁGIO IV
 PARTE DESCRITIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA 4:
Minicurso: Cultura Hispano-americana – Personalidades Femininas.
Carga Horária: 20 horas aulas – 2 horas aulas
34 inscritos – 12 participantes ativos.
RELATO DE CAMPO DE ESTÁGIO
 Na ementa da cadeira o professor Lucineudo Machado pediu para que fizéssemos 20 horas ministrando curso livre de forma online pela plataforma Google Meet. A turma foi dividida em duplas e cada dupla decidia e organizava um minicurso.
           Eu fiz dupla com meu colega Leandro Rolim e juntos discutimos e organizamos um minicurso, cujo o tema é “Cultura Hispanoamericana- Personalidades Femininas”. Fizemos tudo em conjunto e tentamos dividir algumas coisas para ninguém ficar sobrecarregado, tivemos alguns encontros por vídeo chamada para discutir sobre a elaboração do plano de curso e os planos de aulas, bem como de como organizaríamos a elaboração do minicurso como um todo.
           Meu estágio foi feito por mim e pelo colega Leandro Rolim, bem como a supervisão e ajuda da professora Ana Lorena, que foi imprescindível para a conclusão do nosso estágio. Os dias do minicurso foram: terça e quinta, 2 horas aulas. O estágio foi feito de 08/06/2021 à 08/07/2021 de 18:30 – 20:00. As aulas aconteciam todas as terças e quintas, os alunos eram convidados a ler textos bases e fazerem atividades que nós disponibilizávamos através da plataforma WhatsApp e Gmail.
           A decisão para o tema do minicurso se deu pelo interesse de estudar e debater sobre o feminismo e principalmente o feminismo latino, já que nós fazemos parte e nos aproxima ainda mais dos nossos países irmãos, bem como, por ser um tema extremamente importante, que atualmente é muito conhecido, porém ainda é pouco debatido, pouco questionado e muitas vezes mal visto pelas pessoas.
           O tema do minicurso tem como objetivo levar a informação para os participantes acerca do movimento feminista da América Latina e relacionar com personalidades femininas que se destacam em seus países por suas lutas por direitos femininos, podendo perceber grandes mulheres de diferentes países, culturas, objetivos, mas que deixaram um grande legado.
O professor inicialmente indicou que abordássemos de apenas 7 personalidades e assim apareceu a ideia de nos basearmos nas 7 Belas Artes, logo buscamos por 7 mulheres que se incluíssem nos aspectos das Belas Artes, salvo arquitetura que decidimos trocar por política, pois acreditamos ter mais sentido.
Em relação ao cronograma saiu tudo bem, salvo dia 15/06 que tivemos um problema com nossa conexão e o Professor Lucineudo nos orientou a suspender a aula, mas não interferiu em nada, pois a última aula abordava a continuação da aula da personalidade de Frida Kahlo e conseguimos dar em uma aula todo o conteúdo, conversamos com os alunos e eles concordaram em tomar uns 10 minutos a mais. A única personalidade que encontramos problemas foi com a da dança Ludmila Pagliero, pois não encontramos muitos artigos ou relatos que falavam sobre ela e sua vida, mas conseguimos falar do pouco que encontramos com a ajuda de entrevistas e vídeos de sua arte.
CRONOGRÁMA :
TERÇA- FEIRA:  08/06/2021 - 18:30 - 20:00 -O movimento feminista  na América Latina.
QUINTA- FEIRA: 10/06/2021- 18:30 - 20:00-Personalidade 1-  Juana Inés.
QUINTA- FEIRA:17/06/2021 -18:30 - 20:00-Continuação  Personalidade 1- Juana Inés.
TERÇA- FEIRA:  22/06/2021-18:30 - 20:00-Personalidade 2 –  Rigoberta Menchú.
QUINTA- FEIRA:24/06/2021-18:30 - 20:00-Personalidade 3 –  Doris Salcedo.
TERÇA- FEIRA:  29/06/2021-18:30 - 20:00-Personalidade 4 – Ana  Tijoux.
QUINTA- FEIRA:01/07/2021-18:30 - 20:00-Personalidade 5 –  Beatriz Flores.
TERÇA- FEIRA: 06/07/2021-18:30 - 20:00-Personalidade 6 –  Ludmila Pagliero.
QUINTA- FEIRA:08/07/2021- 18:30 - 20:00-Personalidade 7 –  Frida Kahlo.
Irei relatar o período de estágio de forma geral, atentando sobre a forma que nós ministramos as aulas. As aulas foram todas de forma online pelo app Google Meet e todas as aulas foram gravadas, para posteriormente serem publicadas para outros alunos que não conseguiram se inscrever pudessem assistir. As aulas foram ministradas por mim e por meu colega e dupla de Estágio Leandro Rolim e tinha como abordagem a Cultura da América Latina abordando Mulheres que fizeram e fazem história em seus países.
As aulas sempre iniciavam as 18:30 e dávamos um tempo de 10 minutos para que mais participantes chegassem, na primeira aula pedimos autorização dos participantes para que as aulas fossem todas gravadas, com o objetivo de outras pessoas que não puderam participar das aulas ou não se inscreveram, pudessem assistir, todos que estavam em sala concordaram. Foi conversado e feito um grupo no app WhatsApp para melhor comunicação e também um Drive, onde todo conteúdo das aulas eram colocados e para que os alunos inserissem as atividades pedidas no decorrer do minicurso. Antes das aulas era disponibilizado no e-mail dos alunos e no grupo do WhatsApp textos bases para que eles lessem e levassem a discursão para a sala de aula e  as alunas eram ministradas através de slides e vídeos, documentários ou entrevistas pela plataforma Youtube.
As aulas iniciavam com as gravações e apresentação do tema do referido dia e logo em seguida com a apresentação dos slides. Como dito anteriormente, as aulas eram ministradas por mim e pelo Leandro, então, dividimos as elaborações dos slides, estudávamos e dividíamos a parte que cada um iria abordar. Cada um falava um pouquinho, debatíamos sobre as personalidades e tentávamos levar perguntas para que a turma pudesse debater conosco.
A turma em si é uma turma muito boa, a maioria dos participantes eram professores ou alunos da área, porém foi analisado que eles não liam os textos bases que nós íamos propondo antes de todas as aulas, bem como não participavam das aulas e poucas vezes respondiam nossas indagações, com o decorrer do minicurso, pessoas que anteriormente não puderam estar nos encontros foram chegando e a turma ficou um pouco mais ativa, eram pessoas participativas e que falavam muito, sem medo de errar.
A turma elogiava muito as aulas e principalmente o tema, entendemos que a falta de fala deles, não era somente pelo fato deles não lerem os textos antes, mas sim pela falta de informação e busca que eles tinham sobre o tema, então preferiam somente escutar. Em relação as atividades, é fato que poucos conseguiam fazer, mas bastante pessoas atualizaram o Drive do minicurso com pesquisas que fizeram. Perto da conclusão do minicurso, ocorreu um problema com um Drive, como todos podiam escrever e atualizar, uma aluna acabou apagando todas as postagens que tinha, ou seja, perdi quase tudo que os alunos tinham colocado, não sei bem se foi sem pretensão ou se agiu de má fé, mas para não acontecer novamente, analisei quem foi e coloque a pessoa somente como visitante.
PARTE REFLEXIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA 4:
EXPECTATIVAS:
Enquanto eu e Leandro estávamos planejando a execução da regência, esperávamos que os alunos iriam se encantar pelo tema, já que nunca tínhamos visto esse tema ser pautado em um minicurso, acreditávamos que iria ter uma participação bem ativa da turma, pois a maioria dos participantes eram acadêmicos. Temíamos não darmos conta pois o tempo era curto pra falar de cada personalidade e o que elas buscavam e lutavam em seus países e também tivemos receio de não conseguir levar a turma, já que foi seria uma experiência nova e desconhecida.
SURPRESAS:
A experiência prática em cursos livres de estágio me permitiu ter contato com diferentes situações, foi um ótimo aprendizado, me permitiu sair da zona de conforto, enfrentando meus medos e anseios, além de me dar a certeza que estou no caminho certo e que realmente quero enfrentar os desafios de ser um profissional da educação. Além de tudo, o que mais me surpreendeu foi que as minhas perspectivas acerca de aulas/cursos em formato remoto mudaram e hoje penso em me aliar a tecnologia e me inserir em ministrar cursos com remuneração de forma remota.
A troca e interação com os alunos também foi algo que me deixou muito contente, principalmente por saber que eles estavam interessados e receber elogios depois de tanto trabalho é recompensante.
 FRUSTAÇÕES:
A experiência foi enriquecedora, mas nem tudo foi tão maravilhoso como pensávamos, primeiramente pelas inexperiências que nos afetou bastante e também pelo pouco tempo para a elaboração das aulas, isso nos deixou extremamente frustrados e apreensivos. Sobre a experiência de ministrar aula, foi algo tranquilo, porém no decorrer do minicurso percebemos que a turma não participava das aulas como o esperando e identificamos que o problema era que ninguém lia os textos bases que enviávamos antes das aulas acontecerem, isso nos deixou um pouco desmotivados e por uma aluna da turma ter apagado tudo que existia no Drive, que não consegui recuperar.
Para finalizar essa parte do relado, gostaria de agradecer a todos os professores, por terem aceitado esse grande desafio de se reinventar em meio a esse caos que estamos passando, por todo conhecimento passado nessa cadeira. Acredito que foi de grande importância todos os nossos encontros, que não era somente para aprender/ensinar os conteúdos, mas sim uma troca de experiências dentro da nossa profissão, infelizmente não pude estar presente em algumas aulas, pois batia com o horário do minicurso e nós não encontramos outro horário que estávamos disponíveis, já que trabalhamos e temos outras cadeiras. Obrigada por acreditarem na educação, mesmo em um país onde o ser professor é tão desvalorizado, onde no desgoverno atual ter conhecimento é um ato de rebeldia. Gostaria de agradecer especialmente ao professor Lucineudo que é um grande exemplo de ser humano, que está sempre disposto a escutar e ajudar os seus alunos, obrigada por acolher minhas dores, entender e não me deixar desistir. Gostaria de agradecer em particular a professora Lorena, que foi extremamente importante para nossa iniciação e conclusão do minicurso, é uma excelente profissional e uma pessoa maravilhosa, obrigada por sempre está disposta a nós escutar e ajudar e principalmente por nos acalmar nesse processo que não foi nada fácil. Obrigada professor Paulo que estava sempre que podia presente nas aulas conosco dando um apoio. Gratidão a todos!
3 notes · View notes
estagio4 · 3 years
Text
Experiência
Hola, muchachos y muchachas.
Aqui no fixado reposto as orientações para a produção do relatório digital.
O relatório final de estágio da nossa disciplina, igualmente ao semestre passado, será a produção de um relato descritivo-reflexivo sobre o semestre. Igualmente ao semestre passado, este texto será escrito e postado na plataforma Tumbrl. As orientações para a escrita desse relato são as seguintes:
O relato possui duas partes, uma descritiva e uma reflexiva.
Na parte descritiva (anunciada no texto em caixa-alta) vocês descreverão suas regências de aula. Nessa parte do texto, não deixem de colocar as seguintes informações:
a)      Nome dado por vocês ao seu curso (Ex: Español para conversación)
b)      Carga/horária
c)      Número de participantes inscritos
d)      Motivo para a escolha do tipo de curso (dizer por que escolheram, por exemplo, ofertar um curso de conversação)
e)      Cronograma (o previsto e o executado, caso haja ocorrido algumas mudanças), acompanhado dos temas das aulas (colocados nos planos de aula)
Na parte reflexiva (também anunciada em caixa-alta) vocês deverão escrever suas impressões pessoais a respeito da experiência de regência de aulas. Essas reflexões devem indicar:
a)      Expectativas: reflexões sobre o que vocês esperavam das aulas que iriam ministrar, incluindo os receios e inseguranças.
b)      Surpresas: reflexões sobre os pontos positivos e boas impressões que vocês tiveram com relação à experiência de regência.
c)      Frustrações: reflexões a respeito de aspectos que vocês consideraram negativos com relação à experiência de regência.
Se possível, na parte reflexiva, relacione o seu texto com as leituras realizadas durante as disciplinas de Estágio 3 e Estágio 4 ou outras leituras que você já tenha realizado.  
Quem ainda não esteja incluído como membro do grupo no Tumbrl (https://www.tumblr.com/blog/estagio4) deve enviar um e-mail para o professor Paulo Henrique ([email protected]) solicitando sua inclusão como membro.
Os relatos devem ser feitos até, no máximo, dia 15 de julho, quinta-feira.
0 notes