Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
G2 - Acessibilidade em braile
O campo da acessibilidade tecnológica para deficientes visuais, auditivos, áfonos, daltônicos, amputados etc, vem crescendo conforme a evolução da tecnologia ascende.
Para o projeto de G2, escolhi a acessibilidade do smartphone e entendi como a tecnologia se molda para suprir as necessidades desse grupo.

O intuito desse adaptador para deficientes visuais, é facilitar o acesso de funções básicas do smartphone: ligações, volume do aparelho, play e pausa de músicas, leitura de textos, horários etc
O adaptador facilitaria o manuseio dessas funcionalidades. Para quem consegue utilizar o smartphone sem dificuldades, basta retirar o aparelho do bolso/mochila para ver a hora, abaixar o volume etc. Mas para alguém com deficiência visual, é preciso ativar a função TalkBack (Android) ou VoiceOver (iOS) para ouvir o que está escrito na tela do celular.
Com o uso do adaptador, o usuário não precisará retirar o celular. Somente com um toque, ele pode acessar as funções básicas com rapidez e facilidade.

De um lado do adaptador, existe uma entrada para fones de ouvido na extremidade esquerda, uma entrada USB centralizada e um carregador na extremidade direita.

Do outro lado, existe um relógio em braile. A leitura muda de acordo com o tempo passado. Essa tecnologia é algo trazido pela empresa Dot Smartwatch. Ao se conectar com o smartphone, a hora sempre será atualizada, a cada segundo. Existem 24 sensores controlados magneticamente via bluetooth.

O adaptador contém uma barra de volume com tecnologia touch, o usuário desliza o dedo sobre a barra para aumentar ou diminuir o volume do telefone.
Um botão para atender ou encerrar chamadas e um botão para começar ou pausar uma música.
Na parte inferior do produto, a mesma tecnologia do relógio, mas para comunicar notificações ou ler pequenos textos.
E na lateral, uma saída para sons alertando que o usuário está aumentando ou diminuindo o som, atendeu ou encerrou uma ligação, ou sons que funcionam junto com o TalkBack ou VoiceOver do smartphone.

Sensores presentes: Sensor de vibração: para notificar o usuário Sensor de toque: para aumentar e diminuir o volume do aparelho Sensores magnéticos: para o funcionamento do relógio e da área em braile
Referências: https://www.youtube.com/watch?v=2ax-NG-YVGw https://www.brailletranslator.org https://www.dotincorp.com https://tecnoblog.net/182846/dot-smartwatch-braille/ https://www.tecmundo.com.br/whatsapp/117094-ditado-conheca-funcao-transforma-voz-texto-escrito-whatsapp.htm
0 notes
Text
Caminhando para a G2
Tendo em vista que os smartphones fazem cada vez mais parte de nossa rotina, decidi focar na questão da acessibilidade dos celulares a pessoas com variados tipos de deficiência.
Já que o objetivo é facilitar a vida dos usuários, fiz uma pesquisa sobre quais formas, sistemas como Android e iOS utilizam para assistir tal grupo social.
Android:
TalkBack: consegue falar todas as ações que estão sendo feitas com o celular, qual botão o usuário está clicando e ainda informa sobre alertas.
Serviço de acesso por voz: permite controlar todo o smartphone e acionar funções como fazer ligações, editar textos e abrir aplicativos, usando somente comandos de voz.
Acesso com interruptor: permite que pessoas com deficiências motoras controlem smartphones e tablets usando um ou mais interruptores. Uso para selecionar itens, rolar, digitar textos e muito mais.
Legendas: pode escolher a cor, tamanho e fonte do texto da legenda
Correção de cores: inverte as cores de acordo com o tipo de daltonismo do usuário

iOS:
VoiceOver: mesmo propósito do TalkBack
Inversão de cores
Contraste de fonte
Botões com figuras

Windows Phone:
Modo Narrador: Igual ao TalkBack e VoiceOver
Lupa
Tamanho de texto

Com as pesquisas, ficou claro que os telefones com o sistema operacional Android possuem mais opções quando o assunto é acessibilidade e preocupação com o usuário deficiente.
De todas as funcionalidades descritas, me interessei mais pelas que transformam a voz em texto (ótimo para auxiliar no uso de deficientes motores e visuais).
Indo nesse caminho, o trabalho será focado para o uso específico de pessoas com deficiência visual. Já que o uso do celular é algo praticamente tátil e visual, além de explorar, obviamente também, o auditivo.
Inspirado em tecnologia em braile, encontrei um projeto sobre um relógio em braile. Pensei como a tela do smartphone pode se adapta a leitura em braile, da mesma forma que o relógio se adapta.

“ A startup sul-coreana Dot está prestes a lançar o primeiro relógio com leitura em braile do mundo. Desenvolvido para ser usado no pulso, com um visual parecido ao dos relógios comuns, ele possui tecnologia bluetooth e, além de informar as horas, também pode ser conectado a smartphones. Dessa forma, o usuário pode receber mensagens e até direcionamentos via Google Maps, por exemplo.” Fonte: https://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/primeiro-relogio-em-braile-do-mundo-sera-lancado-em-marco/
0 notes
Text
Possibilidades de Projeto (G2)
Acessibilidade & Tecnologia O campo da acessibilidade tecnológica para deficientes visuais, auditivos, áfonos, daltônicos, amputados etc, vem crescendo conforme a evolução da tecnologia ascende.
Para o projeto de G2, escolhi a acessibilidade no smartphone e como a tecnologia se molda para suprir as necessidades desse grupo.
Algumas propostas provenientes do brainstorming:
Aplicativos de correção de cor para diferentes tipos de daltonismo
Tradução simultânea de texto para linguagem de sinais
Teclado em braile como extensão para telefones touch screen
Áudio transformado em texto para pessoas com dificuldade motora
Inclusão de texto transformado em áudio em ligações convencionais
Linguagens de programação traduzidas para o braile (para desenvolvedores) Ex: Programador brasileiro da LARAMARA Leonardo Gleison
Aplicativos/empresas já existentes:
ProDeaf
iLibras
Rybená
LARAMARA
Correção de cor do Android L (Deuteranomalia (vermelho-verde) Protanomalia (vermelho-verde) Tritanomalia (azul-amarelo) Deuteranopia (verde) Protanopia (vermelho) Tritanopia (azul)
TalkBack (android)
0 notes
Text
Acessibilidade & Tecnologia no Brasil
“O desenvolvimento da tecnologia não revolucionou apenas o mercado de eletrônicos no mundo, mas, também, vários recursos utilizados por pessoas com necessidades especiais. No Brasil, a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual – nacionalizou equipamentos essenciais para educação, como a máquina de escrever em braille, e oferece os principais produtos tecnológicos para facilitar a vida cotidiana de brasileiros cegos ou com baixa visão. Relógios e calculadoras que falam, impressoras em braille, acessórios que permitem decodificar o texto de uma página de internet em braille, ampliadores de tela e leitor de livros digitais são alguns dos produtos de ponta oferecidos pela instituição em seu centro de tecnologia especializada, o Laratec. Neste ano, é possível conhecer novidades deste setor na Reatech 2017, maior feira de acessibilidade da América Latina, que acontece de 1 a 4 de junho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, que conta com a participação da Laramara para oferecer informações, produtos e serviços para pessoas com deficiência visual.”
Fonte: https://casadaptada.com.br/2017/07/tecnologia-amplia-acessibilidade-no-brasil/
0 notes
Text
Thin Ice Isoles

Thin Ice é um projeto de tecnologia vestível (Wearable) com o intuito de ajudar o cliente a perder peso durante o dia. Não é necessário estar dentro de uma academia ou se exercitando para que a palmilha faça efeito. Você pode perder peso e emagrecer enquanto está no trabalho, na rua indo para um compromisso, ou até dormindo, utilizando a linha de pijamas da empresa. Se trata de uma blusa com a mesma tecnologia da palmilha implantada. É possível até programar o produto para que ligue somente quando o cliente pegar no sono.
Neste momento, o projeto está em fase de construção. Porém, o que me chamou a atenção, foi o fato de como a tecnologia está se encaixando na rotina cada vez mais dinâmica e intensa que temos. Muitos casos ajudando de forma positiva, em outros cria-se, na minha visão, um certo comodismo e dependência da tecnologia. O produto traz a ideia de levar a academia consigo para todos os locais, sem que seja preciso “perder tempo” se exercitando. De certa forma, é um ponto positivo para quem não tem escolha a não ser se acostumar com essa correria rotineira.
A palminha possui motores sensoriais que estimulam a queima de gordura corporal. São sensores vibratórios que ficam na base da sola do pé. A empresa trata o produto como um macete para perder peso. É uma espécie de trapaça do bem. O produto “engana” o corpo esfriando da cintura para baixo, exigindo que o nosso organismo bombeie mais sangue para a parte fria. Gerando calor e consequentemente queimando gorduras. Esse processo se chama Termogenesis.
O projeto não leva em conta dias chuvosos. Para tal caso, tenho como sugestão que implantem o mesmo sistema em materiais mais resistentes a água, como talvez casacos impermeáveis. Assim como implementaram no pijama.
Outra questão também não pensada, é uma solução para pessoas com o pé plano. Não usar uma palmilha especial nesses casos, pode causar uma séria lesão nos pés. Além disso, poderiam pensar numa solução, também, para cadeirantes.
0 notes
Text
Wearables: Tecnologia Vestível

A Tecnologia Vestível nada mais é do que a incorporação de dispositivos eletrônicos avançados em roupas, calçados e acessórios. Normalmente associada a soluções de monitoramento de saúde ou performance de exercícios físicos. A tecnologia vem ganhando cada vez mais mercado. Somente em 2013, de acordo com a consultoria Visiongain, ela movimentou cerca de U$4,6 bilhões.
“Apesar de parecer algo muito futurista, a tecnologia vestível não é propriamente uma novidade. Nos anos 1980 alguns relógios já vinham com calculadoras acopladas, mas foi a partir da década de 2000 que a indústria calçadista e de moda fitness começou a criar soluções em aplicativos que monitoram batimentos cardíacos e outros dados relacionados a exercícios físicos. De lá para cá, cresce a cada dia a quantidade de combinações tecnológicas em vestimentas.”
Fonte: https://blog.mjv.com.br/ideias/o-que-e-tecnologia-vestivel
0 notes
Text
Leap Motion

Leap Motion foi criado em 2013 e consiste em um pequeno dispositivo com um sensor capaz de captar movimentos dos 10 dedos das mãos do usuário. O gadget permite, portanto, controlar computadores rodando Windows ou Mac usando apenas movimentos no ar.
Ao contrário do Kinect, da Microsoft, que usa um sensor de profundidade, Leap Motion utiliza infravermelho e câmeras para captar movimentos precisos e simultâneos dos dedos dentro de centésimos de milímetros. Além disso, a latência é inexistente para os olhos humanos, sendo inferior à taxa de atualização de monitores de computador.
Seu uso é muito simples, já que o Leap Motion se destaca pela instintividade de funcionamento e facilidade de instalação. Basta posicionar o equipamento, do tamanho de um pendrive, entre o teclado e o usuário e treinar os movimentos para aprender a realizar qualquer comando no PC usando as mãos.
Fonte: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/05/o-que-e-leap-motion.html
https://www.leapmotion.com/technology/
0 notes
Text
OLFATO: ScentScape

“A um tempo atrás, foi criado uma tecnologia que permite sentir cheiros dentro de um jogo. Imagine estar passando por um campo de flores dentro de um jogo, e poder sentir o cheiro das flores quando uma brisa passar no campo. Esse tipo de tecnologia que envolve os sistemas sensoriais mais essenciais dos seres humanos são o que trarão uma imersão maior e mais completa para as experiências de realidade virtual.”
Fonte: https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/experi%C3%AAncia-olfativa-em-realidade-virutal-4d83d3eddde5
0 notes
Text
VISÃO: HoloLens
“O HoloLens, dispositivo de realidade aumentada da Microsoft, será equipado com um processador específico batizado de HPU (sigla, em inglês, para Unidade de Processamento Holográfica), que foge do comum quando comparada com as CPUs utilizadas em celulares e tablets. Além da HPU, preparada para evitar atrasos na imagem, o headset terá processador Intel similar ao de smartphones, com memória RAM e um conjunto de sensores que dão ao óculos a capacidade de acompanhar o movimento do usuário.”
Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/08/hololens-tera-processador-inteligente-para-evitar-atrasos-na-imagem.html
0 notes
Text
TATO: A pele eletrônica

“O conceito de uma epiderme inteligente, capaz de adquirir e transmitir informações biológicas tornou-se realidade ano passado, com o desenvolvimento de um tipo de tatuagem flexível criado pelo grupo de bioengenharia da Universidade de Illinois e da Califórnia, em San Diego, nos EUA. O trabalho de Dae Hyeong Kim e seus colegas foi publicado pela revista “Science”. Esse tipo de tecnologia permite o monitoramento da atividade cardíaca, do cérebro ou músculos do corpo humano sem uso de irradiação produzida pelos equipamentos atuais. É a última moda entre os aparatos que fazem a interface corpo-computador.”
Fonte: https://www.megacurioso.com.br/invencoes/34579-nova-tecnologia-virtual-e-capaz-de-despertar-os-cinco-sentidos.htm
1 note
·
View note