diário de uma mulher na luta para equilibrar sua gastrite através da medicina ayruveda
Don't wanna be here? Send us removal request.
Photo

os dias de desintoxicação acabaram, e no final do processo estava me sentindo muito leve, e pronta também para perceber como meu corpo havia se situado após essa lavagem interna.
de fato eu fiquei muito mais sensível, se a ilusão é, acabei a dieta vou comer uma gordura, cairemos do cavalo, de muito alto, pois agora nosso corpo está acordado para perceber muito melhor o que ele precisa.
tendi então a essa queda, consumi coisas que me fizeram bem, receitas bonitas e muito boas para mim durante todos esses dias, mas ontem comi muito, mas do que alimentos que não me convinham, comi muito.
o prazer de comer me é muito caro, e por isso talvez precise observar melhor o que fazer quando atacar aquela vontade de comer até explodir. li que isso está diretamente ligado ao meu dosha dominante, que é pitta (fogo, claro), pois esse dosha tem digestão muito rápida, e acaba por sentir muita fome sempre.
acordei depois de pesadelos, a alimentação interfere muito no sonhar, raspei minha lingua, fechei os olhos e lá estavam minhas vísceras se esforçando a processar o alimento.
resolvi tomar um chá de maçã com seu purê bem gostosinho, dar uma força né. enquanto isso li no livro Nutrindo seus sentidos da Laura Pires, sobre a receita da sopa de feijão moyashi.
Engraçado que todo meu corpo pareceu acordar frente aquela receita, para mim ficou claro que eu precisava daquilo pela noite. é uma receita também de desintoxicação, e vou colocar aqui embaixo para quem quiser fazer.
Eu comi feijão moyashi recentemente, e achei o mais delicioso que já provei, e olha que eu não sou fã de feijão não.
Ingredientes
-1/2 xícara de feijão moyashi (deixe de molho de um dia para o outro, por 10 horas, em 1/2 xícara de água. Quando você for checá-los, eles estarão brotando suavemente)
- 10 xícaras de água
- 1 colher de café de cominho em pó
- Pitada de sal
- 1 colher de café de ghee
Preparo
Cozinhe o feijão na água até ele começar a desmanchar. Desligue o fogo, bata no liquidificador. Leve ao fogo novamente para esquentar. Adicione os demais ingredientes e sirva morno. Rende 2 porções.
Sobre colocar o feijão para brotar, esse processo é muito importante! Primeiro pois o feijão tem substancias antinutricionais antes de ser hidratado, é uma proteção natural dele para que na natureza não seja comido por bichinhos. Se você deixa de molho o feijão não causará gases. Segundo! como aprendi com a Conceição Trucom, o feijão precisa passar pelo beijo da água, pois quando ele entra em contato com o meio aquoso ele vive, então você comerá um alimento acordado!
aqui o site da Conceição: https://www.docelimao.com.br/site/
aqui o livro da Laura Pires: https://www.google.com/search?ei=7bo1XZLtHKnX5OUP17iAyAE&q=nutrindo+seus+sentidos+laura+pires+&oq=nutrindo+seus+sentidos+laura+pires+&gs_l=psy-ab.3..35i39j0i22i30.9199.9199..9401...0.0..0.107.107.0j1......0....1..gws-wiz.oZf6Ql3JrjY&ved=0ahUKEwjSl6jc0cjjAhWpK7kGHVccABkQ4dUDCAo&uact=5
0 notes
Photo




Hoje é o quinto dia de dieta anti-ama, ou seja, dieta para limpar meu organismo das toxinas acumuladas.
Por enquanto tudo bem, não sei, acho que cada pessoa reage de uma maneira.
nas fotos está a preparação do chá e purê de fruta que como todos os dias pela manhã.
Ontem estava numa casa sem bule de chá. Eu não tinha onde colocar a água fervendo com a erva doce para depois coar para o meu copo. Então eu joguei a erva doce direto na água com a manga, e depois deixei ela no purê.
Foi uma baita descoberta! o chá ficou bom igual, e o purê mais delicioso ainda.
Pode parecer uma comida estranha, talvez na vista de algumas pessoas até sem graça.
Mas o cheiro que fica na casa, um conforto, mistura de coco, com o doce da manga, e o toque da erva doce, me sinto transportada para um ambiente seguro automaticamente.
A comida começa no cheiro para mim, e esses dias de dieta tem sido muito importantes para valorizar ainda mais esse momento tão singelo, já que estou com diversas restrições digamos.
Amanhã eu vou viajar, não sei como vai ficar minha dieta, nem sei se vou conseguir manter. mas com o prazer de não sentir dor nenhuma no estômago vou me encorajar a seguir em frente.
0 notes
Text
Para auto oleação
https://www.youtube.com/watch?v=XpyQBr9ZCkM
tenho que fazer todo dia tb, uma delícinha
to fazendo com óleo de gergelim
1 note
·
View note
Text
1
To fazendo isso aqui, não sei muito bem por que. talvez para registrar, socializar, relembrar.
Camilla, 30 anos, com doshas em pulsão: Vata e Pitta.
Para quem não sabe nada de ayruvedica aqui tem algumas infos: https://ayurveda.org.br/artigos/
Bom, minha dieta teve de mudar, tive um quadro de gastrite extrema, para mim, muito enjoo muita dor, muito refluxo, então resolvi que ia me cuidar melhor.
Primeira coisa, gastrite não necessariamente é sinal de stress. A gente acha que a pessoa que tem gastrite estão necessariamente. num momento ruim .
O que percebo do meu corpo é que ele sempre teve esses sintomas, e agora que estou prestando mais atenção nele as coisas emergiram. Ou seja, nunca me cuidei tanto, nunca estive tão próxima do que eu chamo de centrada, e é agora que vêm esses sintomas.
É bonito ver que o corpo vai respeitando nossos momentos, e manifesta também quando tem de manifestar.
Enfim, fiz uma consulta com uma nutricionista, ela me passou uma dieta e aqui estou eu.
O ponto é que ontem comecei a fazer uma dieta para tirar tudo de toxina que tem no meu corpo, que provavelmente gerou essas sensações, sintomas, da gastrite.
São sete dias comendo apenas kichari (receita vai no final), purê de maçã e chá de erva doce.
somente só.
Ontem, primeiro dia. Foi maravilhoso. Sei que pode ser rápido para eu dizer isso, mas caiu muito bem. Achei que ia ficar com fome o tempo inteiro, mas foi ao contrário, meu corpo agradeceu que eu parei de comer tanto, e ta relaxando.
Achei muito empolgante, que mesmo que eu tenha uma dieta direitinha pra seguir eu descobri modos de fazer isso, me adaptar. Por exemplo, a água que você cozinha a maçã para o purê, ao invés de jogar fora, da para fazer um chá de erva doce que fica o melhor do mundo para esse inverno.
Acordei me sentindo muito disposta, e com quase nada de fome, o que para mim é quase inconcebível. Sempre tive muita fome de manhã, e isso me incomoda, por que chego a ficar meio fraca se não como. Hoje estava ótima, tranquila e sem uma fome dessas.
Vamos ver como vai ser esse dia 2.
Uma coisa que é bem importante nesse processo é o fato que eu tenho que levar minhas comidas para todo lado. Hoje eu vou sair, por exemplo, vou levar uma marmita com meu kichari e meu purê.
Essa coisa de mudar a dieta requer um comprometimento consigo mesmo, mas que a longo prazo me parece trazer uma voz interna muito menos contaminada.
Quero dizer que, alimento não é só a comida, mas tudo que a gente absorve, e sinto que absorvo tudo muito rápido, sem digerir muito. Para conseguir abaixar um pouco essa temperatura, vou começar pelo alimento concreto, e isso cria um espaço pessoal diferenciado. Chegar num lugar com uma marmita requer uma segurança do que se está fazendo, se assumir, assumir seus interesses com o mundo.
Não acho que todo mundo deveria ser assim, acho que cada um sabe o que é melhor para sí. Mas digo que essa jornada me parece casar com aquilo que sempre desejei, uma vida mas minha, que começa pela comida.
Kichari: Ingredientes: 1 copo de arroz branco 1⁄2 copo de lentilha 3 colheres de sopa de ghee (manteiga clarificada) 1 colher de chá de sementes de mostarda 1 colher de chá de sementes de cominho 1⁄2 colher de chá de curcúma 1⁄2 colher de chá de sal 3 a 4 copos de água (panela de pressão) ou 5 a copos de água (panela normal) Modo de preparo: Lavar o arroz e os grãos. Se você puder, deixe os grãos de molho por algumas horas antes de cozinhar, para auxiliar na digestão. Em uma panela em fogo médio, aquecer o ghee e adicionar as sementes de mostarda, de cominhos . Aguardar até que as sementes estalem e então adicione o arroz, os grãos, a água, a cúrcuma e o sal. Misture bem e cozinhe por aproximadamente 20 minutos na panela de pressão ou 40 minutos na panela normal. Purê de maçã: Cozinhar a maçã sem casca. Reservar a água para com ela fazer o chá de erva doce.
Amassar a maçã com um pouco de limão, acrescentar uma colher de óleo de coco e levar o purê ao fogo médio por 10 min.

1 note
·
View note