Tumgik
Photo
Tumblr media
Dia 14/08
Escrever sobre o que é para você “Ser de verdade”
0 notes
Text
Violência
Dia 10/07 foi discutido o tema “violência”, os membros do grupo que veio trazer esse tema foi: Júlia, Wesl y, Arthur Barreto, Rhauan.
0 notes
Text
Machismo x Feminismo (03/07)
Começamos um novo tipo de aula onde discutimos ideias... e nesse dia foi o machismo.
0 notes
Photo
Tumblr media
Dia 03/07 apresentou Wesly Silveira, e seu artista Rubem Braga.
Rubem Braga, (1913-1990) foi um escritor e jornalista brasileiro. Tornou-se famoso como cronista de jornais e revistas de grande circulação no país. Foi correspondente de guerra na Itália e Embaixador do Brasil em Marrocos.
Rubem Braga (1913-1990) nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, no dia 12 de janeiro de 1913. Seu pai, Francisco Carvalho Braga era proprietário do jornal Correio do Sul. Iniciou seus estudos em sua cidade natal. Mudou-se para Niterói, Rio de Janeiro, onde concluiu o ginásio no Colégio Salesiano.
Em 1929, escreveu suas primeiras crônicas para o jornal Correio do Sul. Ingressou na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, em seguida transferiu-se para Belo Horizonte, onde concluiu o curso, em 1932. Nesse mesmo ano, iniciou uma longa carreira de jornalista, que começou com a cobertura da Revolução Constitucionalista de 32, para um jornal de Belo Horizonte.
1 note · View note
Photo
Tumblr media
Dia 03/07 apresenta Samara, e sua artista era Anita Malfatti .
   Anita Catarina Malfatti nasceu dia 2 de dezembro de 1889, na cidade de São Paulo. Seus pais eram estrangeiros, sua mãe, Betty Krug, norte americana e seu pai, Samuele Malfatti, italiano.
     Estudou no Colégio de Freiras São José, na Escola Americana e no Mackezie College, onde se formou professora com 19 anos.
    Com a morte de seu pai, sua mãe começou a dar aulas de pintura e línguas. Com apenas 13 anos, Anita decide se suicidar num trilho de trem, próximo da estação Barra Funda, onde vivia em São Paulo.
0 notes
Photo
Tumblr media
Dia 03/07 apresentou Roberto, e seu artista era Romero Britto.
    Pintor, escultor, serígrafo e artista plástico brasileiro, consagrado no mundo inteiro pela sua arte pop. Romero Britto nasceu no Recife, Pernambuco, em 6 de outubro de 1963, aos 8 anos de idade começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar. "Eu ficava sentado e copiava Tolouse e outros mestres dos livros, por dias e dias."
       Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro. "Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida."
0 notes
Photo
Tumblr media
Dia 26/06 apresentou Rhauan, e seu artista era Levino Fânzeres.
       Levino de Araújo Vasconcelos Fanzeres muda-se para o Rio de Janeiro jovem, levado pelo pai, Salvador Fanzeres. Estuda no Liceu de Artes e Ofícios com Artur Machado e Evêncio Nunes (1870-s.d.). Em 1910, ingressa na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), onde torna-se discípulo de João Zeferino da Costa (1840-1915) e Baptista da Costa (1865-1926). No ano seguinte, participa pela primeira vez da Exposição Geral de Belas Artes e recebe uma menção honrosa. Em 1912, ganha o prêmio de viagem à Europa com a tela Remorso de Judas. Passa quatro anos em Paris, onde tem aulas com Fernand Cormon (1845-1924), Henri Chartier (1859-1924) e Gustave Debrié. Pinta paisagens dos arredores da cidade.
0 notes
Photo
Tumblr media
Dia 19/06 apresentou Nicole, e seu artista Mauro Fuke.
         Mauro Fuke (Porto Alegre, 1961) escultor, vive e trabalha em Eldorado do Sul, Rio Grande do Sul. Estudou no Instituto de Belas Artes da Universidade do Rio Grande do Sul. Trabalha principalmente com escultura em madeira. A habilidade técnica sempre caracterizou sua produção. O uso da matemática e de softwares de modelagem tridimensional tem sido importantes na elaboração de suas obras.
0 notes
Photo
Tumblr media
    Pedro Américo
        Um dos mais importantes pintores da nossa história. É o autor da tela "O Grito do Ipiranga", uma encomenda da família real, para fazer parte do acervo do Museu do Ipiranga. É de sua autoria também as telas "Batalha do Havaí", "Paz e Concórdia", "Batalha do Campo Grande", entre outras. É Patrono da cadeira nº 24 da Academia Paraibana de Letras.
0 notes
Photo
Tumblr media
Dia 12/06 apresentaram Laiza, seu artista era Alfred Volpi/lazaro, e seu artista era Pedro Américo.
       Alfred Volpi mudou-se com os pais para São Paulo em 1897, ainda criança, estudou na Escola Profissional Masculina do Brás. Mais tarde trabalha como marceneiro, entalhador e encadernador. Em 1911, torna-se pintor decorador e começa a pintar sobre madeiras e telas. Na década de 1930 passa a fazer parte do Grupo Santa Helena com vários artistas, como Mário Zanini e Francisco Rebolo, entre outros. Em 1936, participa da formação do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo e integra, em 1937, a Família Artística Paulista - FAP. Sua produção inicial é figurativa, destacando-se marinhas executadas em Itanhaém, São Paulo. No fim dos anos de 1930, mantém contato com o pintor Emídio de Souza.
0 notes
Photo
Tumblr media
Dia 05/06 Apresentou Lara, e seu artista era Marcos Garrot.
      Inicia formação artística em um curso intensivo na Escola Panamericana de Arte - EPA, onde se aproxima do retratista Antonio Fernandez, com quem desenvolve técnicas de pastel e óleo sobre tela, e do artista Josael de Oliveira (1944). Na década de 80 leciona desenho na Associação Paulista de Belas Artes além de ministrar cursos particulares. Em 1988 apresenta o painel A evolução da humanidade para o Templo da Boa Vontade, em Brasília. Mais tarde realiza no Liceu de Artes e Ofícios um curso de aprimoramento em escultura e modelagem em argila, enquanto realiza retratos e esculturas para encomendas.
0 notes
Photo
Tumblr media
Dia 05/06 apresentou Julia, seu artista era Bruno Giorgi.
        Muda-se com a família para Itália, e fixa-se em Roma em 1913. Em 1920, inicia estudos de desenho e escultura com o professor Loss. Participa de movimentos antifascistas. Em 1931, é preso por motivos políticos e condenado a sete anos de prisão. É extraditado para o Brasil em 1935, por intervenção do embaixador brasileiro na Itália. Em São Paulo, trava contato com Joaquim Figueira (1904 - 1943) e Alfredo Volpi (1896 - 1988). Em 1937, viaja para Paris e freqüenta as academias La Grand Chaumière e Ranson, onde estuda com Aristide Maillol (1861 - 1944). Em 1939, retorna a São Paulo e convive com Mário de Andrade (1893 - 1945), Lasar Segall (1891 - 1957), Oswald de Andrade (1890 - 1954) e Sérgio Milliet (1898 - 1966), entre outros. Começa a praticar desenho de modelo-vivo e pintura com os artistas do Grupo Santa Helena e integra a Família Artística Paulista - FAP. Em 1943, transfere-se para o Rio de Janeiro.
0 notes
Photo
Tumblr media
Dia 29/05 apresentou Juliana, seu artista Claudio Tozzi.
       Em suas primeiras obras, o artista revela a influência da arte pop, pelo uso de imagens retiradas dos meios de comunicação de massa, como na série de pinturas Bandido da Luz Vermelha (1967), na qual remete à linguagem das histórias em quadrinhos. O artista trabalha com temáticas políticas e urbanas, utilizando com freqüência novas técnicas em seus trabalhos, como a serigrafia.
0 notes
Text
Dia 08/05/2017
Hoje apresentaram Gabriel Silva e Guilherme Goltara, artistas Heitor dos Prazeres e Ismael Nery.
Tumblr media
Nascido da família simples do marceneiro e clarinetista da banda da Guarda Nacional, Eduardo Alexandre dos Prazeres, e da costureira Celestina Gonçalves Martins, moradores da Rua Presidente Barroso, no bairro da Cidade Nova (Praça Onze), Heitor dos Prazeres nasceu no dia 23 de setembro de 1898, uma década após a abolição da escravatura.
Tumblr media
Em 1917, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes. Viajou pela Europa em 1920, tendo frequentado a Academia Julian, em Paris. De volta ao Brasil, trabalha como desenhista na seção de Arquitetura e Topografia da Diretoria do Patrimônio Nacional, órgão ligado ao Ministério da Fazenda.
4 notes · View notes
Text
31/04/2017
Feriado
0 notes
Text
24/04/2017
Feriado
1 note · View note
Text
Dia 17/04/2017
Tumblr media
Hoje apresentou Filipe, artista Geraldo de Barros.
Geraldo de Barros nasceu em Xavantes, no interior de São Paulo, no dia 27 de fevereiro. Iniciou-se nas artes em 1946. E em 1946, convidado com Athaide de Barros, descobre as técnicas da fotografia, fotografando times de futebol amadores. Compra sua primeira máquina em 1939, uma Rolleiflex. Começa a fazer superposições de imagens das estruturas metálicas das estações de trem, captando detalhes em uma parede ou uma sombra nas ruas que lhe parecia interessante.
1 note · View note