orukanthings-blog
orukanthings-blog
Orukan
1 post
Don't wanna be here? Send us removal request.
orukanthings-blog · 8 years ago
Text
A terra que te come tem fome. Capitulo 1. Parte 1.
Livre arbítrio de pobre na pimba pra acertar  pedra na represa seca.
Caiu a pedra quicando em cimento e vento.
-Olha Orukan! (Disse e seguiu dizendo o mais velho dos dois). Veja quanta faísca, é Xangô. Acho que tua cabeça é de Xangô.
-Diz com fé Seu Maximiliano? (disse o mais novo).
-Sim, você não presta atenção nesse monstro de Cimento?
-A Hidrelétrica? (puxou guias pra fora, e pós de novo por dentro da blusa olhando nos olhos do homem mais velho).
-Não! O livre arbitro!?
-Já, mais não sei bem o que é. O senhor sabe?
-Orukan, você tem responsabilidades?
-Com as pessoas.
-Orukan e se na outra vida você implorou, fez tudo pra poder nascer nessa forma, pra trabalhar tão certo, numa parte das coisas que talvez nenhum mais passe! Orukan você pode escolher sim não continuar seu trabalho aqui ajudando as pessoas, mais você não entende sua vida como a de um medico?
-Fajuto. Me sinto fajuto. (olhando pra baixo sempre).
-Orukan você precisa encontrar muitos espíritos que só  se revelarão quando houver uma parede de água mais alta que as quedas. Te prometo. Mas até lá me diz por que não crês?
-Em mim. (olhando o abismo onde a pedrinha caiu).
-Não Orukan! Orukan não crê ser médico.
-E não sou.
-És contratado como o que aqui? (joga outras cinco pedrinhas redondas como bulitas que caem recocheteando pelas paredes fazendo mutas faíscas de encontro com cimeno e ferro).
-Pedreiro.
-E eu?
-Costureiro?
-Sim. Mas posso fazer fogo! Tu gostas, não?
-Muito Seu Maxmiliano.
-De ganhar um pouco melhor!
-Depois que um médico entra na sala ele bota seu estetoscópio, ele não pode deixar de ser médico. Ele não pode deixar de salvar vidas. Ele até pode! Mas ele tem que lidar com sua escolha. O Livre Harbitriu.
-De não trabalhar?
-De não praticar sua religião, de ajudar os que precisam, de não arcar com as consequências da sua escolha, escolhas que como eu te falei já foram feitas muito antes do aqui!
-Essas consequências? Se eu não quero ser pedreiro? Se eu não quero arquiteta?
-Orukan sabe que pergunto sobre as curas, não sobre as pedras...
-Folhas não são minhas, são do mato e de de todo mundo.
-Orukan é rei de fogo e Pedra, mas adentra as folhas pra trazer ervas todo dia. Isso é Livre Arbítrio!
-Eu só faço trazer. As folhas fazem bem sozinhas.
-Orukan não é obrigado a nada. Mas se escolhe não ajudar ninguém, não dividir o que sabe. Arque com as consequências disso. Não fique amaldiçoando orixá, espíritos, guias, Deus, Jesus, Pai nem Mãe. Ninguém tem culpa de nada, ninguém. Só você. Você é o único culpado por não seguir.
-Mas minha duvida que me dói mais forte é sempre que eu sei que ele me ama Seu Maximiliano de verdade, mas ele não consegue entender de verdade... Eu sei que foi feitiço.
-Chega Orukan! Vais erguer pedras e cimento. Mas vais saber romper o fio a manhã!
-A Hidrelétrica?
-Não Orukan! Os Fios que vão passar por aqui! Você verá! Mais grossa que qualquer cobra.
-O rio era mais grosso que qualquer cobra!
-Não desconverse com assunto de Rio Orukan. Falaste de riu pra disfarçar que tava de novo puxando a história do teu calango. Não é história de Santo isso é história de fogo. Não preciso explicar amanhã você verá depois do almoço!
-Não é meu livre Arbítrio gostar dele, é um destino que dói.
-Se você tem capacidade de entender o outro, ele tem capacidade de entender os outros e ele mesmo. E se ele não veio até você é porque ele não ma você tanto assim quanto você acha que ama. Porque uma pessoa não, como posso dizer: não é cavalo que fica levando pancada de todo mundo, não é cachorro que fica levando pancada de todo mundo o tempo todo.Se você tem capacidade de escolhas o outro também tem capacidade de escolhas. Se el não vai até vocÊ, porque a mãe não quer, se a ex não deixa, se é macumba. VocÊ tem respeitar. Se ela não vem até você ela tá vivendo a vida dela. Não só a sua. Você não pode agir como o dono do cachorro adestrado. Se a pessoa te ama e escolhe viver para sempre em estado de sofrimento e dor, é escolha dela, e ela também arca com isso. Mas você arca com as suas escolhas
-Não quero mais ouvir só que encontrar ele.
-Orukan verá o fim da obra e terá mais fé no impossível. Como venceram essa Cobra. (olhar irônico) (muda par olhar respeitoso) o  rio que passava bem aqui, o espirito partirá pra parte de baixo. Dará ao barro as árvores, as ilhas, vilas, os cemitérios, as igrejas, os caminhos, as galinhas, os animais, tudo que ficará para trás será adubo no fundo do lago!
-E se eu não quiser mais mexer com o espirito da terra?
-Orukan não sabe mais o que fazer, mas é porque não sabe que é médico. Aprenda a se respeitar. Aprenda a se amar. Aprenda que as pessoas não são feitas pra fazerem as coisas no seu tempo. É médico.
-Não sou.
-Sem chás, (deu um jeito de rir e falar) todos esses que trabalham aqui não conseguiriam terminar a obra. Você tem vários espíritos precisando de apoio, precisando de você. O médico pós estetoscópio ele pode escolher não operar mas se ele já chegou aqui, se ele se tornou médico é porque ele sabe que terá que passar pelas mesmas missões, que ele não foge e tem que salvar vidas.
-Chega de médico! (olhos de choro de raiva) que médico não sou, já fiz qualquer trabáio mas eu não sou frouxo pra dizer que não curo ninguém. Colho as ervas é pra ser notada, isso passa por alguma coisa divina, pode ajudar mais pra mim é por mim que eu faço. (olhos de choro de tristeza)
-Orukam não carece chorar não. Eu que te atormento. Tu não é médico não. Tu és Rei!
-Tu não disse médico?
-E tu disse que não eras. Porque não és. Tu é Rei. Rei de tudo.
-Do Livre Arbítrio?
-Não da Hidrelétrica.
-Também Orukam, mas mesmo da Hidrelétrica!
-Isso é loucura!
-Não é OruKam! Amanhã verás depois do almoço! Tudo que hoje te prometo!
-Veremos!
Orukan! A Terra que te come tem fome!
0 notes