Tumgik
ivanvaldetaro-blog · 2 years
Text
TECNOLOGIA SOLAR PUNK
Tumblr media
INTRODUÇÃO
Já de algum tempo tenho me interessado pelo tema SOLAR PUNK, que vejo não só como um gênero literário/artístico, mas como um movimento social, que se nega a aceitar como inevitável um futuro distópico e miserável, procurando construir alternativas viáveis para a sociedade. Ha pouco tempo eu vi uma postagem em que se questionava o que faltava de tecnologia para termos uma sociedade solar punk. Aquilo me deixou intrigado e eu resolvi pesquisar o assunto. Inicialmente resolvi pesquisar  critérios  de classificação para uma tecnologia ser ou não chamada de solar punk. Também recentemente eu assisti um debate na internet em que foram citados como solar punks alguns equipamentos. Eu achei interessantes os exemplos, mas não ficou claro quais os critérios que foram usados. Por isso me propus a  explicitar e usar alguns critérios para analisar tecnologias existentes.
Primeiro vamos deixar claro os conceitos com que vamos trabalhar. Primeiramente vamos definir Tecnologia e Solar Punk.
Segundo o Dicionário Michalis on line , tecnologia é 1 Conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos à arte, indústria, educação etc Conhecimento técnico e científico e suas aplicações a um campo particular:
Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo".
“Solar punk” é um movimento focado em uma visão ecológica positiva para um futuro onde a tecnologia é usada para propósitos centrados no ser humano e eco cêntricos. É um subgênero literário, artístico e estético e também está intimamente ligado ao ativismo ecopolítico. As narrativas do Solar punk têm uma base distintamente positiva e utópica em contraste com as visões muitas vezes distópicas encontradas em outros gêneros de ficção científica "punk".( conceitos baseados em “Um Manifesto Solar Punk”)
Definidos alguns conceitos , vamos agora aos critérios utilizados na análise das tecnologias avaliadas. Utilizei os próprios elementos do termo solar punk para propor os critérios. Primeiramente ´´ Solar``  , como indicativo de ecologicamente apropriado , ou eco friendly em inglês. Ou seja, tecnologia de embaixo impacto ambiental negativo, seja na extração dos recursos utilizados na sua fabricação , no processo produtivo, na sua utilização e no descarte pós-vida útil . Não é necessariamente relacionado é energia Solar apenas , mas a todas as formas de tecnologia de baixo impacto ambiental. Também não é relacionado apenas a tecnologia de alta complexidade, Tecnologias tradicionais, de baixa complexidade também podem ser consideradas Solar punk. Devem apenas ser adequadas ao propósitos 
O termo PUNK,é o segundo critério a ser utilizado. O movimento punk sempre foi associado ao antiautoritarismo, á autonomia individual, á liberdade. Por isso,a tecnologia solar punk precisa deste enfoque. Então, para ser Solar Punk, a tecnologia deve proporcionar ao usuário a possibilidade de autonomia, de autossuficiência, enfim, Independência em relação ao sistema opressor.
Em síntese, uma tecnologia poderia ser chamada de solar punk se fosse, ao mesmo tempo , de baixo impacto ambiental e proporcionasse a seu usuário autonomia e independência.
Com base em uma análise iconográfica de vários sites que se denominam solar punk,selecionei uma série de tecnologias para a análise. Algumas tecnologias não exibidas nas bases iconográficas também foram analisadas 
 Em breve publicarei o resultado das primeiras análises.
2 notes · View notes