eu-universo-blog-blog
eu-universo-blog-blog
Eu, universo!
16 posts
Tão amplo quanto o universo que habitamos, é o universo que habita em nós." (Carlos Hilsdorf)
Don't wanna be here? Send us removal request.
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Link
Conhece todos os planetas do nosso Sistema Solar? Chame os seus amigos e venha descobrir nesse jogo da forca!
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Link
Vamos viajar pelo espaço!
Tumblr media
A dica de hoje é um super muito divertido! Viajamos e aprendemos sobre os planetas e ainda temos que correr dos inimigos! Será que você consegue? Venha ser o comandante dessa nave espacial.
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Photo
Tumblr media
ESTRELAS E PLANETAS 
O livro de Pierre Winter  traz informações sobre a Terra, a Lua, o Sol, as estrelas e outros planetas. 
Você sabe por que existe o dia, por que o formato da Lua muda, se o Sol é uma estrela, quais planetas existem ?
Prepare-se para descobrir o Mundo!!!
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Video
youtube
CÁPSULA DA SPACEX!
Você sabe o que é uma Cápsula da SpaceX ?
 Utilizando uma tecnologia avançada, a NASA envia para sua a Estação Espacial Internacional - ISS uma Cápsula com suprimentos, materiais e novos experimentos. 
A cápsula Dragon da empresa SpaceX deixou com sucesso a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) nesta quinta-feira (21), após sua sexta missão de entrega de abastecimento, segundo informou a agência espacial americana (Nasa).
O aparelho não tripulado deixou a ISS às 8h04 (horário de Brasília) e deve cair no Oceano Pacífico às 13h42, a 249 quilômetros de Long Beach, na Califórnia.
A sonda espacial saiu de Cabo Canaveral, na Flórida, no dia 14 de abril, e no dia 17 se acoplou à ISS carregado com duas toneladas de material e 40 novos experimentos científicos. A cápsula volta à Terra com um quilo e meio de material e amostras científicas.
Com este voo da Dragon, a SpaceX já realizou seis missões de abastecimento das 12 previstas em um contrato de US$ 1,6 bilhão assinado com Nasa.
Em setembro de 2014, a Nasa anunciou a concessão de um contrato milionário à empresa SpaceX e à fabricante aeronáutica Boeing para transportar astronautas americanos a partir de 2017, o que desde a aposentadoria do programa das naves espaciais, em 2011, dependia das cápsulas russas Soyuz.
A SpaceX Dragon se tornou em 2012 o primeiro veículo comercial a levar carga à estação espacial e agora a empresa trabalha em uma versão para transportar humanos.
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Text
Profissão Astronauta - parte 2
Já pensou em ser astronauta? Deve ser muito legal morar no espaço, acordar, olhar a janela e ver o planeta Terra bem pequenininho. Mas, como é mesmo que eles vivem lá? O astronauta Chris Hadfield gravou alguns vídeos de como fazem pra dormir, cortar o cabelo e até mesmo como é escovar os dentes. Quer saber como acontece tudo isso? Assista ao vídeos abaixo:
youtube
Parte 1 - clique aqui
Continue lendo...
youtube
youtube
youtube
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Text
Profissão Astronauta! - parte 1
Já pensou em ser astronauta? Deve ser muito legal morar no espaço, acordar, olhar a janela e ver o planeta Terra bem pequenininho. Mas, como é mesmo que eles vivem lá? O astronauta Chris Hadfield gravou alguns vídeos de como fazem pra dormir, cortar o cabelo e até mesmo como é escovar os dentes. Quer saber como acontece tudo isso? Assista ao vídeos abaixo:
youtube
Continue lendo...
youtube
youtube
youtube
youtube
Parte 2 - clique aqui!
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Text
Seu peso em outros planetas
Se aqui na Terra eu pesar 55 kilos, será que vou pesar a mesma coisa lá em Marte? E em Júpiter? Na Lua então?
A resposta você confere nesse site (clique aqui). 
E aí, o que achou? Mudou ou não? Conta pra gente aqui.
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Video
youtube
Além da Terra, a Via Láctea tem outros planetas. Com esse vídeos, vamos aprender mais sobre cada um =)
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Link
Quer saber mais sobre o Universo? O site Smart Kids conta um pouquinho mais sobre o que e alguma curiosidades... E sabe o que mais? Tem jogos, passatempos e desenhos para colorir! Vem dá uma olhadinha e se divertir ;)
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Text
Estamos sozinhos no universo?
Matéria produzida pelo Ciência Hoje, vale a pena conferir!
“Não se deixe enganar pelos filmes de ETs. Pelo menos até agora, só se tem notícia de um planeta que abrigue a vida como a conhecemos: a Terra! Mas por que seríamos privilegiados? A leitora Letícia Abreu escreveu para a redação com essa dúvida, e fui logo investigar.” Quer saber mais? Continue lendo :D
Como sempre, comecei minha pesquisa pelo acervo da CHC e, por sorte, vi que o geofísico Eder Cassola Molina, da Universidade de São Paulo, já tinha falado exatamente sobre isso na edição 184. Ele explicou que a Terra reúne todas as condições básicas para a vida, uma combinação nada fácil de existir.
Em primeiro lugar, o nosso planeta possui substâncias ricas em carbono, um elemento químico fundamental para a composição da vida. Além disso, a temperatura por aqui está sempre abaixo de 120 graus Celsius e não varia muito – graças ao tamanho do planeta, à sua distância do Sol e ao seu movimento de rotação. A estabilidade da temperatura, por sua vez, é fundamental para garantir a presença de água em estado líquido, outra condição básica para vida.
De todos os planetas do Sistema Solar, só a Terra apresenta essas características consideradas fundamentais para o surgimento de seres vivos. Mas não é impossível que existam outros corpos celestes com condições bastante semelhantes. Algumas pesquisas já mostraram, por exemplo, que há, em alguns grandes satélites, elementos parecidos com os que originaram a vida em nosso planeta. Quem sabe o que poderemos descobrir se continuarmos procurando por aí?
FONTE: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/estamos-sozinhos-no-universo/
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Text
Planetário acessível: já imaginou 'ver' o Universo com as mãos?
Uma matéria especial do Portal Boa Vontade nos conta de uma Planetário acessível! Legal, né? Vamos conferir essa reportagem feita por Wellington Carvalho de Souza.
Tumblr media
Representação de constelações. As bolinhas são as estrelas, identificadas em Braille. (Foto: Cláudio L. de Carvalho) 
“Poder admirar as estrelas, a lua cheia ou ter noção da grandeza do sol são oportunidades que, ainda que não valorizadas no dia a dia, nos ajudam a ter ideia do quanto o Universo é complexo e belo. Porém, como proporcionar isso às pessoas que não enxergam?
No campus da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Ilha Solteira, interior de São Paulo, o Planetário para Deficientes Visuais atende a essa necessidade. Nele, os astros foram todos trabalhados em alto relevo e o nome das estrelas e galáxias escritos em Braille.
Idealizado pelo dr. Cláudio Luiz Carvalho, 56, professor do departamento de Física e Química da Unesp, o planetário é um dos poucos dotados de acessibilidade no Brasil. “Temos um grupo de astronomia e estávamos acostumados a receber pessoas sem deficiência visual. E percebemos que é muito fácil expor a elas as informações sobre os astros, e para os cegos, não”. A partir daí, o docente começou, com seus alunos, a desenvolver a ideia de receber as pessoas com deficiência visual da melhor forma também.
As representações dos planetas são feitas em relevo para que as pessoas com deficiência possam diferenciá-los pelo tato. Ao fundo, a esfera maior representa o sol.
“A primeira coisa que nos veio à cabeça foi o fato de as pessoas com deficiência visual utilizarem o tato. 'Vamos tentar montar um planetário em que, ao invés de ver, possam tocar'. Então, fizemos duas estruturas de um metro cada uma, contendo várias constelações, cerca de 500 estrelas, com seus respectivos nomes escritos em Braille”, explica o dr. Cláudio.
Com alguns materiais, como o isopor, o professor e alguns alunos desenvolveram representações de muitos componentes do Espaço, a exemplo do Sistema Solar e algumas constelações. E tudo foi pensado em escalas proporcionais, para dar noção da grandeza.
Para exemplificar, o professor detalha: “O sol é uma esfera de um metro de diâmetro (uma bola enorme). Tentamos ilustrar a superfície dele deixando a esfera meio enrugada; para as manchas solares, colocamos um relevo diferenciado; as explosões solares são de plástico. Em comparação à esfera que representa o sol, a da Terra tem um centímetro de diâmetro (tamanho de uma bola de gude). Então, o deficiente visual consegue fazer a relação do tamanho do Sol e do planeta que vivemos”.
E para aqueles que tinham dificuldade nas aulas de geografia na escola, algumas dúvidas podem ser esclarecidas no planetário. “Para saber mais sobre a Terra, fizemos um outro globo com o relevo do mar mais abaixo do que o dos continentes. Assim o cego consegue notar a forma da América do Sul, América do Norte, e assim por diante.”  
E agora você pode pensar: “Mas como ter ideia do brilho das estrelas?”. A solução foi mais simples do que se poderia imaginar: em uma esfera aberta ao meio, as constelações são feitas com linhas (para se perceber o desenho que fazem no céu), e as estrelas mais brilhantes são representadas por bolinhas maiores em relação às que brilham mesmo. Legal, né?
Se você conhece algum deficiente visual, convide-o para conhecer o planetário! As visitas sempre contam com acompanhantes para tirarem dúvidas. O Planetário para Deficientes Visuais da Unesp, localiza-se na Avenida Brasil, 56, no Centro de Ilha Solteira, SP. Fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e reabre às 14h, ficando aberto até às 18 horas. A entrada é gratuita. =)”
Tumblr media
As representações dos planetas são feitas em relevo para que as pessoas com deficiência possam diferenciá-los pelo tato. Ao fundo, a esfera maior representa o sol.  (Foto: Cláudio L. de Carvalho)
FONTE: http://www.boavontade.com/cidadania/planetario-de-ilha-solteira-adapta-compreensao-do-universo-para-cegos
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Video
youtube
Nós recebemos uma sugestão muito legal de uma leitora do nosso blog, a professora Ivana (que também tem um blog muito especial, veja aqui) e estamos compartilhando com vocês =)
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Link
Nesse jogo você pode ver o quanto conhece sobre Astronomia. É muito divertido. Chame seus amigos e venham jogar!
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Video
youtube
De onde vem o dia e a noite?
Venha aprender nessa aventura junto com a Kika. =)
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Photo
Tumblr media Tumblr media
FreeOrion é um jogo espacial baseado no jogo  de estratégia Master of Orion no qual você deve conquistar galáxias. É um game para quem quer estudar as estrelas, constelações e planetas do sistema solar e ao mesmo tempo entrar em um game de estratégia espacial.
Tamanho: 154 MB downloads: 33 Plataforma: Windows 2000/XP/2003/Vista/7 
Para baixar: http://tudodownloads.uol.com.br/software-download/8984/freeorion_download.html
FONTE: http://meegajogos.blogspot.com.br/
0 notes
eu-universo-blog-blog · 10 years ago
Photo
Tumblr media
Imagina ter um pedacinho do universo na sua mão, legal né? Pois é, e mais legal ainda é saber que você pode fazer! Isso mesmo, é facinho. Vamos  aprender?
O que vamos precisar?
-1 pote de vidro ou de plástico
-Anilina ou qualquer outro corante
-Água
-Glitter
-Algodão
-Palito de dente ou qualquer outra coisa que ajude a mexer os “ingredientes”
Separados os materiais, mãos na massa!
Encha o pote até a metade de água. Coloque o corante e mexa bem. Depois, coloque o algodão e espere absorver. Coloque o glitter, feche o pote e agite. Coloque mais água, mais algodão, mais corante e glitter de acordo com seu gosto. 
Fica lindo ;)
#dica cuidado com a mistura dos corantes, uns tem as cores mais fortes e depois de um tempo, o pote inteiro pode ficar de uma cor só.
Espero que tenham gostado :D
1 note · View note