Tumgik
loyany · 2 days
Photo
Tumblr media
JESUS E A DEPRESSÃO
Tema 1: A morte de um ente querido
Jesus foi enviado ao mundo para levar todos os nossos pecados e nossas enfermidades. Ele veio destinado a carregar um peso que não era DEle por amor a quem não merecia. Quando refletimos sobre a vida de Cristo na terra percebemos que Ele, por muitos foi tentado e injustiçado. No mais, também passou por momentos muito dolorosos e depressivos em sua passagem.
Sabe-se que a depressão é conhecida como o ‘mal do século XXI’. Contudo, a depressão é um mal milenar. Atualmente muitos casos têm aparecido, mas ela não se iniciou há poucos anos. Pois, essa doença foi considerada na passagem de Jesus na terra. Ele também a carregou na cruz porque sabia a dor que ela causa a quem a tem.
Um dos momentos que comprova isso é a morte do primo de Cristo, a saber, João Batista. João era especial por ser o escolhido para preparar o caminho do Senhor. Ele e Jesus tinham uma missão quase que conjunta e, embora, não se vissem constantemente, o amor de ambos entre si era natural – familiar – e espiritual – João era anjo e se considerou amigo do Noivo (Jo 3:29).
Quando o Senhor Jesus descobriu o que aconteceu, Ele não procurou fazer justiça, pelo contrário, se ausentou juntamente com seus apóstolos. Jesus se afastou da multidão para se aproximar dos seus amigos mais íntimos que comiam e bebiam com Ele. Houve momentos nos quais Cristo preferia ficar só e em outros que convidava apenas seus discípulos. Em todos eles, Ele tem algo a nos ensinar. Jesus tomou uma boa atitude ao escolher ficar próximo daqueles que O seguiam. Cristo nos mostra que é bom e suave que aquele que sofre se aproxime daqueles que ama, pois não há motivos para carregar a cruz sozinho. Já que até ao carregar a cruz temos a ajuda do Espírito Santo de Deus. Contudo, a dor do Senhor não O fez parar sua missão porque logo quando viu a multidão do outro lado do rio se compadeceu grandemente dela e foi curá-la de seus males.
“E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-O a pé desde as cidades. E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos”. - Mateus 14:13,14
Imagine-se no lugar de Cristo: Um parente e amigo seu sofreu uma morte injusta e violenta. Você, então, se aproxima daqueles a quem ama. Porém, em um lapso de tempo, outros conhecidos vêm a ti para lhe pedir ajuda ao invés de oferecer-te consolo. Qualquer pessoa se iraria e se entristeceria com o egoísmo dos demais. Mas, Jesus deu-nos uma lição de vida: Amar o próximo e ajudá-lo como gostaria de ser amado e consolado.
Esse foi um dos momentos depressivos, o qual Jesus não se rendeu. Ele veio para consolar e não foi consolado; veio para amar e não foi correspondido; veio para curar e ninguém se importou em ferir-lhe mais.
Reflita nas circunstâncias dolorosas que Jesus sofreu. Ele é o maior exemplo de que a depressão é produzida pelos fatos que se sucedem, mas atinge somente aqueles que abrem espaço a ela.
É como um barco: ele só afundará se permitir que a água que está ao seu redor entre nele. Por isso, sempre que estiveres prestes a desanimar de viver, reflita que Jesus levou toda a dor da sua alma para a cruz. Ele conhece tudo o que você precisa e o quanto doi. Dê uma chance para você e abra espaço para o amor de Cristo entrar no seu coração. Permita-se achegar-se porque Jesus quer ser seu amigo e dar-lhe o consolo que você precisa. Não se angustie, mas credes em Deus e também em Cristo porque Ele é contigo. Assim como apressadamente foi curar aquela multidão, Ele está disposto a te curar e a te abraçar. Pois, embora a sua dor seja invisível para quem está ao seu redor, Ele conhece muito bem o peso que você está carregando e está de braços abertos para te ajudar a levantar.
560 notes · View notes
loyany · 2 days
Photo
Tumblr media
“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” - Salmos 34:18
Quantas vezes você já ouviu que tem frescura? Quantas vezes ouviu que isto seria só uma fase? Quantas vezes você já quis acreditar nisso e até agora não viu diferença? Sim, os homens podem não te entender, mas há alguém que te entende. Jesus não pergunta o motivo ou o que você fez ou deixou de fazer, Ele não te interroga para te julgar, Ele simplesmente te abraça. Ele quer mudar o seu presente te dando de presente um novo futuro. Um futuro onde os homens nunca imaginaram, nunca viram nem ouviram e aqueles que te queriam ver perder verão a glória de Deus na tua vida e se renderão a este amor.
Não importa quem te feriu, como você se magoou ou se você mesmo se machucou, pois, se você estiver disposto e quiser cura, venha! Venha para Jesus. Ele é a cura para a sua dor.
Deus não quer só fazer um milagre na tua vida, Ele quer que você seja o milagre. A tua vida é para a glória de Deus.
A depressão, as tentativas ou pensamentos suicidas, os abusos sofridos, a falta de esperança, a solidão, a amargura ou as mágoas são dores que não serão as pessoas nem os remédios que as afastarão. Porque são males da alma e do coração que não sai em um cardiograma ou em uma bateria de exames. Somente Jesus os vê e pode curar isto que te atormenta.
Mas, como se fará isto? Como ser curado se não tocar na ferida? Digo-te que não será fácil, mas é certo que você não sentirá mais isto. Aqueles que estão em Cristo Jesus são novas criaturas não só por ser um novo homem mas também por ter um novo coração transformado, curado e renovado com a paz do Senhor. A paz que você tanto procura e não encontra porque ainda não a buscou em Deus. Ele é a Verdade, o Caminho e a Vida para te salvar das tuas tristezas e da maldade deste mundo. Vem para Jesus e prove deste amor. Faça um teste. O que custa? Custa não tentar.
“Mas em sua angústia eles se voltaram para o Senhor, o Deus de Israel; buscaram-nO, e Ele deixou que O encontrassem.” - 2 Crônicas 15:4 “Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e Ele ouve a minha voz.” - Salmos 55:16-17
123 notes · View notes
loyany · 2 days
Text
Tumblr media
265 notes · View notes
loyany · 5 days
Text
No fim das contas, é sempre por causa dos detalhes. Mas eu amo lembrar deles, amo poder ter, em minha memória, imagens tuas; muitas vezes sorrindo, me abraçando, dizendo que me ama. É isso que me faz feliz. É isso que, muitas vezes, me faz suportar os dias ruins; aqueles em que lembro de tudo que foi ruim e já passou, mas que permanece intacto na minha mente.
Ana Lívia Lima.
329 notes · View notes
loyany · 6 days
Text
Eu finjo ser forte, o tempo todo. E as vezes eu até acredito...
Mas aí vem a vida e me desmente
Tumblr media
28 notes · View notes
loyany · 6 days
Text
Mais uma noite em claro calando o choro que insiste em se manifestar, porque sei que, se ele começar, não cessará. Mas é mais fácil justificar olheiras do que descrever a tempestade que carrego no peito e transborda pelos olhos.
Interpretame.
46 notes · View notes
loyany · 7 days
Text
A existência de algumas pessoas que são como obras de arte vivas. Que a correria da vida caótica urbana não desmanche essa impressão. Que tenhamos tempo e dedicação para olhar mesmerizados para aquilo que move e comove nossos corações, nossas almas. Que a arte seja admirada todos os dias com novos e descansados olhos, enxergando detalhes inéditos ainda não vistos, presenciados.
44 notes · View notes
loyany · 7 days
Text
Eu sei que é difícil aceitar que precisa de ajuda, mas não deixe essa dificuldade impedir de você buscar.
PSI Vanessa Maia
349 notes · View notes
loyany · 8 days
Text
Enterrei muitos sonhos a medida que fui ficando mais velha, grande parte deles enterrei para me forçar a agradar pessoas que hoje nem estão mais na minha vida ou para me encaixar num padrão que nunca me coube. Demorei para abrir meus olhos e perceber que não deveria ter me diminuído tanto. Resgatei alguns sonhos preciosos que estavam bem a fundo do meu coração, outros ainda esperando que eu os puxe de volta para o topo... é só questão de tempo. Quem sabe, um dia, eu realizo todos!
Sarah Lima.
135 notes · View notes
loyany · 8 days
Text
nasci pra ser isso: louca, intensa, livre.
nasci pra errar tentando acertar, ou só errar mesmo. nasci pra sentir tudo à flor da pele e chorar pelos mínimos detalhes. nasci pra amar sem amarras, sem limitações, com tudo de mim, para expor meu peito sem colete à prova de balas. nasci pra ser confusa, caótica, empática, veemente. nasci pra ser sol e verão, mas também para ser chuva e inverno. nasci pra ser tudo aquilo que o padrão condena.
nasci pra ser poesia em plena desordem.
1K notes · View notes
loyany · 8 days
Text
Eu me pergunto se alguém já ouviu uma canção e lembrou de mim, se já leu um livro e achou que eu iria curtir, se já escreveu uma poesia inspirada em mim, se assistiu algo que eu sempre recomendava. E, se por acaso, alguma vez pensou que me amava.
513 notes · View notes
loyany · 8 days
Text
15 notes · View notes
loyany · 10 days
Text
A inabalável confiança de uma mulher em Deus e sua inquebrantável devoção às coisas do Espírito sempre foram uma âncora em meio aos mais devastadores ventos e às torrentes da vida.
Jeffrey R. Holland
145 notes · View notes
loyany · 13 days
Text
há algo que se fragmenta dentro de mim e me impede de sentir que sou inteira em algum momento. eu tinha o desejo de ser grande, pra mim e pro mundo. queria a segurança de todas as pessoas com uma fé imensa em si mesmo e no universo. mas algo em mim é frágil e se quebra toda vez que eu tento ser algo melhor e não consigo. sou tão quebrada em minhas quase expectativas. quase acertos. e meus erros sempre parecem tão certos.
- textos que parecem ser feitos pra serem incompletos
83 notes · View notes
loyany · 13 days
Text
enquanto estava escrevendo umas coisas aleatórias hoje, me surgiu a seguinte conclusão: eu deixo coisas pela metade, porque ainda não aprendi a lidar com o peso dos finais, antes mesmo deles acontecerem. e outro ponto fundamental nisso é entender que eles vão acontecer, de alguma maneira, mesmo que eu tente ao máximo me moldar pra poder evitar isso. são situações que fogem do nosso controle. e eu te pergunto, estamos mesmo no controle de algo ou só acreditamos que sim? às coisas acontecem e transitam o tempo todo. incansavelmente. os ciclos não param, ainda que eu tente supostamente interrompê-los, evitá-los. estar aberta ao mundo e toda essa imprevisibilidade/incerteza que vem com ele é se permitir ser. apenas… ser. então seja. sejamos. coisas incríveis acontecem nesse processo em que estamos sendo. crescendo. florescendo. desflorecendo. renascendo. desconstruindo. reconstruindo. somos ciclos incansáveis dentro de outros ciclos incansáveis.
105 notes · View notes
loyany · 13 days
Text
Salmo 100:5 - "Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações."
82 notes · View notes
loyany · 23 days
Text
Tumblr media
A Bíblia e o Suicídio
O suicídio não é um tema recente para a sociedade, atualmente a cada 45 minutos, uma pessoa se mata no Brasil e outras 20 tentam se matar. Em média 1 milhão de pessoas cometem tal ato todos os anos pelo mundo, sendo a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade (OMS, 2019). Por que tantas pessoas buscam a própria morte? Há inúmeros motivos e contextos que respondem esta pergunta, no entanto, ouso resumir em uma resposta: desesperança, Seja na vida, em Deus, na sociedade, no relacionamento, em si mesmo ou em qualquer outra circunstância.
Sem esperança, a pessoa não tem mais sentido para viver e não tem o que esperar, gerando, então, o desespero e a depressão.
A raça humana foi criada para adorar a Deus e quando este propósito não é seguido, o verdadeiro sentido da vida se perde. O suicídio é abordado nas Escrituras por meio de algumas pessoas que o cometeram como o rei Saul, Aitofel, Judas Iscariotes, entre outros. A Bíblia contextualiza os fatos e o porquê da decisão de cada um para servir de alerta a nós, que cremos.
Retirar a própria vida é a provação para saber se você ama a Vida em você, a Vida que é Jesus. Quando se pede mais fé; essa é a luta para prová-la; quando ora por perseverança, aonde você está é para provar sua consistência. Obter a própria morte não é o final para os problemas de ninguém, mas o início de uma eternidade longe da paz de Deus. A mentira da crença que o suicídio é a solução para os desafios desta vida é produzida pelo inimigo de nossas almas, pois todo aquele que diz que a solução não é Cristo, é do maligno.
A esperança é encontrada pela fé nas palavras e na vida de Jesus, quando Ele diz que NEle temos paz e por Ele temos uma alegria que o mundo não pode tirar, a alegria da salvação (Jo 16:22). Somente Cristo tem o poder para combater o desespero e a desesperança. Jesus é a resposta que procuramos para combater o suicídio. Há esperança porque Ele está vivo.
Por isso compartilharemos o estudo ‘A Bíblia e o Suicídio’ com as reflexões acerca de cada suicida descrito nas Escrituras. O intuito é mostrar que a Palavra de Deus é a fonte de solução para qualquer dilema que um ser humano pode ter nesta vida, visto que ela aponta para o Caminho da Vida. Por meio de cada relato desejamos apresentar que o suicídio não é a decisão certa a tomar e que nas Escrituras há resposta para qualquer situação. "Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança NEle, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo." - Romanos 15:13
41 notes · View notes