Tumgik
joaoaf14 · 7 years
Text
Relatório crítico de auto-avaliação
Durante esta unidade de trabalho mostrei quase sempre ser um aluno assíduo e pontual, fazendo me sempre acompanhado pelos meus trabalhos todos, mesmo os que não tiveram os melhores resultados. Esta unidade demonstrei-me um pouco mais persistente nos trabalhos que fiz, nunca desisti de nenhum, mesmo que o resultado final não me agradasse. Em cada exercício tentei fazer um mínimo de pesquisa para me sentir mais envolvido com o trabalho que estava a fazer, e realizei grande parte das pesquisas pedidas pela professora, apesar de só estarem disponíveis no diário gráfico. Trabalhei sempre em áreas e superfícies limpas, e no fim de qualquer trabalho realizado na aula certifiquei-me que o material do estabelecimento escolar estava em boas condições.
Nesta unidade trabalhamos maioritariamente com aguarelas e óleos. Trabalhamos não só o traço, mas também a mancha. Nesta unidade aprendemos a deixar espaços brancos nas aguarelas, a construir uma harmonia, a trabalhar materiais novos e outras coisas.
Os materiais com que mais gostei de trabalhar foi sem duvida as aguarelas pois é um material deveras interessante para trabalhar e para explorar, devido ao seu grande leque de experiências e técnicas possíveis. Não posso também esquecer o quão divertido foi descobrir os óleos e trabalhar com eles, visto que é um material com “vida própria”.
Queria também deixar por escrito, que foi uma unidade muito importante para mim, pois sinto que consegui realmente crescer como jovem artista e que me consegui relacionar com os materiais de uma maneira que não tinha conseguido antes, senti mesmo uma grande evolução em relação ás outras unidades.
0 notes
joaoaf14 · 7 years
Photo
Tumblr media Tumblr media
Esta unidade além de estudarmos a cor, movimentos artísticos e aguarelas tivemos também a oportunidade de conhecer as tintas a óleo, e de retocarmos nos pasteis.
Como em aguarelas, foi nos pedido, em óleo ou pastel, duas pinturas, uma de natureza morta e outra de paisagem.
No primeiro, o de natureza, decidi aventurar-me nos óleos. Apenas só tive tempo para realizar um trabalho, o que é uma pena, pois nesta unidade descobri que o óleo é um material muito interessante e com vida própria, que demora imenso tempo a estudar, mais do que o que eu tinha.Fiz um trabalho que apesar de nada de especial, para uma primeira tentativa, até está algo de razoável.
No segundo, o de paisagem, explorei outro material já antes conhecido, o pastel de óleo. Fiz algumas experiências e delas, surgiu uma que me agradou, por isso tentei criar dela a melhor pintura que consegui, tendo usado o que tinha para me desenrascar.
Nestes exercícios descobri a magia por detrás do óleo, contudo ainda não tenho conhecimento do quão grande esta pode ser, mas que, ao longo do tempo, vou descobrindo sozinho . Este trabalho teve um resultado final do qual me agrado de apresentar, contudo sinto que podia melhorar, algo que vou tentar fazer com mais tempo.Foi também neste exercito( e nos de aguarelas) que eu senti uma verdadeira evolução em relação a trabalhos anteriores, tendo ficado um pouco contente, pois estou a melhorar as capacidades, visto que na unidade em que conhecemos os pasteis de óleo, foi o material que menos gostei, e que agora senti que conseguia de facto, fazer algo de bom com eles.
0 notes
joaoaf14 · 7 years
Photo
Tumblr media Tumblr media
Aguarelas
Esta unidade além de estudarmos a cor e movimentos artísticos, estudámos também um material a que eu me apeguei, aguarelas. 
Nesta unidade, foi nos pedido, em aguarela, duas pinturas, uma de natureza morta e outra de paisagem.
No primeiro, o de natureza, fiz um trabalho, contudo o resultado final não me agradou, por isso persisti, e do esforço nasceu um trabalho que me posso “orgulhar”.
No segundo, o de paisagem, explorei outros trabalhos e técnicas, para que pudesse fazer um trabalho com mais conhecimento por de traz. Fiz várias experiências e delas, surgiu uma que me agradou, pois além de ser um desenho interessante, tem também uma harmonia de cores totalmente relacionada com o desenho.
Nestes exercícios apeguei me um pouco mais a aguarela, e explorei o que podia fazer com elas, tendo repetido o processo até que algo bom saísse dele. Este trabalho teve um resultado final do qual me agrado de apresentar, contudo sinto que podia melhor, algo que tendo a fazer com mais tempo.
1 note · View note
joaoaf14 · 7 years
Text
Unidade 5- A incubadora
Para começar, fomos incluídos no projecto “Sentida/mente”, um projecto de psicologia que tenta repassar ao jovens o que são as doenças mentais. ao longo das aulas foi nos sugerido como desafio a criação de um projecto que retratasse doenças mentais. Foi feito um grupo de cinco alunos, eu (João Figueiredo), Miguel Loureiro, Nuno Fareleira, Beatriz Teixeira e Inês Cortês. Ao longo das aulas dadas pela disciplina de Desenho fomos discutindo os objectivos do nosso projecto. Assim nasceu “A Incubadora”, uma instalação com a intenção de deixar ao espectador num ambiente de desconforto, transtorno, ansiedade e de claustrofobia, com intenção de retratar depressão e ansiadade. Para tal, criamos um ambiente escuro, deixamos as pessoas descalças, e ao som de barulhos extremos.
Com o objectivo de diversificarmos a nossa instalação, fizemos trabalhos em 5 áreas diferentes, artes plásticas (Inês), artes visuais (Nuno e Beatriz), cinema (Miguel), fotografia (Eu) e performance (Miguel). Cada um dos autores d’A Incubadora teve um papel fundamental para que a instalação funcionasse como uma só e estivesse completa.  A Inês fez um quadro de pensamento, a Beatriz desenhos a aguarela depois imprimidos em papel transparente, o Nuno desenhos de grandes medidas a carvão, o Miguel uma Curta-Metragem e performance, amarrado a uma cadeira, e eu , um trabalho final de 12 fotos.
Na minha opinião, fizemos um trabalho bem estruturado e diversificado, deixando quase nenhum, se não nenhum, aspecto por melhorar. Aprendi a fazer um projecto, de raiz, como o estruturar e como o desenvolver, consegui também melhorar a minha capacidade de cooperação com colegas artistas, uma característica importante para o jovem artista que me desejo tornar.
Fomos descritos com ambiciosos, e radicais, visto que tínhamos menos que um mês para tal projecto. Contudo, creio que cumprimos todos os objectivos e ultrapassamos todas as expectativas que tinham relativamente a nossa exposição.
Deixo-vos agora com algumas fotos.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
joaoaf14 · 8 years
Text
Relatório crítico de auto-avaliação
Durante esta unidade de trabalho mostrei sempre ser um aluno assíduo e pontual, fazendo me sempre acompanhado pelos meus trabalhos todos, mesmo os que não tiveram os melhores resultados. Esta unidade demonstrei-me um pouco mais persistente nos trabalhos que fiz, nunca desisti de nenhum, mesmo que o resultado final não me agradasse. Em cada exercício tentei fazer um mínimo de pesquisa para me sentir mais envolvido com o trabalho que estava a fazer, e realizei grande parte das pesquisas pedidas pela professora, apesar de algumas só estarem disponíveis no portefólio digital. Trabalhei sempre em áreas e superfícies limpas, e no fim de qualquer trabalho realizado na aula certifiquei-me que o material do estabelecimento escolar estava em boas condições.
Nesta unidade trabalhamos maioritariamente com o carvão, mas fizemos também alguns trabalhos a caneta/marcador preto, ou enão lápis normal. Trabalhamos não só o traço, mas também a mancha. Nesta unidade aprendemos a relacionar tamanhos, como no corpo o humano (exemplo: um corpo tem a medida de 7,5 cabeças), mas também pontos de fuga entre outas coisas.
Os materiais com que mais gostei de trabalhar foi sem duvida os marcadores finos (pigment liner) pois é um material deveras interessante para trabalhar. O material com o qual gostei menos trabalhar foi o carvão, devido ao cuidado necessário ao fazer um trabalho com o mesmo e do quanto sujo é.
0 notes
joaoaf14 · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Alguns desenhos e experiências realizadas ao longo da unidade 4.
1 note · View note
joaoaf14 · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media
Neste exercício, o ultimo da da serie e da unida, desenhei um edificio original.
O edifício e um centro recreativo, que pode ser usado por toda a gente. A estrutura consiste numa esfera suspendida por três vigas em forma de cone, sendo o único contacto com o chão, o elevador. A estrutura e feita a partir de ferro, aço, vidro e outros materiais do mesmo género.
Este trabalho foi importante pois juntou não só os conhecimentos adquiridos ao longo da unidade mas também a nossa originalidade como artistas.
1 note · View note
joaoaf14 · 8 years
Photo
Tumblr media
Neste trabalho, um dos últimos da serie e a da unida, desenhamos uma bicicleta que tínhamos disponível como modelo. Começamos por fazer uns rabiscos e depois fizemos o trabalho final, o desenho mais a esquerda.Usamos uma folha A3 como suporte e grafite.
Foi um trabalho mas com importância, desenhamos um objecto com mais detalhes e com muitas medidas relativas.
1 note · View note
joaoaf14 · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media
Neste exercícios, desenhamos uma composição de elementos.No primeiro um conjunto de caixas empilhadas. No segundo desenhamos um conjunto de três objectos, um opaco, um translucido e um transparente. Na realização destes exercícios tivemos um pouco mais de tempo.
Este trabalho foi importante para aprendermos a relacionar medidas, uma coisa muito importante na realização de trabalhos em perspectiva.
0 notes
joaoaf14 · 8 years
Photo
Tumblr media
Neste trabalho desloquei-me juntamente com os meus colegas ate as arcadas da minha escola , fazendo um desenho rápido do que conseguíamos observar.
Este trabalho demonstrou-se importante pois treinamos a nossa habilidade de treinar a capacidade de passar o que vemos para o suporte.
1 note · View note
joaoaf14 · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media
Nestes exercícios,os primeiros da serie 4, reaprendemos os básicos da perspectivas, dos pontos de vista , e todos os outros básicos de perspectiva.
Ainda antes deste trabalhos , fiz algumas pesquisas sobre artistas conhecidos pelos seus trabalhos de arquitectura , como o Alberti, o Piranesi, e Escher, presentes no meu diário gráfico.
0 notes
joaoaf14 · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Nestes exercícios, desenhamos muitos modelos em curtos espaços de tempo. Fizemos o mesmo para que ganhássemos mais prática e que conseguíssemos conjugar o que víssemos com o que desenhamos em tempo real. Usamos vários tipos de suporte, e desenhamos maioritariamente com marcador fino. 
Este trabalho foi importante, pois ajudou-nos a melhorar a nossa técnica.
0 notes
joaoaf14 · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media
Neste exercício,o primeiro da serie 3, começamos por definir as linhas principais do corpo, para que depois desenhássemos o colega do lado de uma maneira mais fácil e pratica. Na primeira parte usamos uma folha de plástico transparente como suporte e um marcador para desenhar, enquanto na segunda desenhamos numa folha A3, com carvão.
Este trabalho foi importante pois foi a introdução a uma das principais series da unidades.
0 notes
joaoaf14 · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
A serie dois foi, de uma maneira resumida, uma preparação para a serie seguinte. Nesta serie estudamos alguns trabalhos do corpo humano de artistas como Rosana Paulina, Henri Moore, Júlio Pomar, Stuart Carvalhais e Almeida Moreira. Estudamos o traço de cada autor para que podemos criar o nosso.
Foi um trabalho de estudo muito importante pois ajudou-nos a a conhecer o corpo humano de outra forma e serviu como preparação para a serie seguinte.
0 notes
joaoaf14 · 8 years
Photo
Tumblr media
Neste trabalho,o ultimo da serie,demos uso ao carvão, e ao que aprendemos sobre o gesto que deveríamos usar, o contraste, como fazer mancha e o traço. Usamos uma folha de papel A3 como suporte.
Foi um trabalho ligeiro mas com importância, iniciamos um estudo novo, o da perspectiva.
0 notes
joaoaf14 · 8 years
Photo
Tumblr media
Neste trabalho,o segundo da serie e de carvão,reutilizámos o carvão, ponde em pratica o que aprendemos sobre o contraste, como fazer mancha e o traço em trabalhos anteriores. Usamos uma folha de papel A3 como suporte.
Foi um trabalho ligeiro mas com alguma importância, pois serviu de preparação para o ultimo trabalho da serie.
0 notes
joaoaf14 · 8 years
Photo
Tumblr media
Neste trabalho,o primeiro da serie e o primeiro de carvão,experimentamos o carvão, o gesto que deveríamos usar, o contraste, como fazer mancha e o traço. Usamos uma folha de papel A3 como suporte.
Foi um trabalho ligeiro mas com importância, pois foi a primeira experiência com o carvão.
0 notes