Tumgik
levemestore · 4 years
Photo
Tumblr media
“A mulher selvagem é aquela que ousa seguir seu coração, intuição e percepção. Ela provoca o poder, ousa gritar e também domina o silêncio. A loba encontra as forças dentro de si e busca nos seus recursos mais íntimos. Ela exerce domínio sobre si e reconhece seu limite e as sombras.”
Roupas Energéticas  https://shop.leveme.store/
0 notes
levemestore · 4 years
Text
Equinócio de Primavera ~ Tradição Ritualística
Tumblr media
Conhecemos como Equinócio, o período em que dia e a noite têm igualmente 12 horas de duração, sendo o Equinócio de primavera definido como o instante em que o Sol, em sua órbita (como vista da Terra) cruza o equador de sul para norte. Nesta ocasião ocorre um equilíbrio perfeito, é um lindo período para o plano espiritual, balanceando as energias do sol e lua, dia e noite, masculino e feminino, yin e yang.
No Equinócio, ambos os hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo Sol. Aqui no hemisfério sul, esse fenômeno ocorre entre os dias 20 e 24 de setembro. A partir dele, os dias começam a ficar mais longos e a temperatura do ar e dos oceanos cada vez mais quente.
Internamente, é hora de deixar as dificuldades irem embora com o inverno e semear a alegria e a harmonia com a chegada da primavera. É um momento de equilíbrio, cura, esperança e renovação. Muitas culturas celebram a chegada da primavera com rituais, festivais e celebrações diversas. 
Nossos ancestrais sempre usaram a natureza e o céu como seus norteadores. Os índios, por exemplo, utilizavam na realização da agricultura, de rituais e organização do tempo, principalmente quando esses grupos ainda eram nômades. O calendário começava em setembro, quando se inicia a primavera. O céu também era pauta de mitos e lendas criadas pelos indígenas para explicar elementos da vida, e consideravam Mutin, o seu Deus da primavera.
Na maioria das vezes os grandes rituais para a chegada das estações são realizados em grupos e com a presença de um líder espiritual. Porém no momento e atual situação de nossa sociedade, podemos criar um pequeno ritual para a celebração. 
Portanto para criar uma atmosfera positiva, busque manter a mente leve e alegre. Você pode realizar uma conexão por meio da meditação e até mesmo de danças corporais que são sempre repletas de grande leveza e beleza.
Para simbolizar a primavera, deixe por perto algumas flores das quais você goste, além de mel. Vista-se com roupas de cores claras ou estampadas com flores e tome banhos perfumados com cravo e canela. Os perfumes mais indicados para este período são os de lavanda e de rosas.
Tumblr media
Acenda velas perfumadas, de cores claras e espalhe pelos ambientes. Quando estiver acendendo as velas, se desejar, mentalize a seguinte frase: "Abençoada seja a Primavera que regressa, que a roda da vida sempre gire, que assim seja e que assim se faça!". Aprecie cada momento de conexão, não importa se você está só fisicamente, afinal espiritualmente estamos em qualquer lugar.
Faça algum ritual todas as manhãs ao levantar e saudar o dia de primavera. Para se conectar com as energias da natureza, é ótimo fazer passeios ao ar livre, em parques e praças (se possível), observando a mudança de ritmo da natureza nas plantas e nos insetos e sentindo a grandeza deste momento tão especial, repleto de energia renovadora.
O que importa é celebrar a chegada da energia de equinócio de primavera, de preferência sempre vibrando o amor, a alegria, a beleza e se preparando para colher bons frutos. Tudo que plantamos em nossas vidas hoje, colheremos em breve. Portanto plante tudo que há de bom e aguarde as boas novas!
#equinociodeprimavera #ritualdeprimavera #ritualistica
#energiapositiva #plantarparacolher #renascer #meditação #dança #florescer
0 notes
levemestore · 4 years
Photo
Tumblr media
https://shop.leveme.store/
#roupasenergeticas #modaconsciente
#tingimentonatural #fibrasnaturais
0 notes
levemestore · 4 years
Text
O RISCO DOS CORANTES SINTÉTICOS AO MEIO AMBIENTE
Tumblr media
Água vermelha poluída do rio Jianhe em Luoyang, província de Henan, na China, em 13 de dezembro de 2011/ Foto: Reuters/China Daily
O uso de corantes para tingimento não é uma prática atual. Esse hábito já existia na antigas civilizações do Egito e da Índia, há mais de dois mil anos. Antigamente, os corantes utilizados eram os naturais, extraídos principalmente de plantas, o que caracterizava um processo de tingimento bastante rudimentar. Com a tecnologia, os corantes antes utilizados foram trocados pelos sintéticos,
A maioria dos pigmentos empregados em corantes e tintas têxteis são substâncias químicas inorgânicas, geralmente a base de metais pesados, os quais podem ser tóxicos e alergênicos. - “A professora da Universidade de São Paulo, Danielle Palma de Oliveira, aponta os principais problemas dos riscos dos corantes à saúde. “Os riscos identificados são os danos genéticos causados por conta da quebra das moléculas de DNA nas células, esse comportamento mutagênico pode levar ao desenvolvimento do câncer”. Estudos da pesquisadora envolvem 10 corantes da classe química azo e todos tiveram o seu poder de risco à saúde comprovados.”-  equipe eCycle, disponível em https://www.ecycle.com.br/
Os pigmentos inorgânicos sintéticos originam-se de um método industrial controlado, resultantes de matérias-primas extraídas de sais de metais como ferro, cobre, cromo, chumbo e cádmio, que são poluentes e podem ser prejudiciais à saúde de quem os manipula (DINIZ, 2015). Existem em torno de 3000 corantes reativos inventariados como cancerígenos que tiveram sua produção interrompida. Todavia, países menos desenvolvidos como o Brasil não cessaram totalmente a produção desses corantes por apresentarem grande importância econômica (GUARATINI & ZANONI, 2000 apud DINIZ, 2015).
Segundo Frazão (2015) os metais citados acima, cromo, cádmio e o chumbo estão entre os seis metais pesados mais graves para a saúde juntamente ao mercúrio, arsênio e o bário. Muitas vezes os sintomas da intoxicação não são aparentes na fase aguda, vindo a se manifestar tardiamente de forma crônica, uma vez que esses metais têm a capacidade de se acumular no organismo e causando problemas renais, cerebrais, respiratórios, e até mesmo câncer, entre outros.
Tumblr media
Mancha Vermelha no Rio Cachoeira, em Joinville -  Empresa têxtil de Joinville é multada por crime ambiental e poluição de rio, em 20/07/2012 / Foto: http://g1.globo.com/ 
O mercúrio também é bastante empregado pela indústria de tingimento de roupas, causando diversas vezes intoxicação crônica aos manuseadores, que provoca desde distúrbios neurológicos, a problemas renais, no fígado, na pele e nos sistemas reprodutor e imunológico. Em mulheres grávidas o excesso de mercúrio no organismo ainda pode originar malformação do feto ou a morte do bebê (Frazão, 2015).
O efluente têxtil é qualificado como um dos mais poluentes dentre todos os efluentes industriais. Neste contexto, o Brasil está entre os dez maiores fabricantes mundiais de tecidos e malhas (GORINI, 2000 apud DINIZ, 2015). Responsável pelo consumo de cerca de 15% da água utilizada nos processos industrias do país, as fábricas devolvem este recuso natural ao ambiente com altos níveis de contaminação (FORGIARINI, 2006 apud DINIZ, 2015). Incluído neste processo, o tingimento dos tecidos, estima-se que cerca de 20% dos corantes utilizados sejam descartados no efluente devido a sua incompleta fixação durante o procedimento (GUARATINI & ZANONI, 2000 apud DINIZ, 2015).
Os efluentes contaminados por corantes despejados pelas indústrias têxteis atua ainda, reduzindo a penetração de luz solar nos cursos d’água, influenciando ambientalmente inclusive os ciclos biológicos naturais, reduzindo a atividade fotossintética e a concentração de oxigênio dissolvido na água (YESILADA et al., 2003 apud DINIZ, 2015). Vários tipos de corantes utilizados também podem ser acumulados por plantas expostas a efluentes têxteis e consequentemente passar para a cadeia alimentar, contaminando outros organismos, incluindo o homem (ZANONI & CARNEIRO, 2001 apud DINIZ, 2015).
A predominância dos corantes sintéticos dificulta o desenvolvimento e adaptação do tingimento natural às necessidades das tecelagens modernas. No entanto a última década apresenta investigações sobre a possibilidade do uso de corantes naturais em processos de tingimento têxtil em crescente desenvolvimento, por diversos grupos de pesquisa.
0 notes
levemestore · 4 years
Video
youtube
Assista ao vídeo e conheça o processo de produção da Leve me Store!
Nosso propósito é oferecer peças confortáveis, associadas ao bem estar e à conexão com sua própria essência. Prezamos o movimento, o conforto e a leveza.
Buscamos um estilo de vida mais sustentável, com menor impacto social e ambiental. Queremos sair do "tudo igual", e oferecer um diferencial dentro do mercado da moda.
Nossas roupas são desenhadas livre de gêneros, são exclusivas, produzidas artesanalmente e o tingimento é natural. As mãos que participam de toda produção são valorizadas. Nossos produtos levam todo amor que depositamos ao vestir alguém.
Trabalhamos com os melhores tecidos orgânicos produzidos por comunidades ao redor do Brasil, extratos e tintas naturais retirados de plantas presentes em nosso território, que são combinados para criar roupas leves, confortáveis, cheias de cor e arte!
Reverenciamos a propriedade das plantas e aplicamos seus benefícios medicinais e energéticos em nossos produtos. Nossa busca é por trabalhar a arte como meio de comunicação da beleza, da manifestação da vida, ao tocar misteriosamente o que há de mais profundo em seu espectador.
Tumblr media
0 notes
levemestore · 4 years
Text
MODA E SUSTENTABILIDADE
A moda mais sustentável é aquela que, em todas as suas etapas, preza pelo respeito ao meio ambiente e à sociedade, valorizando as pessoas envolvidas na produção e incentivando o consumo consciente. Com base nesses princípios, trabalha-se com matérias-primas menos poluentes, também produzidas de forma mais sustentável, buscando a redução do desperdício e o uso racional de recursos como água e energia elétrica.
Como definição de produto ecológico gerado pelo desenvolvimento sustentável, entende-se por ser qualquer artigo ou bem de consumo, seja ele artesanal, manufaturado ou industrializado que ao ser elaborado não agrida o meio ambiente e o bem estar dos seres vivos. Deve-se utilizar matéria-prima natural, renovável ou não renovável, mas que sejam reaproveitáveis, recicladas ou que impactem o mínimo possível durante seu processo de fabricação e pós-uso.
Produtos têxteis ecológicos são aqueles que empregam ao menos uma iniciativa de redução de impacto ambiental, seja na produção agrícola, na etapa de acabamento, com o uso de alternativas como de corantes naturais ou de fibras naturalmente coloridas (DAMASCENO; SILVA; FRANCISCO, 2010).
O algodão orgânico e os corantes naturais são parte dessa reorganização produtiva, que revitaliza os produtos tradicionais, criam novas linhas e impõe um preço justo pelo trabalho artesanal. Além disso, o movimento de recuperação de um conhecimento tradicional vem registrando técnicas que estavam por se perder na memória dos mais velhos como a tecelagem que é uma riqueza e um patrimônio da diversidade cultural do Brasil que pode ser reproduzida e disseminada na moda atual (DAMASCENO; SILVA; FRANCISCO, 2010).
O conceito de sustentabilidade aplicado à moda propõe ainda uma produção mais humanizada, sem a exploração da mão-de-obra, com remuneração mais justa, além de produzir peças cujo design e funcionalidade favoreçam o uso duradouro. A sustentabilidade na moda tem crescido e conquistado espaço principalmente devido ao trabalho de ateliês, cooperativas e oficinas, muitas delas situadas em comunidades carentes. Também em decorrência disso, por vários aspectos, a moda mais sustentável agrega conceitos da economia solidária, formando redes de crescimento socioeconômico em localidades que necessitam de investimentos. Isso gera empregos para parcela da população negligenciada pela forma hegemônica de produção.
1 note · View note