jbot-08051995
jbot-08051995
jbot-08051995
17 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
jbot-08051995 · 5 years ago
Video
youtube
destrave seu cerebro
0 notes
jbot-08051995 · 5 years ago
Text
Destrave seu cérebro
destrave seu cerebro
0 notes
jbot-08051995 · 5 years ago
Link
0 notes
jbot-08051995 · 6 years ago
Video
youtube
0 notes
jbot-08051995 · 6 years ago
Link
0 notes
jbot-08051995 · 6 years ago
Link
0 notes
jbot-08051995 · 7 years ago
Text
Atividade de Aprendizagem 01 até 04 - Educação e Diversidade
Atividade de Aprendizagem 01 - Educação e Diversidade
1) Nós estamos convencidos, portanto que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa...Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores de Virginia que nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens."
Por ocasião da assinatura de um tratado de paz, nos Estados Unidos, com Índios de seis nações, os governantes mandaram uma carta para os índios para que enviassem seus jovens para serem educados nas escolas dos brancos. A carta escrita acima é a resposta à proposta dos brancos. O que podemos pensar a respeito da proposta dos brancos e da resposta indígena, em relação à educação? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) A boa iniciativa dos brancos foi rejeitada pelos índios porque estes são ignorantes e preferem viver longe da civilização.
b) Ser guerreiro de nada serve hoje em dia, pois melhor seria que os índios tivessem aceito o convite.
X c) Não há uma maneira única de educação. A escola nem sempre é o melhor lugar para se aprender.
d) Podemos pensar que embora as culturas sejam diversas o aprendizado indígena é inferior a educação do branco.
e) A possibilidade dos brancos irem conviver com os índios para aprender seus costumes não serve como educação para os filhos de brancos.
2) A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõe a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.
Assinale a afirmativa que explicita a maneira correta de se educar para a diversidade:
Alternativas:
X a) Educar para diversidade exige uma revisão dos valores e atitudes que levarão a superação das injustiças, preconceitos e estereótipos.
b) Educar para a diversidade implica separar aqueles que fazem parte de um certo grupo hegemônico, dos diferentes.
c) Todos somos iguais na humanidade, mas devido as diferenças culturais não podemos estar juntos, nem termos a mesma educação.
d) Somos diferentes e a desigualdade é um fator inerente ao ser humano. As injustiças sempre existirão, mesmo dentro das escolas.
e) Entender a diversidade na educação é muito difícil pois nem todos compreendem o que é o preconceito.
3) As pessoas e os grupos sociais têm o direito a serem iguais quando a diferença os inferioriza, e o direito a ser diferentes quando a igualdade os descaracteriza, [E acrescenta:] Este é, consabidamente, um imperativo muito difícil de se atingir e manter. Não se deve contrapor igualdade à diferença. De fato, a igualdade não está oposta à diferença, e sim à desigualdade, e diferença não se opõe à igualdade, e sim à padronização, à produção em série, à uniformidade, a sempre o mesmo, a mesmice.
Baseando-se nas concepções de Boaventura em que os conceitos de igualdade e diferença não são opostos, assinale a alternativa que está relacionada com a dialética proposta pelo autor.
Alternativas:
a) Maria é mulher e tem atividades que são de mulheres, João é motorista de caminhão. Maria não vai poder dirigir caminhão porque é mulher. João tem um salário superior ao de Maria porque ele é homem.
X b) Maria é igual a João, pois ambos são humanos e devem ter os mesmos direitos. Maria não pode ter um tratamento desigual a João só porque é mulher. Maria é diferente de João, porque ela é mulher e João é homem.
c) Maria e João são diferente porque sexualmente nasceram opostos. João é homem e por isso tem melhor salário do que Maria. Maria sabe sua posição na sociedade e não discute com João.
d) Maria tem um tratamento desigual aos homens, porque ela é mulher. Mulher é mais fraca que os homens por isso não podem ter uma remuneração equitativa ao dos homens.
e) Homens e mulheres seguem uma padronização social em relação ao lugar que devem ocupar. Homens são racionais e mulheres emocionais, por isso elas não devem ocupar cargos de comando.
4) Conforme a notícia vinculada ao site da ONU Brasil, a relatora especial das Nações Unidas para o direito à moradia, Leilani Farha apresentou em seu relatório no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra, no início de  março de 2016, a questão do direito à moradia.
O aumento do número de sem-teto é evidência da falha dos Estados em proteger e garantir os direitos humanos das populações mais vulneráveis, disse Farha, citando estigma social, discriminação, violência e criminalização enfrentadas por pessoas em situação de rua.
Ela culpou a persistente desigualdade, a distribuição desigual de terra e propriedades e a pobreza em escala global entre os fatores que contribuem para o aumento dos sem-teto, afirmando que o consentimento dos Estados em relação à especulação imobiliária e mercados desregulados são resultado do tratamento das moradias como uma commodity mais do que um direito humano.
Segundo as declarações de Farha, os sem tetos existem no mundo todo. Assinale a alternativa correta que mostre o significado dessa situação mundial.
Alternativas:
a) A existência dos sem tetos no países mais desenvolvidos tem a ver com o grande número de imigrantes que os governos não têm obrigação de auxiliar.
X b) A existência dos sem-tetos é considerada uma questão de violação dos direitos humanos, pois essa condição de vida coloca os sujeitos à margem da sociedade negando-lhes os direitos fundamentais.
c) Os sem-tetos ou moradores de rua são pessoas desorientadas que têm problemas para se integrarem na sociedade por isso são excluídas dela.
d) A questão da moradia está relacionada com o sucesso das pessoas. Os mais esforçados conseguirão ter sua casa própria, o que não acontece com os preguiçosos.
e) A grande quantidade de moradores de rua está gerando uma série de problemas sociais. A polícia deve tirá-los debaixo das pontes para que não arruínem a visão da cidade.
Atividade de Aprendizagem 02 - Educação e Diversidade
1) A capoeira pode ser vista, da mesma forma que as irmandades religiosas e as reuniões em batuques, como um espaço construído por escravos libertos, africanos e crioulos, para encontros e afirmação de apoio e de solidariedade entre os membros de um mesmo grupo. Esses grupos distintos de capoeiras eram conhecidos por maltas. Eram verdadeiras organizações, marcadas por hierarquias, rituais e símbolos específicos.  
De acordo com Mattos, assinale a alternativa que indica como a capoeira pode ser entendida.
Alternativas:
a) Uma cultura de povos inferiores que sobreviveu até hoje em dia.
b) Legitimação de uma estrutura racista.
X c) Resistência e oposição ao sistema escravista.
d) Superioridade cultural da etnia jeje/mina.
e) Reprodução das desigualdades sociais e culturais.
2) No século XIX com organização de bairros negros foi possível as comunidades negras se organizarem sócio culturalmente. Formaram-se as irmandades, os terreiros de candomblé, organizaram-se as lutas como a tiririca, a capoeira entre outras manifestações afro-brasileiras.
Pensando nas resistências das formas culturais afro-brasileiras assinale a alternativa que identifica a maneira como foram aceitas pela sociedade branca mais abrangente a organização dessa cultura.
Alternativas:
X a) As manifestações culturais afro-brasileiras foram muito perseguidas pela polícia, pela igreja católica e jornais que reprimiram suas manifestações até começo do século XX.
b) O samba, capoeira e o candomblé, não tiveram problemas com a sociedade nem com a polícia, nos jornais saíam notícias sobre suas festas.
c) A sociedade mais abrangente aceitou de bons grados as manifestações afro-brasileiras, pois como festas populares eram muito frequentadas por todas as classes sociais.
d) As manifestações culturais afro-brasileiras tiveram muitos problemas porque por agregarem a escória da sociedade, aconteciam muitos crimes e furtos.
e) A sociedade preocupada com o comportamento da população negra e mestiça, devido às diferenças culturais e sociais, permitiam as manifestações em lugares na periferia.
3) A contradição entre os propósitos políticos da coroa e dos jesuítas de um lado, e o imediatismo dos traficantes de índios do outro, não se resolveu nunca por uma decisão real pela liberdade ou pelo cativeiro. A legislação que regula a matéria é a mais contraditória e hipócrita que se possa encontrar. (RIBEIRO, 2004, p.101)
Mesmo com a confusa legislação sobre a permissão ou não da escravidão indígena, havia uma maneira em que os índios sempre podiam ser capturados e escravizados. Assinale a alternativa que traga a possibilidade legal de aprisionamento e escravidão de índios.
Alternativas:
a) quando os índios eram encontrados pelos bandeirantes, que foram grandes caçadores e escravizadores de indígenas.
b) quando os índios fugiam para as matas e eram capturados pelos capitães do mato, que normalmente era um mameluco.
c) quando os jesuítas os capturavam e os mantinham em cativeiro para produzir riquezas para a Companhia de Jesus.
X d) quando era declarada guerra justa, punição por antropofagia, capturado num ataque autorizado, libertado de cativeiro.
e) quando a lavoura de cana de açúcar e os engenhos estavam precisando de mão de obra para a produção de açúcar.
4) A ideia de movimento social surge da ação, quer dizer, das lutas sociais empreendidas por essas minorias e foi, somente mais tarde, assumido como conceito a ser discutido no campo acadêmico. A importância da análise dos movimentos sociais que a princípio dava ênfase nas diferenças de classes (lutas dos trabalhadores e sindicatos), foi gradativamente sendo alterada.
Assinale a alternativa que expõe como são entendidos os movimentos sociais na atualidade.
Alternativas:
a) os movimentos sociais são manifestações da sociedade que estão determinadas unicamente pelas relações de produção.
b) os movimentos sociais hoje em dia são vazios, desarticulados, que causavam prejuízos para a ordem da sociedade.
X c) os movimentos sociais não podem ser olhados somente pelas relações de produção, pois abrangem também questões políticas e culturais.
d) os movimentos sociais não são mais pensados pelas diferenças de classes, pois os sindicatos deixaram de ter força e, consequentemente, também suas reivindicações.
e) a mudança que houve no entendimento sobre o conceito de movimentos sociais foi porque muitas pessoas entram nesses movimentos porque foram chamadas pelas redes sociais.
Atividade de Aprendizagem 03 - Educação e Diversidade
1) [...] [O] sujeito é constituído a partir de imposições que lhe são exteriores, sendo compreendido como um produto das relações de saber e de poder; por outro, o sujeito é constituído a partir de relações intersubjetivas em que há espaço para a manifestação da liberdade que possibilita a criação de si mesmo como um sujeito livre e autônomo. [...]  na sociedade os discursos das ciências humanas funcionam não apenas como práticas discursivas, mas, sobretudo, como práticas coercitivas. Perceber essa relação entre poder e saber levou Foucault a reformular a pergunta inicial de suas pesquisas: não mais examinar como os discursos das ciências humanas galgaram ao estatuto de verdade, mas refletir sobre as condições históricas, políticas e econômicas que possibilitaram seu surgimento. O que lhe interessa é complementar a análise do saber a partir da articulação entre os discursos de verdade e as práticas sociais e institucionais, isto é, compreender como os saberes se tornam dispositivos políticos que auxiliam os mecanismos de poder (Adaptado de CASTANHEIRA,Marcela A. A.; CORREIA, Adriano. A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação. 
Assinale a alternativa que discute corretamente o trecho acima:
Alternativas:
a) os processos pelos quais os indivíduos passam ao longo de sua vida se dá de duas maneiras, de dentro para fora e vice versa, e com isso torna possível a ciência facilitar esse processo, criando regras e disciplina para que todo indivíduo se torne um sujeito consciente e com poder de atuar sobre a sociedade.
b) o que Foucault buscou estudar foi a apropriação pelas ciências humanas dos dispositivos de poder que auxiliam as ciências no domínio da subjetividade e possibilita criar um conhecimento específico que controle os sujeitos, de maneira a usar, por exemplo, a História como disciplina que ensina somente sobre heróis e grandes guerras, e não a conscientização por lutar em prol de um mundo melhor.
X c) há dois processos que atuam concomitantemente na constituição do sujeito, um deles, dado a partir do conhecimento sobre si e outro que torna esse sujeito objeto de conhecimento, por isso as ciências humanas tornaram-se um dos lugares que Foucault examina a produção da verdade e as práticas sociais e institucionais desencadeadas a partir de determinadas circunstâncias, para entender como os dispositivos auxiliam nos mecanismos de poder a partir da racionalidade científica.
d) a liberdade, objeto de interesse de Foucault, estaria justamente no ato de escolha da ciência em instituir determinados dispositivos de poder que ajudariam a regrar a vida dos sujeitos utilizando os conhecimentos científicos, como das ciências humanas, de maneira a articular esses dispositivos com as práticas discursivas que corroborem o exercício da liberdade e os processos de subjetivação.
e) a constituiçao do sujeito cedeu lugar ao estudo das ciências humanas para o interesse de investigação de Foucault acerca dos dispositivos que produzem práticas discursivas que controlam, dizem e exploram, por exemplo, a sexualidade, trazendo no estudo dessas ciências um lugar privilegiado de estudar aspectos históricos, políticos, sociais, econômicos e culturais.
2) O filósofo Michel Foucault em sua obra procurou entender os processos de constituição dos _______________. Também se debruçou sobre a ____________ como forma de entender os diferentes _____________ com os quais se organizam, normatizam e instituem os indivíduos na sociedade a partir de uma relação de saberes e poderes.
As palavras que completam essas lacunas, são:
Alternativas:
a) poderes - sexualidade - dispositivos.
b) saberes - sexualidade - poderes
X c) sujeitos - sexualidade - dispositivos.
d) dispositivos - sexualidade - saberes
e) poderes - sexualidade - saberes;
3) Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo em 2015, a filósofa estadunidense Judith Butler (1956), uma das grandes representantes da teoria queer, trouxe a seguinte informação em sua fala:
Folha: Em sua conferência em São Paulo, você disse saber da exclusão do termo "gênero" e das discussões em torno dele no Plano Municipal de Educação. Também viu alguns manifestantes com cartazes contra a chamada "ideologia de gênero". Por que temer gênero?
Butler: Meu entendimento é de que algumas pessoas temam que "gênero" signifique que não haja leis naturais que regulem a divisão entre sexos. Elas querem leis naturais para estabelecer a questão de gênero para elas. Se você nasce com um conjunto de características, você é uma garota, e você vai se tornar heterossexual e vai casar e não vai ter empregos que adequadamente pertencem aos homens.
Se essa sequência é culturalmente variável, então você pode nascer com um conjunto de características e vir a adquirir outros conjuntos. Ou pode ter seu gênero redesignado e se tornar homem, e pode ser hétero, gay, bi ou assexuado. Pode casar ou não, com alguém do mesmo gênero ou não. Você pode se divorciar, até diversas vezes. Você pode ser poliamoroso e ter vários parceiros.
Enquanto alguns entendem que vidas podem ter várias trajetórias de gênero e sexuais, os que temem gênero querem que haja uma só vida. Todo resto é amedrontador, e com frequência escolhem o ódio como forma de lidar com seus medos.
[...]
                                                                                        (Reprodução)
(PASSOS, Úrsula. Sem medo de fazer gênero: entrevista com a filósofa americana Judith Butler. FOLHA DE SÃO PAULO, Ilustríssima, 20 ago. 2015, 02h01. 
Assinale a alternatica correta. Segundo a filósofa Judith Butler, é preciso ...
Alternativas:
X a) entender porque se teme tanto a discussão de gênero em nossa sociedade, sendo que para essa filósofa isso ocorre pois os indivíduos se preocupam com o fato de que não haja leis naturais que regulem a divisão sexual.
b) compreender que gênero não tem necessidade de estar nas escolas, já que não é disciplina necessária para processos seletivos.
c) entender que a educação para a sexualidade deve ser algo restrito apenas aos responsáveis pela criança.
d) compreender que falar de gênero implica em criar uma situação com a qual não existe em nossa sociedade.
e) entender que discutir gênero abre a possibilidade de meninos tornarem-se homossexuais e as mulheres se revoltarem contra os homens.
4) É importante notar no entanto que, embora presente em todos os dispositivos de escolarização, a preocupação com a sexualidade geralmente não é apresentada de forma aberta. Indagados/as sobre essa questão, é possível que dirigentes ou professores/as façam afirmações do tipo: em nossa escola nós não precisamos nos preocupar com isso, nós não temos nenhum problema nessa área, ou então, nós acreditamos que cabe à família tratar desses assuntos (LOURO, 1997, p. 80).
(LOURO, Guacira L. A construção escolar das diferenças. In: ______. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, p. 57-86, 1997)
Para discutir sobre pedagogias da sexualidade na escola, considere as proposições abaixo e classifique-as com V para Verdadeira ou F para Falsa.
( V ) Michel Foucault demonstrou em suas análises que as escolas ocidentais se ocuparam de pensar gênero e sexualidade em seus espaços.
( V  ) a presença da sexualidade independe da intenção manifesta ou dos discursos explícitos, da existência ou não de uma disciplina de educação sexual, da inclusão ou não desses assuntos.
(  V ) a sexualidade está na escola porque ela faz parte dos sujeitos, ela não é algo que possa ser desligado ou algo do qual alguém possa se despir.
( V  ) há claramente na instituição escolar uma constituição de sujeitos masculinos e femininos supostamente heterossexuais, nos padrões sociais em que a escola se inscreve.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de verdadeiro ou falso:
Alternativas:
a) V  F  F -  V.
b) V  V  F  F.
c) V - V  V  F.
X d) V - V  V  V.
e) V  F  V  F.
Atividade de Aprendizagem 04 - Educação e Diversidade
1) A discriminação por idade no mercado de trabalho é mal conhecida, mas os resultados disponíveis indicam claramente a sua presença, mesmo dentro de um grupo já discriminado, como os trabalhadores incapacitados (Sampaio, Navarro & Martín, 1999). Em 2005, mais de um quarto dos homens entre 50 e 65 anos e 30% das mulheres entre 50 e 59 anos eram definidos como economicamente inativos, no Brasil.
(Fonte: Goldani, 2010, p.422 
Segundo estes dados, podemos chegar à algumas conclusões sobre a inatividade de homens e mulheres entre 50 e 65 anos. Assinale a afirmativa que traga indícios que sugiram corretamente as causas dessa inatividade econômica:
Alternativas:
a) Nas idades entre 50 e 65 anos as pessoas estão desatualizadas, por isso não conseguem se encaixar nas vagas de trabalho que exigem novos conhecimentos.
X b) Possivelmente as pessoas inativas entre as faixas etárias assinaladas no texto estão nesta situação devido às empresas procurarem pessoas mais jovens, pois as mais velhas não aceitam as mudanças do trabalho contemporâneo.
c) podemos concluir que a inatividade das pessoas mais velhas tenha a ver com a dificuldade de lidarem com novas tecnologias, que os trabalhos atuais exigem.
d) Provavelmente porque acreditam, com base nas suas próprias experiências, que a discriminação por idade vai pesar contra eles no mercado de trabalho.
e) As pessoas mais velhas ficam inativas porque estão aposentadas e deficientes, por isso, não podem mais trabalhar em empregos que exigem compromissos com o trabalho formal.
2) A reportagem "Um tiro no futuro", da revista Carta Capital de dezembro de 2006 (edição 424), assinada por Phydia de Athayde, trouxe dados alarmantes sobre a mortalidade juvenil no país. A reportagem  apresenta constatações que revelam a segregação social e racial que assolam nosso país [...] As vítimas são fundamentalmente homens negros. Os jovens negros têm um índice de vitimização 85,3% superior aos brancos. Nessa perspectiva, em que todos parecem que se tornam inimigos, a sociedade tem de encontrar um bode expiatório: os jovens, os jovens negros que moram na periferia, que são vistos pela sociedade ao mesmo tempo como as grandes vítimas e grandes agentes da violência. A partir daí, Phydia de Athayde levanta uma questão muito importante: os jovens que são mortos nas favelas com certeza não são todos criminosos e, mesmo que fossem, isso não significa que devessem morrer. A verdade é que o jovem pobre vive em um ambiente conflagrado e, mesmo que não seja criminoso, fatalmente está mais exposto ao crime. (Fonte: Silva, F.C. da. A Juventude na Mídia Brasileira: estereótipos e exclusão. In___Revista Anagrama  Revista Interdisciplinar da Graduação Ano 1 - Edição 4  Junho/Agosto de 2008, p. 4 
Conforme os dados representados no texto acima sobre a mortalidade juvenil, assinale a alternativa que exprime a maneira correta de identificar essa segregação no Brasil:
Alternativas:
X a) Esse preconceito é constituído por interseccionalidade de várias discriminações, pois a vítima é homem, negro, da periferia e jovem.
b) Esses dados mostram como a juventude negra, pobre e da periferia pensa, pois é por meio da criminalidade que ela se impõe e nada tem a ver com preconceito.
c) A partir desses dados percebemos a violência da polícia que invade a periferia para matar jovens. No entanto, não constitui uma discriminação racista, mas da juventude pobre.
d) Os dados sobre a mortalidade de jovens no Brasil mostram a discriminação contra o pobre, o trabalhador, o morador da periferia, independente de ser homem, mulher, negro ou branco.
e) Esse preconceito é constituído pela luta de classes em que a classe dominante procura eliminar as classes menos abastadas por meio da morte de jovens.
3) Ser humano é entender que a
diversidade leva à unidade,
que a unidade leva à solidariedade,
que a solidariedade leva à igualdade,
que a igualdade leva à liberdade,
que a liberdade leva à diversidade.
(BOURDOUKAN, apud Cadernos da EJA. Diversidades e trabalho. 2007, p. 26 e 27 
A escola tem um importante papel a cumprir ajudando por meio de uma educação inclusiva a implantação da Lei n° 10.639/03. Assinale a alternativa que indica quais são os objetivos dessa Lei  e de uma escola inclusiva.
Alternativas:
a) Oferecer para a população uma escola que tenha nutricionistas que cuidam da elaboração dos lanches, para que sejam nutritivos e, assim, melhorem a produtividade dos alunos mais pobres.
X b) Conhecer as questões familiares e sociais dos alunos, para que a escola possa dividi-los em classes que delimitam aqueles mais problemáticos, a fim de manter a ordem escolar.
c) Superar a visão preconceituosa sobre a diáspora, o negro, a África, denunciar o racismo, implementar ações afirmativas, abolir a ideia de democracia racial.
d) A escola deve mostrar para os alunos a história dos negros e dos índios, como grupos humanos secundários que colaboraram, por meio da escravidão, com a formação da sociedade brasileira.
e) A Lei 10.639/03 chama a atenção para a diversidade dos estudantes nas escolas públicas, mostrando como é importante manter a ordem por meio do domínio dos alunos desordeiros.
4) Ações afirmativas são políticas resultantes de reivindicações de movimentos sociais que têm a ver com democracia e direitos civis. Elas são elaboradas "pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos. (O que são ações afirmativas.  Ministério da justiça e cidadania . 
As ações afirmativas são praticadas em muitos países do mundo. No entanto, ela tem uma origem. Assinale a afirmativa correta que mostra a origem desse tipo de política:
Alternativas:
a) Têm origem no Brasil nos anos 1964 e vem atreladas aos movimentos contra o governo militar que, possibilitava uma conversa ampla com diversos setores da sociedade.
X b) Têm origem nos anos 1960 nos Estados Unidos da América e vêm atreladas, principalmente, aos Movimentos Negros, ao desmantelamento das leis segregacionais e aos direitos humanos.
c) Tem origem no Brasil colônia com os problemas enfrentados com os negros e indígenas que se rebelavam contra a escravatura e os maus tratos.
d) As ações afirmativas surgiram com as discussões sobre a imigração de europeus para o Brasil em substituição ao trabalho escravo dos negros africanos, que ficaram sem trabalho.
e) Tem origem nos Estados Unidos da América a partir da Lei seca que vigorou de 1920 a 1933 e o governo norte americano promoveu intenso trabalho médico de recuperação de alcoólatras.
Tumblr media
https://dicasdeestudo.com/produto/monografis-orientador-de-tcc
0 notes
jbot-08051995 · 7 years ago
Text
Atividades Diagnósticas 01 até 04 - Educação e Diversidade
Atividade Diagnóstica 01 - Educação e Diversidade
1) Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua sociedade e da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão social do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber.
Brandão fala sobre um momento de mudança no mundo da educação. Que momento é esse?
Alternativas:
X a) Esse é o momento em que surge a educação formal, institucionalizada, que cria métodos de ensino-aprendizagem.
b) O texto aponta para o momento em que a educação informal deixa de existir e a educação passa a ser formal.
c) É o momento em que o trabalho se diversifica e a educação vai ser de interesse da sociedade privada.
d) No momento em que as sociedades vão ficando mais complexas é quando as escolas públicas tendem a ser privatizadas.
e) O que o autor está mostrando é que existe um momento de passagem da educação indígena para a educação civilizada.
2) Se estivesse claro para nós que foi aprendendo que aprendemos ser possível ensinar, teríamos entendido com facilidade a importância das experiências informais nas ruas, nas praças, no trabalho, nas salas de aula das escolas, nos pátios dos recreios, em que variados gestos de alunos, de pessoal administrativo, de pessoal docente se cruzam cheios de significação.
O que vemos é que a educação popular tem uma grande similaridade com a educação não-formal, pois ambas trabalham com outros saberes. Em que se diferenciam?
Alternativas:
a) A educação popular é considerada a mesma que a educação não¿formal pois ambas trabalham com a sabedoria popular.
b) Embora a educação popular já diga que é para uma população despossuída, ela também trabalha com a elite assim como a educação não formal.
X c) A educação popular é direcionada para as camadas desfavorecidas socioeconomicamente, ou seja, que é despossuída e a não-formal é direcionada a um público universal.
d) O educador social utiliza a sabedoria popular nas suas aulas, embora ele tenha sido formado pelo ensino formal.
e) A educação não-formal parte dos conhecimentos dos clássicos ocidentais e a popular parte do conhecimento do educando.
3) [...] a cidade se expressa no uso do espanhol, do inglês, e também nas línguas indígenas faladas nos bairros e nas montanhas ou entre aqueles que vendem artesanato no centro. Essa pluralidade se reduz quando passamos das interações privadas às linguagens públicas, as do rádio, da televisão e da publicidade urbana, em que o inglês e o espanhol predominam e coexistem naturalmente.
O contexto exposto acima diz respeito a um caráter da cultura. Assinale qual a alternativa correta.
Alternativas:
a) Monocultural.
b) Simbólico.
X c) Multicultural.
d) Linguístico.
e) Transformador.
4) No final de 2015 foi divulgado nos jornais e nas redes sociais uma fotografia de um menino sírio, encontrado morto numa praia da Turquia após um naufrágio de duas embarcações de refugiados. Os sírios fogem da guerra em seu país. A travessia do Mediterrâneo é feita em botes ou em embarcações superlotadas, sem os mínimos requisitos de segurança, por traficantes de pessoas. A viagem pode custar mais de R$ 10 mil por pessoa, o que torna o negócio altamente lucrativo - uma única embarcação pode render US$ 1 milhão. As imagens deste episódio chocaram o mundo, entretanto muitos países europeus não querem acolher os refugiados. Assim, as fugas continuam nas mãos de traficantes que se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas.
As barreiras burocráticas e físicas enfrentadas pelos refugiados, além da exploração e dos traficantes se configura como uma violação. Assinale a alternativa correta que especifica esse tipo de abuso.
Alternativas:
a) Violação das leis de imigração para os países que os refugiados são encaminhados.
X b) Desrespeito aos direitos humanos dos migrantes e refugiados.
c) Transgressão das leis de fronteiras dos países europeus.
d) Violação dos direitos internacionais que dizem respeito aos imigrantes.
e) Violação dos tratados econômicos internacionais que envolvem dois ou mais países.
Atividade Diagnóstica 02 - Educação e Diversidade
1) De início, os peró não faziam senão traficar sem pretenderem fixar residência. Nessa época, dormiam livremente com as raparigas, o que os nossos companheiros de Pernambuco reputavam grandemente honroso. Mais tarde, disseram que nos devíamos acostumar a eles e que precisavam construir fortalezas, para se defenderem, e edificar cidades para morarem conosco. [...] Depois, começaram a dizer que não podiam tomar as raparigas sem mais aquela, que Deus somente lhes permitia possuí-las por meio do casamento e que eles não podiam casar sem que elas fossem batizadas. E para isso eram necessários paí. Mandaram vir os paí; e estes ergueram cruzes e principiaram a instruir os nossos e a batizá-los. Mais tarde afirmaram que nem eles nem os paí podiam viver sem escravos para os servirem e por eles trabalharem. [...] Mas não satisfeitos com os escravos capturados na guerra, quiseram também os filhos dos nossos e acabaram escravizando toda a nação; e com tal tirania e crueldade a trataram, que os que ficaram livres foram, como nós, forçados a deixar a região.
No período da colonização abordado pelo texto, assinale a alternativa que mostra qual foi a primeira exploração econômica exercida pelos colonizadores, e a dominação cultural e religiosa difundida pelo território brasileiro são, respectivamente
Alternativas:
a) a importante extração das "drogas do sertão" e a fundação das missões.
o escambo de pau-brasil e a catequização empreendida pela Companhia de Jesus.
X b) a plantação de cana de açúcar no Nordeste e as incursões dos bandeirantes realizadas pelos paulistas.
c) o cultivo da cana-de-açúcar em todo o Nordeste a "domesticação" dos índios impondo-lhes o trabalho na agricultura.
d) a mineração em Minas Gerais e a imposição da "língua portuguesa" em toda a Colônia.
2) O fato inegável é que os movimentos sociais dos anos 1970/1980, no Brasil, contribuíram decisivamente, via demandas e pressões organizadas, para a conquista de vários direitos sociais, que foram inscritos em leis na nova Constituição Federal de 1988. (GOHN, 2011, p. 342)
Assinale a alternativa que explicita um movimento indígena desta época.
Alternativas:
a) Comissão de Linhas Telegráficas e Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas.
b) Fundação da FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
c) Fundação do movimento negro Unificado.
X d) Fundação da UNI (União das Nações Indígenas).
e) Serviço de Proteção ao Índio (SPI).
3) Até meados do século XVIII, a região nordestina, que era designada como o Norte, concentrou as atividades econômicas e a vida social mais significativa da Colônia; nesse período, o Sul foi uma área periférica, menos urbanizada, sem vinculação direta com a economia exportadora. Salvador foi a capital do brasil até 1763 e, por muito tempo. Sua única cidade importante. Embora não haja dados de população seguros até meados de século XVIII, calcula-se que tinha 14 mil habitantes em 1585, 25 mil em 1724 e cerca de 40 mil em 1750, a metade dos quais eram escravos. Esses números podem parecer modestos, mas têm muita significação quando confrontados com os de outras regiões: São Paulo, por exemplo, tinha menos de 2 mil habitantes em 1600.  (BORIS, F. História do Brasil. São Paulo: edusp. 1995, p.77)
Conforme o texto acima, assinale a afirmativa que explicita porque o Nordeste, no século XVIII tinha uma quantidade muito maior de escravos do que no sul e sudeste do Brasil.
Alternativas:
a) Porque Salvador sempre foi conhecida como a Roma negra e os africanos preferiam ficar nessa cidade do que em outras com muitos brancos.
b) Porque os afazeres das áreas urbanas nordestinas exigiam muito mais mão de obra escrava do que as áreas rurais, como por exemplo, de São Paulo.
X c) Porque os Estados do Nordeste tinham grandes plantações de cana de açúcar e muitos engenhos que empregavam mão de obra escrava.
d) Porque o sul e sudeste industrializado empregava assalariados diferente do nordeste que empregava mão de obra escrava.
e) Por causa da imigração italiana que modificou a característica das população do sul e sudeste embranquecendo-as.
4) O tráfico de escravos explorou diversas regiões africanas para a captação de negros. Os navios ficavam ancorados em portos próximo às captações da carga viva. Os negros capturados a princípio devido às guerras interinas e mais tarde para o comércio de escravos com os europeus, ficavam em barracões próximo às praias de onde sairiam os tumbeiros.
Das regiões de onde saíam os escravos da África, uma delas foi a que mais mandou escravos para o Brasil. Assinale a alternativa que indica a região correta e ao grupo linguístico ao qual pertenciam esses escravos.
Alternativas:
a) foi do Golfo da guiné que saíram a maior parte dos escravos ´para o brasil que eram de nação jeje.
b) Da região da Mauritânia saíram grandes quantidades de escravos par ao brasil e pertenciam ao grupo linguístico ewe/fon.
X c) Da região de Angola ou Andongo foi de onde saíram a maior quantidade de escravos para o Brasil, que eram do grupo linguístico banto.
d) foi da região de Angola pelo porto de Luanda que saíram os escravos de nação jeje para o Brasil.
e) Do porto de São Jorge da mina que saíram todos os escravos africanos para o brasil que eram de nação ijexá.
Atividade Diagnóstica 03 - Educação e Diversidade
1) "Falando sobre seu pensamento, Foucault disse que o alvo dos seus trabalhos não era o fenômeno do poder, mas criar uma história dos diferentes modos pelos quais os seres humanos tornam-se sujeitos. Podemos dizer que o que ele pretendia era estudar as formas de constituição do indivíduo moderno. Em sua obra, Foucault se refere a mecanismos de objetivação e de subjetivação que concorreriam como processos de constituição do indivíduo. Os primeiros são os mecanismos que tendem a fazer do homem um objeto, ou seja, se referem aos processos disciplinares que tendem a tornar o homem dócil politicamente e útil economicamente. Os segundos se referem aos processos que em nossa sociedade fazem do homem um sujeito preso a uma identidade que lhe é atribuída como sua" (PEZ, Tiaraju Dal Pozzo. Pequena análise sobre o sujeito em Foucault: a construção de uma ética possível. 
Utilizando-se dos conceitos de objetivação e subjetivação, assinale a alternativa correta quanto a leitura destes sobre a sexualidade:
Alternativas:
X a) os processos disciplinares constituem para sexualidade determinadas regras, normas e saberes que estabelecem o lugar que cada sujeito deve ocupar nas relações sociais e assim ele possa se identificar com outros/as que estabelecem-se pelo mesmo padrão.
b) o poder disciplinar liberta a sexualidade de atrelar-se a regras que cerceiam seu livre exercício fazendo com que subjetivamente o sujeito esteja ciente de vivenciar sua sexualidade como bem entende, sem nada lhe acontecer.
c) a sexualidade se não for controlada por um poder disciplinar, nos impede de vivenciá-la plenamente, realizando o sujeito no plano subjetivo.
d) a sexualidade é um dos componentes nos processos de subjetivação e objetivação para a constituição do sujeito, na medida em que procura adequar da melhor maneira possível, regras que facilitem o convívio social sem diminuir, excluir ou estigmatizar ninguém.
e) o sistema capitalista apenas faz uso dos processos de objetivação para docilizar os corpos e a sexualidade, não se preocupando se subjetivamente cada sujeito faça sua escolha.
2) "Em 1993, o geneticista norte-americano Dean Hamer publicou um estudo na respeitada revista científica Science no qual afirmou ter descoberto o gene da homossexualidade. Segundo a suposta descoberta, a pessoa nasce homossexual e esta seria condição imutável.
Isso gerou muita discussão e as opiniões no campo científico sobre o tema ficaram divididas. Um dos pesquisadores que discorda dessa hipótese é o professor do Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Leandro Colling. Ele defende que a sexualidade é um dado da cultura, não da biologia. Para ele, as pessoas quando nascem não têm uma sexualidade definida.
Colling afirma que a constituição corporal é um dado da sexualidade que não deve ser vista como determinante. Eu posso mudar meu corpo, me construir como mulher, por isso a biologia não é determinante, afirma. Ele acredita que a sexualidade, seja ela hetero, homo, trans ou bi é uma questão de influência social que tem mais força sobre o indivíduo quando ele está constituindo-se identitariamente. 'O que queremos denunciar é que a sociedade cria um monte de normas do que é ser homem e do que é ser mulher', relata" (ANDRADE, Vitor. "A Sexualidade é uma construção social", diz pesquisador da Ufba. Ciência e Cultura - Agência de Notícias em C&T. Atualizado em 14 de junho de 2011 às 03:20. 
Assinale a alternativa que corretamente analisa o texto acima:
Alternativas:
a) os estudos do geneticista norte-americano Dean Hamer demonstra a importância que o discurso biológico pode ter para entender questões da sexualidade, como o gene da homossexualidade.
b) o professor Leandro Colling da Ufba corrobora que o dado biológico pode influenciar quando queremos mudar o corpo, no sentido de que estudar e compreender a anatomia e o corpo humano como um todo facilitaria a produção de novas tecnologias de adaptação para as pessoas.
c) a sociedade determina as regras sobre o que se entende de ser homem ou mulher a partir dos estudos científicos, principalmente da genética na Biologia.
X d) quando discute-se sexualidade há uma forte tendência em buscar entendê-la a partir da biologia, o que leva muitos a acreditar que ela é determinada por características naturais e biológicas, quando na verdade o que se produz sobre sexualidade é um dado  cultural constituído nas relações sociais.
e) o fato de existir estudos biológicos impede que se avancem as questões sociais sobre a sexualidade enquanto construção social e impede que travestis e transexuais possam realizar suas cirurgias de readequação por falta de mais estudos na área.
3) No fim da década de 1980, um artigo da historiadora estadunidense Joan Scott se tornou clássico. Essa estudiosa feminista, influenciada pelas correntes pós-estruturalistas que se inspiraram no pensamento de Foucault e Derrida, esquematizou uma nova forma de se pensar gênero: a partir de uma crítica a outras concepções, inclusive a do sexo/gênero, que, em sua opinião, eram incapazes de historicizar a categoria sexo e o corpo. Assim, Joan Scott considerou que apenas opor sexo como algo natural em oposição a gênero como algo cultural, não ajudaria a dar uma utilidade analítica para o conceito de gênero ao longo da História. Para além de um mero instrumento descritivo, chama a atenção da necessidade de se pensar na linguagem, nos símbolos, nas instituições e sair do pensamento dual que recai no binômio homem/mulher, masculino/feminino.
(adaptado de SENKEVICS, Adriano. O conceito de gênero por seis autoras feministas. São Paulo, 09 abr. 2012. 
Nesse sentido, gênero para Joan Scott apresenta-se em sua essência como:
Alternativas:
X a) uma categoria analítica útil para análise histórica das relações baseadas nas diferenças entre os sexos e as movimentações da sociedade.
b) um estudo que busca a essência da mulher e entendê-la em oposição ao ser homem na sociedade.
c) um estudo que tratava de buscar nos fatos históricos elementos que pudessem provar as violências, o machismo e a desigualdade que assola as mulheres atualidade.
d) uma categoria de análise que diferencia o sexo biológico com o que a sociedade diz que é ser mulher, reforçando que há uma oposição muito forte entre natureza e aspectos sociais.
e) uma categoria que estuda as diferenças entre homens e mulheres como forma de garantir assistência judicial em caso de violências como as tantas que as mulheres já sofreram ao longo da História.
4) A escola, principalmente a sala de aula, pode ser um espaço privilegiado na medida em que promove a cultura do reconhecimento à pluralidade das identidades e dos comportamentos relativos, sendo um espaço problematizador, que questiona relações de poder, hierarquias sociais opressivas e processos de subalternização ou de exclusão. Assim pode-se entender que esses processos tendem a engessar e manter rotinas curriculares como sempre foram e quais novos caminhos pode-se abrir para outras ações.
Sobre a escola, é correto afirmar que:
Alternativas:
a) atua como o lugar da técnica e do saber científico, não devendo se preocupar com as  afetividades, comportamentos e ações, pois isso deve estar reservado ao espaço privado de educação, como a casa, ou lugares que se escolham, como a igreja, agremiações e roda de amigos.
b) a escola é um lugar da pluralidade desde que se ensine o respeito de um para com o outro, de maneira que sempre haja harmonia e ausência de conflito, e quando houver diferença, essa deve ser considerada com a possibilidade de encaixe ao que já está estabelecido.
X c) a escola por ser o lugar da pluralidade, até mesmo por seu caráter democrático e público, deve estar atenta a todas às etnias, classes sociais, credos religiosos ou ausência dele e as diferentes vivências de sexualidades e identidade de gênero, pois a aprendizagem também se passa pela construção dos sujeitos e seus processos identitários.
d) o que está na escola deve permanecer como foi criado, pois a essência da escola é ensinar a ler e escrever, como também fazer contas matemáticas e absorver todas as outras disciplinas que complementem essas aptidões, portanto, ficar colocando mais responsabilidade em um lugar com muitas pessoas para se gerir, pode acabar desvirtuando o sentido deste lugar.
e) a escola é o lugar da  igualdade, deve para isso combater tudo que é diferente e que atrapalhe, como as conversas paralelas, meninos que querem ser meninas e o contrário, brigas e falta de respeito, enfim, entre os muros, deve se esquecer dos problemas sociais e construir um lugar em que ensinar e aprender sejam em função de um bem maior, que é igualar todos os comportamentos para que a sala de aula funcione adequadamente.
Atividade Diagnóstica 04 - Educação e Diversidade
1) Na Espanha, um árbitro interrompe uma partida de futebol. Por que motivo? Muitos torcedores insultam tanto um jogador de Camarões que ele ameaça deixar o campo. Na Rússia, ataques violentos contra africanos, asiáticos e latino-americanos se tornaram comuns; em 2004, os ataques racistas naquele país aumentaram em 55%, chegando a um total de 394 incidentes em 2005. Numa pesquisa na Grã-Bretanha, um terço dos asiáticos e negros entrevistados achava que havia perdido o emprego por causa de discriminação racial. Esses exemplos refletem uma tendência mundial.
O texto acima mostra algumas manifestações de discriminação divulgadas pela mídia, que aconteceram nos últimos anos. A discriminação pode resultar em intolerância. Assinale a alternativa que traga uma definição mais precisa sobre o conceito de intolerância.
Alternativas:
X a) Intolerância é uma atitude mental  em que o ódio e a agressividade são direcionados a um grupo específico devido às diferenças culturais, étnicas, de raça, religiosas, de nacionalidade e convicções.
b) Intolerância é uma atitude nata do ser humano, está presente nas relações humanas com fundamentos em crenças religiosas e opiniões.
c) Intolerância é resultado das diferenças humanas e da impossibilidade de conviverem juntas pessoas de maneiras diversas de viver.
d) Intolerância é uma maneira natural das pessoas manifestarem seu desacordo com o modo de ser de outros grupos humanos considerados impróprios.
e) Intolerância é uma atitude humana que existe desde os primórdios da humanidade . Ela é nata no homem e vai evoluindo com o passar da vida e a percepção de que alguns grupos humanos são melhores do que outros.
2) O Brasil é um país de Estado Laico, isso significa que não há uma religião oficial brasileira e que o Estado se mantém neutro e imparcial às diferentes religiões. Desta forma, há uma separação entre Estado e Igreja; o que, teoricamente, assegura uma governabilidade imune à influência de dogmas religiosos. Além de separar governo de religião, a Constituição Federal também garante o tratamento igualitário a todos os seres humanos, quaisquer que sejam suas crenças. Dessa maneira, a liberdade religiosa está protegida e não deve, de forma alguma, ser desrespeitada. 
No entanto, "somente em 2014, o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), recebeu 149 denúncias de discriminação por motivação religiosa. A maioria, 26,17%, foram do Rio de Janeiro e, 19,46%, de São Paulo [...].Entre as religiões mais discriminadas estão as de matriz africana, como o candomblé e a umbanda. O mesmo balanço mostra que 35,39% das vítimas de discriminação por motivação religiosa eram negros, enquanto 21,35% eram brancos e, 0,56%, indígenas. 
Analisando os dados do texto acima, assinale a alternativa que indica a relação existente entre intolerância religiosa no Brasil e racismo.
Alternativas:
a) A intolerância religiosa empreendida contra as religiões afrobrasileiras tem a ver com a questão da crítica à essas religiões e nada tem a ver com racismo.
X b) A intolerância religiosa contra as religiões afrobrasileiras, que são de origem negra, carregam consigo o racismo empreendido contra os negros, uma vez que essas religiões fazem parte de sua cultura.
c) a intolerância religiosa contra as religiões afrobrasileiras acontecem por serem religiões atrasadas, que nasceram de escravos negros.
d) A intolerância religiosa contra as religiões afrobrasileiras está relacionada à catequese dos negros no período da escravidão que não foi bem sucedida.
e) As religiões afrobrasileiras são perseguidas desde que os negros vieram para o Brasil, por isso elas deveriam ter sido extintas a muito tempo.
3) A escola, como instituição detentora de poder político e de formação tem importante papel na formação e transformação da sociedade. Foi por meio da  Lei nº. 10639/03 e a Lei nº. 11645/08  que se foi estabelecido o ensino da História da África e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas.
Essas leis foram de suma importância para os afro-brasileiros e os indígenas. Em relação à essas Leis, assinale a opção que encontra-se de acordo com os objetivos por elas propostos.
Alternativas:
a) promover visitas de ativistas de instituições afrobrasileiras nas escolas, durante datas comemorativas.
X b) Promover ações de combate à exclusão e promotoras da igualdade étnico-racial, no cotidiano escolar.
c) incentivar projetos divulgando a valorização da cultura indígena no ambiente escolar.
d) organizar apresentações de grupos de capoeira em eventos na escola.
e) promover atividades de danças indígenas na comemoração do Dia do Índio.
4) Dentre os programas criados para atender aos objetivos dispostos no PNAES (Plano nacional de Assistência Estudantil), vale destacar o programa Bolsa Permanência. Em diversos Estados do país, o programa Bolsa Permanência ganhou estruturas diversificadas, mas sempre com o mesmo objetivo.
Assinale a alternativa que mostra corretamente qual o objetivo do Programa Bolsa Permanência, conforme os objetivos do PNAES.
Alternativas:
a) colaborar com as finanças da família do estudante de baixo poder financeiro a fim de que os irmãos mais novos não passem pelos mesmos problemas.
b) melhorar o lanche oferecido pelas cantinas especiais para alunos carentes, para que fiquem bem alimentados, melhorando a capacidade de aprendizado.
X c) democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal, contribuindo para a promoção da inclusão social pela educação.
d) a bolsa permanência tem o objetivo de financiar a compra de artigos eletrônicos como computadores e tablet para eliminar o analfabetismo digital.
e) A bolsa permanência tem como objetivo procurar manter o estudante de baixa renda próximo a moradia de seus parentes, a fim de que ele permaneça na Universidade.
https://dicasdeestudo.com/produto/monografis-orientador-de-tcc
0 notes
jbot-08051995 · 7 years ago
Text
Av2 - Didática: Planejamento e Avaliação
1) As avaliações externas e em larga escala permitem, por intermédio de seus dados, fomentar políticas públicas na área da educação.
Assim, é correto afirmar que as avaliações externas também exercem como função:
Alternativas:
X a) Certificação, Seleção em universidades e Prestação de Contas.
b) Certificação, Seleção em universidades públicas e Prestação de Contas.
c) Certificação, Seleção em universidades privadas e Prestação de Contas.
d) Certificação, Seleção em universidades públicas e Prestação de Contas junto ao Poder Público.
e) Certificação, Seleção em universidades privadas e Prestação de Contas junto ao Banco Mundial.
2) A Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.394/96) – LDB - é a lei orgânica e geral da educação brasileira. Sua função consiste em normatizar a educação, por intermédio de determinar as diretrizes e as bases da organização do sistema educacional.
Assim, sobre a avaliação, a LDB explicita em seu artigo 24, inciso V, como deve ocorrer o processo avaliativo, bem como o que deve ser privilegiado em termos de seus resultados é correto afirmar que a avaliação deve ser:
Alternativas:
X a) Contínua e cumulativa, privilegiando aspectos qualitativos sobre os quantitativos e com foco nos resultados ao longo do período sobre eventuais avaliações finais.
b) Pontual e cumulativa, privilegiando aspectos qualitativos sobre os quantitativos e com foco nos resultados ao longo do período sobre eventuais avaliações finais.
c) Contínua e cumulativa, privilegiando aspectos quantitativos sobre os qualitativos e com foco nos resultados ao longo do período sobre eventuais avaliações finais.
d) Contínua e cumulativa, privilegiando aspectos qualitativos sobre os quantitativos e com foco nos resultados ao final do período.
e) Contínua e mediadora, privilegiando aspectos quantitativos sobre os qualitativos e com foco nos resultados ao longo do período sobre eventuais avaliações finais.
3) Meu otimismo, contudo, não promete que a Internet resolverá, em um passe de mágica, todos os problemas culturais e sociais do planeta. Consiste apenas em reconhecer dois fatos. Em primeiro lugar, que o crescimento do ciberespaço resulta de um movimento internacional de jovens ávidos para experimentar, coletivamente, formas de comunicação diferentes daquelas que as mídias clássicas nos propõem. Em segundo lugar, que estamos vivendo a abertura de um novo espaço de comunicação, e cabe apenas a nós explorar as potencialidades mais positivas deste espaço nos planos econômico, político, cultural e humano. (LÉVY, 1999, p. 11)
A partir da afirmação de Lévy sobre o ciberespaço, é correto afirmar que a educação e a avaliação mediadas por novas tecnologias estão transformando os contextos de produção do conhecimento nos ambientes escolares. Assim, assinale a alternativa que corresponde a ferramentas relacionadas as novas tecnologias que podem ser utilizadas para a produção e avaliação da aprendizagem:
Alternativas:
a) Provas escritas.
b) Portfólio.
X c) M-learning.
d) Provas orais
e) Seminários.
4) O conhecimento erguido por uma proposta interdisciplinar apresenta-se, para muitos autores, como um avanço de construção de um saber não fragmentado ou disciplinar, pois ao relacionar a interação entre uma ou mais disciplinas e seus respectivos métodos e/ou aportes conceituais objetiva o aprofundamento do entendimento de um determinado objeto.
Assim, é correto afirmar que um dos principais teóricos, no âmbito internacional, sobre é temática é:
Alternativas:
X a) Japiassú.
b) Emília Ferreiro.
c) Wallon.
d) Paulo Freire.
e) Haydt.
5) O ensino híbrido exige que o aluno seja compreendido como um protagonista de seu processo de aprendizagem, sendo permeado pela personalização e individualização de suas necessidades educativas.
Com base na afirmação acima é correto afirmar que:
Alternativas:
X a) O ensino híbrido consiste em práticas que envolvem o ensino a distância e presencial, bem como metodologias, ritmos e práticas que permitem o acompanhamento em grupo e individualizado do aluno.
b) O ensino híbrido consiste em práticas que envolvem o ensino a distância, bem como metodologias, ritmos e práticas que permitem o acompanhamento em grupo e individualizado do aluno.
c) O ensino híbrido consiste em práticas que envolvem o ensino presencial, bem como metodologias, ritmos e práticas que permitem o acompanhamento em grupo e individualizado do aluno.
d) O ensino híbrido consiste em práticas que envolvem o ensino tradicional, bem como metodologias, ritmos e práticas que permitem o acompanhamento em grupo e individualizado do aluno.
e) O ensino híbrido consiste em práticas que envolvem o ensino somente com TIC, bem como metodologias, ritmos e práticas que permitem o acompanhamento em grupo e individualizado do aluno.
https://dicasdeestudo.com/produto/monografis-orientador-de-tcc
0 notes
jbot-08051995 · 7 years ago
Text
Atividades de Aprendizagem 01 até 04 - Didática: Planejamento e Avaliação
Atividade de Aprendizagem 01 - Didática: Planejamento e Avaliação
1) Assinale a alternativa que explicita as três dimensões dialéticas e dialógicas da Didática, segundo as proposições de Vera Candau.
Alternativas:
a) Nacional, social-política e humana.
b) Currículo, humana e técnica.
c) Social-política, humana e currículo.
d) Técnica, autonomia e humana.
X e) Humana, técnica e político-social.
2) É verdadeiro afirmar, sobre o conceito de Pedagogia para Libâneo:
Alternativas:
X a) Ciência responsável pela sistematização do processo educativo.
b) Ciência que produz o conhecimento cultural no socialismo.
c) Ciência responsável pela sistematização da dimensão social.
d) Ciência responsável pela sistematização da dimensão humana.
e) Ciência responsável pela sistematização da dimensão técnica.
3) No tocante à concepção do Aprender a Aprender, é correto afirmar que ela é composta por:
Alternativas:
a) Aprender a Viver, Conviver, Ser, Fazer.
b) Aprender a Compreender, Conviver, Ser e Fazer.
c) Aprender a Interpretar, Conviver, Viver, Ser.
d) Aprender a Crescer, Motivar, Viver e Ser.
X e) Aprender a Conhecer, Conviver, Ser, Fazer.
4) Podemos dizer que, no modelo sociocultural, a mediação envolve:
Alternativas:
a) Processos estritamente cognitivos.
b) Processos políticos e físicos.
c) O uso de materiais didáticos.
d) A atuação do professor na mete do aluno.
X e) Processos sociais e mentais.
Atividade de Aprendizagem 02 - Didática: Planejamento e Avaliação
1) O planejamento do sistema educacional envolve a dimensão macro da educação, ou seja, é o mais abrangente, à medida que se relaciona com quais escalas?
Alternativas:
a) Somente Federal e Municipal.
b) Somente Estadual e Municipal.
c) Somente Federal e Estadual.
d) Federal, Estadual, mas não Municipal.
X e) Federal, Estadual e Municipal.
2) I: O Planejamento é o processo de reflexão para se tomar uma decisão; ele é permanente.
II: Já o Plano é produto, é um guia de orientação, deve ter uma ordem sequencial, progressiva, para que alcance seus objetivos, ou seja, ele deve ter objetividade e flexibilidade, bem como possuir coerência.
Sobre as asserções acima é correto afirmar que:
Alternativas:
X a) As duas asserções são verdadeiras.
b) As duas asserções são falsas.
c) A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
d) A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
e) As asserções não retratam planejamento e plano.
3) Os aspectos metodológicos relacionam-se com as estratégias que serão mobilizadas pela ação didática. Assim, podemos afirmar que eles relacionam-se:
Alternativas:
X a) Às concepções de ensino de forma geral.
b) À abordagem somente tradicional.
c) À abordagem somente libertária.
d) À abordagem somente comportamental.
e) À abordagem somente cognitiva.
4) Para alguns autores como Balzan (1980) e Eisner (1985), uma perspectiva crítica importante sobre as ponderações da Taxonomia de Bloom e R. Marger é que sua instrumentalização pode ser excessiva, levando os professores a ficarem tão centrados na construção dos objetivos que acabem por perder o foco na aprendizagem.
LOGO,
As taxonomias acabam se transformando em finalidades em si mesmas.
Alternativas:
X a) Asserção correta, razão correta e a razão justifica a asserção.
b) Asserção correta, razão correta e a razão não justifica a asserção.
c) Asserção correta e razão errada.
d) Asserção errada e razão correta.
e) Asserção errada e razão errada.
Atividade de Aprendizagem 03 - Didática: Planejamento e Avaliação
1) No que se refere a avaliação diagnóstica é correto afirmar que ela deve ocorrer: 
Alternativas:
a) Ao final do bimestre.
b) Ao final do semestre.
c) Para concluir o ano letivo.
d) Para determinar quem será aprovado.
X e) Para introduzir um novo tema ou assunto.
2) A avaliação pode apresentar diferentes esferas e objetivos. Assim, é correto afirmar que são esferas da avaliação:
Alternativas:
X a) Aprendizagem, da Unidade Escolar, do Sistema de Ensino.
b) Ensino, da Rede de Ensino, do Sistema de Ensino.
c) Aprendizagem, da Diretoria de Ensino, do Sistema de Ensino.
d) Aprendizagem, da Política de Educação, do Sistema de Ensino.
e) Aprendizagem, das Redes Particulares, do Sistema de Ensino.
3) Assinale a alternativa correta sobre o instrumento avaliativo da técnica de testagem.
Alternativas:
a) Roteiro de entrevista.
b) Roteiro de Observação.
c) Autoavaliação.
d) Roteiro de visita à casa do aluno.
X e) Prova Prática.
4) Assinale a alternativa que corresponde ao significado correto da sigla ENCCEJA:
Alternativas:
a) Exame Nacional para Certificação de Critérios de Jovens e Adultos.
b) Exame Nacional para Certificação de Conteúdos para Jovens e Adultos.
X c) Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
d) Exame Notacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
e) Exame Nacional para Conclusão das Competências de Jovens e Adultos.
https://dicasdeestudo.com/produto/monografis-orientador-de-tcc
0 notes
jbot-08051995 · 7 years ago
Text
Atividades Diagnósticas 01 até 04 - Didática: Planejamento e Avaliação
Atividade Diagnóstica 01 - Didática: Planejamento e Avaliação
1) Observe a asserção a seguir e complete as lacunas com os termos adequados.
O termo _____________ foi instituído por ___________ em sua obra __________(1657), e originalmente significa ______________.
Alternativas:
a) Pedagogia; Comenius; Pedagogia Magna; A arte de ensinar tudo a todos.
b) Ensino; Comenius; Ensino Magno; A arte de ensinar tudo a todos.
X c) Didática; Comenius; Didática Magna; A arte de ensinar tudo a todos.
d) Didática; Sócrates; Didática Dialética; A arte de ensinar tudo a todos.
e) Ensino; Sócrates; Maiêutica Magna; A arte de ensinar tudo a todos.
2) Crise na educação: por quê?
É com tristeza que nós, educadores, constatamos estar a escola em crise: ela não consegue desempenhar com eficácia a função de informar e, muito menos, a função formadora. Inúmeras tentativas já foram feitas no intuito de superar esta crise e melhorar a qualidade do ensino. Para tanto, os objetivos foram redefinidos, conteúdos mais atualizados foram acrescidos ao currículo, enquanto o antigo acervo de técnicas didáticas foi revisto, com novas estratégias de ação sendo sucessivamente implantadas. Mas isto não resolveu o problema. (HAYDT, 2006, p. 45).
A partir do trecho acima, é possível afirmar que a autora acredita que o problema da educação na atualidade seja devido:
Alternativas:
a) Às poucas técnicas didáticas disponíveis.
b) À falta de currículos atualizados.
c) À falta de clareza sobre os objetivos da educação.
d) Aos professores mal preparados.
X e) À dificuldade da escola em formar os alunos para além dos conteúdos.
3) "O ensino é concebido como um processo mecânico, repetitivo e fragmentado. A atividade de ensinar é vista comumente, como transmissão de conhecimentos objetivos e neutros, úteis para que os indivíduos se tornem competentes na manutenção e no aperfeiçoamento da ordem social vigente" (Veiga, 1996, p. 151).
Essa dimensão da educação implica na transmissão de uma série de conhecimentos e saberes, inclusive de valores morais, normas, usos e costumes.
É correto afirmar que este trecho refere-se à dimensão:
Alternativas:
a) Política.
b) Conservadora.
c) Ideológica libertária.
X d) Social.
e) Econômica.
4) Leia a afirmação abaixo:
“O conhecimento, em lugar de ser transmitido pelo professor para memorização, emergia da relação concreta estabelecida entre os alunos e esses objetos ou fatos, devendo a escola responsabilizar-se por incorporar um amplo conjunto de materiais”. (VIDAL, 2003, p. 509)
Esta afirmação corresponde a qual concepção de educação que passou a vigorar a partir da década de 1920 e que originou o Manifesto dos Pioneiros?
Alternativas:
a) Tradicional.
X b) Escola Nova.
c) Libertária.
d) Cognitivista.
e) Sociocultural.
Atividade Diagnóstica 02 - Didática: Planejamento e Avaliação
1) A questão do planejamento não pode ser compreendida de maneira desvinculada da especificidade da escola, da competência técnica e do compromisso político do educador e ainda das relações entre escola, educação e sociedade.
A partir da asserção acima, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
X a) O planejamento organiza e sistematiza as ações para obtenção de um resultado desejado.
b) O planejamento organiza, mas não sistematiza as ações para obtenção de um resultado desejado.
c) O planejamento não organiza, mas sistematiza as ações para obtenção de um resultado desejado.
d) O planejamento não organiza e nem sistematiza as ações, pois os processos são mecânicos.
e) O planejamento organiza e sistematiza as ações, mas não se preocupa com o resultado desejado.
2) No tocante ao planejamento de ensino, é correto afirmar que ele é uma ação sistemática, planejada e intencional, portanto, é:
Alternativas:
X a) Flexível.
b) Estático.
c) Flexível, mas não dinâmico.
d) Estático e não flexível.
e) Flexível e não organizado.
3) Complete com o termo adequado a afirmação abaixo:
O plano de aula é um instrumento pedagógico de planejamento da atividade docente que materializa___________.
Alternativas:
X a) O conteúdo disciplinar.
b) O plano de ensino.
c) O plano de curso.
d) O projeto político pedagógico.
e) O regimento.
4) Os objetivos de ensino fazem parte do planejamento da ação didática e podem ser divididos em:
Alternativas:
X a) Geral e Específico.
b) Generalista e Ordinal.
c) Ordinal e Específico.
d) Conceitual e Geral.
e) Geral e Procedimental.
Atividade Diagnóstica 03 - Didática: Planejamento e Avaliação
1) O art. 24. Da LDB 9.394/1996, aborda que a educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:  
V - A verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
Assinale a alternativa que indica corretamente o que o artigo 24 da LDB 9.394/96, apontará como critérios da avaliação.
Alternativas:
a) O que deverá prevalecer na avaliação são os critérios quantitativos sobre os qualitativos.
b) O que deverá prevalecer são as avaliações finais, em detrimento das realizadas ao longo do período.
X c) Ela será uma avaliação do rendimento escolar e deverá ocorrer de forma contínua e cumulativa.
d) Ela será uma avaliação do rendimento escolar e deverá ocorrer de forma pontual e cumulativa.
e) Serão critérios os resultados qualitativos sobre os quantitativos, portanto devem prevalecer os resultados finais sobre os obtidos ao longo do período.
2) Enunciado: Relacione as colunas sobre avaliação considerando sua função a modalidade correspondente:
Tumblr media
Alternativas:
a) A, B, C.
X b) B, A, C.
c) A, C, B.
d) B, A, C.
e) C, A, B.
3) Assinale a afirmativa que corresponde corretamente as etapas da avaliação:
Alternativas:
X a) Determinar o que vai ser estudado; estabelecer os critérios e as condições da avaliação; selecionar as técnicas e os instrumentos; realizar a aferição dos resultados.
b) Determinar o que vai ser estudado; estabelecer os critérios, independente das condições da avaliação; selecionar as técnicas e os instrumentos; realizar a aferição dos resultados.
c) Determinar o que vai ser estudado, mas não explicitar o que vai ser avaliado; estabelecer os critérios e as condições da avaliação; selecionar as técnicas e os instrumentos; realizar a aferição dos resultados.
d) Determinar o que vai ser estudado; estabelecer os critérios e as condições da avaliação; selecionar as técnicas e os instrumentos para medir e testar somente em termos quantitativos; realizar a aferição dos resultados.
e) Determinar o que vai ser estudado; estabelecer os critérios e as condições da avaliação; selecionar as técnicas e os instrumentos; realizar a aferição dos resultados exclusivamente quantitativos.
4) Leia a definição a seguir e assinale a alternativa que marca corretamente o tipo de avaliação externa apresentado:  
"É aplicada censitariamente aos alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada".
Alternativas:
a) SAEB.
b) ENCEJA.
c) ENADE.
d) ENEM.
X e) Prova Brasil.
Atividade Diagnóstica 04 - Didática: Planejamento e Avaliação
1) “Como ensinar? ”, provavelmente é uma das questões mais contundentes quando pensamos na Didática como o segmento da Pedagogia que buscar compreender os processos de construção do conhecimento e, consequentemente de ensino-aprendizagem. A Didática, portanto, reflete sobre o complexo processo da formação docente. Assim, assinale a alternativa correta, em relação aos três tipos de formação docentes que são inerentes ao exercício da prática docente:
Alternativas:
X a) Teórico-científica, Didática, Prática.
b) Teórico-científica, Multidimensional, Prática
c) Teórico-científica, Didática, Multidimensional.
d) Multidimensional, Didática, Prática.
e) Teórico-Prática, Didática, Multidimensional.
2) I: Para Haydt (2006, p. 148) "o professor deve ter perante a didática uma atitude crítica. Por isso, deve refletir sobre a melhor forma de ajudar seus alunos no processo de reconstrução do conhecimento e sobre a eficácia de sua ação didática, expressa nos resultados da avaliação do aproveitamento do aluno. A prática pedagógica deve ser analisada e repensada continuamente pela reflexão".
Logo,
II: Pilleti (2010, p. 137) afirma que "a escolha adequada dos métodos e técnicas didáticas é uma etapa importante do planejamento de ensino. O professor deve seguir alguns critérios, como: objetivos educacionais, estrutura do assunto e tipo de aprendizagem envolvido, tempo disponível, condições físicas, tipo de aluno, experiência didática do professor".
Analisando as duas asserções, é possível determinar que a alternativa correta seja:
Alternativas:
X a) As duas asserções são verdadeiras
b) As duas asserções são falsas.
c) A asserção I é verdadeira e a II é falsa
d) A asserção I é falsa e a II é verdadeira
e) Nenhuma das asserções tratam da Didática.
3) Os métodos e técnicas de ensino aprendizagem podem ser classificados de muitas formas, sendo uma das mais usuais a terminologia de métodos e técnicas passivos ou métodos e técnicas ativos, pois pressupõe a ação do aluno como passiva ou ativa na construção do conhecimento. Neste sentido, assinale a alternativa que corresponde a uma técnica passiva de aprendizagem:
Alternativas:
X a) Aula expositiva
b) Método Montessori
c) Centro de Interesse
d) Método de projetos
e) Estudo do meio
4) Historicamente, a construção do conhecimento científico, consolidada no século XIX, foi marcada pela dicotomização da ciência, produzindo um saber especializado, parcial e fragmentado, no qual o lema “ordem e progresso” é exemplar deste contexto. A corrente que abarca esta concepção é o Positivismo, no qual o principal expoente foi:
Alternativas:
X a) Comte.
b) Montessori
c) Piaget
d) Wallon
e) Diderot.
https://dicasdeestudo.com/produto/monografis-orientador-de-tcc
0 notes
jbot-08051995 · 7 years ago
Text
Av2 - Lic - Políticas Públicas da Educação Básica
1) Quando estudamos as políticas públicas da educação básica temos que nos atentarmos sobre o financiamento da educação, uma vez que todas as verbas destinadas à educação irão direcionar a organização do contexto educativo. Sobre os conceitos e suas respectivas definições que estão articuladas com a discussão sobre financiamento, avalie as afirmativas:
(F) I: FUNDEB: Sigla utilizada para anular os serviços do Fundo e Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
(V) II: Distribuição dos recursos: Distribuição de verbas as unidades federativas, aos municípios ou à ambos pelo Governo Federal, com base nos dados do Censo Escolar do ano anterior.
(F) III: FNDE: Sigla para Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Este fundo é responsável por beneficiar exclusivamente o Ensino Superior e os cursos de pós-graduação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) I, apenas.
b) I, II e III.
c) I e II, apenas.
d) III, apenas.
(X) e) II, apenas.
2) Sobre o financiamento da Educação, sabe-se que o FUNDEB não se configura como uma conta única, mas sim 27 fundos, um para cada unidade federativa e o Distrito Federal. Sua composição se dá por meio de nove impostos e transparências. Nessa lógica, cada unidade federativa é responsável por depositar 20% dessa arrecadação em uma conta específica para esse fundo. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que quando o repasse não atinge o valor mínimo estabelecido por aluno:
Alternativas:
a) Os estados ficam sem renda para atender o básico da educação.
(X) b) A União complementa quando houver esse caso.
c) Retira-se dinheiro das multinacionais para suprir a falta.
d) A ONU disponibiliza 10% de seus recursos para atender a educação brasileira.
e) É retirada verbas das áreas da saúde e assistência social para suprir as demandas.
3) Verifica-se que o FUNDEB se refere à um fundo que possibilita recursos para a educação básica brasileira. Do percentual total dos recursos, 40% são destinados à manutenção e desenvolvimento da Educação Básica. Dessa forma, os 60% restantes devem ser gastos com:
Alternativas:
a) Infraestrutura da escola.
b) Reformas no espaço educativo.
(X) c) Pagamento de professores.
d) Compra de livros para os educandos.
e) Reformas no bairro da escola.
4) Dentre as políticas educacionais, encontra-se o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), o qual tem vigência de 10 anos. Ele é derivado de discussões entre diferentes instâncias para se pensar a educação brasileira. Nessa lógica, avalie as afirmativas e marque V para verdadeiro e F para falso:
(V) O PNE (2014-2024) pode ser observado como uma possibilidade de se eliminar as desigualdades históricas da realidade brasileira.
(V) O PNE (2014-2024) tem o objetivo de enfrentar os obstáculos para acesso e permanência dos educandos nos espaços educativos.
(V) O PNE (2014-2024) incorpora os princípios de respeito aos direitos humanos, à sustentabilidade sociocultural, a valorização da diversidade, da inclusão e dos profissionais da educação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
(X) a) VVV.
b) FVV.
c) VFF.
d) FVF.
e) VFV.
5) Encontra-se na realidade brasileira diversos programas educacionais que possibilitam melhorias na educação. Dentre eles, podemos observar um que tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras semelhantes de atendimento gratuito ao público. Dessa forma, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome desse programa:
Alternativas:
a) Benefício de Prestação Continuada.
(X) b) Programa Dinheiro Direto na Escola.
c) Programa Nacional Biblioteca na Escola.
d) Programa Nacional do Livro Didático.
e) Programa Nacional de Alimentação Escolar.
https://dicasdeestudo.com/produto/monografis-orientador-de-tcc
0 notes
jbot-08051995 · 7 years ago
Text
Atividade Diagnóstica 01 até 04 - Políticas Públicas da Educação Básica
Atividade Diagnóstica 01 - Políticas Públicas da Educação Básica
1) Ao estudarmos as políticas educacionais podemos observar que elas podem apresentar especificidades, e por tais questões encontramos políticas com diferentes finalidades e características. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB/1996 é CORRETO afirmar que ela é uma política:
Alternativas:
a) Instituinte.
b) Mantenedora.
c) Redistributiva.
(X) d) Regulatória.
e) Distributiva.
2) Ao tratarmos de políticas públicas educacionais, estamos falando diretamente da LDB/1996, pois ela  se refere a uma importante normativa para a educação no Brasil. A LDB apresenta os princípios e a organização escolar. Sobre a organização do sistema educacional, podemos afirmar:
(V) I. A educação escolar apresenta dois níveis: básico e superior, sendo que a Educação Básica compreende Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
(V) II. A escola deve prestar atendimento e colaborar para a formação básica do cidadão, contribuindo para o domínio de conhecimentos.
(V) III. A escola se configura como espaço de atuação do licenciado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
(X) a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas a afirmativa I está correta.
c) Apenas a afirmativa II está correta
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) Apenas a afirmativa III está correta.
3) Para discutirmos os aspectos relacionados às políticas devemos compreender o conceito de educação. Segundo estudiosos, podemos verificar que a educação está vinculada com questões sociais, de modo que cada período histórico exige um processo educacional que atenda as necessidades políticas e sociais. Nessa lógica, avalie as afirmativas:
(V) I: A educação é compreendida como todo processo intencional de formação dos indivíduos.
(V) II: A educação pode estar a serviço tanto da manutenção como da ruptura da ordem social vigente.
(F) III: Em uma perspectiva democrática, é inviável considerar a educação como um direito social.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
(X) a) I e II, apenas.
b) I, II e III.
c) III, apenas.
d) I, apenas.
e) II, apenas.
4) Sobre a Constituição Federal de 1988 (CF/88) é possível afirmar:
(V) I. Este documento também recebe a denominação de Carta Magna.
(V) II. É a política instituinte, por excelência, que rege a configuração do Estado brasileiro.
(V) III. A educação está presente, nessa lei, no Capítulo III, Seção I, entre os artigos 205 e 214.
(F) IV. É a única política  importante para o campo educacional, na medida em que é regulatória e rege a totalidade desse setor.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas;                                      
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) II, apenas.
(X) e) I, II e III.
Atividade Diagnóstica 02 - Políticas Públicas da Educação Básica
1) Sabe-se a importância da LDB/1996 para a organização da educação básica brasileira. Nos artigos 14 e 15 dessa lei são apresentadas as finalidades para a concretização da Gestão Democrática nos espaços educativos. Com base nesses artigos, avalie as afirmativas a seguir:
(V) I: Os profissionais da educação devem participar da elaboração do projeto político pedagógico.
(F) II: Os sistemas de ensino são impedidos de definir as normas para a gestão democrática.
(V) III: A comunidade escolar e local podem participar dos Conselhos Escolares.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
(X) a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
2) Uma escola emancipada requer participação e gestão democrática, incluindo os vários segmentos da comunidade escolar (pais, professores, estudantes e funcionários) na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos. Assim, podemos considerar que gestão democrática implica:
Alternativas:
a) A perda/ausência da autoridade do diretor.
b) Apenas a formação de órgãos colegiados e a indicação dos seus membros pelo/pela diretor/diretora geral da escola.
c) Exclusivamente a eleição direta para a equipe gestora.
(X) d) A conquista da qualidade social na educação escolar na busca pela garantia do direito à educação.
e) A decisão final determinada pelos pedagogos da escola.
3) Sobre o Saeb, a Prova Brasil, o Enem e o Sinaes, é possível afirmar que:
(F) I. Saeb, Prova Brasil, Enem e Sinaes são avaliações que possuem como foco avaliativo o aluno da educação básica.
(F) II. Essas avaliações possuem objetivos de promoção entre as diferentes modalidades educativas do ensino superior.
(V) III. Dentre essas avaliações, Saeb e Prova Brasil participam da constituição dos índices do Ideb.
Está correto o que está contido em:
Alternativas:
(X) a) III, apenas.
b) I, apenas.
c) II, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas
4) A sociedade dividida em classes, sugerindo interesses opostos, influencia e sofre influência da escola. A escola é determinada socialmente, ao mesmo tempo em que pode ser entendida como espaço de mediação entre sujeito e sociedade. Nesse mesmo ambiente em que tanto alunos como professores sofrem influência e são influenciados, sugere-se a implementação da educação fundamental a partir dos 6 anos de idade. Qual é, neste caso, o papel da escola?
Alternativas:
a) Acolher apenas os alunos que estejam alfabetizados e sugerir que os não alfabetizados permaneçam por mais um ano matriculados na educação infantil.
(X) b) Propor alteração e adequação no PPP e planejar a organização escolar para receber os alunos com 6 anos.
c) Acolher os alunos, exceto os que apresentarem necessidades especiais.
d) Acolher todos os alunos com a faixa etária determinada, sem o devido planejamento. Apenas para cumprir a Lei.
e) Levar ao conhecimento da sociedade os impactos econômicos, advindos dessa mudança, nos cofres públicos.
Atividade Diagnóstica 03 - Políticas Públicas da Educação Básica
1) A maior parte dos recursos para a educação pública provém de impostos. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos impostos arrecadados para a educação:
Alternativas:                                                       
a) Imposto prévio de Doações.
b) Imposto internacional.
(X) c) Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
d) Imposto de Circulação de lojas.
e) Imposto de Renda.
2) Assinale a afirmativa correta:
Alternativas:
a) Quando olhamos para a história da legislação pertinente à educação no Brasil, podemos ver como o financiamento público da educação está diretamente relacionado à fragilidade do acesso e da gratuidade da educação como um direito constitucional à cidadania. Dessa forma, a garantia da educação como um direito está intimamente ligada ao financiamento por parte do poder público.
b) Quando olhamos para a história da legislação pertinente à educação no Brasil, podemos ver como o financiamento público da educação está diretamente relacionado à garantia do acesso e da gratuidade da educação como um direito constitucional à cidadania. Dessa forma, a garantia da educação como um direito está intimamente ligada ao racionalismo por parte do poder público.
c) Quando olhamos para a história da legislação pertinente à educação no Brasil, podemos ver como o financiamento público da educação está indiretamente relacionado à garantia do acesso e da gratuidade da educação como um direito constitucional à cidadania. Dessa forma, a garantia da educação como um direito está intimamente ligada ao financiamento por parte do poder público.
(X) d) Quando olhamos para a história da legislação pertinente à educação no Brasil, podemos ver como o financiamento público da educação está diretamente relacionado à garantia do acesso e da gratuidade da educação como um direito constitucional à cidadania. Dessa forma, a garantia da educação como um direito está intimamente ligada ao financiamento por parte do poder público.
e) Quando olhamos para a história da legislação pertinente à educação no Brasil, podemos ver como o financiamento público da educação está diretamente relacionado à garantia do acesso e da não gratuidade da educação como um direito constitucional à cidadania. Dessa forma, a garantia da educação como um direito está intimamente ligada ao financiamento por parte do poder público.
3) Assinale as afirmações a seguir:
São objetivos do Sinaes:
(V) I. Identificar mérito e valor das instituições, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação.
(v) II. Identificar mérito e valor das áreas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação.
(V) III. Identificar cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação.
(V) IV. Melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta.
(F) V. Promover a hierarquia do Estado sobre as instituições particulares, respeitando a identidade institucional e a autonomia.
Estão corretas as afirmações:
Alternativas:
a) I, II e III, apenas.
b) I, II, III, IV e V.
(X) c) I, II, III, e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) II, III, IV e V, apenas.
4) Em relação ao financiamento da Educação, analise as afirmações a seguir:
(F) I. O Governo Federal tem uma papel mínimo no financiamento educacional, pois o repasse é de responsabilidade apenas dos Estados.
(F) II. Como a arrecadação das receitas que compõem o Fundo varia conforme o comportamento da própria atividade econômica, as oscilações de valores são comuns e, normalmente, não são significativas, pois o fundo é alimentado três vezes ao mês..
(V) III. A distribuição dos recursos é feita pelos Estados, Distrito Federal e Municípios que oferecem atendimento na educação básica. São estas instâncias que distribuem os recursos de seu próprio fundo, considerando o número de estudantes matriculados em sua rede de educação básica, ou seja, de acordo com os dados do Censo Escolar do ano anterior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:                                         
a) I e II.
b) I e III.
(V) c) III, somente.
d) II e III.
e) I, II e III.
Atividade Diagnóstica 04 - Políticas Públicas da Educação Básica
1) "universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE" (NICÉSIO, ALMEIDA, CONCEIÇÃO, 2015, p. 149).
Observa-se que a citação se refere à uma meta apresentada no Plano Nacional de Educação. Com base em seus estudos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta qual é esta meta:
Fonte: NICÉSIO, G. A. L. ALMEIDA, M. B. CONCEIÇÃO, L. M. Políticas públicas na educação básica. Editora e Distribuidora Educacional S.A. Londrina, 2015.
Alternativas:
(X) a) Meta 2.
b) Meta 5.
c) Meta 7.
d) Meta 4.
e) Meta 12.
2) Analise as afirmações a seguir sobre a Meta 19 do Plano Nacional de Educação: (V) I. A constituição e fortalecimento da participação estudantil e de pais, por meio de grêmios estudantis e de associação de pais e mestres; (V) II. A constituição e o fortalecimento de conselhos escolares e conselhos de educação, assegurando a formação de seus conselheiros; (F) III. A constituição de fóruns temporários de educação, com o intuito específico de coordenar as conferências municipais, estaduais e distrital de educação e efetuar o acompanhamento da execução do PNE e dos seus planos de educação. É correto o que se afirma em:
Alternativas:                                       
(X) a) I e II.
b) I e III.
c) I, II e III.
d) I, somente.
e) II e III.
3) Analise as afirmações a seguir sobre as estratégias da Meta 13 do Plano Nacional de Educação: (V) I. Aperfeiçoar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), fortalecendo as ações de avaliação, regulação e supervisão; (V) II. Induzir processo contínuo de autoavaliação das instituições de educação superior, fortalecendo a participação das comissões próprias de avaliação, bem como a aplicação de instrumentos de avaliação que orientem as dimensões a serem fortalecidas, destacando-se a qualificação e a dedicação do corpo docente; (V) III. Elevar o padrão de qualidade das universidades, visando à realização de pesquisa institucionalizada de modo articulado a programas de pós-graduação stricto sensu. É correto o que se afirma em:
Alternativas:                                                   
(X) a) I, II e III.
b) I e II.
c) I e III.
d) I, somente.
e) II e III.
4) Seu objetivo é prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.
A afirmação acima expõe o objetivo do:
Alternativas:
(X) a) PNLD: Programa Nacional do Livro Didático.
b) PDDE: Programa Dinheiro Direto na Escola.
c) PNBE: Programa Nacional Biblioteca da Escola.
d) PNSE: Programa Nacional de Saúde do Escolar.
e) Proinfância: Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil.
https://dicasdeestudo.com/produto/monografis-orientador-de-tcc
0 notes
jbot-08051995 · 7 years ago
Text
Políticas Públicas da Educação Básica - Atividade de Aprendizagem 01 até 04
Atividade de Aprendizagem 01 - Políticas Públicas da Educação Básica
1) Com base na Constituição Federal de 1988 e suas implicações para a educação, avalie as afirmativas a seguir:
(F) I: A responsabilidade do Estado para com a educação é optativa.
(V) II: O ensino fundamental deve ser obrigatório e gratuito.
(V) III: Deve-se oportunizar o acesso ao atendimento educacional especializado ao público alvo da educação especial. Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
(X) a) II e III, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I, II e III.
d) II, apenas.
e) I, apenas.
2) A escola é uma instituição social que contribui para a constituição e formação dos indivíduos. Ela tem suas especificidades e, por estar em uma contexto social, sofre interferências de diferentes dimensões (econômicas, políticas, etc). Com base em seus estudos, avalie as afirmativas sobre o papel do espaço educativo:
(V) I: Dar formação à classe popular.
(V) II: Ofertar formação para a cidadania.
(V) III: Socializar os conhecimentos científicos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
(X) a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III, apenas.
e) I, apenas.
3) "toda e qualquer política desenvolvida de modo a intervir nos processos formativos (e informativos) desenvolvidos em sociedade (seja na instância coletiva, seja na instância individual) e, por meio dessa intervenção, legitima, constrói ou desqualifica (muitas vezes, de modo indireto) determinado projeto político, visando atingir determinada sociedade" (NICÉSIO, ALMEIDA: CONCEIÇÃO, 2015, p. 28-29).
Essa citação se refere ao conceito de:
Fonte: NICÉSIO, G. A. L; ALMEIDA, M. B. A; CONCEIÇÃO, L. M. Políticas Públicas na Educação Básica. Editora e Distribuidora Educacional. Londrina, 2015.
Alternativas:
a) Política de distribuição de recursos.
(X) b) Política educacional
c) Política financeira
d) Política assistencial.
e) Política social.
4) É importante que o futuro professor tenha clareza das políticas educacionais, visto que elas irão interferir na estrutura e dinâmica da escola. Para isso é relevante o conhecimento de alguns conceitos. Com base no exposto, avalie as afirmações e marque V para verdadeiro e F para falso:
(V) O Governo se refere ao organismo que conduz a política do Estado.
(F) O Estado é um conjunto desorganizado de instituições sob um governo dependente.
(V) Distribuição de poder é a divisão de poder para a realização de algo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
(X) a) VFV.
b) VVV.
c) FFF.
d) FVF.
e) VFF.
Atividade de Aprendizagem 02 - Políticas Públicas da Educação Básica
1) A educação é um direito social, o qual deve ser assegurado para todos os indivíduos, independentemente de suas especificidades. Para que os professores atuem de forma crítica, propiciando o acesso ao saber é fundamental o conhecimento de alguns conceitos. Com base em seus estudos, avalie as afirmativas a seguir que apresentam conceitos e analise se eles estão relacionados com a educação emancipatória:
(V) I: Democracia: a palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder).
(V) II: Democracia escolar: todos os indivíduos (alunos, professores, funcionários, família e representantes da sociedade) que participam direta ou indiretamente das decisões na escola.
(F) III: Hierarquia: Poder de uma pessoa sobre o outro e/ou o grupo. Ela é fundamental para a ordem e efetivação de uma educação crítica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
(X) a)  I e II, apenas.
b) I, apenas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) II e III, apenas.
2) Sobre alguns conceitos que estão intimamente articulados com os processos educativos e a formação dos indivíduos, avalie as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
(V) Educação se configura como o meio pelo qual os conhecimentos, hábitos, costumes e valores de uma sociedade são socializados de uma geração para a geração seguinte.
(V) Práticas sociais são as manifestações da cultura de uma nação.
(V) Trabalho, no sentido econômico, é toda a atividade desenvolvida pelo homem sobre uma matéria-prima, geralmente com auxílio de instrumentos, com a finalidade de produzir bens e serviços.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a) FVV.
(X) b) VVV.
c) FFF.
d) VFF.
e) VFV.
3) Sobre os princípios e finalidades da Educação apresentados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 1996, avalie as afirmativas a seguir:
(V) I:  Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola se configura como um princípio.
(V) II: Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber se configura como um princípio.
(V) III: Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas se configura como um princípio.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
(X) a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, apenas.
e) III, apenas.
4) "Segundo o MEC, os PCNs prestariam um importante serviço aos sistemas de ensino, de maneira especial aos professores, auxiliando os no processo de reelaboração curricular, buscando a construção de um projeto político-pedagógico que se colocasse a serviço da cidadania do aluno" (NICÉSIO; ALMEIDA; CONCEIÇÃO, 2015, p. 64).
Nota-se que a citação se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Neste documento são apresentados os:
Fonte: NICÉSIO, G. A. L; ALMEIDA, M. B. A; CONCEIÇÃO, L. M. Políticas Públicas na Educação Básica. Editora e Distribuidora Educacional. Londrina, 2015.
Alternativas:
a) Temas dimensionais.
b) Temas divergidos.
c) Temas globais.
(X) d) Temas transversais.
e) Temas redundantes.
Atividade de Aprendizagem 03 - Políticas Públicas da Educação Básica
1) O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) foi criado em 2006, a fim de corrigir as falhas apontadas no FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais do Magistério).
O Fundeb tem a duração prevista de:
Alternativas:
(X) a) 14 anos.
b) 05 anos.
c) 08 anos.
d) 20 anos
e) 10 anos.
2) Com base em seus estudos, complete a lacuna:
"O ____________ é uma fase do planejamento, é uma lei que orienta a execução dos planos governamentais. Na Lei Orçamentária são previstas todas as receitas e todas as despesas públicas correspondentes a um ano. Isso significa que no orçamento, seja da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, devem estar previstas todas as fontes de receitas destinadas à educação (impostos, transferências, salário-educação e outras) e todas as despesas que serão realizadas, compreendendo os gastos com pessoal, material, serviços, obras, equipamentos e outros" (NICÉSIO; ALMEIDA; CONCEIÇÃO, 2015, p. 106).
Agora assinale a alternativa que apresenta a palavra CORRETA:
Fonte: NICÉSIO, G. A. L; ALMEIDA, M. B. A; CONCEIÇÃO, L. M. Políticas Públicas na Educação Básica. Editora e Distribuidora Educacional. Londrina, 2015.
Alternativas:
(X) a) Orçamento.
b) Imposto.
c) Fundo.
d) Pagamento.
e) Recurso.
3) Dentre os diferentes tipos de avaliação, encontra-se o SINAIS (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), o qual propõe uma avaliação institucional integrada por diversos instrumentos complementares. Sobre esses instrumentos, avalie as afirmativas e marque V para verdadeiro e F para falso:
(V) Autoavaliação se configura como instrumento.
(V) Avaliação externa se configura como instrumento.
(V) Censo se configura como instrumento.
(V) Cadastro se configura como instrumento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a) FVVV.
b) FFFF
(X) c) VVVV
d) FVFV.
e) VFVF.
4) Observa-se uma intima relação entre as avaliações em larga escala e o financiamento educacional. Dentre as avaliações encontra-se o SAEB, o qual contempla diferentes tipos de avaliações. Com base no exposto, avalie os tipos a seguir:
I:  Aneb – Avaliação Nacional da Educação Básica é um tipo de avaliação do SAEB.
II: Anresc/Prova Brasil – Avaliação Nacional do Rendimento Escolar é um tipo de avaliação do SAEB.
III: ANA – Avaliação Nacional de Alfabetização é um tipo de avaliação do SAEB.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
(X) a) I, II e II
b) I e II.
c) I e III.
d) I, somente.
e) II e III.
Atividade de Aprendizagem 04 - Políticas Públicas da Educação Básica
1) A Lei nº 13.005/2014, que aprovou o PNE, estabelece ao todo 20 (vinte) metas, acompanhadas de suas respectivas estratégias para que sejam alcançadas.
Segundo a cartilha Planejando a Próxima Década (2014), destacam-se algumas estratégias da Meta 2, como:
Alternativas:
a) assegurar a oferta gratuita da educação de jovens e adultos a todos os que não tiveram acesso à educação básica na idade apropriada.
b) instituir, em regime de colaboração, programa de construção de escolas com padrão arquitetônico e de mobiliário adequado para atendimento em tempo integral, prioritariamente em comunidades pobres ou com crianças em situação de vulnerabilidade social.
(X) c) promover a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, em parceria com órgãos públicos de assistência social, saúde e proteção à infância, adolescência e juventude.
d) universalizar, até 2035, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).
e) assegurar a diversidade de métodos e propostas pedagógicas nos processos de alfabetização crianças na educação infantil.
2) Em relação as estratégias da Meta 8 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), avalie as afirmativas:
I: A institucionalização de programas e desenvolvimento de tecnologias para correção de fluxo, para acompanhamento pedagógico individualizado e para recuperação e progressão parcial se configura como uma estratégia da meta 8.
II: A implementação de programas de educação de jovens e adultos se configura como uma estratégia da meta 8.
III: A promoção da busca ativa de jovens fora da escola, em parceria com as áreas de assistência social, saúde e proteção à juventude se configura como uma estratégia da meta 8.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
(X) a) I, II e III.
b) I, apenas.
c) II, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.
3) Leia o excerto a seguir:
"[...] visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica, com a modernização e expansão da rede pública deste tipo de educação. Esse programa compõe o PNE, e, por isso, o governo federal repassa recursos (que devem ser usados para infraestrutura, desenvolvimento de gestão, práticas pedagógicas e formação de professores), destinados aos estados, para que estes invistam em suas escolas técnicas. O objetivo do programa é integrar o conhecimento do ensino médio à prática NICÉSIO, ALMEIDA, CONCEIÇÃO, 2015.  p. 197).
Observa-se que ele se trata de um importante programa educacional. Com base em seus estudos é CORRETO afirmar que ele é o:
Fonte: NICÉSIO, G. A. L; ALMEIDA, M. B; CONCEIÇÃO, L. M. Políticas Públicas na Educação Básica. Editora e Distribuidora Educacional S.A. Londrina, 2015.
Alternativas:
(X) a) Programa Brasil Profissionalizado
b) Programa Formação pela Escola
c) Proinfância.
d) Plano de Ações Articuladas
e) Programa Nacional de Alimentação Escolar.
4) Leia a citação a seguir e complete a lacuna:
"Para iniciarmos uma apresentação adequada dos programas destinados à melhoria da qualidade da educação básica, é preciso retomarmos alguns aspectos tratados anteriormente, quando foi abordado o financiamento da educação básica no Brasil. Todos estes programas são importantes desdobramentos do____________________________, criado em 1968 e vinculado ao Ministério da Educação, cuja finalidade é captar recursos financeiros para a implementação de projetos educacionais e de assistência ao estudante" (NICÉSIO, ALMEIDA, CONCEIÇÃO, 2015, p. 193).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: NICÉSIO, G. A. L; ALMEIDA, M. B; CONCEIÇÃO, L. M. Políticas Públicas na Educação Básica. Editora e Distribuidora Educacional S.A. Londrina, 2015.
Alternativas:
(X) a) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
b) Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
c) Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
d) Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
e) Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).
https://dicasdeestudo.com/produto/monografis-orientador-de-tcc
0 notes
jbot-08051995 · 7 years ago
Text
Propostas Didático-Metodológicas
Com bases nos materiais utilizados e nas discussões feitas em sala de aula, escreva um texto de até duas páginas (fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples), que resume e discute a primeira unidade da disciplina. Lembre-se que o seu texto precisa estar embasado e referenciado.
Inicia em 18/09/2018 às 00h00 e finaliza em 23/09/2018 às 23h59
Os métodos de ensino podem ser extremamente úteis e facilitar a realização do trabalho sistematizado do professor antes de sua atuação na sala de aula. Essa preparação prévia deve ser norteada para que sejam bem definidos os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. Segundo Libâneo (1990) o conceito de método de ensino não se reduz a qualquer medida, procedimento e técnicas. Há a necessidade da realização de uma reflexão e ação em torno da sociedade, da natureza da atividade prática humana no mundo, do processo de conhecimento e da compreensão da prática educativa numa determinada sociedade. Nesse sentido, a relação objetivo-conteúdo-método precisa considerar as necessidades sociais e humanas vinculadas ao conhecimento. Especificamente para o método de ensino, deve-se levar em conta que sua aplicação precisa ser pensada conforme os objetivos específicos a serem atingidos, como por exemplo, introdução de matéria nova, explicação de conceitos, desenvolvimento de habilidades, consolidação de conhecimentos. Um outro fator a ser considerado para a escolha do método de ensino é que ele deve estar de acordo com os objetivos previstos no plano de ensino.  Os princípios básicos do ensino estão relacionados à compreensão e assimilação de conteúdos, os quais precisam ser dosados conforme o grau de dificuldade, além de serem diagnosticados periodicamente. A importância da experimentação para o ensino de química já foi bem descrita por pesquisadores, como por exemplo, Silva (2016). Porém, pode-se refletir que é possível a não realização de experimentos para que o ensino de química aconteça, ou seja, é possível ignorar completamente a utilização de experimentos para ensinar química caso não haja a real necessidade dessa prática para que sejam atingidos os objetivos de ensino.  Assim, o professor precisará analisar o volume de conhecimento com as condições dos alunos e também do ambiente escolar, sempre pensando em aprimorar e atualizar os conteúdos. Uma forma de ajudar os alunos a assimilar conteúdos seria realizar a recapitulação da matéria, propor exercícios de fixação e incentivar tarefas individualizadas. Vale lembrar que os métodos de ensino possuem muitas classificações, porém em todos eles há a mediação escolar ativando as forças mentais dos alunos para assimilação da matéria. Além disso, esses métodos de ensino estão também relacionados aos métodos de aprendizagem. Alguns métodos de ensino podem ser descritos, como por exemplo, método de exposição pelo professor, método de trabalho independente, método de elaboração conjunta e método de trabalho em grupo. Além desses métodos tradicionais, temos visto recentemente que há novos métodos inovadores de estímulo a “Aprender pensando naquilo que fazem”, como por exemplo, a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Com isso, o professor tem em mãos a possibilidade de aplicar métodos de Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida tendo como suporte as videoaulas, aplicativos para celular, blogs, etc. Nunes (2014) aponta que laboratórios virtuais de química, por exemplo, são eficazes para superar os obstáculos relacionados à falta de laboratórios adequados para que o professor possa ensinar a química de maneira experimental. Ressalta-se que em todos esses métodos há a necessidade do professor realizar o planejamento prévio de sua aula para que sempre ele tenha claro o que os alunos precisam aprender, ou seja, identificar quais são os objetivos a serem alcançados é extremamente essencial. Isso vale também para as aulas experimentais demonstrativa, investigativa ou de verificação. (Silva, 2016)
Referências
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990, p. 149-173
NUNES, Felipe Becker.  Laboratório Virtual de Química: uma ferramenta de estímulo à prática de exercícios baseada no Mundo Virtual OpenSim. XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE. 2014
SILVA, Vinícius Gomes da. A importância da experimentação no ensino de química e ciências. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016. 
https://dicasdeestudo.com/produto/monografis-orientador-de-tcc
0 notes
jbot-08051995 · 7 years ago
Text
Resumo - Transposição Didática
Desde a primeira vez que o termo “Transposição Didática” foi descrito na literatura, vários autores passaram a tecer reflexões acerca do seu significado. Em sua origem, dada pelo sociólogo francês Michel Verret em 1975, a Transposição Didática surge com o intuito de melhor compreender a ação humana que visa a tornar o conhecimento “ensinável”.  
A transposição didática passa, segundo Verret, por transformações radicais. Ele aponta cinco:
• A estruturação do saber em campos e domínios distintos. Os saberes científicos já são organizados em disciplinas.
• A despersonalização do saber, ou seja, o saber sábio não está atrelado a indivíduos e grupos de indivíduos que o produzem ou o usam.
• Uma programação necessária, pois um saber a ensinar não pode ser assimilado em uma só vez; o saber ensinado passa então por caminhos de formatação balizada.
• Uma publicação do saber, em livros/revistas e propostas curriculares, que permitam a cada sujeito conhecer o saber a ensinar e as competências e habilidades a alcançar.
• Um controle das aquisições.
(Almouloud, S. A. 2011)
Já em 1980, Yves Chevallard retoma a ideia original de Verret, com o intuito de utilizá-la na realidade educacional vinculada ao domínio da transmissão de saberes matemáticos (ROSA, et al. 2015). Chevallard propôs o “Sistema Didático”, no qual o saber ensinado e o saber sábio possuem um distanciamento. Além disso, acima de tudo, seria necessário pensar principalmente no saber a ser ensinado.
Ainda segundo Chevallard, o Sistema Didático (professores e estudantes) estaria inserido em um Sistema de Ensino (instâncias produtoras de saberes). E tanto o Sistema Didático quanto o Sistema de Ensino estariam envolvidos pela Noosfera que é responsável pela intermediação com o Entorno Social (a sociedade: cientistas, as instâncias políticas de decisão e as famílias dos estudantes).
Em um outro estudo acerca da Transposição Didática, realizado pela pesquisadora Lopes em 1997, a terminologia não representa o que seu processo realmente significa. Ela questiona o termo original de Verret por estar associado à ideia de transportar de um lugar a outro, sem alterações.
Para que os alunos possam compreender a química, a didatização de seus conteúdos pelo professor, se faz através da construção de pontes entre o saber sábio o saber ensinado na escola. Então, pode-se dizer que o aprimoramento dessa prática pelo docente de química, assim como foi descrito para o ensino da matemática, facilita o processo de ensino dessa disciplina.
Discussões terminológicas à parte, seria de extrema importância que esse professor tenha cuidado para que o saber sábio modificado ou (re)construído torne-se em saber ensinado sem que haja uma mera simplificação do conhecimento.
Referências
ALMOULOUD, S. A. As transformações do saber científico ao saber ensinado. Educar em Revista. Editora UFPR (2011) 
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Conhecimento escolar em química: processo de mediação didática da ciência. Química Nova 20.5 (1997): 563-568.
ROSA, Marcelo Prado Amaral; CATELLI, Francisco; FENNER, Roniere dos Santos; PAULETTI, Fabiana. “Penso, e todo enigma do universo repassa-me…”: Yves Chavellard e o ensino de química. Prometeica. Revista de Filosofía y Ciencias. (2015).
youtube
https://dicasdeestudo.com/produto/monografis-orientador-de-tcc 
0 notes
jbot-08051995 · 7 years ago
Text
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Química Período Letivo: 6º semestre Un. Curricular: Metodologia e Didática para o Ensino de Química Eixo Temático: Específico Ano/Semestre: 2018-2 Aulas/Semestre: 80 h/a (40 teóricas e 40 práticas) Aulas Semanais: 4 Professores: Luciano Dias da Silva E-mail: [email protected] EMENTA: Perspectivas e proposições curriculares para o ensino de Química de nível médio: o currículo tradicional baseado na abordagem conceitual. O currículo por competências. Documentos curriculares oficiais e as possibilidades de reconfiguração curricular por abordagens temáticas propostas por professores químicos brasileiros. Currículo e avaliação no ensino médio de Química: considerações, relações e a interdependência entre seus processos de reconfiguração. Propostas didático-metodológicas para melhoria do ensino e da aprendizagem de Química: possibilidades, pressupostos teóricos e relações entre objetivos, conteúdos e formas de ensinar. A Experimentação na Educação em Química: fundamentos, propostas e reflexões. Prática docente: (re)elaboração e desenvolvimento de propostas didático-metodológicas para o ensino de Química de nível médio. A transposição didática e os seus efeitos na química.
OBJETIVOS Objetivo Geral: Estudar as perspectivas e proposições curriculares para o ensino de química a fim de elaborar propostas contextualizadas e problematizadoras a partir dos saberes específicos da formação docente. Objetivos Específicos: • Analisar documentos curriculares oficiais para o ensino de Química de nível médio, alternativas de inovação/reconstrução curriculares propostas pela comunidade de professores químicos nacionais, bem como o currículo tradicionalmente estabelecido e disseminado nas escolas brasileiras, discutindo suas implicações políticopedagógicas. • Compreender as relações entre currículo e avaliação, observando a interdependência entre a reconfiguração de práticas curriculares do ensino médio de Química e a reorientação de processos e critérios de avaliação da aprendizagem em Química. • Compreender o planejamento e a avaliação como elementos integrados e fundamentais para melhoria dos processos de ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos. • Elaborar possibilidades de práticas educativas para o ensino de Química de nível médio a partir de uma perspectiva contextualizada e problematizadora, articulando os conhecimentos da área de didática e do currículo na práxis pedagógica.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE CONTEÚDO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS* AVALIAÇÃO CH I Currículo e Avaliação AED, DIS, TI Produção de materiais**, Participação nos debates, 12 II Transposição Didática AED, DIS, TI Produção de materiais**, Participação nos debates, 8 III Propostas Didático-Metodológicas AED, DIS, TI Produção de materiais**, Participação nos debates, 16 IV Prática Docente AED, DIS, TG, SEM Produção de materiais**, 44
Participação nos debates, Seminário. TOTAL 80 * Exemplos de Estratégias Didáticas: (AE) Aula Expositiva; (AED) Aula Expositiva Dialogada; (EXE) Aula de Exercícios; (EDI) Estudo Dirigido; (DIS) Discussão em Grupo; (TI) Trabalho Individual; (TG) Trabalho em Grupo; (LAB) Aula em Laboratório; (PES) Pesquisa; (SEM) Seminário; (VIS) Visita Técnica. ** Resenhas, relatórios, resumos, roteiros, etc.
CRONOGRAMA DAS UNIDADES DE ESTUDO E ATIVIDADES PREVISTAS DATAS PREVISTAS ATIVIDADES PREVISTAS 30 de julho Acolhida, apresentação do grupo e da disciplina. Apresentação e discussão do Plano de Ensino. Orientações sobre a PCC. 06 de agosto Currículo 13 de agosto Currículo e Avaliação 20 de agosto Avaliação 27 de agosto Transposição Didática 03 de setembro Propostas Didático-Metodológicas: Métodos de Ensino 10 de setembro Propostas Didático-Metodológicas: Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida 17 de setembro Propostas Didático-Metodológicas: Experimentação 24 de setembro a 26 de novembro Prática Docente 03 de dezembro Apresentação da PCC 10 de dezembro Divulgação e Discussão dos Resultados
CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Critérios de avaliação: A avaliação terá caráter processual e ocorrerá durante todo o semestre em cada encontro realizado. Atitudes como criatividade, participação, criticidade e interpretação serão consideradas para a avaliação. O resultado dessa avaliação poderá resultar em um bônus na média final a ser arredondada, a critério do professor. Instrumentos de Avaliação: Cada aluno produzirá um texto de análise sobre o assunto discutido em cada uma das unidades. O conjunto dos textos produzidos irá compor um portfólio. A cada um desses textos será atribuída uma nota e a média dessas notas será a nota do portfólio que valerá 40% da média final. Os alunos também produzirão um material didático dentro da prática como componente curricular em atividade interdisciplinar; a esse material também será atribuída uma nota que valerá 30% da média final. Os 30% restantes da média serão atribuídos com base na apresentação da PCC.
CRITÉRIOS E FORMAS DE RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS E CONCEITOS Os estudos de recuperação paralela acontecerão, preferencialmente de forma individualizada, durante os horários de atendimento dos professores. A reavaliação ocorrerá em data marcada no final do semestre. HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO (À) ESTUDANTE Será combinado com os alunos, de acordo com a disponibilidade dos professores.
OBSERVAÇÕES Segundo Art. 41. do Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC, ao final do semestre, o professor atribuirá uma nota final para o desempenho do aluno na unidade curricular, conforme disposto abaixo: O aluno será considerado APROVADO na disciplina quando: a) Sua frequência for igual ou superior a 75% nas atividades do semestre e b) Obtiver nota final igual ou superior a seis. O aluno será considerado REPROVADO na disciplina se: a) Sua frequência for inferior a 75% nas atividades da disciplina e/ou b) Obtiver nota final inferior a seis.
REFERÊNCIAS BÁSICAS DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. LEAL, M. C. Didática da Química: fundamentos e práticas para o Ensino Médio. 1ª edição. Belo Horizonte: Ed. Dimensão, 2010. ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. (Orgs.). Fundamentos e propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. 1ª edição reimpressa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES SANTOS, W. L. P. dos; MALDANER, O. A. (Orgs.). Ensino de Química em Foco. 1. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. MÓL, G. de S. (Org.) Ensino de Química: visões e reflexões. 1. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012. SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. FERNANDES, C. O.; FREITAS, L. C. Currículo e avaliação. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R. do (Orgs.). Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. GONÇALVES, F. P.; BRITO, M. A. de. Experimentação na Educação em Química: fundamentos, propostas e reflexões. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2014.
youtube
https://dicasdeestudo.com/produto/monografis-orientador-de-tcc 
0 notes