Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
COMO SER SAUDÁVEL - DEFININDO SUA SAÚDE
COMO SER SAUDÁVEL - DEFININDO SUA SAÚDE
Como é bom ser saudável! Melhor ainda é poder desfrutá-la. Com certeza ninguém poria isso em dúvida. Boa saúde e tempo para desfrutá-la estão à disposição de todos. É claro que, para isso, é preciso entender o que significa esse imenso capital.
A compreensão da palavra saudável pode variar muito entre pessoas. É provável que muitos, especialmente os jovens, sequer tenham refletido sobre o que significa ter saúde (isto ocorre também com adultos, mas em menor proporção).
A Organização Mundial de Saúde(OMS) define saúde como "o completo estado de bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade".
Essa definição, que pode parecer técnica (como ocorre, muitas vezes, com as definições), é abarcante, integradora e profunda. No entanto, precisa ser compreendida de maneira correta. Vamos esclarecer isso.
Em cada indivíduo existem três áreas que integram o aspecto pessoal da saúde: a física ou somática, a mental ou intelectual, e a espiritual ou afetiva. Todas estão intimamente relacionadas entre si.
Por isso, para começar a falar sobre saúde, é preciso aceitar o fato de que deve haver o necessário equilíbrio entre essas três áreas. Por extensão, quando esse equilíbrio se rompe ou é alterado, aparecem manifestações sintomáticas que, muitas vezes, se transformam em enfermidades.
O equilíbrio - expressão da saúde - não se produz em apenas uma dessas três áreas, mas sim na inter-relação que deve existir entre elas. Por outro lado, não se trata de equilíbrio passivo, mas continuamente ativo. Em termos biológicos, isso se denomina homeostase.
Cada uma dessas áreas é de importância vital. Contudo, essa relevância se reduz quando cada área é analisada isoladamente. Por isso, vale lembrar que elas estão sempre intimamente relacionadas.
Mental, Física e Espiritual
Assim, o que ocorre em qualquer uma dessas áreas (mental, física e espiritual) mais cedo ou mais tarde repercutirá nas demais. Se você sente um dor(manifestação física), certamente não poderá se concentrar em outra coisa (manifestação mental), e isso acabará se refletindo também em sua espiritualidade. Semelhantemente, suas relações interpessoais se modificarão, ainda que transitoriamente.
Quando alguém enfrenta sofrimento físico tem mais dificuldade para se relacionar com as pessoas, mesmo que elas sejam do âmbito da família. Mais difícil ainda é se relacionar com colegas de trabalho.
Qualquer coisa nociva ou lesiva que penetre uma dessas áreas - saúde mental, espiritual, física ou social - põe em risco o equilíbrio, podendo rompê-lo, caso as defesas do indivíduo não estejam em condições de resistir à agressão ou rejeitá-la. O ambiente caracterizado por diferentes circunstâncias é crucial para que possamos manter boas relações interpessoais e desenvolver os diversos aspectos decorrentes delas.
Mas, para entender o equilíbrio necessário, é preciso incluir tantos as relações horizontais (família, amigos, ambiente profissional, comunidade) quanto a relação vertical com Deus, o criador e mantenedor da vida e da saúde.
Ser saudável está presente em sua expressão completa, tudo parece melhor, ou seja, a pessoa se sente em condições de enfrentar qualquer eventualidade.
Reafirmo que equilíbrio é o termo mais adequado para mostrar a dimensão do significado da palavra saúde. Manter o equilíbrio é tarefa que requer atenção, cuidado e dedicação e, naturalmente, continuidade.
Se você quiser emagrecer, é só clicar aqui.
Para mais informações visite: https://meuguiadasaude.com.br/
1 note
·
View note