Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Vendedores do varejo estão contratando advogado GRÁTIS para processar a empresa.
Quando a esmola é grande, o santo desconfia. Não é assim que falam? Mas e no caso de o vendedor processar a empresa? Ele pode contratar um advogado gratuitamente? Vamos lá…
Pelo que eu vi e posso passar para vocês, os advogados trabalhistas cobram os honorários a partir de uma porcentagem sobre o valor da causa. Isso é chamado de contrato de êxito. Se quiser saber mais, dá uma lida aqui.
Beleza, Lucas. Mas e aí, não preciso pagar nada antes? Calma… Já ia chegar nesse ponto. Normalmente, o advogado trabalhista não te cobrará nada para entrar com processo.
Você só terá que pagar ao final da ação, se vencer na justiça. E se acontecer de perder, também não terá que pagar nada. Bom demais, né?
Cuidado na hora de contratar um advogado
Agora você já sabe que, em regra, não terá que pagar nada ao advogado trabalhista até que tenha ganhado a causa, lá no final.
Mas isso não significa que você tem que contratar o primeiro advogado que anunciar “ADVOGADO GRÁTIS”.
De acordo com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o profissional que faz esse tipo de anúncio está tendo uma conduta antiética. E se já está agindo dessa forma desde o anúncio, imagina o que poderá fazer com o seu caso ao longo de todo o processo.
O seguro morreu de velho. Desconfie de advogados que apelam para o fator “gratuidade” na hora de oferecer os serviços.
Vendedores do varejo estão indo por esse caminho
A galera que trabalha no varejo está começando a perder o medo, porque está vendo que o pagamento, geralmente, é só em caso de êxito na causa.
Então, aquele sentimento de “Ah, vou gastar dinheiro e nem sei se vou ganhar” está diminuindo.
Mas também tem o outro lado da moeda. Tem muito advogado anunciando os serviços colocando o “gratuito” como diferencial. E os vendedores estão caindo nisso. O problema é não ter um suporte de qualidade durante todo o processo.
Às vezes, o trabalhador é atraído pelo serviço grátis e pela promessa de tudo ser resolvido com rapidez.
Mas esperar um tempo maior com um bom advogado pode significar ganhar muito mais grana no final de tudo.
Mesmo que eu quisesse, não conseguiria explicar o tanto que é importante contratar um bom advogado. Pode ser a diferença entre ganhar uma grana alta e um valor insignificante.
Tem um texto muito bom para te ajudar nessa escolha. Clique aqui para saber mais e aumentar suas chances de ganhar seu processo trabalhista.
Comente aqui se tiver alguma dúvida. Vou tentar te ajudar sempre. E se não souber a resposta, vou atrás até descobrir. ;)
#direitodotrabalho#direitodotrabalhador#advogadotrabalhista#varejo#viavarejo#advogadogratis#processotrabalhista
0 notes
Text
Se você atende clientes por WhatsApp após o expediente, precisa ler isso
Para trazer esse assunto para você, eu pesquisei em fontes muito confiáveis e sugiro que você também dê uma lida aqui no que os especialistas têm a dizer.
Muitos vendedores do varejo atendem clientes pelo Whatsapp fora do horário de trabalho e não recebem hora extra.
Usar Whatsapp e redes sociais para vender não é nenhuma novidade, principalmente quando boa parte das vendas tiveram que ser feitas via internet por causa da pandemia.
Mas tudo tem limite. Não é mesmo? Muitos conhecidos que trabalham na Via Varejo, Americanas e Magazine Luiza me informaram que é normal vender após o expediente.
Eu fui atrás dessa informação e, para o meu espanto, me deparei com muitos outros casos semelhantes.
Vendedor chegando em casa exausto, depois de vender por horas e horas, usando o celular para vender e conversar com clientes.
Aquele tempo que era pra ser para relaxamento, descanso e diversão acaba virando mais trabalho. Mas você deve estar se perguntando qual é o motivo e se o funcionário não faz isso só porque quer.
Acontece que eles sofrem pressões para bater metas e a cobrança pelo resultado às vezes é feita de forma excessiva e na frente de outros colegas, gerando constrangimento.
Tá bom, Lucas… Beleza! Eu já fiz isso e continuo fazendo de vez em quando. Mas o que eu posso fazer? Quais direitos estão sendo desrespeitados? E o mais importante: o que eu posso ganhar?
Hora extra mesmo depois de chegar em casa
A lei permite exceder até 2 horas de trabalho por dia. Completando, no máximo, 10 horas semanais extras. E atender clientes ou receber Whatsapp do chefe fora do horário de trabalho também pode ser considerado hora extra.
Outra possibilidade é o banco de horas, que armazena as horas que você trabalhou a mais ou a menos para que sejam compensadas em alguma outra data.
Então, se você chegou mais cedo ou saiu mais tarde, esse crédito estará no seu banco de horas. Por outro lado, se chegou mais tarde ou saiu mais cedo, deverá pagar esse débito trabalhando a mais outro dia.
Tudo isso, para você entender que essas horas a mais que você fica trabalhando pelo Whatsapp também deveriam te dar direito ao pagamento de hora extra (valor da hora normal + 50% do valor da hora normal de trabalho) ou a compensar essas horas em outra data.
A segunda opção é interessante para aquele dia que você tiver um compromisso importante ou para estender um pouco suas férias.
O que fazer?
Primeiramente, é importante saber que algumas práticas devem seguir o acordo firmado entre você e seu empregador ou na convenção coletiva.
E como eu sempre falo para os meus leitores: se tem dúvidas e acha que os seus direitos não estão sendo respeitados na loja, procure a orientação de um advogado trabalhista.
Vou compartilhar com você uma fonte muito boa que eu achei para você aprender mais sobre seus direitos. Conhecer a lei pode transformar a sua vida.
#varejo#via varejo#vendedor#hora extra#banco de horas#direito dos trabalhadores#direito trabalhista#justiça
2 notes
·
View notes