Tumgik
Text
Tumblr media
112 notes · View notes
Text
Tumblr media
Ontem foi o aniversário de nascimento de Lepa Radic, uma jovem comunista que foi executada pelos nazistas em 1943.
Lepa tornou-se comunista e se juntou aos movimento anti-nazista aos 15 anos de idade, em 1941. Ela foi encontrada e capturada em 1943. Os nazistas ofereceram poupar sua vida se ela delatasse os nomes de seus companheiros de partido. Mas ela respondeu que não era uma traidora e os nazistas só conheceriam seus camaradas quando eles aparecessem para vingar sua morte.
Ela é uma dos mais de 18 milhões de comunistas que deram sua vida na luta para derrotar o nazismo alemão.
4 notes · View notes
Photo
Tumblr media
Soviet Book Illustration ☭
26 notes · View notes
Text
Tumblr media
Agradeça Iyudmila Pavlichenko, ateia e comunista, atiradora que matou foi poco (porém muito, mandou pra vala 309 porcos nazistas).
1 note · View note
Text
Tumblr media
"Tive dois acidentes na vida. Um foi bonde, o outro foi Diego."
(Diário de Frida)
Obra: "Diego en mi pensamiento" - 1943
0 notes
Text
Tumblr media
Lydia Vladimirovna Litvyak foi uma aviadora de caças da União Soviética na segunda Guerra Mundial. Com 12 vitorias, ficou conhecida como "Rosa de Stalingrado".
0 notes
Text
não existe brinquedo de menino e de menina
existe brinquedo pra derrubar a burguesia
Tumblr media
0 notes
Text
Tumblr media
Stalin lacrador .
1 note · View note
Text
Tumblr media
2 notes · View notes
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Havana, Cuba via Holky Chippindale
2K notes · View notes
Text
Tumblr media
Dia 4 novembro, falecimento do Camarada Carlos Marighella.
Em tempos de ascensão do fascismo no Brasil por meio de falsa democracia burguesa, é imprescindível que lembremos a história daqueles que lutaram para que hoje pudêssemos desfrutar, ainda que muito pouco, da liberdade.
Político, guerrilheiro e poeta, Carlos Marighella vivenciou a repressão de dois regimes autoritários: o Estado Novo (1937-1945), de Getúlio Vargas, e a ditadura militar iniciada em 1964. Foi um dos principais organizadores da resistência contra o regime militar e chegou a ser considerado o inimigo número um da ditadura.Militou durante 33 anos no Partido Comunista e depois fundou o movimento armado Ação Libertadora Nacional (ALN).
Dentre tantas obras conhecidas temos “Alguns aspectos da renda da terra no Brasil” (1958), “Algumas questões sobre as guerrilhas no Brasil” (1967) e “Chamamento ao povo brasileiro” (1968). Uma das mais divulgadas obras de Marighella, “O minimanual do guerrilheiro urbano”, foi escrita em 1969, para servir de orientação aos movimentos revolucionários. Circulou em versões mimeografadas e fotocopiadas, algumas diferentes entre si, sem que se possa apontar qual é a original. Nessa obra, ele detalhou táticas de guerrilha urbana a serem empregadas nas lutas contra governos ditatoriais.
Com o recrudescimento do regime militar, os órgãos de repressão concentraram esforços em sua captura. Na noite de 4 de novembro de 1969, Marighella foi surpreendido por uma emboscada de proporções cinematográficas na alameda Casa Branca, na capital paulista. Foi morto a tiros por agentes do Dops, em uma ação gigantesca coordenada pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury. A morte de Marighella marcou a história da resistência armada urbana à ditadura militar no Brasil. A ALN continuou em atividade até o ano de 1974.
Mais informações em: http://memoriasdaditadura.org.br/biografias-da-resistencia/carlos-marighella/index.html
#MarighellaPresente #Heroidopovobrasileiro
0 notes
Text
Tumblr media
Hasta Siempre comandante!
1 note · View note
Text
Tumblr media
Modéstia parte...sim!
0 notes
Photo
Tumblr media
173 notes · View notes
Text
"A história de toda a sociedade até agora existente é a história de lutas de classes. O homem livre e o escravo, o patrício e o plebeu, o barão feudal e o servo, o mestre de uma corporação e o oficial, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante antagonismo entre si, travaram uma luta ininterrupta, umas vezes oculta, aberta outras, que acabou sempre com uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou com o declínio comum das classes em conflito...” – Karl Marx
Karl Marx.
0 notes
Text
Tumblr media
#maismedicos
As tagarelices desse senhor jamais estarão à altura de um chefe de estado.
Mas produz consequências nefastas e, nesse caso, aos mais desvalidos.
A saída de Cuba dos Mais Médicos por conta de bravata inconsequente na thread do Thiago Silva @silvathiagohs no twitter:
Thiago Silva é médico recifense, radicado em São Paulo.
"Quer saber como @jairbolsonaro mente e manipula pra enganar você sobre o Mais Médicos?
1- Salário dos Médicos
A- Cuba faz cooperação com 66 países em todo o Globo, inclusive europeus. Sabe como isso começou? Com a brigada Henry Reeve criada em 2005 como forma de ajuda humanitária pra atender as vítimas do Furacão Katrina nos EUA. Fidel chamou centenas de médicos e pediu que se organizasse a brigada.EUA negaram a ajuda. A brigada permaneceu mobilizada pois em pouco tempo haveria a crise em Angola e terremoto no Paquistão.
Na maioria dos países que faz parceria, Cuba envia médicos e medicamentos DE GRAÇA, sem cobrar dos países. Isso aconteceu em Angola, no Nepal, Haiti, Congo, e tantos outros países pobres do Mundo. Quem arcava com os custos? O próprio governo cubano
B - E como o governo Cubano fazia, já que é vítima de um Bloqueio Econômico há décadas, uma ilha pequena do Caribe que não consegue nem produzir a própria energia, pelas características de seu território?
Alguns países começaram a oferecer trocas pela Força de Médicos.
A Venezuela ofereceu petróleo. Alguns países europeus começaram a pagar mesmo diretamente pro governo Cubano. E essa parceria virou uma fonte de renda pra Ilha, com impacto em suas contas públicas, dado o volume de médicos atuando no mundo todo.
C- E como funciona o pagamento?
Cuba abre edital via uma empresa Estatal para contratar os médicos. Eles podem se oferecer Ou não. As condições salariais e os países são conhecidos PREVIAMENTE por todos ANTES de assinarem contrato. Contrato. Conhecem? Pois é.
A maior parte do "salário" pago fica com o governo Cubano? Sim e não.
Sim porque se você pegar o total de recurso destinado ao programa e dividir pelo número de médicos vai ser menor. Mas NÃO porque não são os governos CONTRATANTES os responsáveis pelo salário dos Cubanos
Quem é responsável pelo salário dos Cubanos é.... a Estatal com a qual eles assinaram contrato! Simples! Ela é responsável por lesão corporal, por invalidez , por seguro, por assistência a família em caso de morte, etc . Cubanos morreram aqui. Sabe o que fez o governo brasileiro?
Nada. Pois é. Quem cuida das familias e repassa dinheiro para famílias é a estatal.
Além disso, o "diferença salarial" não vai pra financiar outra coisa que não a Saúde e Educação de todo povo cubano. Detalhe, eles tem isso DE QUALIDADE e de GRAÇA pra todos lá viu?
Ou seja
O "salário" dos médicos fora de Cuba (quando estão em países que pagam, que não são a maioria) sustenta os direitos sociais de todos os moradores da ilha. É uma fonte de renda pro povo. Impacta o PIB. Como vender nióbio a preço de banana pra canadense, saca?
Sabe quantos médicos Cubanos saíram do programa revoltados com o que é feito com o salário? Um total de .... 1! Isso mesmo. Uma cubana que foi comprada e sustentada pela AMB numa época pra criar uma campanha vergonhosa contra o mais médicos.
Houveram algumas deserções, como sempre há, já que tem médicos cubanos que acham que vão enriquecer de medicina nos EUA. Claro que tem. Em todo canto do mundo tem gente que não de importa em pensar no próprio umbigo. Mas foram uma minoria irrisória.
2- Revalidação de diplomas
Essa é uma piada. Cuba manda médicos pra 66 países, sabe o único que teve gente cobrando isso? Pois é, o Brasil. Ainda tem o disparate de dizer que eles não dão médicos, quando tem norte-americano pegando lancha e indo pra Cuba se tratar.
Mesmo assim, por conta dessa pressão, os Cubanos foram avaliados quando chegaram aqui, com a aprovação da lei. Avaliados pela fluência no Português e questões de Medicina. Foram avaliados por Professores e Preceptores de medicina brasileiros, a maioria de Universidades federais
É claro que teve gente reprovada. É claro que vieram no meio dos 14 mil médicos ruins, medianos, bons e excelentes. Mas você acha que entre 14 mil brasileiros viriam apenas médicos bons? Anham. Sou Chefe de um pronto socorro do SUS onde só tem brasileiro, e vejo isso todo dia ...
3- Impacto.
700 municípios brasileiros não tinham uma ALMA DE LENÇOL BRANCO nem pra confundir com Médicos. Os números do mais Médicos são ACACHAPANTES. 63 milhões de pessoas cobertas. 4 mil municípios
Hoje em mais de 1500 municípios só tem Cubano.
Lembram disso aqui? (vejam a imagem)
Pois é. O escândalo das digitais de ponto, em que médicos falsificavam a entrada nos serviços de Saúde.
Muitos pequenos municípios no interior vão voltar a depender deste tipo de colega, infelizmente.
Parabéns aos envolvidos "
#Maismédicos
0 notes
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Eles chegavam onde nenhum outro médico chegava, eram mais humanos que muito doutor por aí. Essas pessoas humildes que eram tratadas pelo Programa Mais Médicos nunca tinham visto um médico na vida! E agora acabou tudo! 😥
Obrigado, Mais Médicos!
Obrigado, Lula!
Obrigado, Dilma Rousseff!
Obrigado, Cuba! 🇨🇺
Fotografia de Araquém Alcântara. (Livro: Mais Médicos)
8 notes · View notes