Tumgik
marrcat13-blog · 4 years
Text
Por falta de conhecimento ainda existem muitas pessoas das quais se incomodam com as mudanças de informações sobre determinados assuntos. A transição do conhecimento científico é algo que não possui um prazo de validade, uma mudança sobre determinado assunto pode aparecer em dias, semanas, anos ou décadas. Essas substituições ocorrem por testarem explicações mais antigas e trazerem outras mais eficientes, justamente pelo fato do conhecimento científico ser falseável.
No livro o autor enfatiza que não é objetivo descrever as características do conhecimento científico, trazendo 5 características referentes a postura de como enxergamos o universo. Essas características nos mostram que o ceticismo é a base, para sempre termos consciência de que mesmo com provas, podemos estar errados, nos questionar sempre, questionar a "autoridade".
Tudo é incerto, reconhecer isso na verdade é a maior força de que nosso conhecimento sobre realidade pode nos proporcionar, trazendo além da humildade do saber algo de se deliciar: o constante questionamento, podemos demonstrar que somos curiosos por essência pois desde pequenos queremos conhecer o mundo em nossa volta, mas com uma sociedade infalsiável da qual nós traz respostas concretas, paramos de querer questionar o compreendimento da realidade e a nossa constante busca por aprimorar o saber.
0 notes
marrcat13-blog · 4 years
Text
Caracterizar o conhecimento científico é uma tarefa dificil, algo sem uma resposta concreta no final, muitas mudanças ocorreram desde a ciência antiga até a atual, porém uma característica das mais fortes é a falseabilidade. O conhecimento falseável traz a oportunidade de confrontarmos o que sabemos dando espaço a novas ideias do mundo externo, confrontar nossas crenças e ideais. Quando submetemos explicações a prova, garantimos que a nossa afirmação e falseável, diferentemente de algo que é impossível de se por a teste, sendo assim a afirmação seria infalseável, não sendo um conhecimento científico, mas pode ser infalível por utilizar algum tipo de argumento aparentemente lógico para persuadir o ouvinte.
0 notes
marrcat13-blog · 4 years
Text
O mundo está cheio de informações relativas de conhecimento cientifico fazendo parte de nossas vidas, em estratégias de venda, para chamar atenção para algum tipo de programa etc, por isso temos que saber do que se trata o conhecimento e o que o torna cientifico, primeiramente, para termos um conhecimento cientifico, temos que estar cientes de que podemos ser falhos e de que nada é certeza, e que mesmo sabendo que se é falho, aquela informação naquele momento se tornou útil por ter evidências necessárias para comprovar tal teoria.
Tendência para acreditar naquilo que queremos acreditar
Acontece, que acreditamos no que queremos acreditar, juntando nossas crenças a realidade que o mundo nos apresenta, temos uma tendência a acreditar em assuntos que nos deixam em conformismo, do qual não pode ser comprovado mas ao mesmo tempo não pode ser negado.O conhecimento cientifico tem como característica além de demonstrar ser falho, o ceticismo. O ceticismo nos traz a capacidade de fazer o exercício de desconfiança e questionamento sobre algo, porém não devemos deixar esse pensamento cético ser extremista, pois pode impedir que novas ideias entrem em nossos pensamentos. Ou seja, é útil termos uma visão critica  e de certa forma filosófica para confrontar o que achamos que sabemos sobre o universo.
Apreender a Ciência
Como compreender a ciência sendo ela mutável? Mostrando-nos algo hoje que pode ser mudado amanhã? Para compreender o conhecimento cientifico, temos que ir além dos conceitos, das histórias e ideias. Aprender sobre a ciência é aprender que ela vai além de crenças das quais nos é empregada com certeza sem chances de mudança. Atualmente, a ciência tem ganhado mais destaque entre a população, esse interesse vem dos institutos educacionais introduzindo-a em seus currículos, nos noticiários, etc. Mesmo com esse grande interesse, ainda existe uma grande falta de informações sobre essa área. Por isso há muita dúvida ainda do porquê há tantas mudanças sobre tantas pesquisas e confirmações cientificas. Esse livro nos traz a oportunidade de uma discussão entre a ciência e as crenças.
Além do banco escolar
O conhecimento cientifico está muito associado frenquentemente a formação escolar assim tem a tendência de restringir a ciência em algumas áreas da vida, por conta disso, torna-se algo limitante. Uma coisa extremamente errada, pois de forma alguma a ciência e o conhecimento cientifico se torna limitante. Diante da má compreensão existente, é normal aparecer argumentos que dizem que a ciência tira a beleza do universo. Mas para assumir uma visão bonita sobre a ciência e o universo, temos que desmistificar a falsa visão da ciência associada a coisas chatas, como separação em sala de aula, coisas chatas da vida profissional, etc. Sendo assim podemos ver mais beleza na ciência e no conhecimento, do que em uma pintura iluminista. Um cientista tem que fazer exercícios diários de citicismo, algo paradoxal e difícil, mas importante e necessário, uma visão cética nos traz menos preconceito, mais tolerância, religiosa ou politica, maior diálogo e compreensão.
Conclusão
Esse primeiro capítulo nos mostrou como a quantidade de informações sobre o conhecimento cientifico é escassa. Também mostrou que acreditamos no que queremos, e como o pensamento cientifico deve se manter cético para conseguir ir além.
6 notes · View notes