Curiosidades sobre judeus que vivenciaram a tragédia que foi o Holocausto.
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
“Preciso que você entenda que assim como a lua eu sou feito de fases. Posso estar super empolgado e dali algum tempo não ver mais graça. Entenda que comigo é preciso paciência e não vou te culpar se resolver partir, eu no seu lugar não iria conseguir ficar. Por isso não te cobro, não lhe dou as suas respostas ou se quer digo que te amo, porque amanhã tudo pode estar mudado. Sou intenso, sinto demais e quando vejo, passou. Te responder agora é como perguntar a uma criança se de jantar ela prefere brócolis ou chocolate, a resposta será óbvia. No momento eu prefiro você, mas amanhã eu posso acordar querendo cuidar mais da minha saúde. Sou como a lua, posso estar cheio, completo, mas dali a sete, oito dias, me sentir minguante, vazio, onde nem o seu amor será capaz de me completar.”
— João Paulo Ferreira.
6K notes
·
View notes
Text
Sobreviventes de Auschwitz
10 histórias sobre os judeus sobreviventes da rede de campos de concentração denominado Auschwitz, onde teve aproximadamente 1 milhão de mortos, sendo o principal campo de exterminação não só judia mas também de poloneses e soviéticos da Segunda Guerra inteira, localizado na Polônia.
Mesmo com a estimativa de 1 milhão de mortos no campo, de 7 mil soldados nazistas apenas 750 foram devidamente punidos por seus crimes cometidos.
http://exame.abril.com.br/mundo/10-emocionantes-historias-dos-sobreviventes-de-auschwitz/
1 note
·
View note
Text
Documentário sobre sobreviventes
Este documentário mostra como era o campo de concentração o qual os judeus passaram a guerra, onde ficam na Europa, seus devidos nomes e o que acontecia lá dentro relatado pelas próprias pessoas que sofreram no local.
https://www.youtube.com/watch?v=MfncOT-ItAA
0 notes
Text
O menino do pijama listrado
O filme baseado no livro “O menino do pijama listrado” foi uma ótima representação do que os povos passavam na guerra, em ambos os lados.
O filme narra dois personagens fictícios que vivem no meio da guerra, porem, um é judeu, chamado Samuel, morava no campo de concentração, tendo de trabalhar forçado com clima de tensão constante e o outro é um alemão, Bruno, filho de um dos chefes o qual ordenava tudo o que os soldados alemãs faziam, dentro e fora de campo.
Como acontecia na época, as duas crianças se tornam amigas, preocupando o pai de Bruno por ser preconceituoso. Por conta da convivência com o judeu, acabaram entrando em uma camará de gás juntos esperando tomar banho.
Os judeus nos campos de concentração não tinham vontade ou opinião própria, não tinham o direito de pensar, falar, dormir, sentar ou fazer qualquer coisa que os nazistas não autorizassem, apenas pelo preconceito pela religião e seus seguidores, sendo brutalmente assassinados, enganados assumindo que iam tomar banho mas, na verdade, estavam caminhando para a morte na câmara de gás, asfixiados e desintegrados sem dó ou piedade, e, infelizmente, isso aconteceu com mais pessoas do que se possa imaginar.
0 notes
Text
Leon Leyson
Leon era o mais novo na lista de Schindler, trabalhando em sua fábrica com apenas 13 anos. Com 10 anos, A Polônia foi invadida pela Alemanha, onde perdeu seus dois irmãos. Depois da invasão, a vida era de extrema dificuldade por conta da falta de eletricidade e falta de água. Ate que sua família se mudou para a Áustria, tendo de viver no ghetto por ser capturado, onde eram extremamente maltratados e sem nenhum saneamento básico, enquanto o resto de sua família era assassinada por nazistas em outros campos espalhados pelo continente.
Leon foi protegido por Oscar Schindler, durante seu momento de liberdade pois havia sido preso 3 vezes por suspeita de mercado negro.
Leon a pedido de Schindler, ganhava comida extra enquanto trabalhava para ele pois estava aparentando fraco demais aos olhos do homem que havia salvado sua vida. Pouco tempo depois disso, teve de se mudar para o campo de concentração na Alemanha, onde Schindler havia tomado posse de uma fabrica de armas. Com o fim da guerra, Leon mudou-se para os Estados Unidos até falecer em 2013, onde também serviu ao exército.
0 notes
Text
Anne Frank
Anne Frank, teve a Holanda invadida por tropas nazistas, quando seu pai, Otto, tentou migrar para os Estados Unidos porem não teve sucesso. Decidiu que por necessidade precisavam se esconder para continuar vivos. O esconderijo se localizava no prédio da empresa de seu pai, onde mais sete pessoas se encontravam fugindo do campo de concentração. No Anexo Secreto, todos precisavam manter o silencio para não serem descobertos, sempre com clima de tensão, medo, ansiedade e pavor do futuro incerto dos pobres judeus que la habitavam. Durante dois anos, são ajudados por funcionários do escritório, os quais levam alem de comida, água, roupa e livros, também trazem o único contato com o mundo externo que tinham acesso na época, apreciando muito essa comunicação.
Anne escrevia diariamente em seu diário, o qual ganhou de aniversario, que havia se tornado seu melhor amigo desde então e outro jeito de comunicação, anotando tudo que lhe acontecia dentro do Anexo, ate o momento de ela e sua família ser capturada para o campo de concentração, escondendo seu diário embaixo de sua cama, usado como prova de sua historia hoje em dia, virando livros com copias por todo mundo, sendo vista como uma figura de honra para o judeus e para a literatura por suas palavras e sua historia, a qual hoje é representado por seu pai, Otto, o único sobrevivente entre os 8 judeus que miravam no esconderijo, ganhando prêmios em nome de sua filha que faleceu junto com o resto de sua família em um campo de concentração.
Até hoje não ha um motivo exato pelo qual o Anexo Secreto havia sido descoberto.
0 notes
Text
Auschwitz
Auschwitz foi o campo de concentração com mais mortes, o qual se localiza na Polônia e ainda causa pesadelos nos sobreviventes que lá passaram. Muitos morreram na câmara de gás, por fuzilamento, desobedecer ordens, baleados, morreram de fome ou exaustão. O documentário "Sobreviventes do Holocausto" fala sobre isso e mais sobre os judeus que sofreram, como por exemplo os 7 bebes que nasceram no campo de concentração, um deles se chamava Goerge Legmann, um romeno que ainda estava na barriga de sua mãe quando foi para o campo, forçada por nazistas.
Video de Leggman contando seu trauma:
http://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/holocausto-conheca-a-historia-de-um-dos-7-bebes-que-nasceu-nos-campos-de-dachau-16102015
Foto do campo de concentração:
0 notes
Text
Bernard Kats
Bernard viveu na principal época onde o nazismo triunfava; Berlim era a sede das Olimpíadas ou seja, Hitler era reverenciado e respeitado.
Bernard vivia com sua família em cima de um banco por conta de seu pai ser bancário na época que o nazismo começava na Holanda. La ele presenciou a cena de um ciclista sendo atropelado pela tropa na estação por não sair do caminho.
Depois de seu pai ser levado para o campo de concentração, ele e sua irmã foram transferidos para diferentes campos, ate que chegaram a casa de uma família protestante onde passaram o período da guerra inteiro, sem dar falta de comida ou segurança, apesar da casa ser localizada do lado do quartel alemão.
"Pessach - Sobreviventes do Holocausto" é o filme que conta sua sofrida historia durante a guerra e holocausto.
0 notes
Text
Holocausto
A Segunda Guerra Mundial deu se inicio em 1939, por conta dos conflitos entre governos militaristas e autoritários em busca de poder e território.
Além disso, o principal líder da grande potencia denominada Alemanha era contra a religião e vida dos judeus, reunindo seu exercito com a principal intenção de extermina-los do mundo, tendo esse período chamado holocausto.
Aleksander Henrik Laks por exemplo, viveu nessa época na Polônia, onde foi capturado com 12 anos por nazistas, junto com o pai e a madrasta, para o campo de concentração onde a mulher que o criou foi assassinada na câmara de gás.
Ele e seu pai conseguiram sobreviver até o fim da guerra, sendo transferidos diversas vezes até chegar na Bavaria, o lugar onde foram espancados, passaram fome, sendo obrigados a trabalhar, vendo dezenas de seus companheiros morrendo. A punição era o fuzilamento em qualquer erro cometido, quem saísse da formação na fila era baleado sem piedade, assim como quem se sentava ou deitava quando não se era permitido, ou seja, o dia inteiro. Com todo esse trabalho, seu pai não conseguiu resistir a todo o maltrato e antes de morrer, o filho arrastou-o para uma estação de trem, tendo como desejo do pai viver para contar sua historia.
Aleksander cumpriu o desejo, dando palestras e depoimentos que estão em todo o mundo contando sua tocante historia.
Documentário sobre Laks: https://www.youtube.com/watch?v=QO1c9yno_9g

0 notes