Tumgik
Text
Mulheres que fizeram diferença: Raabe e Rute
Nos livros de Números capítulo 13 e em Deuteronômios capítulo 1, nos é relatada a história de doze espias israelenses que saíram das regiões áridas do Neguebe, ao sul de Canaã para averiguar as possibilidades de conquistar a Terra Prometida. Eles foram descobertos e, acolhidos na casa de uma mulher cujo comportamento era inaceitável, tanto para os padrões morais da época, quanto atuais, por ser ela uma prostituta.
           Esta mulher se chamava Raabe, cujo nome significa “ferocidade ou insolência”, sua atitude fez jus ao seu nome, pois, mesmo correndo o risco de ser castigada ou até mesmo morta, não negligenciou sua missão de promover o salvamento daqueles homens que ali estavam em nome de Deus.
Em Josué capítulo 7, após a destruição de Jericó esta mulher é salva juntamente com toda a sua família, bênção que recebeu pela coragem que tivera. Quando lemos Mateus capítulo 1 versículo 5, notamos que esta mesma Raabe foi a bisavó do rei Davi, portanto, mesmo não sendo judia, entrou para a linhagem de Cristo.
           Outra mulher a ser destacada por mim nesta reflexão é Rute cujo nome significa “vistosa, amiga ou companheira”. Esta mulher também não pertencia ao povo de Israel, era portanto moabita. Moabe, terras montanhosas, nas proximidades do Mar Morto, atualmente onde se localiza a Jordânia
           Rute fez jus ao nome e tornou-se companheira de sua sogra Noemi, deixando para trás todos os seus laços familiares e religiosos, não abandonando sua desafortunada sogra mas, seguindo-a vai à terra que ainda não conhecera, pois julgou ser sua obrigação cuidar daquela que fora a mãe de seu amado.
           Notamos também em Mateus capítulo 1 versículo 5 que Rute também entra para a genealogia de Cristo ela casou-se com Boaz, filho de Raabe, sendo o rei Davi, seu neto. Esta mulher não fugiu à sua responsabilidade, antes foi trabalhar na sega para prover mantimentos para ela e sua sogra.
           A história dessas duas mulheres nos traz lições de extrema importância sobre as quais devemos refletir: Nunca devemos fugir às nossas responsabilidades; Circunstâncias adversas podem tornar-se em bênçãos e vitórias e o mais importante é que Deus pode nos usar, apesar de nossas fragilidades e dificuldades para realizar grandes obras; Grandes feitos podem começar com pequenas obras realizadas por cada um de nós.
0 notes