Text
Única brasileira é selecionada para "Escuela Política Fratelli Tutti", do Papa Francisco
A jovem sergipana Larissa Alves foi selecionada para representar o Brasil em um projeto idealizado pelo papa Francisco. Ao todo serão quatro brasileiros, juntos a jovens de outros 56 países e cinco continentes para ingressar na primeira turma da Escuela Política Fratelli Tutti.
“É com muita alegria que entro para esse time e representarei as mulheres do meu País. A certeza que deixo aqui é de que nunca deixem de acreditar que podem mais. Estudem, construam suas pontes e permitam que outras pessoas possam atravessar e partilhar dessa caminhada com vocês”, declarou a sergipana.
A turma fará reuniões presenciais que ocorrerão entre quatro e seis encontros, em diferentes partes do mundo. O primeiro deles será na Itália, em novembro deste ano, e terá a duração de uma semana. Além disso, o programa também terá atividade pedagógica com palestras e práticas virtuais através do zoom.
Sobre a Escola
A Escola Política Fratelli Tutti foi criada em 2020 sob a inspiração da Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco. É uma iniciativa que busca formar uma comunidade global de jovens de todas as regiões e culturas, unidos em sua vocação de transformar o mundo e a vida das pessoas por meio da política.
A escola é dirigida a jovens que estão desenvolvendo - ou desejam desenvolver - capacidade de impacto social, econômico e / ou político em suas comunidades e no mundo, para gerar arquiteturas sócio-sistêmicas que colocam o bem estar da pessoa e de seus comunidade no centro.
Mais informações, podem acessar: https://www.escuelapoliticafratellitutti.org/en/
0 notes
Text
Medida Disciplinar da Arquidiocese de Fortaleza sobre a presença dos padres nas redes sociais
A Arquidiocese de Fortaleza, através do seu arcebispo Dom José Aparecido Tosi Marques, lançou uma exortação, como medida disciplinar, que orienta a presença dos clérigos, sacerdotes e diáconos no universo digital.
A medida disciplinar foi chancelada em 09 de outubro, mas somente publicada no site oficial da arquidiocese nesta sexta-feira (29/10).
O arcebispo pontua que “a presença dos padres na sociedade pós-moderna e digital não pode ser incoerente com o exercício do ministério sacerdotal”. Esta deve ser “em constante fidelidade à mensagem evangélica”, escreve Dom José Antonio citando a mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações de 2010, que abordou a temática “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra”.
A nota disciplinar elenca oito diretrizes que devem iluminar a presença dos clérigos, sacerdotes, diáconos e religiosos no universo digital. O texto aponta para que os usuários destes meios reflitam e avaliem o potencial de suas publicações, que devem sempre gerar integração, pois “o presbítero deve ser o guia para manter a unidade querida pelo Senhor”.
No ponto dois, o arcebispo determina que “as declarações políticas e partidárias devem ser evitadas”. “Pode-se indicar valores sociais para lembrar ou responsabilizar a comunidade paroquial, mas não se engajar na política”, explica.
Os demais parágrafos continuam a ter por base os princípios da prudência e moderação antes que seja feita uma publicação ou comentário. ‘Que observando as disposições contidas nesta exortação sejam ‘verdadeiros anunciadores da Boa Nova na ágora moderna criada pelos meios atuais de comunicação’”.
Leia a exortação na íntegra:
0 notes
Text
Em Igreja de SP, pregador afirma que famílias não podem aceitar filhos com orientação homossexual; Paróquia pede desculpas
Essa fala aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Presidente Prudente. Era um evento chamado "Noite de Cura e Libertação". Aconteceu no dia 20 de Outubro na pregação do Missionário Roberto Tannus.
Segundo o site O Imparcial, Roberto teria falado que "a homossexualidade é um pecado que deve ser revertido e não pode ser aceito pelas famílias".
Ele diz ainda:
"Tantos pais e mães têm me procurado: meu filho entrou numa opção sexual [sic] que a Igreja diz que é pecado. Não se culpem, pai e mãe: a volta é possível. Mas não concorde com o pecado, ame o pecador, mas não aceite esse pecado. E você não vai morrer vendo esse pecado do seu filho e da sua filha. Não vai atrás dessa moda que essa mídia pecaminosa contra a família está passando. Bloqueie esses canais que vão propagando a ideologia de gênero [sic], aborto".
Veja o vídeo:
A fala repercutiu negativamente nas redes sociais e entre jovens. A paróquia excluiu a transmissão da pregação em suas redes sociais e neste dia 25 de Outubro publicou uma Nota Oficial de pedido de desculpas.
Segue a nota:

Trouxe essa informação por achar importante debatermos sobre isso e também para que tenhamos muito cuidado com o que falamos em nossas Igrejas. Não podemos tolerar a homofobia.
0 notes
Text
Netflix vai lançar uma Série documental com o Papa Francisco em 25 de dezembro
A Netflix vai estrear no dia 25 de dezembro a série de documentários Stories of a generation with Pope Francis , conforme relatado pela plataforma de streaming . Nela, o Pontífice revela, por exemplo, que dançava o tango e o descreve como uma dança "terna" porque é preciso "guiar o outro e se deixar guiar".
“Guiar o outro e deixar-se guiar, ter a responsabilidade de cuidar do outro ... são imagens de ternura, certo? O tango é uma melodia que evoca nostalgia e esperança”, responde Francisco após admitir que dançou tango em uma entrevista com o diretor do La Civiltá Cattolica , o padre jesuíta Antonio Spadaro .
A entrevista inédita faz parte do primeiro capítulo da série e foi apresentada no Festival de Cinema de Roma. Nesse primeiro episódio, intitulado Amor e exibido no festival, o Papa fala também sobre sua relação com a avó Rosa .
Francisco garante que o que mais gostou nela foram os "seus silêncios" e revela que ela foi uma pessoa que sofreu muito. “O amor só é verdadeiro quando é gratuito e, se houver problemas de relacionamento, o importante é sofrer junto com o outro e seguir em frente”, diz o Pontífice.
A série em quatro partes é inspirada no livro La Sagezza del tempo ( A Sabedoria do Tempo ), obra de Francisco editada pela Loyola Press sob a direção editorial de Spadaro.
Nos diferentes episódios são abordados alguns dos grandes temas da humanidade: amor, sonhos, luta e trabalho, através das experiências de homens e mulheres de diferentes estratos sociais, religiões ou raças de todo o planeta.
A maioria deles são jovens e, além do Papa, a série traz depoimentos de personalidades como Martin Scorsese, a etóloga inglesa Jane Goodall ou Estela Barnes, do Movimento Avós da Plaza de Mayo.
Veja o Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=RB1z5fyzY2k&ab_channel=Netflix
0 notes
Text
Convocação do Ministro Geral aos Frades Menores
Em uma publicação no site oficial da Ordem dos Frades Menores, o Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli enviou uma forte carta aos frades menores de todo o mundo.
A mensagem é por ocasião do V Dia Mundial dos Pobres, a ser celebrado no próximo dia 14 de novembro. Em suas palavras, ele lembra da mensagem já enviada pelo Papa Francisco, mas traz algumas reflexões mais diretas.
Eu me pergunto, ouvindo a minha consciência e a voz do Senhor, e faço isso com cada um de vocês:
Até que ponto estou ciente de que encontrar os pobres está no centro da minha vida de irmão mais novo, seguindo os passos de Jesus? «Ele, sendo rico (2 Cor 8,9), quis sobretudo escolher, com a Santíssima Virgem, sua Mãe, a pobreza no mundo». (CtaF2, 5).
Quantas vezes eu encontrei e compartilhei com pessoas pobres específicas? Eu sinto que isso me "perturbou" e me colocou de volta nos trilhos? O que?
Não costumo me defender pensando que é uma dimensão muito social e pouco religiosa? Porém, de acordo com a palavra dos profetas nas Escrituras, não são os pobres o espelho em que vemos se ainda somos crentes? Deus os amou e queria que seu Filho fosse um deles. O mesmo é verdade para os apóstolos e para muitos amigos do Senhor ao longo da história, não menos para São Francisco, Santa Clara e Santa Isabel. Será que o encontro com o rosto real de alguns pobres e sofredores, com seus cheiros, com sua presença muitas vezes desagradável, com as perguntas que nos fazem, vai finalmente nos comover e nos comover? Induzir-nos à conversão? Tirar-nos de nossas tocas geralmente muito confortáveis?
Ele ainda escreve:
Por isso, como vosso ministro e servidor e em comunhão com o Definitório geral, amadureci na oração para pedir, com esta carta, a todos os frades da Ordem e às várias fraternidades do mundo, que durante o mês de novembro dêem pelo menos um momento específico de encontro com os pobres. Não só, mas como fraternidade, pelo menos dois a dois (cf. Lc 10,1), para procurar um simples encontro de presença, proximidade e serviço com um deles , para bater à sua porta, como escreveu o Santo Padre.
E como pedido:
«Peço-te em nome de São Francisco: tentemos dar este passo em direção aos pobres no mês de novembro e ficaremos surpreendidos! O Senhor nos precede e nos espera neste caminho, escolhamos um gesto, vamos a uma casa, a um hospício, a enfermaria de frades enfermos, a uma prisão, a um hospital, a uma casa de migrantes, a uma periferia, a uma comunidade de acolhimento e outros tantos lugares, para visitar Cristo em seus vigários, os pobres. E sejamos encontrados por Ele, que ainda quer atrair e inflamar as nossas vidas ».
Leia na íntegra: https://cutt.ly/fRQ9xE9
0 notes
Text
Quem é o blogue "nota coletiva"?
Muita gente vai entrar nesse link para saber informações de quem é esse blogue e sobre o que se trata. Bem, aqui é uma plataforma prática de compartilhamento de vários tipos de informações.
E para matar a curiosidade, eu sou o Frei Lorrane e quero trazer "pílulas" informativas sobre vários assuntos. Sou frade franciscano da Ordem dos Frades Menores na Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Tenho vários assuntos de interesse, dentre eles estão a acessiblidade das informações sobre a Igreja Católica, com uma perspectiva sinodal e comunitária; também informações de cunho pessoal e social. Também irei trazer dicas importantes, sobretudo para o cuidado da Casa Comum.
Esse espaço também é aberto para quem quiser expor suas reflexões e informações.
Frei Lorrane Clementino, OFM
1 note
·
View note