exxpensiveshitt-blog
exxpensiveshitt-blog
EXPENSIVE$HITT
45 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
exxpensiveshitt-blog · 8 years ago
Text
Ah.. é... Entendi.
E as pegadinhas nas pessoas semelhantes estão aí o tempo todo.. elas querem tanto seguir tendência e ser o que não são e nunca serão (porque pra ser é preciso ter a dor e o pior que o "ser" carrega)que reproduzem estereótipos que nós fugimos de,  achando que estão se legitimando e trazendo progresso enquanto na verdade estão aproveitando toda oportunidade que tem pra atrasar seu próprio povo, e ainda usam esse estereótipo pra deslegitimar quem realmente é aquilo... Temos diferenças na história, vivência e ambiente e devemos ser a melhor versão do que somos e não tentarmos desesperadamente  imitar o que outro é, ou que o mundo mão branca quer que sejamos e nos rótula como... Cada lugar uma característica, cada pessoa uma história... Há quem ache que ser favelada de verdade é conhecer e chegar em todas as biqueiras, arrumar treta sem motivo, não ter critério, vira e mexe quando digo que não gosto de tal comida por ser artificial ou qualquer outro motivo ouço "que frescurenta, ,nem parece quê é favelada" e isso é uma das coisas mais preconceituosas que já ouvi, então favelado não tem gosto pessoal e nem pode escolher muito né? Entendi,  É humildade que chama né? Acham que ser favelado mesmo  é saber bolar baseado  e ser desagradavel e mal educado com o próximo... e nunca ler um livro, nunca fazer arte, só artesanato né ? Vocês (isso inclui todas as raças, tô falando de quem não é favela) acham tanto isso que até nos convenceram de que somos o que vocês retratam que somos. ... estamos em processo de descolonização por aqui, e quando digo por aqui, falo de quem eu posso alcançar e conheço, existe muita gente e não consigo chegar em todas e é ilusório achar que as coisas estão mudadas só porque estão mudadas aonde a sua vista consegue alcançar... Ainda não tem história da África na escola, perto de você tem lugar habitado sem pavimento, QUEBRADA não é só uma, cada lugar é de um jeito, cada pessoa uma pessoa.
Quem não é reproduz, atua da pior maneira, olha só, não se copia uma vida inteira, o corpo tem suas razões, suas histórias, cada dor muscular e erro de postura carrega uma memória, você não consegue ver tudo que o outro viu pela vida toda, muito menos sentir... Todo mundo quer estilo chave e favela, vocabulário favela, mas ninguém quer tapa na cara de favela, ninguém quer correr da polícia no próprio bairro no estilo favela, ninguém quer passar fome e vergonha no estilo favela, ninguém quer ouvir seu filho morrendo no seu quintal no estilo favela... Ah eu entendi, o nosso pano no seu corpo te dá o medo do favela, fura o corpo dos seus amigos e faz eles desaparecem né? Te dá aquela sensação de estômago vazio.... Hmmmm... O boot Chave�� te faz sentir o chão como se você tivesse usando o mesmo o ano todo... o Juliet te da toda a "vivēncia e visão" né... as memórias tristes do favela né, te faz ver todo mundo te olhando na loja como se você não pudesse comprar nada no seu melhor é mais próspero dia, te faz ver sua mãe doméstica que com todo suor e mil prestações te dá uma vida descente SOZINHA sentando depois de um logo dia de trabalho mal pago pra ver a novela fazendo piada com a vida dela... Faz você ver seu pai e sua mãe na cadeia né... Faz você ver Playboy vestindo o que você vestiu a vida inteira e só era legal no seu bairro, mas no banco e fora da quebrada era só enquadro né... Te faz ter que dar satisfação sobre cada peça que tá vestindo e explicar porque você não tem a nota fiscal do celular, da calça... Da cueca rs transforma sua piscina em esgoto né? ou melhor,  transforma sua casa beira mar em beira córrego né... Hmmm entendi... Favelado... Chave... Malokeira... Chavosa...  muito mais do que noiz né.. Entendi meu parça... É muito legal pegar só o melhor de um mundo por um tempo né... Muito legal o cenário trash... Cês num sabe nada de favela. Sigam sua tendência que aqui a vivência continua sendo sofrida. Vocês usam o cenário pra foto, vão embora e a sujeira continua aqui.
1 note · View note
exxpensiveshitt-blog · 8 years ago
Text
História: As estatuas sem cor, omissão de fatos, falta de representatividade histórica, boicote intelectual midiático e o efeito no senso comum.
                         Oi queridos, é tanta saudade que até dói!
Hoje vai ser rajada de informação!
                BROTA XOTA BB!!   
         Iai mó saudade de vocês! graças a Deus          tá bem corrido e muita coisa maravilhosa          acontecendo, vem muita novidade esse            ano! tamo trabalhando mores!
         Obrigada pelo apoio e empatia, a gente            ama vocês real oficial. 
           Vamos começar falando de um texto da            Sarah Bond, Historiadora e humanista              digital, uma mulher  que trabalha na               universidade de IOWA. Ela fez uma                matéria para a coluna de Ciência da                   Forbes sobre um assunto que eu queria escrever faz tempo e até montei a matéria ano passado,mas o computador pifou e perdi toda a pesquisa que eu tinha, ainda bem, porque agora tenho bem mais coisa para escrever!                .
Sarah E. Bond
                              O famoso Apollo do Belvedere foi descoberto durante o Renascimento, mas remonta ao                   início do 2º c. CE. Foi visto como o ideal da beleza no século 18. A estátua está agora nos                                  Museus do Vaticano em Roma.
  Quando falamos de esculturas antigas, (de Grécia e Roma principalmente) nós pensamos nelas como as conhecemos; nuas, de mármore e sem cor certo?
Johann Joachim Winckelmann é uma das pessoas que ajudaram a perpetuar essa idéia, ele lançou dois volumes de um dos livros mais influentes sobre “A história da arte antiga” que foi muito popular na Europa e ajudou  definir a história que conhecemos hoje, ele também ajudou a definir a idéia de que estatuas de mármore branco eram ideais de beleza... Bom, a historiadora Nell Irvil Painter fala sobre essa cara no livro dela que chama “The History of White People” ( a história das pessoas brancas) ela diz que ele era um “eurocentrista” que regularmente degradava nacionalidades não europeias” Ela ainda diz “A cor na escultura significou barbarismo, pois eles assumiram que os altos e antigos gregos eram muito sofisticados para colorir sua arte”.
             Versão em branco de mármore e policromia do arqueiro do frontão oeste do Templo de Aphaia em                                   Aigina (490-480 aC). Reconstrução de Vinzenz Brinkmann.
O Winckelmann estava totalmente errado, essas estatuas que a gente vê originalmente eram bem coloridas, pintadas de azul brilhante, vermelho, amarelo, marrom, folhas de ouro e muitas outras cores mostrando inclusive variedade na cor da pele só que muitas perderam a cor com o tempo e com os métodos de limpeza e restauração E há décadas os pesquisadores sabem disso não só pelos desenhos antigos que mostram uma civilização colorida em Roma e Itália por exemplo, o fascínio dos gregos pelos negros, Etíopes principalmente, (mas não como pets e sim como criaturas extremamente lindas)  e também  pelo vestígio das cores  nas estatuas que há décadas eles tentam restaurar e descobrir as cores originais, mas ai eu me pergunto, se eles sabem disso a décadas, porque não falam no assunto nas escolas e nas representações da mídia ?
Cabeça de um jovem. Centrale Montemartini, Roma, Itália. Cor e dourado ainda visíveis. Descoberto na área da Piazza Dante. Retrato de um homem farpado, romano egípcio, cerca de 150 - 170 C, Encaustic em madeira. Os chamados "Retratos de Fayum" muitas vezes dão uma idéia melhor do tom de pele dos povos do Mediterrâneo, particularmente no Egito. Agora, no Museu Getty.
Conveniência talvez! Sarah em um vídeo diz  que é muito satisfatório isso para os brancos, ainda mas que arqueologia e história é dominada pelos brancos, como ela mesma assume.  Tendo em vista que não ensinam filosofia negra, nem história negra antes da escravidão e que criaram um sistema que faz todo mundo pensar que os gênios egípcios eram brancos, e que gente de cor não criou nada, saber que existiam asiáticos  e romanos (que são referencias de sabedoria e cultura e “elegância”) de cor faria muita diferença na vida de uma criança negra né? Imagina se as meninas negras soubessem  que na Biblia, a primeira vez que usam a palavra “Rainha” estão se referindo à Makeda uma rainha preta, se a igreja falasse que Moisés casou com Zipporah uma Etiope e foi perseguido por isso, que José foi casado com Asenath, outra preta! Taharqa rei da Núbia e do Egito liderou um exército em apoio de Judah durante a revolta de Ezequias contra assyria  que o homem que foi obrigado pelos romanos a  ajudar jesus a carregar a cruz, Simão de Cirene também era preto se falassem de uma Andrômeda preta princesa da Etiópia e que os gregos eram fascinados por sua beleza e não como objeto sexual e sim como deusas perfeitas tanto a ponto de nomearem constelações em sua homenagem, tanto a ponto de construir templos pra deusas e deuses egípcios em suas terras.
"Makeda"
Retrato de um Jovem  negro italiano por Alessandro Longhi 1760 
imagina se soubessemos que os egípcios criaram energia, matemática medicina, tinham faca com material que vem da lua e ninguém sabe como, tinham até cama dobrável, que tá na história que os caras que construíram as pirâmides não eram escravos e tinham até direitos trabalhistas, que os caras eram a frente do tempo, imagina se a gente soubesse de Luis da Gama, de Carolina Maria de Jesus, de Luisa Mahín, se não demorassem tudo isso pra assumirem que Machado de Assis é preto e diga-se de passagem  que a Princesa Isabel  não salvou ninguém e que todo mundo na Austrália era  Aborígene preto descendentes dos primeiros humanos que migraram da África  pra Ásia  e 5 mil anos depois pra Austrália onde chegou a existir mais de 250 línguas e 600 dialetos até que os Ingleses chegassem pra colonizar matando todo mundo, MASSACRANDO na bala, dando presentes e fazendo festas para envenenar água potável e comida dos aborígenes matando uma vila inteira, impondo sua religião criando leis que os discriminavam (sim, no pais deles)  se aproveitando do fato deles terem um ritual em que bebiam uma semana sem parar (uma bebida especifica deles) eles davam Rum inglês na intenção de matá-los de coma alcoólico ou até que começassem guerra e matassem uns aos outros ou CAÇANDO ABORIGENES POR DIVERSÃO! E ainda entre 1910 e 1970 retiraram 100 000 crianças aborígenes dos pais e as internaram em escolas de educação ocidental (isso é o que deveria ser chamado de intolerância religiosa e crime contra a criança e sua cultura para beneficio próprio, sem contar no escravizamento né, mas o homem branco chama de “educar”)  e assim criando  Austrália loirinha  linda majoritariamente cristã de hoje que o mundo venera.
Aborigene
Saber disso e mais um monte de coisa que a gente não aprendeu desde o começo talvez  abalasse a admiração pelo homem branco europeu e a falta de auto estima que temos você não acha? Imagina que impacto teria se o homem preto soubesse que Jesus não era loiro dos olhos azuis e fisicamente parecia mais com o Bin Laden do que com o Leonardo de Caprio (sem ofensas, desculpa mas é a verdade.) Se as mulheres em geral e principalmente as negras soubessem que na sua original história e mitologia elas eram deusas muito diferentes do cristianismo europeu, não eram castas e muito menos meros acessórios, na história antiga por toda África elas eram donas de impérios, se impunham sexualmente e moralmente.   O Efeito da informação seria catastrófico! será que se a gente soubesse de tudo isso nós teríamos nos fudido tanto?  Enfim
A razão de nos fazerem acreditar que somos descendentes de escravos e que não fizemos nada intelectualmente é bem compreensível, nós seriamos muito muito mais rebeldes e teríamos muita auto estima não aceitaríamos chegar em casa e ver Black Face no Zorra Total ou no Pânico e ainda rir disso, pra começar nós SABERIAMOS O QUE É BLACKFACE (que foi uma prática teatral antiga que serviu pra ridicularizar, reforçar e perpetuar estereótipos tipo, as características como boca e nariz sendo ridicularizadas e retratando o homem negro como estrupador, burro e preguiçoso, é bizarro e muito sério  e até hoje esses estereótipos que matam a gente estão até em desenhos: mulher preta brava e doméstica e gorda por exemplo a dona do Tom de Tom & Jerry, episódio em que Tim Tim é carregado por escravos desenhados de forma caricata tipo ridicularizando boca e cor enfim são muitos exemplos)
Nós não aceitaríamos ver nordestinos sendo retratados sempre só de forma cômica, não aceitaríamos a porra de um filme tipo “Tô Ryca”
Que reforça estereótipos pra caralho a ponto de ser bizarro ir ao ar mais um filme desse.
No filme é claro a personagem principal  e sua amiga que são pobres são representadas como burras, ridículas, ocasionalmente promiscuas, escandalosas, deselegantes e se vestem com roupa de 2001 alheatória com o máximo mal gosto possível e claro que o cabelo das duas enquanto pobres é crespo né? Ou seja pobres tem mal gosto, não tem noção nem modos e andam parecendo que não tem Tv nem Internet...  E quando ela recebe uma proposta em que ela tem que gastar 30 milhões em 30 dias sem contar pra ninguém pra ganhar milhões, ela muda totalmente o visual, ela tá podendo e vai ficar mais bonita: o cabelo alisa e fica loiro a amiga também já alisa o cabelo pra não ter o cabelo crespo “que é coisa de pobre” se veste com  roupa medíocre de shopping ou escandalosa e sensual, não ganham classe, porque elas vem de outro lugar né?
A gente com certeza não iria admitir personagens que usam BLACKFACE (coisa que não se faz mais em quase nenhum pais de tão sério que é) e zombam senhoras negras analfabetas que tem os dentes mal cuidados e tiveram a vida fodida por todo um sistema e ainda reforçam o nariz como algo engraçado o fazendo gigante, ele está tirando sarro da mulher que menos consegue estudar, que morre mais, que casa menos e que é mais estuprada, a mulher que mais morre no parto, a mulher que ganha menos que até outras mulheres e tá pintando a cara de preto eternizando o que o Humor racista sempre usou pra nos ridicularizar e desumanizar. quantas mulheres analfabetas você conhece? minha vó aprendeu a ler depois de velha, nordestina que se vê retratada na novela como promiscua, cômica, burra...você tem noção do quanto isso reflete nas nossas vidas, e o quanto a gente ri de homens brancos brincando com a nossa desgraça na TV?  Tudo isso forma um senso comum de que ser branco nos daria uma história mais bonita e honrosa, de que só fomos escravizados (não usam a palavra sequestrados mas é importante lembrar que fomos sequestrados)  forma o senso comum no segundo pais mais negro do mundo que nosso cabelo é feio ou é coisa de outro mundo, faz as pessoas olharem pra um negro como se fosse um et no segundo pais mais negro do mundo, de que somos feios,  de que somos todas escandalosas, burras, mulatas quentes na cama e disponiveis e que o homem negro só tem valor se tiver fama, e que uma mulher loira é sim um sinal de melhora de vida, enfim, vária fitas.
Temos que dividir a informação porque infelizmente quem decide o que tá escrito no livro da escola é o homem branco... Então eduque seu filho, seus amigos, seu marido e papagaio pra não ficarem de toca e descubrirem que são reis e rainhas.
Pra assistir:
youtube
youtube
BEIJO GENTE, FÉ NA CAMINHADA, PENSAMENTO POSITIVO E TUDO FICA MCNELSON, FORTE ABRAÇO. Tracie Okereke
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 8 years ago
Text
SÉRIE Criminalização da pobreza -13º emenda,lava jato,tudo volta para Rafael Braga! PARTE 1
Oi GENTE! Como de costume,hoje tem editorial caseiro com peças de brechó de até 20 reais, e tem matéria nova!
 Pra introduzir vocês a conversa,o centro dessa série de 3 partes é o cidadão Rafael Braga,único preso nas manifestações de 2013  por portar pinho sol e agora condenado a 11 anos supostamente por trafico de drogas e associação para o trafico,mesmo alegando que foi forjado e com uma testemunha que confirma que o viu sem nada,e que foi arrastado pelo policiais para um canto isolado na abordagem...  mas vamos falar melhor sobre Rafael na ultima parte... Refleti aqui sobre algumas coisas que vivo e outras que surgiram no meu caminho,e que de certa forma também vivo.
Fiz uma resenha apontando as semelhanças e nenhuma coincidência em algumas partes do sistema racista que eu ia falar dos u.s.a e Brasil,mas acho correto falar que é um sistema ocidental se pá....
A 1º vez que assisti a 13º emenda |(netflix) já fritei,e entrei em várias idéias comigo mesma,e achei que tinha que partilhar...
CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA
Bom as idéa é a milhão e fiquei perplexa ao parar pra pensar o quanto esse sistema é um só!
Pra entender o raciocínio,é importante lembrar que, a simbologia é a línguagem mais antiga do mundo... dizer o que se quer dizer por outras palavras... a biblia é um bom exemplo de livro cheio de simbologia... O mais da hora e poderoso dessa linguagem é que ela te leva  aonde o narrador quer e te ambienta, também pode te fazer acreditar em qualquer coisa.A simbologia é a aliada numero 1 da arma mais antiga do mundo,a manipulação de palavras.
Foi com as palavras que eles nos escravizaram! E NOS ESCRAVIZAM ATÉ HOJE... Entendi recentemente,com a ajuda desse doc que na verdade as palavras  e termos orais escravocratas se tornam legais,
só as palavras!
O racismo e a escravidão, na  verdade eles são reformados pra sobreviver, e as palavras são substituídas por outras ,simples assim...
Guarde isso.
O documentário começa com Obama  apontando alguns pontos como;
O  U.s.a abriga 5% da população mundial e 25% da população carcerária do mundo e que 1 a cada  4 habitantes estão presas nos U.s.a e que eles tem  maior taxa de encarceramento do mundo!
 º Em 1972 a população carcerária era de 300 mil presos,atualmente, é de 2,3 milhões
Resumo,não tão resumido assim..
Lembra do que eu disse ali em cima? Guarde isso. Vou explicar do que se trata o doc;
 A 13º emenda é um bagulho que  torna INCONSTITUCIONAL alguém ser mantido como escravo nos U.s.a,
ou seja,ela TÉCNICAMENTE concede liberdade a todo e qualquer cidadão americano,
COM EXCEÇÃO DE QUEM ESTÁ NO SISTEMA PRISIONAL*,
ou seja, QUEM TÁ PRESO* PODE SER ESCRAVIZADO LEGALMENTE*.
ME ACOMPANHA AQUI... NO FIM DA ESCRAVIDÃO SURGIU O ALUGUEL DE DETENTOS,ONDE AS EMPRESAS PAGAVAM UM BAIXO CUSTO PELA MÃO DE OBRA ESCRAVA DOS PRISIONEIROS,QUE ERAM OBRIGADOS A TRABAHAR DE GRAÇA...
A escravidão era e É um SISTEMA ECONÔMICO*....No sul com o fim desse sistema no fim da guerrra civil,rolou um abalamento enorme da economia,
na época,tinha cerca de  4 mil escravos ainda parte desse sistema de escravidão trabalhando na produção no sul,e agora essas 4 mil mãos de obra  estavam livres... pensa o rombo!
Essa brecha estratégica na 13º emenda começou a ser usada com o fim legal da escravidão,e ai começou no Estados Unidos uma onda de  ENCARCERAMENTO EM MASSA DE NEGROS POR MOTIVOS FÚTEIS, COMO VADIAGEM POR EXEMPLO...*Também foi trabalhada a imagem do negro criminal e estuprador pelas mídias e filmes como o histórico the birth of a nation...
The birth of a nation foi o primeiro filme aclamado pelo posicionamento politico e foi  best seller,Esse filme foi até reproduzido na casa branca pelo presidente da época. Esse é um filme sinistro e bárbaro,onde mostra brancos fazendo black face sendo mortos pela kux kux klan e sugere que os negros são estupradores e desumanos comedores de frango e melancia,estereotipados,é bem zuado!
Esse filme foi tão famoso que o alavancamento da kux kux klan foi sinistro depois do lançamento dele....os cara são retratados romanticamente e heroicamente! A cruz queimando marca registrada da kkk  não existia antes desse filme,foi uma idéia do diretor  que achou que seria uma bela cena cinematográfica.
Esse filme foi um marco,a repercussão dele foi imensa e a kux kux klan ficou gigantemente popular,e muitos de nós morremos na mão dos caras, eles tinham uma aceitação basicamente unanime da população, e começou ali um surto,uma onda de terrorismo e linchamento de negros em praça pública...
     Entre a reconstrução e 2º guerra mundial o linchamento de negros era algo bem dia a dia pra população, milhares de negros foram mortos por multidões com o pretexto de que eles tinham feito algo CRIMINAL*,cometido um CRIME*,algo ILEGAL*,como supostamente assobiar para uma mulher branca,supostamente roubar alguém,e a única prova necssaria era a PALAVRA DE UM HOMEM BRANCO... 
Na convenção democratica de nova York em 1924 foi estimado que 30 delegados da cidade faziam parte da kux kux klan.
Mais tarde,quando os direitos humanos foi ficando popular, e começou a ficar inaceitável pra população as crueldades,A ESCRAVIDÃO PRECISAVA SE REINVENTAR,SE REFORMAR PRA SOBREVIVER... ENTRAR EM TERMOS LEGAIS*,SACA? Pois bem,o racismo foi reformado,se tornou algo mais sutil, mais dentro da legalidade... Surge Jim Crow e a palavra ESCRAVIDÃO* é SUBSTITUIDA POR SEGREGAÇÃO*
Uma sub classe, ganhamos alforria e não liberdade, nós saímos da classificação animal para sub humanos.... mal tínhamos direito a saúde e educação,e nenhum direito de escolha,voto ou voz na sociedade....
Cansados de desigualdade,o movimento dos direitos civis,ativistas se levantam pra lutar contra as injustiças e logo SÃO APONTADOS PELO GOVERNO* COMO CRIMINAIS*,pessoas que VIOLAM AS LEIS*,
influenciando a noção  e definição do POVO* de CRIMINALIDADE*. Eis que surge um movimento mil grau, com o propósito de mudar o jogo e “enaltecer”  o ate de ser preso pelos próprios ideais... Os BLACK PANTHERS PARTY|!
Depois de muita luta ,surge uma leve melhora com a leis do direitos civis e de voto,depois de muitos negros e pobres assassinados pelo corre da igualdade,do fim da injustiça!
GUERRA CONTRA AS DROGAS
O legado da escravidão nos Estados unidos assim como no Brasil,é a pobreza,a destruição das famílias e do psicológico dos negros,e consequentemente  o vicio em drogas nas quebradas... Centenas de adictos (QUE ÓBVIO, NA MAIORIA DAS VEZES ERA POBRE MISERÁVEL E DESCENDENTE DESSA ESCRAVIDÃO, PORTANTO NEGRO ) foram condenados por serem usuários de maconha ou por delitos leves,tratando  um  problema de SAÚDE como CRIME*.
A ESTRATÉGIA SEMPRE FOI USAR DEFINIÇÕES LEVES* PARA SUBSTITUIR* A PALAVRA RACISMO.
PALAVRA “CRIME” SUBSTITUI “RAÇA”
O presidente Nixon então começa a prender e perseguir todos os movimentos de luta e criminalizar os cara!
Na ideia deles o bang era controlar as “sub raças” e fazê-las DEPENDENTES/ CONSUMIDORAS FEAT. ESCRAVOS do regime deles...
Na eleição pra ganhar o voto dos sulistas (FAZENDEIROS BRANCOS EM SUA MAIORIA RACISTA) ,a estratégia de Nixon era objetiva,primeiro ele recruta homens pobres do sul em sua maioria democratas e os convence a virar republicanos.
Outra parte da estratégia era falar em termos sutis e “NÃO RACISTAS”*... fazendo um apelo velado e SUBSTITUINDO PALAVRAS*... usando termos como LEI E ORDEM* ao falar de cimes, e falando sobre o  grande caos que o movimento dos direitos civis(pessoas que lutavam pelo direitos do cidadão,que sou eu,você e todos nós que habitamos essa terrinha) tava fazendo nos grandes centros urbanos (quando eles protestavam nos lugares e vias importantes da cidade e ela estrategicamente virava mó babilônia pra conseguir  ter voz, como fazemos  aqui quando ocupamos o masp e vias importantes,só que com muito mais tensão,racismo explícito e violência...)
   A vibe desse presidente nixon  era fazer o linha dura bom cidadão e o carro chefe do mano era essa operação ‘lei e ordem’, a idéia era usar  essa retórica e essa imagem de durão e agindo como se ele tivesse boas intenções,
fazendo o preocupado com o povo e irredutível no corre pelo que é certo,
quando não era bem assim...ceis  tão ligado né? Até o dória foi nessa aula... “joão do povo”, “joao trabalhador”... é...
   Um mano que chamava John ehrlichman,o assessor para assuntos domésticos de nixon,membro de seu governo,tempos depois admitiu que o objetivo do projeto ‘lei e ordem’,e  a famosa “guerra contra as drogas”* (qualquer semelhança com os dias de hoje no Brasil NÃO É COINCIDÊNCIA)*  foi feita para prender negros*.
Ele disse;
- “a campanha de nixon em 1968,e a casa branca presidida por ele logo depois de ter ganho a eleição, tinha 2 inimigos; os esquerdistas pacifistas e os negros. A gente sabia que não dava pra tornar legal *ir contra e perseguir diretamente* a eles,mas a gente podia associar os esquerdistas pacifistas hippies a maconha* ,e os negros a heroína*,a gente conseguiria criminaliza-los perante a sociedade e abalar essas comunidades, poderíamos prender seus lideres,invadir suas casas,acabar com as reuniões, difamá-los e depois assistir tudo no noticiário. Se sabíamos que estávamos mentindo? Claro que sim.”
É....
   Na época que nixon presidiu, os u.s.a passavam pela maior crise econômica desde a grande depressão,
AI ADIVINHA? ONDE FORAM OS CORTES,ONDE ELES ATACARAM? PRIMEIRO?
EDUCAÇÃO,SAÚDE,PREVIDÊNCIA,EMPREGOS...
tá se familiarizando?
 Ele dizia “programas governamentais que não podem ser pagos,sairão do seu bolso.”
 Ai,lógico,pra dar jus aquele ditado sobre o sistema by menininhas;
- “porque o rico cada vez fica mais rico,e o pobre cada vez fica mais pobre,e o motivo todo mundo já conhece,
é que o de cima sobe,e o debaixo desce...”
     E só desce né ladrão... com isso ele chamou  naquela LIBERDADE EMPRESARIAL*,NAQUELE FAVORECIMENTO A GRANDES CORPORAÇÕES,NAQUELE FACILITAMENTO AOS EMPRESÁRIOS (pra quem não entendeu qual tipo de favorecimento,um exemplo e facilitar a terceirização,que e dahora pros cara por que tira toda a responsabilidade deles sobre e para com o funcionário trabalhando para a empresa dele e diminui os custos,o que quase sempre também diminui a qualidade do trabalho prestado,outro exemplo praticamente acabar com o vinculo e compromisso que a empresa tem com você,eles vao poder te tratar como se fosse um eterno bico,entendeu? Eles podem diminuir os custos no máximo,botar vc pra trampar só nos dias que tiver maior movimento pra não ter que te pagar “muito”,e te dar aquele “montão” de direitos que você tem,os cara pode incluir a gorjeta dos garçons na folha como pagamento e ficar com uma porcentagem dela,como querem fazer aqui no Brasil...bacana né.) ,que lucravam inclusive com os afro e latino americanos que estavam abaixo da linha da pobreza...
 Nessa época o número de minorias em situação de miséria dobrou, enquanto as grandes corporações e lojas de luxo batiam recordes e operavam sem problemas...
CRISE PRA QUEM NÉ? PRA NÓS! Parafraseando o shaw,quantos anos a nossa crise tem? Na favela ela sempre foi dia a dia pelo menos...quantas pessoas que você conhece que tem um emprego fixo + uns bico e mesmo assim tem que se virar todo mês e fazer milagre pra se sustentar? vc ta entendendo qual é a logica dos cara? Na mão deles,quem tem só vai acumular mais,e quem não tem,já ta fadado a miséria .
   A guerra contra as drogas surgiu na metade dos anos 80,e de repente, surge uma nova droga: o crack,um novo tipo de cocaína,mais barata,que pode ser comerciado em pequenas quantidades. O crack é lançado (pelo governo,procure saber) no ghetto,com a intenção de nos destruir,de dentro pra fora. Na burguesia tinha cocaína,e no ghetto o crack. Lembrem-se da situação de extrema pobreza e desemprego dessa época.
Imediatamente e em tempo recorde,o congresso começa a aprovar leis com penalidades obrigatórias pro crack (cocaína em pedra) mil vezes mais duras que as pra cocaína em pó
.Se você fosse preso por portar 30 GRAMAS de pedra,
pegaria a mesma pena de quem foi preso com 3 QUILOS de cocaína.
Ta entendendo a dinâmica? Quem usava crack? No ghetto quem eram os traficantes de crack? Os pretos e os latinos,é quem recebiam longas penas ...(para trabalhar de graça e gerar negócio com as cadeias)
   Uma vez,eu tava assistindo um bang que tava mostrando um lugar meio isolado na amazônia que antes com certeza era uma aldeia auto sustentável,onde o povo se entendia lá sem esse sistema fdp...só que agora eles vivem em condições  de extrema pobreza e dificuldade...
 lá, muitas crianças baforam gasolina de motor de barco...
lá não tem crack nem cocaína,mas tem pobreza... a droga e a pobreza...
     Se o ghetto do u.s.a tivesse numa situação estável,boa,o crack teria o mesmo impacto? Vocês sabem quais são os efeitos colaterais da pobreza? Alguns deles: Brigas em casa,abuso de álcool e drogas pra fugir da realidade,agressividade e vários efeitos no humor,causado pelo fato de abusar de drogas numa situação ruim,em que se está com o espírito ruim,num momento de miséria e tristeza.. (QUEM TEM O MINIMO CONHECIMENTO EM DROGAS,SABE A DIFERENCA DE USA-LAS QUANDO SE ESTÁ BEM,E QUANDO NÃO... POR ISSO QUE VARIOS  NÓIA RICO NÃO SE INTERNA...ELES CONSEGUEM LIDAR COM A SITUACAO,PQ O EFEITO É DIFERENTE... QUEM AI JÁ ficou bêbado num dia ruim e ficou transtornado? Sabendo que  já ficou de boa bebendo muito mais? ) crianças com fome,pais assistindo criança com fome,pais brigando por qualquer coisa quando na verdade é por falta de dinheiro,depressão,falta de auto estima,falta de saúde,o que gera mais problemas financeiros,e raiva da vida... o que o reagan fez foi juntar todos esse problemas sociais e toda vez que fosse abordar esses assuntos em público ele  chamava de “GUERRA CONTRA AS DROGAS”,assim,todo mundo ia pensar em criminalidade toda vez  que ele falasse sobre,
quando na verdade era uma guerra contras os pretos, pobres e latinos.   
    O sistema não se conforma e não aceita o fim da escravidão, o fim da mão de obra barata! É comprovado estatísticamente que hoje temos mais pessoas em situação de trabalho escravo de que em qualquer época da história!
O velho boato do fim da escravidão...
É gente,o bagulho,é doido né... vamo dar uma respirada,continuamos no próximo post!
Vamos ao Editorial! Bom... as peças que usamos aí são todas antigas mas nenhuma custa mais de 20$ e os sapatos foram comprados novos e um foi 50$ e o outro 60$ Calça e roupão Expensive $hit
Essa  Saia é de uma roupa tradicional Nigeriana que tenho desde pequena...
 Essa blusa era da minha mãe e tinha essa moça supostamente branca que eu não conseguia sair na rua ca cara dela no meu peito ai de um jeitinho... sempre achei estranho só tem blusa com essas mina e nada ver a gente usar sendo que  é um padrão que domina o mundo..
                    Santa Ghettosa
Bom pessoal, por hoje é isso! agradecemos o fortalecimento e paciência... we luv y'all <3
Vocês são especiais! 
Dedicamos esse som à vocês.
Beijos,
Tasha
                                      & Tracie Okereke.
youtube
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 8 years ago
Text
FALA CUM NOIZZZZZZZ
PRIMEIRAMENTE LIBERTEM RAFAEL BRAGA!
Em segundo lugar, Oi! Eai  rapa, tô aqui na casa da Kessia usando o wi-fi dela por isso é só post que voa!
nós estamos no maior corre pra realizar nossos  projetos e estamos sem tempo, fora o fato de qu não temos internet que vocês já sabem ! mas estávamos com saudade de fazer editoriais caseiros pra vocês, então vamos postar três looks com peças de até 20$, vou dar umas dicas de RNB pra vocês porque esse tempo pede!
Colar e brinco foram prseentes, Sutiã bege 4$ e sutiã rosa é novo não é de brechó mas foi 10$ calça 20$ é de loja, também não é de brechó, lenço 4$
Casaco que ganhamos da nossa amiga Rox Shimura <3
Olha eu que obra de arte com minha bermuda de 10$ e minha camiseta de brechó que ganhei a anos e minha coleira de diamantes de apenas 4 $ E essa marquinha de biquini que custou 0 reais.
REALMENTE
   PENSANDO EM NEM POSTAR FOTO DA TASHA 
  NEM LIGO, GOSTEI DE TODAS NÃO CONSIGO ESCOLHER
PAUSA PRO LOOK PRAIA D TASHA EM RECIFE QUANDO FOMOS VER A NOVA COLEÇÃO DA MELISSA LÁ...
Biquini 10$ (não é de brechó)
Camisa 15$
Samba Canção 10$ (não é de brechó)
Eu muito paparazzi, ela nem imagina que tô postando
tudo  o mesmo preço das peças acima
Aqui ela trocou de calça e sapato como vocês podem ver kkkkk 
Sapato 50 reais na promoção (não é de brechó) Cinto 4$ de brechó e calça 5$ de brechó, brinco 4$
Olha ela que conceitual, eu que ensinei
Ela até que é bonita...
Tasha achando que é bonita igual eu
 Cansou de pensar
Ops, olha eu aqui
Abaixo, a Tasha cansada de ser a gêmea feia
 Pra terminar um registrozinho de noiz tendo um brainstorm pra nossa marca que vamos lançar esse ano!
 AGORA VAMOS FALAR DE MÚSICAAAAA
Vou postar 5 Albuns de RnB perfeitos pra esse tempo, pra transar ou dormir...Check it out! 1- Kut Klose - Surrender
youtube
2- R.Kelly 12 Play
youtube
3- Lucille Ghatti - Love Suite (clique para ouvir)
4- Immature- Playtime is over
youtube
5- Terrace Martin - The Sex EP
youtube
 Aproveita e escuta essa aqui:
youtube
PAZZZZZZZZZ!
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 8 years ago
Text
SALVE, QUEBADA!
Olá Parças!
Hoje vamos matar a saudade daquele jeitão!! Hoje tem Resenha sobre o desfile do MPIF' MUITO ROUFFF!
A EXPERIÊNCIA.
Apoiadas pela Melissa por termos sido uma das ganhadoras do Melissa Meio Fio nós realizamos o nosso projeto que era o Desfile do nosso coletivo MPIF' POSSE (MULHER PRETA INDEPENDENTE DE FAVELA POSSE) formado por Valerie Anauá, (Akash Store e Anauá Agency) Aniele Iná, (Unai Ateliê) Tasha e Tracie Okereke, Mayara Amaral (Shashamane Braids) e Ciça Pereira com a Ajuda do nosso padrinho de projeto Gustavo Silvestre colocamos a mão na massa pra colocar a nossa idéia em prática.
A nossa idéia era fazer o nosso desfile do jeito que gostariamos que fossem os que já fomos, uma experiência, algo memóravel e não exclusivo, uma festa mesmo! Ali na Casa do Povo, montamos no ateliê um estúdio para material Visual aberto ao público, todos podiam acompanhar o processo criativo de Hick Duarte e Vivi Bacco, enquanto isso, no andar de cima  nosso parceiro Dj MF admnistrava a vibe tocando tudo que noiz gosta, todo mundo podia dançar e ao mesmo tempo observar no mesmo ambiente as Modelos sendo maquiadas pela equipe da Camila de Alexandre e transitar pelo espaço em que estavam os figurinos, ou quem quisesse podia apenas sentar e observar tudo acontecer enquanto tomava seu drink, a intenção era que todos pudessem ver o Desfile/Performace igualmente, sem primeira fila confortável e ultima fileira amontoada nas pontas dos pés, Periferia e "mundo da moda" no mesmo ambiente, colocamos uma espécie de Totén, tipo um pódio iluminado em que as modelos pudessem subir depois de desfilarem, o lugar estava devidamente defumado e com muitas Arrudas, Espadas de São Jorge, Comigo-Ninguém-Pode e Pimenteiras decorado pras nossas  Òrìṣàs desfilarem.
Com a trilha sonora feita pelo monstrão Filiph Neo e com a voz de Tracie Okereke (euzinha que vos escrevo) Exú, Nanã, Insã, Oxum e Iemanjá desfilariam sem sequência certa, cada grupo na melhor hora era tudo regido por energia.
O Tema e as Modelos, um era o outro.
O nosso tema  era exatamente o que as modelos são; Deusas Africanas!  mulheres que nos inspiram no dia-dia, rainhas desse século, Mayara, Stephani Mauricio  e Ciça por exemplo, toda vez que nos juntamos trocamos muito conhecimento, e voltamos muito inspiradas, encontramos força umas nas outras e alimentamos a nossa independência, quando falamos em "INDEPENDENTE" não falamos só de financeiro, e sim do primordial, INDEPENDÊNCIA INTELECTUAL! tendo isso você pode transitar em qualquer ambiente e ouvir qualquer coisa persuasiva, mas o seu olhar critico permanecerá e tendo independência intelectual você raramente será pobre e/ou dependente emocionalmente (pelo menos não pra sempre).
Varias amigas que já são modelos ou desenibidas como Kamilah Khoame e Raquel dos Santos, Iris Ingrid e Haône Tinar mas também tinhamos  a Leticia super pesada da nossa quebrada que nunca se viu  como modelo e estava bem nervosa mas no final depois de muita ansiedade e de darmos muito espaço pra ela, ela se sentiu confortável, ela estreou como modelo e agora é uma das caras do MPIF' e modelo da Anaua Agency que é uma das plataformas do MPIF' tivemos também varias meninas da HDA MODELS, o nosso casting tava muito pesado! 
Erika Palomino nos  ajudou a montar a dinâmica do desfile!
As roupas eram majestosas mas com influência de quebrada, originais rainhas, vestindo roupas que desenhamos e crochês do Gustavo Silvestre e Chapéis feitos por Detentos do Presidio Adriano Marrey, e perucas e  acessórios bem africanos que criamos.
A Vice colou  e  a Larissa Zaidan fez umas fotos lindas!
Renata Brazil Maquiando a Raquel 
Tasha ajeitando a coroa da Oxum Khoame...
    Leticia Exú pesadinha <3
EXÚ
EXÚ
Iemanjá 
Nanã Haone ...
Para mais fotos e matéria da Vice: 
https://www.vice.com/pt_br/article/coletivo-mulheres-pretas-independentes-de-favela
Por  Fernanda Gomes
Iemanjá
 Oyá
EXÚ
Abaixo fotos de Vivi Bacco:
Tais Esteves PESADAAAA!!! Iansã.
IANSÃ ! Iris Ingrid aka QuelaCrioula dona e proprietária do @originalfavela Ciça Pereira Nanã
 Nanã Haone Nanã Mayara Amaral
 NANÃ
 NANÃ
IEMANJÁ
 IEMANJÁ
Oxum e Iansã <3
 EXÚ  EXÚ
MPIF ROUFF!!!!
Confira os videos! Por Hick Duarte para Melissa
youtube
 O Canal Favela Bussiness colou também!
youtube
Foi bem o que a gente queria, uma experiência foda para todos os envolvidos!
só temos a agradecer o apoio que vocês no dão, satisfação Familia, vem um mini documentário sobre o MPIF por aí !! 
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 8 years ago
Text
Onde aprendemos a copiar os outros? - Repost do meio fio.
Olá! gente,a Tracie fez há um tempo atrás um post na plataforma Meio Fio com algumas reflexões sobre nossa experiência na escola,é um texto muito importante que sentimos vontade de repostar pra vocês! check it;
"Hoje em dia enxergo e consigo entender totalmente pessoas travadas e que pensam dentro da caixa, pessoas que precisam seguir um padrão e vivem a margem de tendências manipuladas e morrendo de medo de serem elas mesmas... Pelo menos parte disso na minha opinião tem a ver não só com a criação mas com a escola também, posso falar pela minha geração pelo menos, veja bem; sempre fomos muito interessadas por livros, revistas, quadrinhos e pedíamos pra nossa mãe ler pra gente o que nem sempre rolava e quando rolava a gente achava que ela estava mentindo a história  pra ir mais rápido rs então aprendemos até que rápido a ler e na primeira série lemos nosso primeiro livro, juntas, lemos de ponta a ponta  “Abusado” de Cacco Barcelos desde então nos víamos famintas de leitura e escrita, escrevíamos muitas coisas, histórias, diários, enfim...  Eu lembro de na primeira ou segunda série enquanto estudávamos na escola Clóvis no Boi Malhado (que era uma escola pública bem grande com espaços e potencial incrível que só foi explorado em época de eleições, hoje a escola não existe mais por abandono do governo) que uma contadora de histórias foi na escola, eu lembro até hoje, até  da cara dela, eu tenho esse como um dos melhores dias da minha vida, lembro do quanto gostei daquilo... mas ao mesmo tempo lembro que  grande decepção foi esperar que aquilo acontecesse de novo... A vida seguiu e estávamos na escola estadual Pizão onde tínhamos aulas de arte e literatura (literatura as vezes né)as aulas de arte consistiam em praticamente nos mandar copiar grandes obras e as notas eram dadas de acordo com a proximidade que seu desenho, sua obra, tinha de uma obra de um  artista “renomado” Tarsila do Amaral e Picasso, essas coisas, pra mim a parte de ensinar teoria e técnica da arte ta ok, mas até o ensino médio eu me lembro de ser a mesma palhaçada sem sentido de nos fazer tentar copiar um artista pra nos dar nota, medindo nossa capacidade por semelhança, nos fazendo pensar dentro de uma caixa e nos passando a mensagem de  que pra ser bom temos que fazer algo igual ao de alguém que foi bem sucedido, ao invés de estimularem o conhecimento próprio e expressão, a liberdade, a interpretação de tal arte pela visão de cada um, até porque arte é singular, é a extensão do ser, quem é alguém pra dizer que tal arte é boa ou não, se ela é uma criação única né... Sem contar que eu tive que roubar livros pra poder realmente ler algo que vinha de lá... Esse não é um discurso anti-escola, muito pelo contrário, porque eu sempre estudei e estudo bastante, e conhecimento é poder, é arma poderosa! Isso  é um relato do que me entristece e não quero pros meus irmãos, eu tive UM professor que respeitou a minha individualidade, professor Marcelo de História na escola Leme do Prado acho que na sexta série... e ele é o único que realmente me fazia pensar ao invés de decorar e copiar coisas...  A escola que eu conheci me deprimiu porque ela basicamente me dizia que eu podía escolher ser só uma coisa e que tínhamos que seguir um certo caminho pra conseguir, pra ser “alguém” senão o resultado seria um só: o fracasso ou seja, quando você não se encaixa em lugar nenhum ou em profissão nenhuma você já aceita que é um fracassado,  não é “Alguém na vida,”  você corre pra fazer qualquer coisa mais ou menos que te dê o titulo de “Alguém” na visão dos outros mesmo que por dentro você se sinta ninguém ou outra pessoa que não é você, um curso qualquer, uma faculdade só por fazer, nem sei dizer quantas pessoas eu conheço que  fazem cursos e faculdades só pra provar que podem ser “Alguém” sem ter ao menos descoberto quem é esse alguém que você quer ser,  o que nos passavam era que não estavam nem ai pra gente e quando estavam era mais uma coisa de controle do que real amor ou no mínimo preocupação com o nosso desenvolvimento e sucesso real, queriam fazer de nós e eu e a Tasha não sabiamos o que queríamos ser, só sabíamos o que amávamos...
Por um bom tempo eu me senti fracassada e perdida, porque o mundo e os professores me diziam que eu não podia ser tudo, o desencorajamento era constante, não seria possível viver do que se ama, se pá saber o que se ama nem era importante, ou tem que ser hobby, infelizmente eu não vi a minha escola fazer um aluno acreditar em si mesmo, eu aprendi tudo com a liberdade a rua.
Exigiam que eu, uma adolescente em crise escrevesse todo ano pelo menos 3 vezes uma redação entitulada “ quem sou eu”  e isso me matava,  eu falava qualquer groselha pra preencher linha tipo, “eu moro num bairro bla bla bla”porque eu ainda nem sabia quem eu era, e não tinha que saber também , mas eu me sentia pressionada a saber e me sentia um lixo por não saber, mas a partir do momento que eu comecei a me conhecer me desprender da verdade alheia e me aceitar ganhei uma convicção tão grande, que entendi que eu não precisava querer satisfazer as expectativas que as pessoas colocavam em mim e muito menos seguir imposições, porque quem dorme comigo todo dia e lida com  a felicidade ou infelicidade que EU conquisto sou eu, eu não preciso saber exatamente o que eu quero e nem querer uma coisa só eu quero fazer muito, eu vou fazer muito, não importa se eu quero fazer uma coisa que ainda não existe vou ser bem sucedida  não importa qual seja minha  escolha...
Desde que seja algo que realmente venha de mim, porque se vem de mim eu vou dominar, varias pessoas até hoje tentam me reprimir e me fazer sentir menor por não seguir o que elas julgam “a coisa certa” mas eu agradeço a minha mãe que aprendeu com a criação repressora que teve a não nos limitar e nos impedir de desenvolver nossa vivência, e de me deixar ter meus amores, não julgar minha música, meu desenho, minha escrita, meu canto, minha dança nem nada que vem de mim... minha mãe é responsável por eu me conhecer e me sentir tão bem, e se eu dependesse da escola e de outras pessoas eu seria “Alguém” bem infeliz, teria abraçado a falta de confiança e auto estima até hoje, enfim...  só um relato, com todo respeito aos professores.
A melhor professora pra mim foi a rua, a música e a Rose rainha!!" Indicamos também que vocês assistam o doc "Educação proibida" que é super importante,ele explica por exemplo,que a instituição de ensino foi patrocinada por donos de fábricas,e é só mais um braço do sistema...se você for pai ou mãe, é indispensável!
youtube
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 9 years ago
Text
Brasil- MISCIGENAÇÃO Forçada,patriarcado e suas heranças: Estupro,homicídio,pedofilia,prostituição e cia.
Tumblr media
Hey homies,whats poppin?  No post de hoje vamos falar sobre um assunto bem romantizado no nosso país,a miscigenação! Quem já não ouviu ou até pensou ; “o bonito do Brasil é a mistura’’ ‘’brasil multicultural por natureza’’ e tantas outras frases que dão a entender que o Brasil foi e é um lugar onde todo mundo se amou,independente de cor ou raça,viemos pra explicar o porque de maneira alguma isso é verdade e ainda trazer uma reflexão sobre a herança da miscigenação e da escravidão que aliados ao patriarcado  pingam na gente até hoje! E pinga legal!
 SÃO VÁRIOS TÓPICOS QUE ENGLOBAM ESSA PAUTA,ESSA É A PRIMEIRA PARTE!
Eu usei como base pra escrever trilhões de referências,desde falas da Djamila ribeiro até trabalhos de faculdade,mas minha ferramenta de busca foi o google! As referências mais diretas vou tentar creditar NO POST FINAL (fica meio difícil por que pesquiso tudo de uma vez e salvo misturado no word,pra ler off-line,pra quem não sabe não temos um plano de internet,rs)
                Vamos começar com algumas ‘’curiosidades’’
. NOSSA SOCIEDADE  FOI A ULTIMA ABOLIR A ESCRAVIDÃO
. AS MULHERES NEGRAS CASAM MENOS SEGUNDO O IBGE
. AS MULHERES ADOLESCENTES NEGRAS SÃO AS MAIS ESTUPRADAS
. NOS ULTIMOS DEZ ANOS O FEMINICÍDIO DE MULHERES BRANCAS CAIU 10 % E O DE MULHERES NEGRAS SUBIU 55%
. O BRASIL É O PAÍS COM MAIOR POPULAÇÃO DE ORIGEM AFRICANA NO MUNDO COM 87 MILHÕES DE AFRODESCENDENTES
. NO BRASIL,A ESTIMATIVA DE VIDA DA MULHER NEGRA É 4 ANOS MENOR DO QUE DA MULHER BRANCA
     Brasil- MISCIGENAÇÃO Forçada,patriarcado e suas heranças:  
                 Estupro,homicídio,pedofilia,prostituição e cia.
PROSTITUIÇÃO,PEDOFILIA,RACISMO,PATRIARCADO
     O homem branco europeu chegou no brasa com toda a sua arrogância e pensamento de superioridade em relação a outras raças no século 16, ,depois de uma longa viagem sem sexo,e quando chegaram no Brasil,pá! Se deparam com as índias andando nuas naturalmente,pra cima e pra baixo...Pra conseguir o que eles queriam logo,maliciosamente eles começaram a aliciar as índias... elas,inocentes de tudo,trocavam sexo,por espelhos,objetos e bugigangas que elas nunca tinham visto! Uma introdução a prostituição...
                Algumas índias,e logo depois as negras escravas também,não se envolviam motivadas pelos objetos quase que sem valor,mais sim por deslumbramento e por botar fé na suposta superioridade do homem branco... umas pra ‘’clarear a familia’’ pensando no sofrimento dos que vão herdar seu gene perseguido e torturado,outras pra ter um ‘’marido  branco trófeu’’ pra se sentir menos negra,menos índia,menos ‘’escória’’,mais vencedora,’’sou negra mais consegui um marido branco’’... atual né? Vivemos isso até hoje!
Os índios,tadinhos! foram dizimados por doenças transmitidas pelos portugueses,e hoje os donos do Brasil estão entrando extinção... logo substituíram os índios pelos negros...
Tumblr media
“SINHÁ É MULHER PRA CASAR,ESCRAVA É MULHER PRA GOZAR.’’ –ATÉ HOJE!
A mulher branca nessa época era vista pelo regime patriarcal como uma mulher virtuosa,virgem,pura! Era essa a visão padrão da mulher branca! Já as indígenas e negras,ah! Essas eram o pecado em pessoa! Se com as sinhás existia todo um trabalho para ‘’guardá-las’’,onde elas eram vigiadas e reclusas do âmbito social para preservar a sua virgindade,até chegar o momento dela ser jogada pra casar,coisa que deu muito mais força pra construção dessa sociedade cheia de padrão machista... (como uma mulher guardada vai participar e agregar na construção de uma sociedade?) Com as negras e indígenas,com essas eles se lambuzavam! afinal elas eram objetos,propriedade  deles,e a vontade delas ou o casamento ou os filhos delas não tinhaa menor relevância,elas não tinham humanidade... essas mulheres eram estupradas por vezes na frente dos filhos,do marido,que nada mais eram do que propriedades,produtos,não humanos.
   Nós mulheres pretas e índias fomos usadas pra preservar a virtude da mulher branca... eles preservavam a virtude delas nos violando,muitas vezes,com 10,11 anos de idade...vai vendo.
A PEDOFÍLIA  E O PATRIARCALISMO!
 Eles chegaram de bonde,mais é claro que no começo tinha uma certa escassez de gente branca na colônia,eles precisavam expandir,fabricar mais gente LITERALMENTE,então rolou um processo de “adultização” das meninas portuguesas!!!!!! SIM!!!!
Nas terras coloniais, a menina pulava pra idade adulta e já estava pronta pra casar depois da primeira comunhão,ou seja,COM 8,9 ANOS DE IDADE,normalmente elas se casavam até os 14,por que chegar aos 15 anos sem se casar te dava o título de solteirona,o que era uma humilhação pra família,zuado!!!!! A mulher tinha que ser virgem e bem jovem! Segundo Gilberto Freyre, a virgindade “só tinha gosto quando colhida verde”, pois depois de certa idade, já não conservavam o provocante verdor de meninas-moças apreciados pelos maridos”
Maridos que em sua maioria chegavam até 70 anos e era beeem normal o casamento de tio com sobrinha,primo com prima,afinal naquela época casamento era puro game,e a idéia era evitar a dispersão dos bens!
   Patriarcado é uma coisa de filha da puta que só piorou o mundo...
      Já pros sinhozinhos,nessa idade é que a sua “virilidade” era estimulada,na maioria das vezes com as escravas... ou seja,com 8,9 anos ele era estimulado e incentivado a estuprar,pegar a força uma mulher preta... tá acompanhando? O homem(o preto também,no próximo post falaremos sobre isso),foi educado,estimulado e incentivado a abusar,ferir e não se importar com as mulheres,sobretudo as pretas! O bagulho é louco!
  Por conta dos casamentos serem puro business,era um pouco mais difícil rolar um desejo sexual entre os sinhôs e sinhás,outro fator era o envelhecimento precoce delas,suas tias casavam com 11,12 anos,com a função lá de fabricar gente,se alimentando mal,imagina! AH! MUITAS DELAS MORRIAM NO PARTO,ÓBVIO,mas em relação as que sobreviveram havia relatos que as portuguesas ficavam obesas aos 18 e que aos 25 aparentavam sessenta! Por conta da vida infeliz delas,era comum o vício em comer muito... foda
Tumblr media
 Os cara não né,apesar deles terem escravos,eles eram menos sedentários,andavam de cavalo e os caraio...
As escravas mantinham um físico “melhor” por conta do exercício físico forçado óbviamente por serem escravas... o que despertava interesse nos senhores de engenho, e raiva e ciúmes nas sinhás...
As sinhás,cegavam,aleijavam,deformavam e matavam as escravas das quais ela tinham ciúmes... Como vingança,por vezes serviam a mesa as genitálias e partes do corpo da negra que mais lhe incomodava...
Tumblr media
   Um fator que explica o “tesão” do branco pela escrava era o primeiro contato que ele tinha com ela,na amamentação,com as amas de leite,mulheres pretas que tinham que abandonar seus filhos com fome pra amamentar os filhos dos sinhôs,e até pelo contato com as mães pretas,as mulheres,que cuidavam e educavam eles no lugar da mãe...
 Naquela época a gravidez não era algo sentimental,era a fabricação de um herdeiro,e a amamentação era indigna pra uma dama... e cuidar dos filhos? Só atrapalharia a sinhá na administração do lar... no próximo post mergulharemos mais nessa idéia...
  Para expandir o Brasil colônia do jeito certo e moldar de maneira “superior” a população,eles precisavam de mais mulheres brancas,pra gerarem filhos brancos... Digamos que era uma necessidade de manutenção de privilégios... mais falaremos mais disso no próximo post...
Essa foi só uma introdução,tomara que esteja bom rs.Esperamos o feedback de vocês!!
Próximos tópicos: o projeto de embranquecimento,amas de leite e o abandono e assassinato dos filhos,e o paradoxo do racista e as mães pretas.
Tumblr media
 Pra quem achou os assuntos muito pesados pra serem discutidos,saiba que você vive todos eles e tem a obrigação de procurar saber e se posicionar em relação a eles...
           “Cêis dão taça de veneno e quer suflair?”
Amamos vocês!
  Atenciosamente,
Tasha e Tracie Okereke.
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 9 years ago
Text
ELLE: “Não é it-girl, é it-favela!”. Conheça Tasha e Tracie Okereke
Tumblr media
Foto:tomas rera Demos uma entrevista pra revista ELLE,CHECK IT! http://elle.abril.com.br/moda/nao-e-it-girl-e-it-favela-conheca-tasha-e-tracie-okereke/                                                 #ITFAVELA #DENEGRINDO #REVIDAREMOS
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 9 years ago
Text
Festival Selo foi muito rouff!
Tumblr media
               Mano!  já tinhamos idealizado junto com o coletivo versus a idéia de juntar outros coletivos majoritariamente  preto e de jovens periféricos pra fazer uma parada grande,um afrocalipse! Mas pra nós  era algo distante,algo pra se planejar,um sonho pra nós...daí,boom! Surgiu uma oportunidade,ganhamos uma estrutura pra fazer o jet,desacreditamos!!! SÓ TINHA 1 COISA QUE FODIA,TINHAMOS 1 SEMANA PRA DIVULGAR O FESTIVAL!!!
Mas fomos... junto com o @versuscollective ligamos a @recayd , a @tipsymob e a @outroplanet e botamos as caras...Assim surgiu o Festival Selo, a união de 5 coletivos jovens e periféricos que atuam na cena cultural de São Paulo! No fim,foi lindão,e acredito que foi só o começo do que juventude preta vai fazer!
Tumblr media
Rolaram alguns registros dx @GHETTOFOTOGRAFIA  @DIOLINHA  E @VTAO , DÁ UMA OLHADA!
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Saiu matéria na plataforma da Melissa meio fio; http://meiofio.cc/p/por-que-voce-precisa-fazer-alguma-coisa-com-as-suas-ideias
e na Angry mag! http://angrymag.com.br/blog/cultura/31/index.php
#ITFAVELA
ALL BLACK EVERYTHING,ROUFF!
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 9 years ago
Text
Avon Life x Kenzo x Expensive $hit - Histórias que inspiram!
Tumblr media
Eai dogs!!!!  tivemos a honra de participar da campanha da nova fragrância da Avon em Parceria com o estilista Kenzo contando a nossa história,e foi lindo! dá uma olhada no vídeo;
youtube
Tumblr media
Fotos: Tinho Souza A gente só tem a agradecer,ao arquiteto do universo,as deusas africanas que nos dão força,e a vocês,que estão mudando nossa vida! Muito obrigada!!!                             E relaxem,nascemos hoodrats e morreremos hoodrats!!! #itfavela
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 9 years ago
Text
I-D + Expensive $hit - Beyound the beauty with Grace lindinha Neutral
Tumblr media
       GENTE!  Tivemos o prazer de participar da websérie "Beyond the beauty" com a fofnha da Grace Neutral! foi muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito legal e fizemos novos amigos,a equipe inteira era muito firmeza! Eles flagraram um pouco da nossa vivência e da festa "V$hit no morro" Fotos: Hick Duarte ihttps://i-d.vice.com/en_gb/article/capturing-the-energy-of-a-favela-do-sapo-underground-party Assistam o video!
youtube
ALLRAWALLROUFFEVERYTHING, ITFAVELA CARAIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 9 years ago
Text
A gente quer montar um império,favelar tudo!
youtube
#mellissameiofio http://meiofio.cc/p/a-gente-quer-montar-um-imperio
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 9 years ago
Text
Expensive $hit no projeto Mellissa Meio Fio $$$$$$$
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
(foto: Vivvi Bacco- beleza: Carlos rosa)
Gente,é com imensíssimo prazer que dividímos com vocês que estamos num projeto incrível da Mellissa chamado "Mellissa Meio Fio'',um projeto íncrivel,cheio de artistas pesados,afffffffffff!!! Somos muito gratas por essa oportunidade!
            Temos muito muito a agradecer a nossa ''conectora" do projeto,Nathaly Néri, muitio obrigada mulher,mesmo.            Deixa eu contar um pouquinho pra vocês sobre o projeto; COMO AS IDÉIAS REFLETEM AO SEU REDOR? Quais são as experiências que lhe fizeram ser quem você é,e como você reflete isso de volta para o mundo?
O projeto meio fio,veio pra fomentar todas essas perguntas! Junto com outros 16 artistas mais do que maravilhosos,vamos alimentar a plataforma da meio fio com o que transbordamos! Desde o nosso processo criativo,até os nossos ideais,lutas,lutas trampos,histórias, pensamentos... Vamos transbordar! Vai ser demais,vem com a gente!
Tumblr media
Dá uma olhada no video de apresentação pra entender melhor!
youtube
E visite a plataforma!!!! dê uma olhada no nosso perfil,mas olha o de todo mundo por que só tem gente talentosa! http://meiofio.cc/
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 9 years ago
Text
Expensive $hit no projeto Mellissa Meio Fio $$$$$$$
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
(foto: Vivvi Bacco- beleza: Carlos rosa)
Gente,é com imensíssimo prazer que dividímos com vocês que estamos num projeto incrível da Mellissa chamado "Mellissa Meio Fio'',um projeto íncrivel,cheio de artistas pesados,afffffffffff!!! Somos muito gratas por essa oportunidade!
            Temos muito muito a agradecer a nossa ''conectora" do projeto,Nathaly Néri, muitio obrigada mulher,mesmo.            Deixa eu contar um pouquinho pra vocês sobre o projeto; COMO AS IDÉIAS REFLETEM AO SEU REDOR? Quais são as experiências que lhe fizeram ser quem você é,e como você reflete isso de volta para o mundo?
O projeto meio fio,veio pra fomentar todas essas perguntas! Junto com outros 16 artistas mais do que maravilhosos,vamos alimentar a plataforma da meio fio com o que transbordamos! Desde o nosso processo criativo,até os nossos ideais,lutas,lutas trampos,histórias, pensamentos... Vamos transbordar! Vai ser demais,vem com a gente!
Tumblr media
Dá uma olhada no video de apresentação pra entender melhor!
youtube
E visite a plataforma!!!! dê uma olhada no nosso perfil,mas olha o de todo mundo por que só tem gente talentosa! http://meiofio.cc/
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 9 years ago
Text
V$hit no morro, original baile de favela!
WHAT UP HOMIES! Pra quem não colou na nossa festa em collab com  o coletivo versus,vou deixar vocês ficarem cientes do que perderam!                     A festa rolou na nossa quebrada,aqui no Jd. peri,zona norte,são paulo,e foi pesada!! A Vice Brasil e a umagmag encostaram e viram que o bagulho foi louco! Pra ver a matéria que eles fizeram; VICE http://www.vice.com/pt_br/read/vshit-morro-baile-sao-paulo U + MAG http://www.umagmag.com/2016/09/gen-146-v-shit/ baile de favela né pai! Se liga:    Fotos:@vtao (ihateflash)                                                I T  F A V E L A
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
                                  YOUNG BLACK INDEPENDENT HOODRAT REVOLUTIONARY BABES,YAH MAN!
Tumblr media
BLESS UP!
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 9 years ago
Text
Rouff! Parte 2 do Post, Armem-se!
Enough said, vamos pra parte 2 do post! 
Hoje falaremos de uma personalidade importantissima pra nossa história, Luis Gama, um herói! Advogado auto didata e abolicionista dono de uma história impressionante! Mais uma da lista de coisas que deviam ter nos ensinado na escola... (Foto Carola Gonzales, Make: Vanessa Barone, coleiras Mpif e camisas brechó 10$)
E quem já conhece o blog sabe como funciona o nosso editorialzinho caseiro, praticamente todas as peças que usamos neles são de brechó e custaram até 20 reais! As que não forem terão uma observação especificando, nessa edicão teremos os editoriais feitos na casa das fotógrafas Carola Gonzales (@Carolagonzales) com a nossa amiga maquiadora incrivel  Vanessa Barone (vanessa_barone) e Raquel Bressanini (@Raquelbressanini)!!!
(só pra avisar, não evitamos muitos filtros nas fotos prezamos pelo natural!!! rs)
Vamo começar com a session bomb pra caral** que fizemos com a linda da @raquelbressanini:
ITFAVELA
(Blusa e calca não custaram mais de 5$)
(Maiô do Brechó @anurb_brecho 15$ , saia rosé, era um vestido horrendo da nossa melhor amiga que tranformamos/  jaqueta de brechó 1$ , bermuda 10$ lojinha de dez reais dessas que tem no centro da cidade e cinto acho que foi 5$ e chokers Expensive $hit que logo menos estarào à venda.)
(bermuda azul 10$ naquelas lojinhas de 10$ no centro da cidade e top era uma blusa com decote q compramos no brechó por 4$)  NINJA STYLE
 APAGANDO SEU FOGO
Ice Blue, marca pesada!!!
(shorts não é de brechó, é das lojinhas de 10$ tbm)
Boné Expensive $hit e roupas Expensive $hit, pecas piloto da linha Basica.
MUSIC IS SOUL FOOD. (MAIÔS @ANURB_BRECHO 15$)
EXPENSIVE $HIT POSSE.
Agora vamos à Luis Gama:
"Vida de negro é dificil... é dificil como o quê..."
Considerado nada mais, nada menos do que”O MAIOR ABOLICIONISTA DO BRASIL” Luís Gonzaga Pinto da Gama, Geminiano (21 de Junho de 1830), Advogado AUTODIDATA,  Escritor, Abolicionista e Maçom. Filho de Mãe africana livre ( Luisa Mahin),  que apesar de livre não deixou de lutar ,era considerada uma “lider rebelde” e participou de muitas revoltas negras na Bahia,
    Gama nasceu livre em Salvador e morou com a mãe até os 8 anos,depois, ela teve que fugir para o Rio de Janeiro por conta da perseguicão policial, ela o deixou  aos cuidados do  pai que era  Português e de familia nobre (sim, português!!!!!!!!!)
    Ele em uma carta (que falaremos mais tarde nesse texto) disse que não ousava dizer que seu pai era branco, disse:
 “Tais afrirmativas, neste país, constituem grande perigo sobre a verdade que concerne à melindrosa presunção das cores humanas”
     Fidalgo de “familia importante”.Assim foi descrito, pai esse que era jogador compulsivo e ele nunca revelou o nome na intencão de “poupá-lo”.Nasceu livre,mas foi vendido por seu pai quando tinha 10 anos de idade pra pagar uma divida de jogo, foi comprado pelo alferes Antônio Pereira Cardoso e levado para São Paulo, no municipio de Lorena.
Aprendeu a ler em 1847, aos 17 anos com um estudante que se hospedava na fazenda onde ele era escravo doméstico.
  Aos 18 anos fugiu pra cidade de São Paulo, conseguiu provar que era um homem livre comprovando portanto que sua escravidão era ilegal! Se alistou na  Força Publicada Provincia ou Corpo de força da linha de São Paulo, onde se graduou cabo. Em 1850 casou-se e permaneceu no Corpo de  Força até 1854, E quando ele deu baixa a.k.a saiu fora, o motivo foi classificado por ele como “suposta ïnsubordinacão” já que ele apenas respondeu a um insulto de um oficial,rs.
O primeiro contato ao arsenal mais pesado:os livros de direito.
 Em 1856 foi nomeado escrevente da Secretaria de Polícia; foi nessa época  que ele teve acesso ao acervo que tinha  as armas mais poderosas que ele podia ter acesso: a biblioteca do delegado! (que era professor de direito).
Ele tentou freqüentar o Curso de Direito do Largo do São Francisco, hoje chamado  “Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo”, mas por ser negro, enfrentou a hostilidade de professores e alunos. Ele é claro, persistiu como um bom guerreiro e continuou como ouvinte das aulas... Não concluiu o curso, mas , nada o impediria de se tornar um rábula a.k.a advogado.
Gama aprendeu sozinho e libertou centenas de negros  Em 1869, quase cem anos antes do norte-americano Martin Luther King, Gama declarou ter um sonho, um “sonho sublime”, que transparecia também um desejo de igualdade: “as terras do Cruzeiro, sem reis e sem escravos”.
Gama advogava de graça, deixava bem claro: “Eu advogo de graça, por dedicação sincera à causa dos desgraçados; não pretendo lucros, não temo violências”.
Guerreiro de pulso firme e sem papas na língua; “O escravo que mata o senhor,seja em que circunstância for,mata em legitima defesa.”
Ele lutava para libertar os negros  mantindos em cativeiro “injustamente”,(as aspas por que a escravidão em sí é injusta né).Alguns escravos tinham como pagar suas “cartas de alforrias”mas eram impedidos pelos seus senhores, outros tinham entrado no Brasil em návios negreiros depois da proibicão de tráfico negreiro (1850) ou acusados de crimes contra os senhores.
 Durante um  júri Gama proferiu uma frase pesadíssima e  impactante:
"O escravo que mata o senhor, seja em que circunstância for, mata sempre em legítima defesa"  —  O bagulho foi tão impactante,que o juiz teve que suspender a sessão... imagina só seus tio escravocrata ouvindo isso? Aff!
Gama tinha pulso firme e falava um monte rs..
Outra história foi a da discussão com um juiz que negou o depósito de um negro escravizado depois de 1831 (quando já tinha sido proibido o tráfico negreiro) Gama disse ao juiz pra “cumprir o seu dever, pelo qual “era pago com o suor do povo, que é o ouro da nação”
   Luiz Gama foi extremamente importante na causa emancipacionista dos negros e da mudanca das leis escravocratas, mas não foi “só” isso, libertou mais de 500 escravos de cativeiro e ajudou pobres de todas as raças. Era um homem bondoso e querido por muita gente, ativista e sarcástico em cada poesia, ele sempre revolucionou, teve voz ativa e provocou.
 Mudando e elevando o jogo
O abolicionismo paulista ganhou contornos específicos graças a estratégias inovadoras adotadas por Gama e seu grupo. Uma delas consistiu em desenterrar a lei de 7 de novembro de 1831, que extinguia o tráfico negreiro, para libertar africanos “ilegalmente escravizados”, com a anuência de autoridades que, aos olhos de Gama, participavam de um crime.
Atitudes como esta lhe renderam graves represálias, é claro, mas a partir daí sua projeção pública só aumentou.Como já dizia o outro,não existe má publicidade não é mesmo?
 Escravos de São Paulo e de outras províncias recorriam ao advogado, que sempre deixava claro:
 “Eu advogo de graça, por dedicação sincera à causa dos desgraçados; não pretendo lucros, não temo violências”. FEARLESS!!!!!!!
Poesia Libertária e humor sério!
O primeiro autor ao se assumir negro.
Em 1859  Gama publica seu único livro “Primeiras trovas burlescas “ uma coletânea de poesias bem interessante, a poesia de Gama era satírica, usava o humor e a irônia pra criticar e questionar as coisas, sem vitimismo e se assumindo negro ( ele foi o primeiro autor a se assumir negro em suas obras) falando da beleza de ser o que é e até criticando os negros mais claros que  ao crescerem socialmente desprezavam a “vovó preta-mina” e “esquecem os negrinhos, seus patrícios”(atual né?) tudo isso na época em que de 10 milhões de habitantes 15% eram escravos, 58% se descreviam como pardos ou pretos e 38% brancos ou seja, pessoas de cor eram maioria,como até hoje, consequência da quantidade gigante de africanos trazidos pra cá.
Poder,ancestralidade e auto estima! My blackness is fine! Imaginem só o  desespero batendo nas autoridades ao perceber que o sonho caucasiano deles estava sendo denegrido?  Imediatamente eles tramaram uma estratégia para  clarear o Brasil, mas isso é assunto do próximo post... Enfim, numa época complicada de se expressar,muito mais complicada ainda se você fosse preto, num Brasil escravocrata, ele tirava sarro da elite e apontava os erros de quem estava no poder,  desconstruía o contexto histórico que marginalizava o negro e tudo relacionado a ele, demonstrava auto estima  e usava referencias  de obras clássicas, mas escurecia os personagens e citava lugares e coisas de natureza africana, como em “Orfeu de Carapinha” :(refêrencia ao poeta grego Orfeu, Carapinha é  cabelo crespo)
“Com sabença profunda irei cantando Altos feitos da gente luminosa, (...) Espertos manganões de mão ligeira, Emproados juízes de trapaça, E outros que de honrados têm fumaça, Mas que são refinados agiotas.”
(...)
“Ó Musa da Guiné, cor de azeviche, Estátua de granito denegrido, (...) Empresta-me o cabaço d'urucungo, Ensina-me a brandir tua marimba (...)”
“Se queres, meu amigo, No teu álbum pensamento Ornado de frases finas, Ditadas pelo talento; Não contes comigo, Que sou pobretão: Em coisas mimosas Sou mesmo um ratão.”
 “Ciências e letras Não são para ti: Pretinha da Costa Não é gente aqui.”
Outro poema bem forte e que merece atenção é o “Quem sou eu?”ou “Bodarrada” nome que vem da palavra bode, que na época era um nome prejorativo que usavam pra descrever negro ou “mulato”:
“[...]Eu bem sei que sou qual grilo
De maçante e mau estilo;
E que os homens poderosos
Desta arenga receosos
Hão de chamar-me — tarelo,
Bode, negro, Mongibelo;
Porém eu que não me abalo,
Vou tangendo o meu badalo
Com repique impertinente,
Pondo a trote muita gente.
Se negro sou, ou sou bode
Pouco importa.  O que isto pode?
Bodes há de toda a casta,
Pois que a espécie é muito vasta.
Há cinzentos, há rajados,
Baios, pampas e malhados,
Bodes negros, bodes brancos,
E, sejamos todos francos,
Uns plebeus, e outros nobres,
Bodes ricos, bodes pobres,
Bodes sábios, importantes,
E também alguns tratantes
Aqui, nesta boa terra
Marram todos, tudo berra;
Nobres Condes e Duquesas,
Ricas Damas e Marquesas,
Deputados, senadores,
Gentis-homens, veadores;
Belas Damas emproadas,
De nobreza empatufadas;
Repimpados principotes,
Orgulhosos fidalgotes,
Frades, Bispos, Cardeais,
Fanfarrões imperiais,
Gentes pobres, nobres gentes
Em todos há meus parentes.
Entre a brava militança
Fulge e brilha alta bodança;
Guardas, Cabos, Furriéis,
Brigadeiros, Coronéis,
Destemidos Marechais,
Rutilantes Generais,
Capitães-de-mar-e-guerra,
— Tudo marra, tudo berra —
Na suprema eternidade,
Onde habita a Divindade,
Bodes há santificados,
Que por nós são adorados.
Entre o coro dos Anjinhos
Também há muitos bodinhos...[...]”
Jornalismo + Militância !
De 1860 pra frente, Gama quis se dedicar somente ao jornalismo e a militância,Em 1864 ele se junta com o cartunista Ângelo Agostini e cria o primeiro jornal ilustrado de São Paulo, o “Diabo Coxo”, um marco, que estreitou a relação entre o saber e o progresso!
  O diabo coxo era um  jornal ousado, que utilizava caricaturas como estratégia pra que as pessoas tivessem uma maior compreensão sobre os fatores sociais e dos interesses de cada classe.As ilustrações mostravam fatos cotidianos e abordavam assuntos sociais,políticos e econômicos.
 O jornal usava imagens,”histórinhas” semelhantes as de quadrinhos,para que os analfabetos também pudessem entender.
Olha que foda! Foda,porém simples, os caras usavam as imagens cotidianas retratando o dia a dia dos leitores para coloca-los em contato com a própria realidade,e a partir dessa compreensão,automaticamente o povo criava a habilidade de identificar as injustiças,ou quem era injustiçado. Os manos fizeram as pessoas  desenvolverem  opiniões criticas, instigaram as pessoas a questionar e refletir sobre o próprio cotidiano e sobre as decisões imperiais e de seus dirigentes.
 Uma verdadeira arma crítica contra as instituições imperiais racistas...É isso que eu chamo de revolução armada!
Ä mula é uma alusão aos "mulatos"e negros.
   Já em 1866, Gama e Agostini se juntaram a Américo de Campos que era da mesma “loja maçônica” chamada ”América” (fundada por Luiz Gama e Ruy Barbosa, um fato curioso é que talvez o Joaquim Nabuco tenha feito parte dela também apesar de  Nabuco sempre ter negado ser maçom, a loja América foi bastante ativa na causa abolicionista,ao contrário da igreja né,just saying) e tinha os mesmos ideais abolicionistas e republicanos que Agostini e Gama e fundaram o Jornal “Cabrião”que era muita treta! atacava o clero e toda a elite escravocrata de São Paulo.Mais tarde alcançaria um publico maior ao se mudar para o Rio e fundar a “Revista Ilustrada” em 1876, também satirizando a elite e questionando muita coisa... ele se juntou com outros órgãos importantes da imprensa e só somou nos debates sobre libertação dos escravos,  e mudanças de conduta. Gama foi essencial para evolução do Brasil  .
“A imprensa, maior inimiga dos maus, é a única força que encontro na terra para desmascarar a esses entes criminosos ou ridículos estúpidos ou orgulhosos” (DIABO COXO, 1864, n. 1, Série 1, p. 2).
Em 1869 fundou com Ruy Barbosa o Jornal Radical Paulistano e em 1880 foi líder da Mocidade Abolicionista Republicana.Em seus artigos, Gama demonstrava como os próprios representantes do Direito violavam as leis em benefício da ordem escravista, analisava sentenças e mostrava os erros cometidos por juízes corruptos,  logo, era inimigo cabreiro do sistema ,e imagine só ó ódio dos seus tio, um inimigo preto e  que mal era formado,nem tinha diploma! Logo, era odiado pelo partido conservador e foi até demitido do cargo que ocupava de “Amanuense da Policia Paulista”**** Gama definiu sua demissão "a bem do serviço público"  em uma carta a Lúcio de Mendonca escreveu: : "a turbulência consistia em eu fazer parte do Partido Liberal; e, pela imprensa e pelas urnas, pugnar pela vitória de minhas e suas [Lúcio de Mendonça, a quem escreve] ideias; e promover processos de pessoas livres criminosamente escravizadas, e auxiliar licitamente, na medida de meus esforços, alforrias de escravos, porque detesto o cativeiro e todos os senhores, principalmente os reis."
        Em 1880 depois de muita insistência ele escreveu uma carta autobiográfica que mandou a Lúcio de Mendonça, seguem partes da carta:
"Nasci na cidade de S. Salvador, capital da província da Bahia, em um sobrado da Rua do Bângala, formando ângulo interno, em a quebrada, lado direito de quem parte do adro da Palma, na Freguesia de Sant'Ana, a 21 de junho de 1830, pelas 7 horas da manhã, e fui batizado, oito anos depois, na igreja matriz do Sacramento, da cidade de Itaparica."
"Sou filho natural de uma negra, africana livre, da Costa Mina (Nagô de Nação) de nome Luísa Mahin, pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Minha mãe era baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um preto retinto e sem lustro, tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, insofrida e vingativa. Dava-se ao comércio – era quitandeira, muito laboriosa, e mais de uma vez, na Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreições de escravos, que não tiveram efeito. Era dotada de atividade. Em 1837, depois da Revolução do dr. Sabino, na Bahia, veio ela ao Rio de Janeiro e nunca mais voltou. Procurei-a em 1847, em 1856 e em 1861, na Corte, sem que a pudesse encontrar. Em 1862, soube, por uns pretos minas que conheciam-na e que deram-me sinais certos, que ela, acompanhada de malungos desordeiros, em uma “casa de dar fortuna”, em 1838, fora posta em prisão; e que tanto ela como os seus companheiros desapareceram. Era opinião dos meus informantes que esses ‘amotinados’ fossem mandados pôr fora pelo governo, que, nesse tempo, tratava rigorosamente os africanos livres, tidos como provocadores. Nada mais pude alcançar a respeito dela".
"Meu pai não ouso afirmar que fosse branco, porque tais afirmativas, neste país, constituem grave perigo perante a verdade, no que concerne à melindrosa presunção das cores humanas: era fidalgo e pertencia a uma das principais famílias da Bahia de origem portuguesa. Devo poupar à sua infeliz memória uma injúria dolorosa, e o faço ocultando o seu nome. Ele foi rico; e nesse tempo, muito extremoso para mim: criou-me em seus braços. Foi revolucionário em 1837.Era apaixonado pela diversão da pesca e da caça; muito apreciador de bons cavalos; jogava bem as armas, e muito melhor de baralho, amava as súcias e os divertimentos: esbanjou uma boa herança, obtida de uma tia em 1836; e reduzido a uma pobreza extrema, a 10 de novembro de 1840, em companhia de Luís Cândido Quintela, seu amigo inseparável e hospedeiro, que vivia dos proventos de uma casa de tavolagem, na cidade da Bahia, estabelecida em um sobrado de quina, ao largo da praça, vendeu-me, como seu escravo, a bordo do patacho "Saraiva".
São Paulo em luto, a morte do querido Gama: UM FATO HISTÓRICO IMPORTANTÍSSIMO QUE TENTAM OFUSCAR.
  Gama tinha Diabetes e já não ia bem de saúde, mesmo assim doente, saía carregado de casa para atender seus clientes, faleceu dia 24 de Agosto de 1882 tendo um adeus memorável, sua morte mobilizou muita gente, 10% da população paulista compareceu, há relatos de que foi emocionante,o maior enterro que se tem noticia daquele tempo.Uma multidão seguiu o caixão até o Brás, lugar onde o Gama morava (atual Rangel Pestana) e onde uma banda o aguardava... vários discursos emocionados aconteceram, muita gente tinha o que agradecer ou admirar nele, pessoas de várias classes sociais, todos queriam ajudar a carregar o caixão,  hora o escravocrata Martinho Prada Júnior de um lado e um pobre negro descalço do outro... o cortejo chega de noite a Consolação, centenas de coroas de flores, depositadas no caixão, antes de descer o caixão Um médico de nome Clímaco Barbosa ou Antônio Bento gritou pra que todos esperassem e intimou todos a prometerem
“Não deixarem morrer a idéia pela qual combatera aquele gigante” a multidão jurou junta! Gama morreu seis anos antes da Lei Áurea.
A morte de Gama marcou o fim de uma fase  do movimento abolicionista, e dá inicio a fase de mais ação! Fase de combater os escravistas,  Climaco Barbosa dirigia a campanha; as pessoas acolhiam escravos fugitivos em suas casas até eles serem encaminhados ao Quilombo do Jabaquara em Santos, campanha essa que provocou a fuga em massa das fazendas, Uma coisa marcante sobre essa  fase foi a invasão da Chacára Pari por membros do Clube Abolicionista do Brás, com o grito:
 “Viva os abolicionistas, morram os escravocratas!”
Homens notáveis como Antônio Bento e Feliciano Bicudo passaram a ser suspeitos da Policia...
Pra concluir, Gama é considerado por muitos o homem mais importante na história de São Paulo no séc. 19! E dizem até que o seu enterro foi o acontecimento mais emocionante da história de São Paulo.Existe um monumento a ele no Largo do Arouche mas você como eu, provavelmente não escutou falar dele na escola não é mesmo? É nossa obrigação mantermos a memória de nossos heróis viva e desconstruirmos varias coisas que ensinam pras nossas crianças na escola, como a idéia de que a princesa Izabel foi uma heroína por exemplo, varias pessoas, inclusive movimentos militantes tentaram excluir a história de varias pessoas notáveis como Gama, da mesma forma que os documentarios e livros meio que deslocam o egito da África e que nos fazem desconhecer  o que nós negros inventamos,a astronomia por exemplo, o calendário e até a pasta de dente e que NUNCA o homem negro morou em caverna,nunca! Nos esquecemos que o Brasil é dos índios e o máximo que conhecemos de Tupi-Guarani é Ítaú e Anhangabaú... enfim, falaremos disso no próximo post, essa matéria é uma coisa a ser compartilhada, não estou falando do Facebook, eu estou falando da sua vizinha e dos seus irmãos,da sua mãe...vamos nos armar de informação, vamos acordar!!! E por ultimo mas não menos importante: algumas do editorial com a Carola! Modelos: Julia Costa e Thais Esteves @ajuliacosta e @_estevess Vanessa Barone manda muito bem mna make!!
 Thais a Tomboy girl mais zika que tá teno!!!
So fresh and so cleannnnnnnn
Deusas Africanas Chaves é o nome do editorial, acabei de decidir.
IGBO GIRLS ROCK!
Choker Igbo4life Expensive $hit.
SE ME ATACAR, EU VOU ATACAR..
 TENTA PA TU VÊ rs
muito rouff!!!!
  Obrigada queridos!!! esse foi o nosso post Rouff favela total vol. 2 com os editoriais Deusas Rainhas Africanas Chaves e a história do nosso herói Gama, mês que vem tem mais e não se esquecam de compartilhar o conhecimento adquirido no dia dia, Agredecimentos ao Fernando Tadeu o nosso querido leitor que nos emprestou  o Notebook para que esse post fosse possivel... amamos vocês e aparecam na nossa festa dia 14!!! EVENTO TA LA NO FACEBOOK!!! estaremos recebendo doacões para nossa vizinha que teve a casa incendiada e perdeu tudo... 
Bjs, Tasha
       & 
        Tracie Okereke !
Em memória de Henrique de Oliveira Sabino.
0 notes
exxpensiveshitt-blog · 9 years ago
Text
Direitos e deveres em uma abordagem policial. Porque você jovem,preto e favelado tem que saber!
Eai homies !!!! Muito tempo não é mesmo? Quem acompanha o blog sabe um pouco do nosso corre,sabe que que a nossa vida de pobre louca é complicada! Continuamos sem internet o que dificulta muito na nossa pesquisa pras matérias e estávamos sem notebook. Graças a um leitor do blog incrível,FERNANDO CANONICO CAMPOS, que nos emprestou um, e a quem dedicamos esse post inclusive, pudemos trabalhar as pautas que achamos importantes e soltar esse material... Fernando, você é foda! Muito Obrigada! Graças ao Fernando e a todos vocês resistimos! Dessa vez faremos um pouquinho diferente...vamos soltar o post em duas partes por dois motivos! 1 a gente fala pacas e ficaria muita coisa pra vocês digerirem de uma vez, e 2 pra uma pauta não abafar a importância da outra. Porém, já vamos apresentando pra vocês saberem whats really poppin! Vamô! Sem muitas delongas, vamos apresentar as pautas!   OS EDITORIAIS,A MISCIGENAÇÃO,AS ABORDAGENS POLICIAIS E O LUIS GAMA
@raquelbressanini
@carolagonzales Make: @vanessa_barone       Os Editoriais caseiros que vocês já conhecem,dessa vez foram elaborados na casa de cada uma das fotógrafas. Os ensaios dessa matéria ficaram por conta de Carola Gonzales (@carolagonzales) e Raquel Bressanini (@raquelbressanini). Elas estarão na segunda parte do post mas a gente vai soltar uma prévia pra vcs irem entrando no mood!      Agora, o que a miscigenação, as abordagens policiais e luis gama tem em comum? Esses três assuntos esbarraram pela gente nas últimas semanas.     Inicialmente íamos falar sobre a história do Luis Gama, da qual já conhecíamos por cima mais que só roubou totalmente nossa atenção por causa de uma conversa que tivemos com nosso amigo, historiador e Mc pesado que por nos ensinar sempre muito sobre nossa ancestralidade e compartilhar sua sabedoria de vida conosco hoje consideramos nosso padrinho, Marcelo Ruberval (Mc who?)... O Who conhece muito sobre o cara, e no meio das conversas e pesquisas ele mostrou o lado poético e satírico que não conhecíamos do Preto que nasceu livre, mas aos 10 anos de idade foi vendido pelo seu pai branco de família portuguesa e importante pra pagar uma dívida de jogo, foi analfabeto até os 17 anos de idade e se tornou advogado autodidata, escritor sinistro e abolicionista pesado.
                              Há alguns dias, a Tracie junto com as meninas do mpif’ e nosso irmão, tomaram um enquadro na praça Roosevelt, obviamente por estarem sentadas conversando de forma suspeita (sentados sendo negros rs).    Minha irmã gravou o áudio da abordagem, onde os policiais chamam meu irmão de “pau no cú” quando ele questiona se é proibido estar sentado conversando, outros gritam pra caralho com as meninas e as tratam daquele jeitinho que a gente que é favelado conhece...  em um trecho o policial pergunta o nome da Tracie... Ela responde perguntando o nome dele e questionando por que ele não está com identificação... o policial da risada e responde;
 -Eu me indentifico pela minha farda filha
A tracie se recusa a dar o nome dela e explica que é favelada e já sabe como esse negócio funciona;
-Se você me zuar como eu te denuncio? A gente já sabe que isso é pra vocês poderem esculachar nóiz e a gente nem ter pra trocar!! Eu sei dos meus direitos!
Enfim, a abordagem foi longa e abusiva como sempre... Refletimos sobre e paramos pra pensar que na maioria das vezes, somos esculachados aqui na quebrada por não saber dos nossos direitos e por agir como se estivéssemos errados, mesmo que não estejamos fazendo nada ilegal......
Já ouvi muito de amigos “ah, mas também, eu tava de noite na rua” (?????????)
     Outro amigo que foi abordado num domingo de sol sentado no portão de casa, teve que ouvir do policia
“Eu não tenho culpa que você mora na favela!!!”... Ele falou isso por que todos os vizinhos revoltados foram vistoriar de perto a abordagem... com a pressão ele soltou essa pérola, que nada mais é do que o pensamento não só de um pm, mas de toda uma instituição ....
RACISMO INSTITUCIONAL!!!!! RACISMO PREGADO!!!!
Logo em seguida tivemos a noticia de que o senhor das chacinas,o senhor Alexandre de Moraes,antes secretário de segurança pública de São Paulo tinha virado ministro da justiça, parte da secretaria de direitos humanos. Alexandre de Moraes carrega no peito como responsável da policia militar de São Paulo as chacinas de Mogi das cruzes,Vila Jacui,Jaçana,quadra do Pavilhão nove,Jardim São Luiz,Barueri e Osasco...
Ele comandou presencialmente também dia 2 de maio uma operação ilegal da força tática da policia militar contra estudantes no centro Paulo Souza,que ocuparam o prédio em protesto a máfia da merenda do governo Alckimin.
              Ele é claro ,é amigo de Temer e braço de Alckimin... Inclusive também comandou presencialmente a invasão a sede da Gaviões da fiel,acreditamos que por pura coincidência eles escolheram o dia em que a torcida faria um protesto contra o Alckimin no Anhangabaú.Eles Recolheram todas as faixas e materias que seriam usado no protesto .
Temos a triste impressão de que precisaremos dessas informações mais ainda.       Numa das conversas com minha amiga inteligentíssima Aniele (@sereiani),ela estava contando que estava estudando sobre miscigenação e pra transbordar o que ela tinha aprendido, escolheu como primeira vítima sua mãe, rsrs. “-Mãe, você gosta do Brasil? -Gosto filha, o Brasil é lindo! -Por quê você acha o Brasil LINDO?? -Ah, a miscigenação, a miscigenação é linda!!!
-Não mãe, a miscigenação não é linda. Eu em outra vida não amei um homem branco, eu fui forcada a me deitar com ele... Nós pretas e índias Fomos estupradas, e por várias vezes torturadas e mortas pelos senhores contrariados e sinhás ciumentas...” Acrescentando aqui, sem contar quantas escravas cometeram suicídio, se mutilaram com a finalidade de ficarem “indesejáveis”, se submeteram a abortos, se negando a ter um filho que foi fruto de uma relação forcada e nada amorosa... Recentemente vimos também alguns posts nas redes sociais de gente romantizando a miscigenação, achando que todo mundo se amou e acabou nessa mistura bonita que é o Brasil... Tsc, tsc . Esse assunto é muito importante e teve que virar pauta!
So here we goin... DIREITOS E DEVERES NUMA ABORDAGEM POLICIAL. POR QUÊ VOCÊ, JOVEM E FAVELADO,TEM QUE SABER!      Olha, tivemos a idéia de transformar em pauta do blog esse assunto depois de um enquadro que a Tracie tomou... Achávamos importante correr atrás de algumas estatísticas, apesar de óbvio e escancarado o abuso da policia militar e a “preferência” que eles tem aos jovens negros, Queriamos comprovar com números e salientar de forma que chamasse a atenção pra esse problema gravíssimo que é o genocídio da nossa juventude negra. Confesso que foi mais difícil do que pensei. Entre os casos de assassinato frio e as estatísticas estarrecedoras, chorei muito, pensei muito, me desesperei muito, e não é pra menos...  Separamos alguns dados sem ordem de importância por quê todos eles são igualmente importantes, ai vão alguns números:   ESTATISTICAS  Homens negros jovens são o alvo principal da policia militar. Segundo a pesquisa do Gevac (Grupo de estudos sobre violência e administração de conflitos) a mortalidade é pelo menos 3 vezes maior do que a de brancos.
SOMOS TODOS SUSPRETOS
Infelizmente, quem é favelado já esta “familiarizado” com essa parada de chacina, e quem não presenciou alguma com certeza sabe de mais de uma história contada pelos mais velhos... fulano que estava em algum bar onde chegaram homens encapuzados atirando em todo mundo, alguém que estava sentada no portão de casa, ou na esquina com os amigos e foram surpreendidos pelos tais homens de touca ninja, muitas vezes de bota também, similar a dos pms! A mesma se pá...  * Em agosto do ano passado, numa só madrugada,23 pessoas, desarmadas, que simplesmente estavam fora de casa foram assassinadas em Osasco e Barueri... 1 policial ficou detido sob suspeita. Um mês depois, 4 entregadores de pizza foram assassinados em carapicuiba... novamente 1 policial ficou detido...claro, sob suspeita.      * Entre 2009 e 2011,de 939 ações policiais analisadas, pode se constatar que 61% dos mortos pela mão da pm eram negros.  DOIS A CADA TRÊS DOS QUE TINHAM ENTRE 15 E 19 ANOS E FORAM ASSASINADOS PELA POLICIA MILITAR ERAM NEGROS. DO TOTAL,57% DELAS TINHAM MENOS DE 24 ANOS.
      ALGUMAS PESSOAS DIZEM QUE PELA MAIORIA DA POPULACAO SER NEGRA,O NÚMERO DE MORTOS É AUTOMATICAMENTE MAIOR...SÓ QUE,MY HOMIES,O ESTADO DE SÃO PAULO POSSUI APENAS 30% DE NEGROS (DECLARADOS) ENTÃO... QUAL É A DESCULPA?  * 82 jovens entre 16 e 29 anos a cada 24 horas. Essa é a média de jovens mortos. Entre eles, 93% são do sexo masculino e 77% são negros Num levantamento concentrado na zona norte do Rio de janeiro foi apontado entre 2010 e 2013 que 99,5% das vitimas de violência policial eram homens,80% negros e 75% tinham entre 15 e 29 anos. * Na década de 90, a média era de 4 mortos pela pm de São Paulo por dia. Em 2012, 1.890 pessoas morreram durante operações policiais no Brasil, uma média de 5 mortes por dia. Em 2013, cerca de 424 pessoas foram mortas pela polícia no estado do Rio de Janeiro... Nos primeiros seis meses de 2014, 285 pessoas foram mortas pela polícia no estado. Estima-se que o ano de 2015 teria terminado com cerca de 570 mortes pela polícia do Rio.
      Um fato interessante das pesquisas que fizemos é que os homicídios dolosos reduziram cerca de 65% entre 2000 e 2010,já as mortes provocadas pela policia não apresentaram quedas significantes! Na verdade elas oscilam entre queda e aumento, é estimada uma média de 550 mortes por ano.  O Mapa da Violência de 2014 da Unesco mostra que há uma queda de 32,3% no número de homicídios de jovens brancos, enquanto o percentual de homicídios de jovens negros cresceu na mesma proporção, com um aumento de 32,4%.  Outro fato é que o número de mortos pela pm de São Paulo caiu depois do massagre do Carandiru, em 1992,onde 111 presos foram mortos. Naquele ano, pasmem ou não, foram registradas 1400 mortes na mão da policia militar. Me pergunto quantos por cento era favelado...Mais um fato curioso mas não surpreendente, pelo menos pra mim que desconhecia a trajetória da pm, é que ela foi consolidada no período da ditadura, criada com o intuito de defender o estado de “seus inimigos”...  Essas mortes não podem ser justificadas como acidentais, serem relacionadas com a proteção a vida de outros civis ou como resposta da violência dos alvos, ou melhor,” suspeitos”... Se fosse pra seguir essa lógica, o número de policiais mortos deveriam aumentar, o que não é o caso... e os dados deixam claro de que eles usam de uma violência desproporcional, colocando na verdade mais em risco a vida do cidadão .A diferença entre mortes de civis e policiais é gritantemente desproporcional...  *A maior parte das pessoas vai presa sem ter cometido um crime violento, ou seja, sem histórico de violência ou vínculo com o crime organizado, Coincidentemente a maior parte dos jovens negros assassinados pela policia militar também são acusados de delitos ‘’pequenos’’ quando comparados a crimes letais.
40% da população carcerária está em prisão provisória, ou seja, nem sequer passaram por um julgamento. A maior parte das pessoas estatisticamente seria inocentada ou prestaria trabalho comunitário. Isso mostra o grau de injustiça e perversidade contido no sistema. Fonte: carta capital.
  SISTEMA SELETIVO!!! *ENTRE 2003 E 2009, NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO, A POLÍCIA MATOU MAIS DE 11.000 PESSOAS DURANTE DETENÇÕES.NOS ESTADOS UNIDOS INTEIRO, FORAM RELATADAS CERCA DE 4,800 MORTES DURANTE DETENÇÕES NA MESMA ÉPOCA.
SEGUNDO O RELATÓRIO DA ANISTIA INTERNACIONAL,A PM ATIRA EM PESSOAS QUE JÁ SE RENDERAM,QUE JÁ ESTÃO FERIDAS E SEM ANTES DAR UMA ADVERTENCIA DANDO A CHANCE QUE O SUSPRETO SE ENTREGUE.  
         De uns tempos pra cá, todos nós presenciamos uma maior inclusão social, onde a classe c tem mais possibilidades e uma distribuição de renda melhor no qual o jovem pobre tem mais acesso ao ensino superior e outras paradas que antigamente eram praticamente excluvidade das classes média e alta... a lógica era a taxa de homicídio de pobres e pretos cair certo?  Errado!  Não na matemática da policia militar institucionalmente racista de São Paulo. Eles cuidam pessoalmente pra que esse número não caia...Não somos nós, e sim os números que estão dizendo.
   1,6% dos autos investigados sobre assassinatos cometidos por policiais viram inquérito policial, a maioria deles nunca é punida. A Anistia internacional acompanhou 220 investigações sobre mortes causadas por policiais de 2011 a 2015. EM 4 ANOS? APENAS UM POLICIAL FOI FORMALMENTE ACUSADO PELA JUSTICA.DESSES 220,183 INVESTIGACOES AINDA NÃO TINHAM SIDO CONCLUIDAS ATÉ 2015... A maioria das investigações são arquivadas pela corregedoria com pressuposto de que os policiais estavam agindo dentro da lei. A possibilidade deles terem usado uma forca desproporcional não é sequer apurada, por ninguém!!!  UMA PALAVRA: CONIVÊNCIA! QUEM É CONIVENTE COM UM ASSASINATO TAMBÉM TEM SANGUE NAS MÃOS,RIGHT?!!!!  EM CINCO ANOS A PM DE SÃO PAULO MATOU MAIS QUE TODAS AS POLICIAS DOS ESTADOS UNIDOS JUNTAS VALE FRISAR QUE A POPULACAO DO ESTADO DE SÃO PAULO É QUASE 8 VEZES MENOR que a do usa. O ESTADO REGISTROU 6,3% MAIS MORTES PELA MÃO DA POLICIA MILITAR DO QUE TODAS AS FORCAS POLICIAIS DOS ESTADOS UNIDOS ENTRE 2005 E 2009.  A pm de São Paulo prendeu 348 pessoas para cada morte em confronto em 2008,A policia norte americana prendeu mais de 37.000 pessoas pra cada morte no mesmo ano segundo o relatório lançado em dezembro de 2009 pela ong “humans right watch”  * A FORCA POLICIAL DOS USA É CONSIDERADA A TERCEIRA MAIS VIOLENTA DO MUNDO, MAIS é A POLICIA DO BRASIL, A QUE MAIS MATA.   Racismo institucional Os pms são profissionais mal pagos, mal treinados e mal instruídos. O racismo na policia é institucional por que não é o pm que te aborda em sí que é racista e sim a instituição a qual ele pertence, o que é muito maior. Na formação, discretamente eles são direcionados a ter como suspeito o jovem com as características do jovem negro favelado...o racismo é introjetado no policial militar, que as vezes é preto também e ironicamente alvo desse sistema. É assim que viramos alvo! esse tipo de racismo fica claro quando a policia produz resultados e abordagens diferentes pra cada classe social e raça. Numa das matérias que li, a pesquisadora frisa que numa entrevista que ela fez com os cops, a maioria das características que eles descrevem de um suspeito são associadas a racialidade.
O Brasil prende muito. Assim como a violência é seletiva, a Justiça também é e a impunidade é mais ainda. Desde a República Velha há o dizer: “Aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei”. De certa maneira é isso o que acontece no sistema de justiça no Brasil. Como pode-se falar em impunidade se temos a quarta maior população prisional do mundo? É um espanto. Prende-se quem, por quê? Fonte: carta capital.
MAAQUIAGEM ESTATISTICA
O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, tem sorte de não ser cria do Gepetto,se não ia tá com o nariz gigante! Na arte de empurrar as mortes causadas pelos pms pra debaixo do tapete ele é mestre! Os assassinatos cometidos pela policia militar como mágica, sumiram das estatísticas oficiais! Nenhuma das chacinas citadas nesse post em agosto em Osasco e Barueri e em setembro em carapicuiba constam no Diário oficial do governo do estado de são Paulo. Foram mais de 100 mortes apagadas graças a nova metodologia de cálculo da secretaria de segurança pública do governo do estado de São Paulo, o incrível novo cálculo exclui assassinatos "acidentais" ou dolosos em "legítima defesa" e de policiais em folga, considerando "intervenção policial". Olha... aja aspas!
Mas se você acha que a ousadia e cara de pau acaba por ai, calmô! Além de não publicar os dados, contrariando muito, mais muito a realidade, foi anunciada uma queda brutal de 96% no número de assassinatos em São Paulo... uma queda brutal e mentirosa.     
     No dia 28 de novembro de 2015,Wilton,20,Wesley,25, Roberto,16,Cleiton,18, e Carlos Eduardo de 16 anos foram alvejados com 81 tiros de fuzil e 30 de pistola em Costa barros,subúrbio do Rio de Janeiro.Eles estavam indo comemorar o primeiro sálario de Roberto como jovem aprendiz...
    acima,fotos do protesto contra o genocídio da juventude negra. fotos:vinicus gomes,fonte: guerrilha grr
111 TIROS, E SE FOSSE O SEU FILHO? 
 DIREITOS E DEVERES
Fizemos uma pesquisa e reunimos alguns direitos que a lei garante ao cidadão ao ser abordado e fatos que achamos importante salientar, como:
• Não é crime andar sem documento e é seu direito não ser conduzido a delegacia pelo simples fato de não estar portando documento.
• É seu direito não ter sua casa invadida indevidamente, sem sua autorização ou mandado judicial, com exceção se for pra prestar socorro, em caso de desastre ou se algum criminoso que estiver cometendo ou que acabou de cometer um delito entrar em sua casa... Com mandando eles só devem entrar durante o dia.
• É seu direito não ser submetido a abordagem e a revista na rua sem existências de suspeitas >FUNDAMENTADAS<. Art. 244 do CPP – A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.
• SER TRATADO COM RESPEITO
• NÃO SER AGREDIDO VERBALMENTE
• NÃO SER COAGIDO A CONFESSAR A PRÁTICA DE UM CRIME • PERMENECER EM SILÊNCIO EM INTERROGATORIO
• De ser preso, apenas por ordem judicial ou flagrante delito;
• Ao ser preso, quando for entregue na Delegacia de Polícia realizar contato com advogado e/ou alguém da família
. • Ser revistado por Policiais Militares do mesmo sexo.(art. 249 do Código de Processo Penal)
• Acompanhar visualmente a revista realizada no seu veículo;
• Ao término da abordagem, você tem o direito de saber o motivo pelo qual foi abordado;
• Saber a identificação do Policial Militar, se assim desejar; MILITARES E RODOVIÁRIOS FEDERAIS CARREGAM O NOME NA FARDA,CIVIS E FEDERAIS ASSIM COMO QUALQUER OUTRO A A PAISANA IDENTIFICAM-SE COM A CARTEIRA FUNCIONAL. VOCÊ TEM O DIREITO DE SABER O NOME,A MATRICULA,LOTACAO,POSTP,GRADUACAO OU CARGO.
Reunimos também alguns de nossos deveres previstos por lei numa abordagem:
• Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco;
• Não discuta com o Policial Militar nem toque nele. Não faça ameaças (do tipo: “Você sabe com quem está falando?”)
• QUANDO DIRIGIR PORTAR A HABILITACAO O Policial Militar ao realizar uma abordagem sempre estará com a sua arma em punho (pronto para usá-la). É o procedimento correto.
 Caso você venha a ser vitima de violência pessoal e sobreviva não caindo nas estatísticas, é formalmente aconselhado que você vá numa corregedoria... O NOSSO CONSELHO? GRAVE,REGISTRE O QUE PUDER,USE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR! NÃO FIQUE CALADO!
       Esperamos que vocês tenham gostado da primeira parte do nosso post... com muito amor, Tasha e Tracie Okereke.
0 notes