Tumgik
lip-chic · 5 years
Text
Papéis de Parede – Renascimento
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
55 notes · View notes
lip-chic · 5 years
Text
Colorimetria da Pele: qual o subtom da minha pele?
  Quando iniciamos na jornada da automaquiagem, há diversos erros na compra de produtos ideais para encobrir marcas de acnes, linhas de expressão, olheiras, e outras pequenas imperfeições. Mas nada é tão complicado que escolher o tom correto de uma base, seja bastão ou líquida. Isso, na maioria dos casos, acontece pela falta de informações que temos sobre nós mesmas. 
  Primeiramente, você sabe responder corretamente acerca do seu tom e subtom de pele? Caso a resposta seja não, continue lendo esse artigo para entender mais quanto o assunto e, claro, descobrir um passo essencial antes de adquirir o primeiro produto que encontrar pela frente e não entender o motivo dele não combinar tanto assim consigo.   
Tumblr media
  Antes de tudo, vamos entender o conceito "colorimetria". De forma simples e direta, é um estudo científico das cores muito usado pelos cabeleireiros e maquiadores profissionais. 
  Nem todas as paletas de cores costumam combinar com o subtom da sua pele, e é graças a isso que em certos casos o seu rosto obtém uma coloração estranha e diferente da naturalidade. E, não, a culpa nem sempre é do produto adquirido. As bases e os corretivos costumam se adequar a uma espécie de tom – que é o mais fácil de identificar –, e a uma outra espécie de subtom – que varia entre o quente, frio e o neutro –. Para complementar bem o artigo, vamos ao básico do estudo: a teoria das cores!
A Teoria das Cores: temperatura
  Primeiramente, cabe compreender que temos as cores frias, quentes e neutras, e podemos usar o conhecido "círculo cromático" para enxergarmos melhor tais diferenças.
Tumblr media
  As temperaturas frias – com predominação das cores esverdeadas e azuladas –, e quentes – alaranjadas e avermelhadas – são bem definidas, diferentemente das cores neutras. A neutralidade é atingida com a combinação do frio + quente, em que ambos precisam de uma boa regulação para que a temperatura de um não supere a de outro.
 É fácil entender quando pensamos nas aulas de arte do ensino fundamental, quando a matéria "Cores Primárias e Secundárias" era representada com tinta guache. Quando pegamos uma coloração fria, como o azul, e misturamos com a pigmentação quente, o amarelo, obtemos o verde. A cor esverdeada é mais quente que a cor primária "azul", mas não tanto quanto a cor primária "amarelo", dessa forma, o verde é uma cor neutra porque é o intermédio das duas temperaturas. Outros tons em que não há predominação de cores ocorre com o preto – magenta, ciano e amarelo –, o branco – azul, verde e vermelho –, e o marrom – vermelho, amarelo e azul –.
  Você poderá compreender melhor esse assunto nesse Blog de Design Gráfico, em que a teoria está bem completa e detalhada.
  Entender essa parte da coloração é muito importante por conta da melanina de nossos corpos. Ela é divida em duas principais classes: eumelanina (pigmentos frios/azulados) e a feomelanina (pigmentos quentes/avermelhados e amarelados). É a partir dessas pigmentações que encontraremos o subtom correto da sua pele!
Qual o subtom da minha pele?
  Como explicado anteriormente, o nosso subtom acontece graças a mistura das classes de melanina. Quando a eumelanina e a feomelanina estão equilibrados, encontramos a neutralidade. Entretanto, se a predominância do tom amarelo sobrepor as outras duas, temos a temperatura quente. Mas se tanto o azul quanto o vermelho estiverem acima da quantidade, quando usamos o amarelo como parâmetro de medida, obtemos o subtom arroxeado e/ou a temperatura fria. 
Vale reforçar que o subtom frio, neutro e quente não são de exclusividades de um tom de pele. A melanina varia entre as tonalidades marrom e preto, e suas classes possuem a variação entre o azul, vermelho e amarelo! 
Veias de seu antebraço
Tumblr media
Compreenda que o subtom neutro é o mais complicado para ser identificado. Ele varia tanto no azul/roxo, quanto no verde/marrom – mas com o tempo se torna bem simples identificar essa tonalidades em terceiros.
    2. Pano Branco
  Esse teste é bem mais simples. Você só precisará colocar um pedaço de tecido branco ao lado do rosto e observar o tom que a pele irá assumir. Caso a tonalidade branca deixe sua pele rosada, sua temperatura é fria. Contudo, se deixar em um tom amarelo, a temperatura será quente.
  Essas são as duas formas mais rápidas de se encontrar o subtom correto, mas é claro que você irá aperfeiçoar mais e mais com o tempo – ao ponto de seus olhos estarem acostumados ao ponto de não precisar mais de utensílios como panos ou estender o braço para confirmar a temperatura certa.
 Depois disso, erros acerca da tonalidade serão mais difíceis de acontecer. Lembre-se que a utilidade das bases, corretivos e muitos outros produtos para a pele é equilibrar o tom natural do seu rosto, e não aplicar uma coloração diferente das demais.
  Espero que o conteúdo do artigo tenha sido útil para a sua automaquiagem e até a próxima postagem!
0 notes
lip-chic · 5 years
Text
Cuidados Básicos com a Pele: 5 erros que você está cometendo
  Quando o tema é "cuidados com a pele", muito provavelmente você já leu diversos artigos em que palavras-chave como "método infalível para eliminar espinhas" estavam inclusos. Acontece que vários gurus repassam ideias errôneas e que mais prejudicam as camadas da pele, ao invés de realmente ajudar. E, claro, comentários relatando os efeitos positivos de tais tutoriais estão sempre à vista do público-alvo. Mas isso não significa que todos irão obter esses resultados.
  Hábitos ruins não são exclusivos de um grupo mais inexperiente nesse assunto. Existem diversas sub-celebridades de Instagram que propagam falhas para inúmeras pessoas em seus vídeos nos stories. Inclusive, eu mesma já cometi diversos erros enquanto acompanhante dessas referências. No início, nem percebia a origem desse male, já que, à princípio, a dica 'x' de determinada blogueira havia resolvido meu problema. Porém, quando resolvi pesquisar mais afundo e testar outro método, a diferença se tornou muito perceptível. 
  Com essa ideia em mente, listei os rumores mais populares na Internet que são prejudiciais para a sua pele. Não se preocupe, colocarei os motivos para você abandonar esses hábitos de "tratamento rápido, fácil e infalível" e apresentarei técnicas saudáveis e comprovadas cientificamente pelos dermatologistas. Vamos lá!
Tumblr media
Erro #1: quem tem pele oleosa, não necessita de hidratação
  O inverno e o outono são as duas estações em que o clima fica ainda mais seco, ainda mais na região centro-oeste. Mas não somente nessas estações ano que você precisa manter esse cuidado básico, até porque a derme de muitas pessoas permanece ressecada em todos os meses. Entretanto, as pessoas com a pele oleosa, como o meu caso, acreditam fielmente que podem escapar desse produto na hora de proteger o rosto. Já que é non-sense encher o rosto de produto quando a oleosidade natural do organismo está bem presente e acumulada em determinadas áreas, certo? Errado! 
  Máscaras hidratantes mantêm a pele com a sensação bem macia, combatem rugas e linhas de expressão, além de deixar uma aparência saudável e brilhante. Pense que a oleosidade, principalmente em épocas quentes, tem a função regular a temperatura corporal, e é por isso que o corpo libera muito sebo – o grande responsável pelos cravos e espinhas –. Mas se as regiões da sua face se manterem hidratadas todos os dias, seu organismo entenderá que não precisa produzir tanto sebo assim, diminuindo a liberação dessa oleosidade e, ocasionalmente, o nascimento das detestáveis espinhas será reduzido.
Erro #2: pasta de dente para uma pele perfeita
  O que mais se encontra pelo YouTube são vídeos em que a pasta de dente é um utensílio poderoso. Removem cravos, secam espinhas, retiram a camada de sebo do rosto, servem para esfoliar a pele do rosto, e outros diversos métodos. Sabe aquele brocardo de vó "quando o milagre é muito bom, até o santo desconfia"? Isso se encaixa de forma perfeita nesse caso. Quando você esfrega esse produto para na pele, uma sensação de ardência surge. Não é estranho que isso aconteça, afinal os cremes dentários possuem ingredientes fortes que ressecam a pele. Então, ao eliminar uma espinha inflamada, a pasta de dente proporcionam mais três outras. Essa é a última coisa que alguém deve aplicar no rosto!  E, caso queira mesmo assim, evite fórmulas com clareadores ou corantes.
Erro #3: lave o rosto após usar uma máscara hidratante
  As máscaras são tão importantes que merecem uma, duas, três atenções especiais ao decorrer de nossa jornada por uma pele bonita e limpa. Porém, a população brasileira gosta daquela pele sequinha e opaca – bem diferente da tradição sul-coreana, em que um rosto com aspecto brilhante e úmido pela hidratação é visto como padrão de beleza –. E por que mencionei a preferência de ambas as culturas? Simples. As máscaras mantêm o aspecto "molhado" no rosto, e muitas mulheres ocidentais sentem um desconforto com essa sensação, retiram todas as vitaminas minutos depois da remoção da máscaras. Com isso, você corre o risco de perder todos os ingredientes necessários que sua pele precisa. Então, ao invés de limpar o rosto depois, limpe antes. Assim, a camada de sujeira não impedirá a penetração das vitaminas.  
Erro #4: horas e horas com máscaras faciais para aproveitar todo o produto
  Um hábito muito ruim que as pessoas têm é o de dormir com a máscara no rosto. Independente do motivo, as máscaras, em sua maioria, não podem ficar mais que 30 minutos na pele. Quando você ultrapassar esse limite de tempo, ao invés de despejar as vitaminas sobre a pele e hidratá-la, uma reação reversa acontecerá: a pele perderá os nutrientes e ficará com um aspecto de ressecamento. Além disso, elimine a rotina de usar máscaras todos os dias. Isso não é saudável e a sua pele não conseguirá respirar com os poros entupidos de creme.  
Erro #5: não tem problema em dormir com maquiagem
  Não importa a quantidade de produto você tem presente no rosto antes de dormir. Desde o famoso rebocão até um simples delineado com máscaras de cílios. E existem dois motivos principais para isso. O primeiro é que a maquiagem bloqueia os poros da pele, impedindo a excreção das glândulas sebáceas e a respiração celular. Isso não é nada positivo, já que o nosso objetivo não é preencher a pele ao ponto de acharmos que "sem oleosidade, sem espinhas e/ou cravos". Prejudicar os poros não pode nem ser considerado uma opção. E o segundo é por conta de um hormônio liberado à noite, durante o sono: a melatonina. Ela também é conhecida como o hormônio do crescimento, pois repara e rejuvenesce a pele – células novas são fabricadas e as mortas são empurradas para fora do corpo. Só que isso não acontece se a superfície do rosto estiver coberta com maquiagem, entende? 
  Agora que você já tem esse conhecimento, evite todos os erros citados e terá um resultado muito melhor em sua rotina diária de cuidados básicos com a pele.
0 notes
lip-chic · 5 years
Text
Cabelos secos e danificados: como concertar?
    Há momentos em que os fios dos cabelos estão extremamente secos e danificados ao ponto de você nem mesmo aguentar a sensação de tocá-los. Essa textura se torna mais frequente nas temporadas de inverno e outono, em que a temperatura baixa exige a frequência de banhos quentes. Para anular todos os pontos negativos e recuperar o brilho e a hidratação das mechas, projetei uma rotina de cuidados para os cabelos. Lembre-se de adaptar os passos comentados para o seu modelo de fio, já que tudo escrito abaixo é baseado na minha experiência com a textura danificada.
Tumblr media
Máscara Capilar
Tumblr media
  A máscara capilar é um produto que você pode encontrar em vários lugares, e até mesmo elaborar manualmente o próprio produto em casa com ingredientes hidratantes e naturais. Esse tratamento tem as seguintes divisões: hidratação, nutrição e restauração. E, claro, a escolha dos três é aceitável – contanto que você aplique em intervalos corretos de tempo para não prejudicar seus fios. A função, de maneira bem simples de se explicar, é recapturar a umidade perdida do cabelo. 
Máscaras de hidratação podem ser aplicadas entre uma ou duas vezes durante a semana e seu tempo nas madeixas é bem mais curto quando comparado com as outras duas divisões – varia entre 3 (três) a 5 (cinco) minutos. Quando o uso de chapinha, babyliss e secador de cabelo se tornam frequentes, adote o hábito de hidratar os fios capilares e você notará a diferença logo após o primeiro uso. Eu, como exemplo, adquiri a fissura de que precisava, sim, alisar o cabelo ou só sairia de casa de coque ou rabo de cavalo. Em uma ilusão de que meu cabelo só ficava bonito quando eu passava chapinha. Até que comprei uma máscara de hidratar e comecei a aplicá-la durante o banho. Hoje, diminui muito o alisamento nos fios, já que mantê-los mais naturais é uma ótima opção para mim.
As máscaras de nutrição servem muito bem para todas as pessoas. Pense que, uma hora ou outra, o cabelo perderá o aspecto de "fio saudável" e o tão amado brilho natural, e isso é totalmente comum. Cloro de piscina, sol quente em contato direto com o cabelo, descolorir e aplicar alguma tintura, agride e desnutre as madeixas. Então, essa espécie de máscara poderá ser aplicada entre um ou duas vezes durante a semana com o tempo de 30 (trinta) minutos.
Por últimos, temos as máscaras de reparação. Elas são perfeitas para você que descoloriu todo o cabelo, mantendo-os loiros ou alisa os fios com química, como a progressiva. Como essa máscara é mais forte que as outras duas acima, recomenda-se aplicá-la por um intervalo maior de tempo, como de 15 (quinze) em 15 (quinze) dias. 
Protetor Térmico
Tumblr media
  Como comentei anteriormente, babyliss, chapinha e secador de cabelo são instrumentos frequentes no dia a dia das pessoas. Entretanto, a temperatura alta pode causar as temidas pontas duplas, além de ressecar muito os fios. Um conselho que dou é passar a consumir "protetores térmicos" nas mechas antes do procedimento de secar, alisar ou ondular os fios. Você pode escolher a textura que será ideal para o seu procedimento. Por exemplo, o spray é ótimo tanto para cabelos molhados quanto para os que já estão secos. Já o creme só poderá ser aplicado quando os fios estão úmidos.
Óleos Vegetais
Tumblr media
  Os óleos vegetais são uma ótima solução de cuidados com o cabelo, já que possuem muitos nutrientes hidratantes que irão fortalecer os fios enquanto melhoram gradativamente a antiga aparência ressecada. A melhor opção é procurar por produtos que contenham esses óleos em sua fórmula estrutural, pois aplicá-los diretamente nas mechas poderá não funcionar tão bem – moléculas grandes demais tendem a não serem absorvidas pelas camadas mais profundas. 
Sabendo disso, os óleos mais populares e que dão um ótimo resultado para os fios são os de argan – nutre os fios ressecados com suas vitaminas lipossolúveis e ajudam no tratamento de pontas duplas – e os de coco – também são ótimos para o tratar o ressecamento do cabelo e nutrir o fio –. A mistura dos dois óleos trará um resultado ainda mais surpreendente.  
Procurando incluir produtos e receitas caseiras que mantenham o seu cabelo com o aspecto brilhante e saudável, o bad hair day não voltará com frequência.
Me siga no Pinterest: Beleza Profissional
1 note · View note