Tumgik
hpandmuseus · 5 years
Video
Tumblr media
Cientistas usam imagens multiespectrais para descobrir textos perdidos de manuscritos na Croácia
Uma nova tecnologia pode ajudar historiadores e museólogos a decifrar e preservar textos antigos. Na idade média era muito comum se apagar o texto de um pergaminho para se reutilizar o mesmo para outro fim, devido ao elevado custo do pergaminho, sendo eliminado através da lavagem, ou raspagem. Cientistas do Instituto de Tecnologia de Rochester estão usando imagens multiespectrais para tornar a escrita mais legível e preservar as informações importantes que os manuscritos possuem. Através deste meio é possível preservar, restaurar digitalmente e expandir o acesso a estes documentos históricos.
Fonte: https://www.rit.edu/news/scientists-use-multispectral-imaging-uncover-lost-text-manuscripts-croatia
1 note · View note
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media Tumblr media
Perseu com cabeça da Medusa / 1554 d.C. Do artista Benvenuto, está disponível para visita na Loggia della Signoria, na Itália.
2 notes · View notes
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media
Sala do Gigante, Palácio de Mantova, Itália.
0 notes
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media
Uma coluna de mármore do Templo de Artemis. Pode ser visitado no Museu Metropolitano de Arte, Nova Iorque.
1 note · View note
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media
Mosaico situado na sala dell’Esedra. Pinacoteca Ambrosiana, Milano.
1 note · View note
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media Tumblr media
Las Cajas Españolas - Atividade Complementar Este documentário retrata sobre a criação de um plano por parte de intelectuais e políticos espanhóis de esquerda em meio a guerra civil espanhola para salvar, resguardar e abrigar as obras de arte da Espanha que estavam sendo destruídas em meio a sua guerra civil de 1936.  Tudo isso tem inicio com a vitória da esquerda nas eleições de Fevereiro daquele ano, a direita insatisfeita com o rumo das eleições reage contra a esquerda, do qual a esquerda não deixa de atacar como forma de defesa. Com todas as classes sociais envolvidas, e o povo ficando cada vez mais agitado e o caos nas ruas começando. A violência cresce, e iniciam-se os atentados, em julho de 1936 o líder parlamentar de ultra direito Calvo Sotelo é assassinado.  Logo mais em 17 de Julho de 1936 as tropas da Espanha guarnicioneiras no Marrocos se revoltam contra o governo de esquerda, tendo como aliados o clero e a aristocracia do pais.  Nasce daí inúmeros grupos que vão as ruas depredar palácios e edifícios religiosos, sendo o governo incapaz de parar essa destruição. A primeira pessoa a intervir foi o escritor José Bergamin (Comunista), e fundador da Aliança de Intelectuais Antifascistas. É dada a ordem de se criar a Junta de Incautación, com o objetivo de proteger o tesouro nacional. Essa operação enfrentou inúmeros problemas de logística por falta de estradas adequadas, ou destruídas por bombardeiros, a falta de prédios adequados para alocar estes acervos e protege-los das tropas, saques e bombas, chegando viajar até 350km para ficarem fora da área de risco, com cada caminhão seguindo na velocidade máxima de 15km por hora. A guerra destruiu a Espanha, e algumas pessoas da sociedade tiveram a importante missão de salvar algumas das maiores obras do patrimônio mundial e artístico como heróis anônimos. 
1 note · View note
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Visita Técnica ao Museu Anchieta de Ciências Naturais.  O acervo do museu teve inicio com a coleta de itens pelo então padre jesuíta Pio Buck em 1908. Sendo este responsável pela criação e desenvolvimento deste museu escolar e suas peças, realizando excursões para coleta de material atravessando os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Tendo ainda como grande contribuidor para a expansão, manutenção e pesquisa o Padre Baldíno Rambo, grande entusiasta da botânica, tendo ultrapassado o número de 65 mil coletas de exemplares da flora do Brasil.  Atualmente o seu acervo conta  com 716 itens de botânica.  Entomologia com cerca de 130 mil exemplares de insetos oriundos principalmente do Rio Grande do Sul.  Aracnologia com 118 exemplares, tendo aranhas, escorpiões, carrapatos e opiliões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  Ictiologia com 12 mil exemplares de peixes do Brasil, Uruguai e Argentina, e algumas espécimes do Canadá. Ornitologia, com 471 exemplares de aves taxidermizadas e em meio liquido, além de alguns ovos de aves. Além de abrigar outras coleções Herpetologia, Malacologia, Paleontologia, Mineralogia e Petrologia, Arqueologia, Etnografia e uma vasta coleção didática.  Para mais informações, acesse: http://www.colegioanchieta.g12.br/museu-anchieta/
1 note · View note
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Visita Técnica ao Museu Júlio de Castilhos.
Sendo o museu mais antigo do estado do Rio Grande do Sul, o museu tem sob guarda itens de Júlio de Castilhos, de quem recebeu este nome, tendo sido a residência deste. O museu conta com livros antigos de diversos períodos do Rio Grande do Sul, periódicos científicos de universidades estrangeiras e revistas de outros museus nacionais e internacionais. Mas nem só de itens de celebridades regionais ilustres tem o museu, ele possui uma gama de variedade, possuindo alguns objetos, ainda que diminutos de outros locais, como espadas, peças de roupas e arte. Nele você poderá aprender um pouco sobre as batalhas do estado, tendo a possibilidade de ver os canhões expostos no pátio, carruagem e pinturas da antiga Porto Alegre. O museu conta com esculturas guaraníticas do período das missões, cerâmica e outros itens de etnografia, além de uma múmia encontrada em Torres e a máscara de mortuária de Júlio de Castilhos.
0 notes
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media
Museus Regionais e Museus Locais – Século XX Nos Bastidores do Museu Partindo do surgimento dos museus históricos na cidade de Porto Alegre e do inicio dos seus acervos, a autora busca traçar a linha entre a transformação de objetos comuns e do uso cotidiano em peças do museu, através de um conjunto de doações. Abordando o período das décadas de 70 até meados dos anos 80. 
1 note · View note
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Museus da América Latina – Século XX O Museu Nacional de História do México de Camilo de Mello Vasconcellos acompanha as mudanças politicas e no poder do México até hoje. O Museu em si, possui a sua distribuição através de salas com diferentes temas, trazendo inúmeros murais que mostram a Revolução Mexicana e demonstrando que o museu é um lugar de disputas e conflitos políticos.  O Museu Nacional de Lá Imigración  Neste livro a autora irá analisar e retratar como ocorreu a imigração, sua representação e construção frente ao Museu Nacional de lá Imigración na Argentina. Fazendo visitas constantes ao museu e pesquisa no acervo, a autora buscará através de um número variado de fontes os problemas e tensões na transformação deste espaço que hoje abriga o museu. 
0 notes
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media Tumblr media
Os Museus de História e a Escrita do Passado Brasileiro O Museu Paulista, também conhecido como museu do Ipiranga, o livro trata dos cinco primeiros anos da gestão de Affonso de Taunay Museu Paulista, de 1971 até 1922. Demonstrando que o diretor deu os primeiros passos para transformar o museu em um museu histórico e mostra-lo como o museu da origem da nação, sem é claro deixar de dar um grande destaque a cidade SP.  A Fabricação do Imortal - Regina Abreu  A partir da observação realizada de objetos da cultura material, é possível se realizar estudos do passado. Neste livro, a autoria da exemplos das possibilidades e relevância dos estudos realizados nos materiais em depósitos e acervos museológicos. A autora parte diretamente do acervo da coleção de Migual Calmon du Pin e Almeida, doado por sua viúva para manter a sua memória viva, ao Museu Histórico Nacional em 1936. A autora faz importantes discussões sobre a criação de uma “Sagrado Nacional” e da cultura como modo de perpetuação das elites. 
0 notes
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media
Os Museus Brasileiros do século XIX Tese que investiga a construção do Museu Paraense Emilio Goeldi desde a sua fundação em 1860. As mudanças no cenário politico e as dificuldades em se manter o museu aberto em um espaço adequado. Assim como a sua especialização ao passar dos anos.
0 notes
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Museu de Pérgamo  A Ilha dos Museus de Berlim, situada entre o rio Spree e o canal Kupfergraben, formada por cinco edifícios (Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Bode-Museum e Pergamonmuseum). É um extraordinário conjunto arquitetônico que, além de seu próprio crescimento histórico reflete a história dos museus e da cultura.
Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1999, a Ilha dos Museus, junto com vários outros lugares de Berlim como Potsdamer Platz (Kulturforum), Chlottenburg, Dahlem e Köpenick, ilustra de um modo impressionante a importância dos Museus Estatais (Staatliche Musen) de Berlim como instituição universal da cultura da humanidade.
O Altes Museum abriga a Coleção de Antiguidades. O Neues Museum possui o Museu Egípcio e a Coleção de Papiros, Museu de Pré-História e Proto-História com objetos da Coleção de Antiguidades. A Alte Nationalgalerie expõe pintura e escultura do século 19 da Antiga Galeria Nacional. O Bode-Museum apresenta a coleção de esculturas do Museu de Arte Bizantino, obras da Pinacoteca e o Gabinete Numismático. E, por fim, o Museu de Pérgamo (Pergamonmuseum) exibe a Coleção de Antiguidades com as salas de arquitetura grega e romana, o Museu do Oriente Médio e o Museu de Arte Islâmico.
O Museu de Pérgamo foi construído por Ludwig Hoffmann entre os anos 1910 e 1930 segundo os esboços de Alfred Messel e foi a última construção de cinco destinadas a Ilha dos Museus. O museu é conhecido em todo mundo graças a suas réplicas de importantes conjuntos arquitetônicos.
Coleção de Antiguidades
A Coleção de Antiguidades se fundou como museu em 1830 e procede da Câmara de Arte do príncipes de Brandemburgo. Com as escavações e descobertas realizadas na Grécia e Ásia Menor cresceu a coleção até se converter em uma das mais destacadas do mundo. O centro de atração mais importante é o Altar de Pérgamo. Seu friso escultórico conta entre as obras primas da arte helenística e mostra a chamada Gigantomaquia (a guerra entre os deus e os gigantes).
Uma obra destacada da arquitetura romana é a Porta do Mercado de Mileto do século 2 d.C. No Museu Novo, a Coleção de Antiguidades expõe junto com o Museu de Pré-História e Proto-História Monumentos de Chipre e das províncias do Império Romano.
Museu do Oriente Médio
No Museu do Oriente Médio se expõe 6.000 anos da cultura da Mesopotâmia, Síria e Anatolia. Este departamento, criado em 1899, conta com aproximadamente 270.000 objetos que provieram principalmente de descobertas das grandes escavações alemãs de Babilônia, Assur, Uruk e Habuba Kabira. Entre as principais atrações se encontram as grandes reconstruções arquitetônicas da Porta de Ishtar e da Via Processional da Babilônia, que data da época de Nabucodonosor II (século 6 a.C.), esculturas circulares em pedras e relevos que compõem a porta o palácio sírio de Sam`al/Zincirli (entre os séculos 10 e 9 a.C.), assim como a cromática fachada de mosaicos incrustados de Uruk (século 4 a.C.), que vem a ser o mais antigo exemplo de arquitetura monumental sacra.
Não menos significativos são os testemunhos antigos da escrita humana, as tablas de argila com escrita cuneiforme do final do quarto milênio a.C. provenientes de Uruk. O inventário de um templo consagrado da deusa Ishtar em Assur, de 3.000 mil anos a.C., nos oferece impressões sobre as concepções religiosas da Mesopotâmia. Os objetos em expostos ilustram a função da religião como um dos núcleos germinais da cultura antiga e ocidental.
O museu também mostra a arte e o artesanato dos países islâmicos dos séculos 8 ao 19. A seção de arte islâmica fundada em 1904, no início compreendia a fachada palaciana de Msatta (Jordânia, meados do século 8), presente do sultão turco ao imperador alemão e tapetes da coleção Wilhelm van Bode.
As obras de arte em exibição variam de decoração arquitetônica e artesanato a ilustrações de livros de regiões que vão da Espanha à Índia, embora o Oriente Médio, incluindo o Egito e o Irã, se destacam em importância. Entre as principais atrações da coleção estão, além da fachada de Msatta, os achados provenientes das escavações da cidade califado de Samarra (Iraque, século 4), a mundialmente famosa câmara de Aleppo (Síria, 1601) assim como miniaturas do Império Mogol (Índia, dos séculos 16 ao 19). Fonte: https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/museu-de-pergamo/
2 notes · View notes
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Capitólio dos Estados Unidos - Apoteose de Washington  Obra do pintor italiano Constantino Brumidi, localizada na Cúpula do Capitólio Americano, centro de grandes eventos oficiais dos EUA.  Nesta pintura podemos verificar a riqueza de detalhes, temos Washington no centro, e ao seu redor Hermes com o caduceus e o chapéu alado, Poseidon, Rei de Atlântida e sua filha Vênus, Vulcano, deus do fogo e deus da Alquimia, Liberdade (Columbia) subjugando reis e tiranos, Ceres, deusa da agricultura, Minerva, deusa da sabedoria. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%B3lio_dos_Estados_Unidos
0 notes
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media
Casa das Máscaras - Delos, Yunanista, Grécia. A Casa das Máscaras tem o nome do motivo em mosaico de máscaras de teatro decorando rolos de hera dispostos em faixas em torno de uma área central decorada em um padrão cúbico. Os mosaicos mais primorosamente decorados são encontrados em quatro salas diferentes, ramificando-se do pátio peristilo pavimentado com chips de mármore, com mosaicos corredor utilizando fragmentos de ânfora. No centro de um mosaico é a figura de Dionísio montando um leopardo contra um fundo preto semelhante ao mosaico na Casa de Dionísio. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Mosaics_of_Delos
0 notes
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Sala do Mapa Mundi. Palácio Farnese de Caprarola. O Palazzo Farnese é uma maciça construção Renascentista, edificada cerca de 1550, abrindo-se para o Monte Cimini, um conjunto de colinas vulcânicas densamente arborizadas. Tem uma planta pentagonal, e é constituído por pedra vermelha dourada; contrafortes suportam o piano nobile, com dois andares por cima, o que acolhe uma quase cimpleta villa de dois pisos, por si própria. Como um palácio poderoso no centro dos vastos domínios dos Farnésio (em italiano: Farnese), a Villa Farnese sempre foi mais que uma villa, no seu sentido comum de edifício de apoio à agricultura ou de recreio.A forma da villa foi pré-determinada pela rocca, as fundações da fortaleza pentagonal sobre as quais assenta, as quais foram construídas na década de 1520 por Antonio Cordiani e Baldassare Peruzzi. Cada face do pentágono fica inclinada para dentro, em direcção ao seu centro, para permitir atacar o fogo numa suposta força de escalada, tanto do centro como dos bastiões avançados de cada ângulo de canto da fortaleza. É por esse motivo que o circular pátio central também é determinado pelas necessidades da planta pentagonal. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Villa_Farnese
0 notes
hpandmuseus · 5 years
Photo
Tumblr media
Apolo vê Dafne Está é uma escultura barroca em mármore que fica disponível na Galleria Borghese em Roma na Itália. Seu escultor o Gian Lorenzo Bernini foi um escultor, arquiteto e pintor, que se distinguiu por sua Magnum Opus Cátedra de São Pedro, assim como a Praça de São Pedro.  Mito - Na mitologia grega, Dafne (do grego Δάφνη, que significa "loureiro") era uma ninfa, filha do rei Peneu. Apolo foi induzido a se apaixonar por ela ao ser atingido por uma flecha de Eros. Este mesmo acertou Dafne com uma flecha de chumbo, que fez a ninfa rejeitar um amor de Apolo. Apolo, porém, começou a persegui-la. Cansada de fugir, pediu ao pai que a livrasse da situação. Ele, então, a transformou em loureiro. Apolo disse: "Se não podes ser minha mulher, serás minha árvore sagrada". A partir de então, o deus sempre trazia consigo um ramo de louros.  Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dafne
0 notes